"Movimento combinado". Usa-se geralmente para aprensentações em campeonatos, totalmente ineficaz em uma briga de rua. Não tenho a mínima ideia do porquê de valorizarem esse tipo de frescura nas artes marciais.
Embora nesse caso realmente me pareça algo no qual a "vítima", talvez só pelo tamanho, mesmo sem técnica, não talvez não fosse exatamente tão suscetível ao movimento, para outros casos de demonstrações onde a vítima colabora de forma tremendamente artificial o que acontece é que ela está só evitando de ter algum osso quebrado ou ligamento partido, de forma que seria muito mais improvável sem que isso estivesse coreografado, daí poderia haver sim aplicação prática. Uma vez vi um vídeo que diziam que um cara que praticava aikido (?) quebrava o braço/dobrava o cotovelo do adversário para o lado errado, e acho que comparava com demonstrações do mesmo movimento que fazem parecer algo completamente inútil devido ao ensaio.
Acontece que para isso também existe técnica de defesa. Imagine-se lutando com o Steven Seagal, se você conseguir segurar o braço dele, o que já é improvável, você acha que conseguirá fazer qualquer tipo de torção ou projeção com ele? Se você achar, está errado, as lutas não se resumem a isto, e não é inteligente contar com um movimento estudado para tentar ganhar no combate.
De fato certos movimentos deslocam/quebram ossos se o atacado não se movimentar de acordo com o movimento do atacante, o problema é reduzir a luta a um
grip que é impossível de ser feito se o oponente tiver a mínima técnica.
Imagine um cenário em que um lutador de jiu-jistu tenta agarrar a cintura de um lutador qualquer (extremamente comum, veja MMA), que para evitar o ataque simplesmente dá uma joelhada na cara do agressor. Isso obviamente não inviabiliza o jiu-jitsu, mas demonsta que as artes marciais são algo complexo, não uma minimização de cenários.
Por isso digo que a versatilidade na verdade está na simplificação da luta, mas tornando-a objetiva, concisa, e não minimizada a ocasiões especiais (o que leva um bom praticante a treinar mais de uma arte marcial se uma delas é incompleta).
Ademais, e só comparar a eficiência do TKD perante a capoeira
Isso soa como "comparar a eficiência do tae bo perante o yellow bamboo".
TKD é uma arte marcial, Capoeira é uma dança, daí já se nota porque uma é superior à outra. Mas, o Kickboxing ainda é superior ao TKD - aplica mais socos e remove boa parte dos chutes acrebáticos - e o Muai-Thai ainda é superior ao Kickboxing - incluindo efetivamente golpes com cabeça, cotovelos e joelhos, sem falar no "endurecimento do corpo".
E por aí vai...