Certo,vou dar um ponto de vista diferente sobre o assunto das artes marciais.
Das artes marciais atuais as que merecem destaque por mim são, por mérito diferente de cada uma:
Combate mortal ( Um louco com uma faca, não o jogo):Krav M.
Combate real (Um duelo,mano a mano):Karatê shotokan marcial*
Luta ESPECIFICAMENTE no chão: jiu jitsu
Luta no chão, de encontro ao chão e para 2 metros acima dele:Judô
Estilo de vida(flexibilidade e saúde):Tai chi
O karate-do atualmente praticado em todo o mundo é apenas um reflexo pobre e distorcido, conhecido como karatê esportivo, sem muito efeito se comparado ao original. O karatê marcial de okinawa ( Com alguns representantes aqui acolá) é para mim a arte marcial definitiva no que se refere a acabar com um oponente num combate justo, porém o rigor com o qual deve ser praticado afasta muitos "discípulos", que acabam distorcendo o espírito da coisa.Resumindo, pra mim, o negócio é karate e judô(Um certo incidente da história japonesa entre o judo e o jiu jitsu confirma o que eu digo:placar final: 12 de 15 pro judô), quando praticados corretamente.
Um karatedoka pleno e completo NÂO precisa saber jiujitsu(Assim como nenhum artista marcial), se corretamente praticadas, a maioria das artes marciais ja contém dispositivos de luta adequados à situação de luta no chão e ao estilo da própria (O que acarreta uma certa descrença de minha parte quanto aos lutadores de valetudo e MMA. Um mestre de uma técnica de combate, milenar ou não, não se preza a esse tipo de coisa, eis porque não vemos mestres de judô ,kung fu e karatê descendo o pau em todo mundo).Todos os caminhos levam ao mesmo lugar, dizia Musashi kensei, se referindo a este fato.