Diego senpai, você prova o seguinte fato: Quando se pratica uma arte marcial (Tendo o termo como aperfeiçoar a técnica, estudar sua filosofia,Etc., e não ficar numa academia ouvindo música alta pra te impedir de pensar enquanto você enche os outros de pancada),como é ,eu vejo, o seu caso, se entende um conceito maior sobre o assunto, se atinge um grau maior de reflexão.Concordo plenamente com todas as suas opiniões expostas anteriormente,exceto,porém não exatamente, seu conceito sobre aprender diversas artes marciais.Sou da opinião que se deve estudar outras artes,é óbvio, porém digo que existem, nas próprias artes,mecânismos de defesa e ataque apropriados a essas situações.No karatê,inclusive, é utilizada uma forma simplificada de jiujitsu, que deve ser aliada a um treinamento em defesa pessoal.Tenho pensado em praticar tai shi devido ao seu valor no equilíbrio mente-corpo, o que é, na verdade, o objetivo de todas as artes marciais.Note-se que digo "artes":MMA não é arte,nem valetudo, e Krav M. é luta com o objetivo de vencer ou sobreviver a qualquer custo (Catucada nos olhos,chute no saco, puxão de cabelo,ajuda dos amiguinhos,caminhão de areia...)
Quanto ao que meu querido Agnus disse:
Não se trata exatamente de sobrevalorizar os mestres. Trata-se de definir propriamente um mestre.Após passar vinte anos estudando a arte x, dificilmente se faz esse tipo de coisa.E os mestres querem , sim, impedir a disseminação de suas técnicas por ai, pois se todo mundo sabe como você luta já se perde uma vantagem.Diego senpai já mencionou, e concordo totalmente com ele, os mestres fajutos que existem por ai, e seus muitos alunos dispostos a defender sua honra (Essa é pra quem já leu Musashi), além disso esses "mestres" costumam fazer simplificações horrendas das artes apenas para apreender novos alunos.Meu sensei(não queria ter que apelar pro nome dele,ah merda) não ensina por dinheiro,as mensalidades,que são baixissimas por sinal,são utilizadas com o aluguel do dojô e pra comprar a água do filtro.Ele já tem um emprego muitíssimo bem-remunerado,não dependendo, ao contrário desses "mestres", de seus alunos pra viver.
Quanto a falta de exemplos desses fatos e de outros citados anteriormente,segue:
No curso do séc. vinte, Mas Oyama (Embora eu não concorde com o fato dele sair por ai decendo o pau em meio mundo e fazendo vídeos supereditados dele de cueca batendo num boi, percebo que o fez para valorizar sua arte.) derrotou grandes expoentes de várias artes marciais, inclusive do karatê,do judo,jiujitsu, e outras artes famosas, sem sofrer jamais uma única derrota e sendo comparado a Musashi Kensei.Todos odiavam ele,mas como ninguém conseguia vencer acabou por aí mesmo.