Perdão Angelo, mas a diferença de idade era de 8 anos, o Hélio tinha 42.
Hélio nasceu em 1913 e Kimura em 1917, portanto, 4 anos de diferença.
E quando se passa dos 40, a coisa fica meio complicada. Sei naturalmente dos grandes campeões com mais de 40 anos, e isso só os torna ainda mais grandes, mas só passando dos 40 para saber como é... e eu sei.
Como eu disse, o Kimura também não estava tão distante, já que tinha 38.
Quanto a diferença de peso, não creio que 25 kg seja uma diferença pequena. Se pensarmos em termos de box, seria o mesmo que Mano de Piedra Duran enfrentar Mike Tyson. O resultado de tal luta já estaria definido antes deles entrarem no ringue. Claro,claro, a realidade do box é diferente. Mas 25 kg são 25 kg.
O peso de Hélio era de 63,5 kg, o do Kimura 83,9 kg. O que dá cerca de 20,5 kg e não 25 kg. Mesmo que fosse 25 kg, ainda é um peso muito menor do que os Gracie costumavam alardear nas primeiras versões da história (40 kg de diferença).
Claro que ainda é uma diferença considerável, mas como também já disse, o Hélio estava acostumado a lutar (e vencer) com adversários muito mais pesados, alguns de até quase 100 kg. Inclusive esse sempre foi um dos principais pontos do marketing dos Gracie, vencer adversários muito maiores e mais pesados. Por exemplo, no mesmo ano Hélio enfrentou seu ex-aluno Waldemar Santana, também mais jovem só que maior e mais pesado que Kimura, tendo mais de 90 kg. E só perdeu após 3h40 de uma luta acirrada. O que fez diferença contra o Kimura foi mesmo a técnica.
Em tal desvantagem contra um campeão mundial, só mesmo com uma técnica muito apurada, o lutador brasileiro poderia resistir o tempo que resistiu.
Eu não chamaria ser arremessado sem parar por 10 minutos seguidos, depois ser levado ao chão e ser estrangulado até a inconsciência e ter seu braço quebrado em duas partes de "resistir". O fato é que Kimura dominou completamente a luta desde o começo e Hélio não conseguiu esboçar qualquer reação. Hélio tinha uma grande técnica, mas o Kimura era muito melhor.
Os Gracies são bocudos. Senti uma antipatia natural por eles quando os vi pela primeira vez. Mas não podemos negar a influência que eles tiveram no mundo das artes marciais. Qualquer lutador na atualidade sabe (em grande parte por influência dos Gracies), que se não dominar o be a ba da luta de chão, ele na verdade é um fraco. Basta o "ambiente" em que ele estiver mudar um pouco (de pé para deitado na maioria das vezes), para que anos e anos de disciplina, calejamento, filosofia e cultura marcial não falham absolutamente nada.
Sim, os Gracie são muito bons no que fazem, o jiujitsu é uma arte excelente e eles conseguiram provar seu ponto para o mundo todo. Isso está fora de questão. O que irrita são as "histórias" que eles contam. Não basta serem bons, têm que ser absolutamente invencíveis e se por acaso perderem uma luta procuram minimizar a técnica do adversário e aumentar seu tamanho. Assim, o Kimura passou de o melhor judoca de todos os tempos, com uma técnica inigualável, para um ogro 10 anos mais jovem e 40 quilos mais pesados que só ganhava lutas pelo seu tamanho, praticamente um Bob Sapp, nas primeiras versões dos Gracie.