O que você está dizendo é que:
- NUNCA é necessário usar artes marciais, se um não quer dois nào brigam NUNCA; ou
- SEMPRE é necessário usar artes marciais, as pessoas brigam em toda esquina
Com isso vc estabelece uma dicotomia e como ninguém vê gente brigando em toda esquina, é claro que a alternativa "a" é a correta.
Em vez disso, eu disse que é raro precisar usar artes marciais, mas que naquelas poucas situações (que dá pra contar nos dedos de uma mão ao longo da vida) em que ela é necessária, é melhor eu saber o que fazer do que me render, como você sugere. E entre as cosias que eu sei fazer é evitar ao máximo precisar usar o (pouco) que sei. Então, usar técnicas de arte marcial é realmente o último recurso.
Eu já fui assaltado com um estilete encostado na costela. Conversando com o cara fiz ele guardar a arma. Conversando mais um pouco o convenci a ir embora, levando apenas um real da minha carteira que tinha 300. Não precisei usar nada de artes marciais, mas se eu não tivesse conseguido convencê-lo a guardar o estilete? E se ele estivesse um pouco mais chapado do que estava e resolvesse me atacar? Iria entregar os pontos, não?
Lembro da história de algum aluno da minha academia que foi vítima de seqüestro relâmpago, os caras o levaram junto com o carro para caixas eletrônicos e depois se dirigiam a uma favela. A vítima tava cooperando completamente com os caras, pra se preservar, afinal, a vida dele valia mais que um carro e alguns reais. Entrando na favela um dos caras disse pra ele começar a rezar pq ia morrer. A vítima perguntou por que, se ele estava cooperando, e os caras disseram que simplesmente queriam matar alguém. Vendo que não tinha escolha, o cara acabou com os dois. E você, Famado? No lugar dele, começaria a rezar?
Inclusive, a maioria das aplicações de defesa pessoal são para ganhar tempo para fugir.