Eu não acho que seja algo "extremamente útil", algo que se espere ter que usar freqüentemente. Não sei se há quem proponha que esse seja o caso, possivelmente sim, mas estão errados.
De qualquer forma, se por acaso, num dia for pego de surpresa numa situação onde se visse precisando usar a força para se defender ou defender alguém, iria preferir ter alguma noção do que está fazendo, pois o provável é que seja menor do que aquelas daquele com quem você está tendo que lidar. Nessa rara situação, pela qual talvez nunca passe, iria preferir ter praticado alguma técnica de auto-defesa como esporte em vez de só futebol ou ping-pong.
Nesses consideravelmente raríssimos casos, uma ou outra vez na vida ou menos, para os não encrenqueiros, ou não azarados, há utilidade. Fora isso, também serve como esporte, para se manter saudável, contanto que o treino não seja fatigante e descuidado a ponto de ser mais prejudicial do que benéfico.
Não é algo do tipo "você vive apanhando das pessoas na rua? Seus problemas acabaram! Chegou jiu-ginsu 3000"