"Sempre", é um pouco de exagero...
O sempre se referiu a: não é sempre que em uma briga que vai ter gente armada.
Fato é que Arte Marcial te deixa numa posição mais segura, mas não cria peito de aço.
Óbvio, nem rezando.
Numa situação inesperada como uma briga de bar onde os ânimos se exaltam de uma hora pra outra, existe uma possibilidade maior de você se dar bem ao utilizar uma técnica de imobilização, por exemplo.
Claro, ai que entra a defesa pessoal.
Eu não acho que ninguém é idiota de sair por aí brigando com uma faixa branca na cintura porque aprendeu uma imobilização. É questão de defesa e mesmo assim, quando for conveniente e necessário.
Lógico né.. precisa nem falar, só na última circunstância.
EDIT: Mas se um cara de 1,90 e 120kg se disser lutador de jiu jitsu, krav, karatê e o escambau e vier pra cima de mim do nada sem eu ter provocado, vai tomar no meio do peito sem eu nem perder o sono depois... 
Discordo dessa sua atitude. E se o cara te confundiu com um ladrão ou um estuprador? Como vai provar que um cara de 1,90 e 120kg é mesmo um lutador de arte marcial? E se ele foi pra cima por que achou que você foi um molestou a filha dela e confundiu você com outra pessoa?
O que estou querendo dizer é, por que atirar em uma pessoa que vem para cima de você e não tenta dialogar? Ou se tomou uma porrada de um cara, por que não pede reforço e leva ele em cana?
Enfim, existem N hipóteses que você deveria analisar antes de sacar sua arma e atirar.
Você, policial, deve ter aprendido que a arma deve ser utilizado só na última alternativa, não é mesmo? Por isso que imagino que vocês praticam diversas arte marcial para conseguir imobilizar qualquer tipo de pessoa que seja em qualquer circunstância.
Acho que a legítima defesa com arma que você poderia sustentar sua justificativa é se, o cara viesse para cima de você com OUTRA ARMA, ai sim, concordaria com você.