Autor Tópico: Avião pega fogo em Congonhas.  (Lida 30951 vezes)

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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #350 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:44:51 »
Esse aeroporto fica no meio da cidade,a pista tem metade do tamanho da pista de Cumbica e  no fim dela tem um barranco de uns 10 metros de altura....


Alguém pode dar um argumento lógico(Que não seja relacionado a politicagem e dinheiro) para manter esse aeroporto nesse local?

Temma

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #351 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:55:41 »
Esse aeroporto fica no meio da cidade,a pista tem metade do tamanho da pista de Cumbica e  no fim dela tem um barranco de uns 10 metros de altura....


Alguém pode dar um argumento lógico(Que não seja relacionado a politicagem e dinheiro) para manter esse aeroporto nesse local?


acho que não existe nenhum.

Offline Hugo

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #352 Online: 01 de Agosto de 2007, 21:01:55 »
Esse aeroporto fica no meio da cidade,a pista tem metade do tamanho da pista de Cumbica e  no fim dela tem um barranco de uns 10 metros de altura....


Alguém pode dar um argumento lógico(Que não seja relacionado a politicagem e dinheiro) para manter esse aeroporto nesse local?


Acho bom fechar esse tópico e abrir outro com outros argumentos, após a trascrição da caixa preta...

Li de tudo nesse tópico... falta bom senso para analisar o caso sem paixões...

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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #353 Online: 02 de Agosto de 2007, 12:12:33 »
Esse aeroporto fica no meio da cidade,a pista tem metade do tamanho da pista de Cumbica e  no fim dela tem um barranco de uns 10 metros de altura....


Alguém pode dar um argumento lógico(Que não seja relacionado a politicagem e dinheiro) para manter esse aeroporto nesse local?


Acho bom fechar esse tópico e abrir outro com outros argumentos, após a trascrição da caixa preta...

Li de tudo nesse tópico... falta bom senso para analisar o caso sem paixões...



Tb li a transcrição da caixa preta publicada hoje.

Houve uma falha quando a aeronave tocou a pista, ouve outra relacionada a primeira e antes de tocar a pista  o piloto recebeu uma mensagem da torre dizendo"PISTA MOLHADA E ESCORREGADIA"...

O que me leva a entender que o aeroporto já oferecia risco mesmo que não houvesse a falha na aeronave...

Deve ser coincidencia que fizeram as ranhuras logo após o acidente, pena que não fizeram ANTES.
« Última modificação: 02 de Agosto de 2007, 12:40:32 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Spitfire

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #354 Online: 02 de Agosto de 2007, 12:44:16 »
Esse aeroporto fica no meio da cidade,a pista tem metade do tamanho da pista de Cumbica e  no fim dela tem um barranco de uns 10 metros de altura....


Alguém pode dar um argumento lógico(Que não seja relacionado a politicagem e dinheiro) para manter esse aeroporto nesse local?


Acho bom fechar esse tópico e abrir outro com outros argumentos, após a trascrição da caixa preta...

Li de tudo nesse tópico... falta bom senso para analisar o caso sem paixões...



E o que a caixa preta informou?

Que o manche de potência da turbina estava em uma posição não usual.
Oras, não é preciso ser nenhum gênio na física para entender que o procedimento estava correto.

A título de exemplo...

Imagine que você esta dirigindo seu carro por uma estrada molhada, encharcada... em um determinado momento você precisa reduzir a velocidade, porém ocorre que seu carro esta freiando apenas nas rodas esquerdas. O que acontece se você aplicar força demais no freio (uma resalva aqui! Entenda-se como força demais uma força para aquela situação de pista... molhada... encharcada... em situação de pista seca, esta força poderia ser maior)?

Pois é... e o festival de merdas ditas continua se intensificando... e o que é pior, por parte de quem não entende picas nenhuma da parte técnica do vôo (aliás, entendem de merda nenhuma pelo jeito).

Torno a repetir... O procedimento do piloto em aplicar pouca força para a reversão, em uma só turbina operacional em reversão, esta absolutamente correto! Preferiu trabalhar com os freios hidráulicos das rodas para evitar assimetrias (o que ocorreu quando, em um ato de desespero, viu que o avião aquaplanou e os freios hidráulicos não surtiriam efeito, elevou a potência de reversão e o avião descreveu uma curva).

Os resultados da caixa preta revelam que, SIM, a causa foi água na pista.


Siga o exemplo que citei e use você a cabeça... não a emoção, não a paixão.  :wink:

Offline Oceanos

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #355 Online: 02 de Agosto de 2007, 12:57:58 »
Bem, mesmo que se fosse problema do piloto, da tam e do avião. Os fatos da pista ser pequena, não ter escape e estar no meio da cidade não ajudaram muito...

Offline Thufir Hawat

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #356 Online: 02 de Agosto de 2007, 15:22:38 »
... e de Congonhas ser o hub aeroviário do país apesar de tudo que o Oceanos falou...
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Offline Partiti

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #357 Online: 02 de Agosto de 2007, 21:44:38 »
Bom, o fato da pista estar no meio da cidade é justamente o motivo dela ser o hub do país. O maior mercado das empresas aéreas no Brasil está a menos de 15 minutos de Congonhas (e a mais de 45 de Guarulhos, isso sem trânsito, obviamente), era natural que isso acontecesse.

Sobre ser pequena a pista, bom, lá pros idos de 1940 dava pro gasto, e obviamente ninguém pensou que a cidade chegaria até lá. E com o metro quadrado da região caro do jeito que é, ficaria difícil segurar por muito tempo.
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Temma

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #358 Online: 02 de Agosto de 2007, 22:09:31 »
Bom, o fato da pista estar no meio da cidade é justamente o motivo dela ser o hub do país. O maior mercado das empresas aéreas no Brasil está a menos de 15 minutos de Congonhas (e a mais de 45 de Guarulhos, isso sem trânsito, obviamente), era natural que isso acontecesse.



e com certeza talvez esse seja o motivo de ainda ter permanecido por tanto tempo um aeroporto desse porte como um dos principais do país. bom pras empresas que aumentam o lucro ao preço de estatisticamente aumentarem as chances de um acidente, e bom para os governos que não precisam investir alguns bilhõezinhos e podem até ganhar alguma coisa mantendo tudo como está. só não é bom para o povo.

Offline Hugo

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #359 Online: 02 de Agosto de 2007, 22:11:56 »
Os resultados da caixa preta revelam que, SIM, a causa foi água na pista.

 :histeria:

Parei por aqui... esse tópico é uma gozação...
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Offline Partiti

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #360 Online: 02 de Agosto de 2007, 22:18:57 »
Citação de: Temma
e com certeza talvez esse seja o motivo de ainda ter permanecido por tanto tempo um aeroporto desse porte como um dos principais do país. bom pras empresas que aumentam o lucro ao preço de estatisticamente aumentarem as chances de um acidente, e bom para os governos que não precisam investir alguns bilhõezinhos e podem até ganhar alguma coisa mantendo tudo como está. só não é bom para o povo.

Ah, nem tanto assim. As empresas levam os aviões aonde as pessoas estão. Se não tivesse congonhas, as passagens estariam mais caras em geral, como é o que vai acontecer daqui para frente. Em geral, as pessoas que viajam que mais lucravam com Congonhas, tanto que vi numa pesquisa, creio que na folha, que a maioria dos paulistanos não querem desativar Congonhas. Só quem mora por aqui e sabe o quão longe é Cumbica (o que dirá Viracopos) entende a importância desse aeroporto.

Quanto aos investimentos, bom isso sim, no Brasil investimento em infra-estrutura é praticamente inexistente, ainda mais em manutenção. Desde 1900 e guaraná de rolha que os políticos preferem fazer uma oba nova do que consertar as velhas, senão não tem como associar o nome dele à obra.

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Offline Fabi

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #361 Online: 02 de Agosto de 2007, 22:22:45 »
Olhe como a pista de congonhas estava sequinha aquele dia:

 ::) e depois a pista não tem culpa de nada....
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Temma

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #362 Online: 02 de Agosto de 2007, 22:27:44 »
partiti, mas então, pela proximidade e facilidade, o número de pessoas que se dispõem a viajar aumenta. e aumentam as vendas também. ainda mais com o trânsito de são paulo. mas isso é puro devaneio, claro.  :ok:


sobre a aquaplanagem

A conclusão é que não houve aquaplanagem no dia da tragédia. Ela apóia-se em três evidências. A primeira delas é a ausência de marcas específicas na pista do aeroporto. Essas marcas são formadas quando a água sob os pneus de uma aeronave que está derrapando esquenta até o ponto de fervura. Elas são claras, muito diferentes das marcas negras causadas por frenagens normais. Na pista de Congonhas, tais marcas não foram encontradas. Os dados já colhidos nas caixas-pretas e a análise do que restou dos pneus do Airbus, encontrados nos escombros do prédio da TAM, afastaram de vez essa hipótese.

http://veja.abril.uol.com.br/010807/p_058.shtml


resta esperar o relatório oficial

Offline Fabi

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #363 Online: 02 de Agosto de 2007, 23:10:36 »
Como não tinha marcas de aquaplanagem? É estranho porque horas antes outro avião derrapou na pista.... mesmo que as marcas não tenham sido do avião da TAM... marcas de aquaplanagem com certeza tinha por causa do outro avião...
Essa história tá ficando muito estranha... :hein:
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Temma

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #364 Online: 02 de Agosto de 2007, 23:24:20 »

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Vale salientar que aquaplanar não é o mesmo que derrapar na pista molhada

Offline Fabi

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #365 Online: 02 de Agosto de 2007, 23:27:17 »
Só uma pergunta...a pista de congonhas tem espelhos?

Olhe como esses dois aviões tem reflexos na pista.... (a foto é da pista no dia do acidente)...porque será?
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Offline Spitfire

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #366 Online: 02 de Agosto de 2007, 23:34:02 »
Os resultados da caixa preta revelam que, SIM, a causa foi água na pista.

 :histeria:

Parei por aqui... esse tópico é uma gozação...

Pois é... desconfiei que seria assim. Intuição.

Não se esqueça de verificar bem os freios de seu carro quando for viajar... seria terrível aquaplanar com somente um lado do carro freiando.  :ok:

Bom... não sei por que perco meu tempo fazendo este alerta... entendes mais de aviões e de carro do que eu, que fui militar da aeronáutica e que já trabalhei com segurança veicular.  :wink:

Piada mesmo... e de mal gosto.

Offline Spitfire

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #367 Online: 02 de Agosto de 2007, 23:38:40 »
partiti, mas então, pela proximidade e facilidade, o número de pessoas que se dispõem a viajar aumenta. e aumentam as vendas também. ainda mais com o trânsito de são paulo. mas isso é puro devaneio, claro.  :ok:


sobre a aquaplanagem

A conclusão é que não houve aquaplanagem no dia da tragédia. Ela apóia-se em três evidências. A primeira delas é a ausência de marcas específicas na pista do aeroporto. Essas marcas são formadas quando a água sob os pneus de uma aeronave que está derrapando esquenta até o ponto de fervura. Elas são claras, muito diferentes das marcas negras causadas por frenagens normais. Na pista de Congonhas, tais marcas não foram encontradas. Os dados já colhidos nas caixas-pretas e a análise do que restou dos pneus do Airbus, encontrados nos escombros do prédio da TAM, afastaram de vez essa hipótese.

http://veja.abril.uol.com.br/010807/p_058.shtml


resta esperar o relatório oficial

Aquaplanar não deixaria marcas na pista... não existe contato entre o pneu e o solo (no caso o asfalto). Uma derrapagem sim, deixaria marcas no asfalto... existe contato físico entre a superfície do pneu diretamente com o asfalto.

Quem é o autor desta baboseira? Deveriam mandar prender por exercício irregular da profissão.

Offline Fabi

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #368 Online: 02 de Agosto de 2007, 23:39:25 »
E eu...que sofri um acidente essa semana...só porque o carro derrapou num asfalto úmido...e olhe que o carro tava entre 30 e 40 km/h e tinha os freios... imagine um avião...pousando a 220 km/h...com um reverso travado...numa pista cheia de água... é muita irresponsabilidade liberar uma pista assim....
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Temma

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #369 Online: 03 de Agosto de 2007, 01:18:21 »
partiti, mas então, pela proximidade e facilidade, o número de pessoas que se dispõem a viajar aumenta. e aumentam as vendas também. ainda mais com o trânsito de são paulo. mas isso é puro devaneio, claro.  :ok:


sobre a aquaplanagem

A conclusão é que não houve aquaplanagem no dia da tragédia. Ela apóia-se em três evidências. A primeira delas é a ausência de marcas específicas na pista do aeroporto. Essas marcas são formadas quando a água sob os pneus de uma aeronave que está derrapando esquenta até o ponto de fervura. Elas são claras, muito diferentes das marcas negras causadas por frenagens normais. Na pista de Congonhas, tais marcas não foram encontradas. Os dados já colhidos nas caixas-pretas e a análise do que restou dos pneus do Airbus, encontrados nos escombros do prédio da TAM, afastaram de vez essa hipótese.

http://veja.abril.uol.com.br/010807/p_058.shtml


resta esperar o relatório oficial

Aquaplanar não deixaria marcas na pista... não existe contato entre o pneu e o solo (no caso o asfalto). Uma derrapagem sim, deixaria marcas no asfalto... existe contato físico entre a superfície do pneu diretamente com o asfalto.

Quem é o autor desta baboseira? Deveriam mandar prender por exercício irregular da profissão.

bem, pelo que fala na notícia as marcas seriam da água que "ferve" devido ao atrito e ao peso do avião


e aparentemente eles já identificaram outras situações onde houve aquaplanagem

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126787.shtml


mas não posso afirmar nada, se a água ferve ou não ferve


ah, e um vídeo de um avião aquaplanando

http://www.koreus.com/video/avion-aquaplaning.html

Temma

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #370 Online: 03 de Agosto de 2007, 01:32:09 »
enquanto isso. há pilotos indignados com a forma que os dados da caixa-preta foram levados à CPI


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É um absurdo o rumo que a investigação do acidente da Tam esta tomando, os nobres deputados estão usando a maior tragédia da Aviação Brasileira como um trampolim político.
É um absurdo que as transcrições dos diálogos dos pilotos sejam divulgadas sem que antes a investigação por parte do Cenipa esteja finalizada.
É um absurdo para um oficial general que esta ali para fazer o seu papel (sério como deve ser), ficar respondendo e corrigindo pessoal que não tem qualquer capacitação técnica na área da aviação.
Que país e esse? Que justiça e essa? Que seres humanos são esses que querem apenas crescer politicamente sem nenhum compromisso sério com nada ou ninguem?
Imagino o que o mundo deve estar pensando a respeito da nossa "respeitavel" aviação, na realidadde já devem ter associado a nosso aviação (leia-se comunidade aeronáutica), com a nossa segurança com o nosso sistema de saúde com a nossa educação, lamentável o que assisto todos os dias na televisão e o que leio diariamente nos jornais.


http://forum.contatoradar.com.br/showtopic=16892&st=0&start=0

Offline Spitfire

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #371 Online: 03 de Agosto de 2007, 12:59:10 »
partiti, mas então, pela proximidade e facilidade, o número de pessoas que se dispõem a viajar aumenta. e aumentam as vendas também. ainda mais com o trânsito de são paulo. mas isso é puro devaneio, claro.  :ok:


sobre a aquaplanagem

A conclusão é que não houve aquaplanagem no dia da tragédia. Ela apóia-se em três evidências. A primeira delas é a ausência de marcas específicas na pista do aeroporto. Essas marcas são formadas quando a água sob os pneus de uma aeronave que está derrapando esquenta até o ponto de fervura. Elas são claras, muito diferentes das marcas negras causadas por frenagens normais. Na pista de Congonhas, tais marcas não foram encontradas. Os dados já colhidos nas caixas-pretas e a análise do que restou dos pneus do Airbus, encontrados nos escombros do prédio da TAM, afastaram de vez essa hipótese.

http://veja.abril.uol.com.br/010807/p_058.shtml


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Aquaplanar não deixaria marcas na pista... não existe contato entre o pneu e o solo (no caso o asfalto). Uma derrapagem sim, deixaria marcas no asfalto... existe contato físico entre a superfície do pneu diretamente com o asfalto.

Quem é o autor desta baboseira? Deveriam mandar prender por exercício irregular da profissão.

bem, pelo que fala na notícia as marcas seriam da água que "ferve" devido ao atrito e ao peso do avião


e aparentemente eles já identificaram outras situações onde houve aquaplanagem

http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u126787.shtml


mas não posso afirmar nada, se a água ferve ou não ferve


ah, e um vídeo de um avião aquaplanando

http://www.koreus.com/video/avion-aquaplaning.html

Se a água fervesse, viraria vapor e haveria contato direto do pneu com o asfalto.  :wink:

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #372 Online: 03 de Agosto de 2007, 18:06:31 »
Se a pista não tinha problemas, como explicar que 5 aeronaves derraparam lá em pouco tempo?Uma delas, levando um senador petista quase  foi parar no meio da W.Luíz...

E como explicar o comunicado  que os pilotos da aeronave acidentada receberam da torre momentos antes do acidente?

"Pista molhada e escorregadia"...

Offline Unknown

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Re: Avião pega fogo em Congonhas.
« Resposta #373 Online: 03 de Agosto de 2007, 18:59:50 »
Do blog do Luis Nassif

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Os erros da cobertura apressada

Coluna Econômica – 02/08/2007

No meu livro "O Jornalismo dos anos 90" relato quase duas dezenas de casos de cobertura da mídia em que o "efeito manada" produziu erros gigantescos.

Aparentemente, não se aprende. A mais nova reedição do caso "Escola Base" está na cobertura do acidente com o Airbus da TAM, que vitimou mais de duzentas pessoas; o “japonês” do acidente aéreo foi um morto que não podia se defender: o piloto.

Com o choque inicial, logo após o acidente passou-se a uma busca frenética por culpados. Em um primeiro momento concentrou-se no governo, na pista de Congonhas, na falta de ranhuras no asfalto.

Deixou-se de lado o jornalismo para se ficar numa ladainha única, em que nenhuma outra hipótese era investigada. E essa algaravia escondeu outras interpretações comentadas por especialistas, mas que não chegavam às páginas dos jornais.

***

Nos poucos momentos em que se permitiu um pouco de jornalismo, descobriu-se que o avião em questão estava com o chamado reverso pinado - um reverso inoperante. Reverso é um sistema inverte o empuxo do motor, ajudando a frear a aeronave.

Seguiu-se um festival de explicações "técnicas", de que o reverso não era relevante, que seria apenas um luxo a mais nas aeronaves, que importante eram os freios e "spoilers".

Quando a caixa preta (que grava as conversas na cabine) foi enviada para os Estados Unidos, acompanhada por uma comitiva de deputados, o discurso começou a se inverter. De repente, o reverso passava a ser importante porque, quando não está em funcionamento, exige uma nova posição dos manetes (os instrumentos que permitem ao piloto controlar a altura da aeronave). Se, na hora de pousar, o piloto não muda a maneira tradicional de colocar os manetes, os instrumentos eletrônicos de bordo interpretam como se ele estivesse querendo decolar. Em vez das turbinas reduzirem, elas aceleram.

***

Ora, havia duas explicações para eventuais problemas com os manetes: ou erro humano ou problemas mecânicos. Sendo a segunda hipótese, estariam comprometidas a TAM, as autoridades aeronáuticas e, provavelmente, a Airbus.

Aí se viu na cobertura uma mudança de rota inacreditável. Publicação capaz de atribuir ao governo responsabilidades até das precipitações pluviométricas, passaram a encampar a tese do erro humano, poupando as autoridades e sequer mencionando responsabilidades da TAM. O culpado passou a ser um morto, que não podia se defender.

Com a divulgação dos diálogos registrados na cabine, muda o quadro. Um piloto alerta o outro que o reverso esquerdo estava paralisado; o outro concorda. O que significa que pousaram sabendo como proceder. Nos diálogos, descobre-se que o "spoiler" - um sistema de frenagem mais potente que o reverso - não funcionou,que os freios provavelmente não funcionaram. Pode ter sido erro dos pilotos? Pode, mas numa probabilidade muito baixa.

***

Semanas de cobertura intensiva desmentidas, todas as afirmações peremptórias desmascaradas, a voz do morto, saindo dos arquivos da caixa preta para absolvê-lo.

Como ficamos? Como fica o jornalismo?

Tem que haver limites para o show.

http://z001.ig.com.br/ig/04/39/946471/blig/luisnassifeconomia/2007_08.html#post_18915665

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

 

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