O que me leva a outra dúvida:Se a informação da caixa preta confirma que a velocidade era correta, como fica aquele vídeo da Globo afirmando que a aeronave estava a 4 vezes a velocidade normal de pouso?
Isto
nunca existiu... é só uma tentativa da Globo travestir a informação... acabaram falando uma merda monumental.
A questão é que a velocidade de aproximação da pista é de 150 a 250Km/h (o vôo da TAM se proximou a 220Km/h), e onde mostrava a aeronave anterior, como referencia, os procedimentos de frenagem estavam corretos (a aeronave anterior, usada como referencia, estava naqueles pontos a uma velocidade bem reduzida, algo como uns 60Km/h... já no fim do video, a aeronave referencia estava a menos de 30Km/h.
O problema é que o vôo da TAM não conseguiu frenar... aquaplanou... aproximou na velocidade correta (220Km/h), tentou o procedimento padrão de pouso e conseguiu apenas reduzir a velocidade para 175Km/h.
O fogo que aparece na turbina foi uma aceleração brusca, procurando aumentar o efeito de reversão.
Todos os indícios apontam para uma aquaplanagem... a velocidade de aproximação, a velocidade do impacto, a tentativa de acelerar abruptamente a reversão, as marcas de rodas travadas na cabeceira oposta da pista e a assimetria da tragetória.