Autor Tópico: Livro: Deus - Um Delírio (Richard Dawkins)  (Lida 30134 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Livro: Deus - Um Delírio (Richard Dawkins)
« Resposta #25 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:35:04 »
Mas Rod, você não gosta nem dos filósofos tradicionais ateus

Não, eu sou como Chesterton, prefiro ler obras de ateus do que de filósofos teístas...

Muitas das pessoas que conheço e que estudam filosofia concordam comigo em alguns pontos, principalmente no que se refere a Nietzsche, Sartre, Heidegger, Kafka, etc.. como eu havia te dito que os detestava..
Mas tem algum motivo em comum entre eles que te faz não gostar? Qual seria?

Então, talvez por você achar que o ateísmo está resumido a esses autores é que você está dizendo isso, quando na verdade eu já havia citado exemplos, como Russel, que eu admiro.

Russel realmente é ótimo, o interessante é que ele foi o precursor da filosofia analítica e da linguagem, com sua análise dos predicados.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #26 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:36:49 »
A inexistência dele - deus,javé -  não faz diferença, mas muitos matam e mataram em nome deles.E levam vidas tolhidas por ele

Qual o problema com isso?

Você não percebe que essas coisas aconteceriam (e pior, acontecem) independentemente de serem ligadas á uma causa religiosa?

Será que pra vocês não existe coisa melhor e mais útil pra se preocupar do que com a tentativa de impor uma laicização global?
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #27 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:40:37 »
Mas tem algum motivo em comum entre eles que te faz não gostar? Qual seria?

Sim, talvez em uma outra oportunidade posso falar melhor sobre isso...
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #28 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:42:20 »
Elas ocorreram independentemente de causas religiosas, mas a religião as fomentou.
E se estivesse ocorrendo um movimento global de estímulo às religiões? Os religiosos querendo inserir seus conhecimentos e visões de mundo na ciência - veja o criacionismo nas escolas americanas.
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #29 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:46:37 »
  E a contratação de professores de religião pelo governo Garotinho? Sem professores de Física, Matemática...matérias que são cobradas em vestibulares e avaliadas por exames de abrangência nacional.
  Inclusive com a demissão daqueles que se declarassem ateus após a posse do cargo.
  Isso ninguém fala.Ou quando vai falar, pelo menos aqui no Brasil, não tem voz.Ah, o ex-governador é evangélico, pra não deixar qualquer dúvida.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #30 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:49:36 »
O livro é uma obra de Satã, não leiam.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #31 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:52:16 »
Aqui tem uma entrevista com o presidente do sindicato dos professores do rio em 2003.Parece-me que o concurso foi suspenso.
http://www.sinpro-rio.org.br/Imprensa/2003/Publicacoes/entrevista_ensinoreligioso.html

Offline Alexandre Malta

• Nível 10
  • *
« Resposta #32 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:53:18 »
Vou comprar o livro do Dawkins sim até pq eu nunca lí sequer uma obra dele, no entanto só vou poder examinar ele num futuro distante, atualmente estou lendo a critica da razão pura de Immanuel Kant, um livro grosso e bastante escalafobético...
"Governar acorrentando a mente através do medo de punição em outro mundo é tão baixo quanto usar a força." Hipácia (Matemática de Alexandria, assassinada por uma turba Cristã em 415 DC)

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #33 Online: 04 de Setembro de 2007, 22:58:57 »
Elas ocorreram independentemente de causas religiosas, mas a religião as fomentou.

Não foi isso que eu quis dizer..

Digo, atrocidades são cometidas por vários motivos...

Ambição, por exemplo.

Motivações diferentes e muito mais freqüentes do que as de cunho religioso...
« Última modificação: 04 de Setembro de 2007, 23:02:10 por Rod Infinity »

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #34 Online: 04 de Setembro de 2007, 23:00:54 »
Volta e meio tento ler a Critica da Razão Pura do Kant...
mas me desanimo logo depois...

linguagem extremamente difícil e densa...

Voltando ao tópico, me parece que quem comprou e/ou leu o livro compartilha a mesma opinião: O Livro é excelente e valeu cada centavo.

Rod... por favor não critique sem ao menos ler um pedaço do livro!
Vá na livraria e leia nem q seja o prefacil, e é bem possível que vc mude a sua opinião que Dawkins só escreve lixo e não está acrescentando nada.

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #35 Online: 04 de Setembro de 2007, 23:11:35 »
  Rod, você chegou onde eu queria.As pessoas possuem ambição independente de religião.Mas, não se pode negar que a religião pode servir, pra algumas delas, como uma 'ponte' para a realização de seus desejos materiais, emocionais ou outros quaisquer.
  O que eu quero dizer é: essas pessoas que seriam somente ambiciosas, como eu e muitos, podem deixar o poder tomar conta delas.É muito fácil você convencer pessoas fragilizadas e amedrontadas, ainda mais num mundo como o nosso.

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #36 Online: 05 de Setembro de 2007, 01:19:18 »
Se simples caricaturas de Maomé publicadas em 2006 geraram diversos atentados e dezenas de pessoas assassinadas é um pálido exemplo de como se comportam pessoas que divergem em relação a religião, o que resta comentar de episódios como os que aconteceram em 11/9 no WTC, ataques suicidas em Londres, as cruzadas, palestina vs israel, entre outros?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #37 Online: 05 de Setembro de 2007, 01:44:29 »
ah, nem vem, braida.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #38 Online: 05 de Setembro de 2007, 01:55:30 »
ah, nem vem, braida.
Você também acha que não foram cometidos por divergências religiosas, mas que na verdade por algum outro motivo obscuro qualquer?

Tudo bem, eu entendo.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 05 de Setembro de 2007, 02:05:19 »
não. crimes podem ser cometidos por divergências religiosas ou qualquer outro tipo de causa religiosa direta. isso não faz com que os crimes religiosos devam ser postos em relevo. crimes podem ser cometidos por diversos motivos. podem ser cometidos pela paixão, o que não é motivo para desdenhar a paixão, podem ser cometidos pela nação, o que não é motivo para desdenhar a nação, podem ser cometidos pela ideologia, o que não é motivo para desdenhar qualquer ideologia, podem ser cometidos pela dignidade, o que não é motivo para desdenhar a dignidade, etc.
pegue os fanáticos islâmicos. o motivo pelo qual alguns fizeram as atrocidades que fizeram não foi o islã, mas certa leitura do islã temperada com elementos ideológicos, não raro originados do próprio éter secular em que alguns mentores do islã fanático contemporâneo beberam.

a religião em si não mata ninguém nem instiga ninguém a matar.
religion does not kill people, people kill people.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2007, 02:07:39 por rodion »
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline J Ricardo

• Nível 26
  • *
  • trolling mode
« Resposta #40 Online: 05 de Setembro de 2007, 02:19:05 »
Claro que devem ser postos em relevo, justamente porque a religiosidade foi o grande fator motivacional.

.
pegue os fanáticos islâmicos. o motivo pelo qual alguns fizeram as atrocidades que fizeram não foi o islã, mas certa leitura do islã temperada com elementos ideológicos, não raro originados do próprio éter secular em que alguns mentores do islã fanático contemporâneo beberam.

Tire o "Islã" de sua primeira oração, que a segunda não fará sentido algum. Isla = Causa.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #41 Online: 05 de Setembro de 2007, 02:39:01 »
Claro que devem ser postos em relevo, justamente porque a religiosidade foi o grande fator motivacional.
receio que esteja incorrendo em uma argumentação circular. crimes religiosos devem ser relevados pois tiveram como motivo a religião. trata-se de uma tautologia. da mesma forma, crimes ideológicos deveriam ser postos em relevo pois têm como motivo a ideologia. e crimes de natureza outra deveriam ser postos em relevo por terem.. outra natureza.
o que diferencia uns dos outros?

Tire o "Islã" de sua primeira oração, que a segunda não fará sentido algum. Isla = Causa.
causa =\= motivo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #42 Online: 05 de Setembro de 2007, 07:17:11 »
"Não permitirás que vivam as feiticeiras".
Isto não é instigação a matar?

"Pessoas boas fazem coisas boas, pessoas más fazem coisas más, mas a religião faz com que pessoas boas façam coisas más".

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #43 Online: 05 de Setembro de 2007, 09:29:27 »
  Obrigado pelas respostas! Ah, tem o Michael Onfray, do 'Tratado de Ateologia'.A inexistência dele - deus,javé -  não faz diferença, mas muitos matam e mataram em nome deles.E levam vidas tolhidas por ele.
  O ônus da prova recai sobre quem afirma algo.Você sabe disto.

Durante o governo de Envër Hoxha, a Albânia foi declarada um país ateu onde toda e qualquer religião era proibida sob pena de morte ou tortura a quem desobedecesse a ordem do ditador, provocado pelo forte comunismo stalinista.

"Durante 50 anos a Albânia viveu o sistema comunista mais extremo da história mundial. Envër Hoxha, era ateu e o seu sonho era eliminar Deus do País. Ele usou de todas as formas de opressão físicas e psicológicas conhecidas. Hoxha matou milhares de cristãos, mulçumanos, teosofista... Em 1967, o ditador declarou que a Albânia era o primeiro Estado ateísta do mundo. Foi um grito de vitória contra a religião. O pais, nos anos 80 e 90 sutentou o posto de " O PAIS MAIS MISERÁVEL"

E levam vidas tolhidas por ele.
Não acho que os mulçumanos de Abul Dabi levem vidas entediadas. Dubai e Abul Dabi, se fortaleceram, e hoje ocupam o posto de as cidades mais ricas do mundo.

"A Dinamarca, onde o protetantismo é quase religião de Estado é , na Europa, a campeã absoluta da pesquisa de fontes renováveis de energia. Em 1998, uma pequena ilha de 114 quilômetros quadrados, Samsoe, foi escolhida pelo governo dinamarquês como sede de um experimento inédito: criar uma comunidade integralmente servida por energia renovável, limpa e barata"

O Ateísmo militante é um delirio humanistico!

Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #44 Online: 05 de Setembro de 2007, 10:16:31 »
Não entendo as religiões, as superstições, os misticismo. Nunca, em toda história da humanidade, alguém obteve algo apelando às entidades sobrenaturais. As pessoas sofrem, ficam doentes, morrem, cataclismos acontecem, guerras matam inocentes, etc, etc. E jamais os apelos ao divino tiveram qualquer efeito para minorar estes problemas. Mas, em contrapartida, governos religiosos tornam a vida de milhões de pessoas um inferno na terra, privam-nas de suas liberdades e até executam os que não seguem os ditames "sagrados". Outro ponto que eu sempre fico pensando é como poderíamos estar mais evoluídos tecnologicamente se o capital e o esforço humano dedicado à construção de templos, santuários, peregrinações, romarias, novenas, etc, etc, fossem utilizados para a pesquisa científica. Provavelmente já teríamos a cura de todos os tipos de câncer, da aids, enfim. Pq remédios curam doenças, rezas não.

Offline Brasília em Chamas

• Nível 13
  • *
  • Antestor
« Resposta #45 Online: 05 de Setembro de 2007, 10:26:06 »
Não entendo as religiões, as superstições, os misticismo. Nunca, em toda história da humanidade, alguém obteve algo apelando às entidades sobrenaturais. As pessoas sofrem, ficam doentes, morrem, cataclismos acontecem, guerras matam inocentes, etc, etc. E jamais os apelos ao divino tiveram qualquer efeito para minorar estes problemas. Mas, em contrapartida, governos religiosos tornam a vida de milhões de pessoas um inferno na terra, privam-nas de suas liberdades e até executam os que não seguem os ditames "sagrados". Outro ponto que eu sempre fico pensando é como poderíamos estar mais evoluídos tecnologicamente se o capital e o esforço humano dedicado à construção de templos, santuários, peregrinações, romarias, novenas, etc, etc, fossem utilizados para a pesquisa científica. Provavelmente já teríamos a cura de todos os tipos de câncer, da aids, enfim. Pq remédios curam doenças, rezas não.
Seu cristal de quartzo cerebral não faz multiplexação?
Os que se perdem como vocês sobrevivem de uma fixação perfeccionista, ou de uma nostalgia culposa. Por hora, meu juízo absolutiza quase tudo para todos e relativiza quase tudo para mim mesmo, dependendo de onde eu estou como ser

Offline RainorX

• Nível 12
  • *
« Resposta #46 Online: 05 de Setembro de 2007, 10:48:40 »
Não entendo as religiões, as superstições, os misticismo. Nunca, em toda história da humanidade, alguém obteve algo apelando às entidades sobrenaturais. As pessoas sofrem, ficam doentes, morrem, cataclismos acontecem, guerras matam inocentes, etc, etc. E jamais os apelos ao divino tiveram qualquer efeito para minorar estes problemas. Mas, em contrapartida, governos religiosos tornam a vida de milhões de pessoas um inferno na terra, "privam-nas de suas liberdades e até executam os que não seguem os ditames "sagrados". Outro ponto que eu sempre fico pensando é como poderíamos estar mais evoluídos tecnologicamente se o capital e o esforço humano dedicado à construção de templos, santuários, peregrinações, romarias, novenas, etc, etc, fossem utilizados para a pesquisa científica. Provavelmente já teríamos a cura de todos os tipos de câncer, da aids, enfim. Pq remédios curam doenças, rezas não.
Seu cristal de quartzo cerebral não faz multiplexação?

"Cristal de quartzo cerebral"...... é um tipo de piada ou algo assim?

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #47 Online: 05 de Setembro de 2007, 12:29:33 »
Durante o governo de Envër Hoxha, a Albânia foi declarada um país ateu onde toda e qualquer religião era proibida sob pena de morte ou tortura a quem desobedecesse a ordem do ditador, provocado pelo forte comunismo stalinista.
Atacar o ateísmo citando ditadores loucos que defenderam o ateísmo tem tanto valor quanto atacar o evolucionismo só porque houve racistas que se basearam em Darwin.
E como ficam os ditadores religiosos? No caso deles o motivo não foi a religião?

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #48 Online: 05 de Setembro de 2007, 13:06:18 »

O Ateísmo militante é um delirio humanistico!

Certamente. Pra essas pessoas alternativas devem ter se tornado tão utópicas que não percebem que essa preocupação é uma imbecilidade.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #49 Online: 05 de Setembro de 2007, 13:16:14 »

não. crimes podem ser cometidos por divergências religiosas ou qualquer outro tipo de causa religiosa direta. isso não faz com que os crimes religiosos devam ser postos em relevo. crimes podem ser cometidos por diversos motivos. podem ser cometidos pela paixão, o que não é motivo para desdenhar a paixão, podem ser cometidos pela nação, o que não é motivo para desdenhar a nação, podem ser cometidos pela ideologia, o que não é motivo para desdenhar qualquer ideologia, podem ser cometidos pela dignidade, o que não é motivo para desdenhar a dignidade, etc.

De acordo, mas não dá pra negar que existe um problema de caráter doutrinário no que se refere ao islamismo, e que corresponde, eu diria, ao excesso de imperativo.

Na verdade quando as pessoas dizem "fundamentalistas islâmicos", ocorre aí um erro, porque existe, na doutrina islâmica, fundamentos básicos como ordens aos fiéis e que são o mínimo para uma pessoa que siga essa doutrina, deveras são ordenados a matar os outros.

Mas, reitero, isso sequer deveria ser colocado em pauta, pelo menos não nos tempos atuais...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!