Quanto ao tópico vou ilustrar com algo que me aconteceu.
Eu estava andando na mata atlântica em busca de orquídeas (sou orquidófilo).
Essas bichinhas se enfiam em tudo que é lugar, normalmente protegidas por bromélias ou nas alturas das arvores... algumas vezes protegidas das duas formas.
Elas existem em tudo que é canto do planeta, no litoral sul tem bastante delas. Algumas crescem na areia próximo as praias (não a beira mar é claro), outras na borda de penhascos.
Próximo a ilha comprida tem uma cidade chamada iguape, tanto na ilha quanto em iguape o que não falta são orquídeas, devem existir milhares de espécies diferente só naquela região.
A cidade fica próxima a uma pequena montanha, inclusive a estrada que vai de Iguape a Juréia sobe por essa montanha.
Eu descobri uma trilha bem no meio dessa estrada, que após entrar uns 100 metros mata a dentro, da para ficar parado, olhar em volta e com facilidade identificar umas 300 espécies diferentes de orquídea (sem exageros).
Eu estava indo até lá fazer uma coleta, subi uns 200 metros pela estrada e avistei a beira do barranco uma orquídea linda que estava em flor.
Eu ainda não tinha essa, era um Dendrobium lindissimo, muito parecido com o Dendrobium Sulawesiense:
.
Só que a cor e os detalhes eram bem diferentes, era um Dendrobium muito incomum, um que eu nunca tinha visto e que dava pequenas flores em cachos, cada cacho onde normalmente existiria apenas uma flor.
Sabe aquelas árvores que crescem na borda de barrancos, meio que na horizontal?
Era esse o tipo de árvore que ela estava, a queda do barranco seria morte certa, sem chance de sair todo quebrado mas com vida... cair dali, seria como jogar um ovo para cima e vê-lo se espatifar no chão.
Ela estava em um local perigoso e de difícil acesso, além do mais, eu estava sozinho.
Em circunstâncias normais eu jamais teria tentado alcança-la, mas essa não era um orquídea comum.
Eu vi que poderia alcança-la se fosse por um tronco deitado paralelo a árvore onde ela estava.
Fui com todo cuidado morrendo de medo, achei que o tronco aguentaria o meu peso... mas...
O tronco se partiu mas não caiu de vez, ao invés disso eu escorreguei mais pra frente e me segurei em um dos galhos desse mesmo troco que parou de ceder.
Eu não podia me mexer, todas as minhas forças estavam em me segurar no galho que era mais fino e visivelmente começava a ceder, enquanto o resto do troco continuava aguentando firme.
Bem, o que eu pensei nessa hora?
Algo absurdo.
Eu vi que ia cair e que não tinha salvação, então minha mente começou a questionar possibilidades, todas levando em conta a morte certa.
Talvez eu pudesse ter outras vidas.
Talvez Deus pudesse me fazer descer flutuando lentamente.
Quem sabe eu não estaria apenas sonhando?
Eu poderia estar deitado em minha cama a achando que aquilo era real, mas na verdade não passava de um sonho.
Talvez a própria vida fosse apenas um sonho e ao cair, eu simplesmente poderia acordar em outro lugar.
Eu estava morrendo de medo, mas pensando nisso eu realmente levei a sério essa possibilidade.
Alguns segundos após pensar nisso, eu realmente senti uma tranquilidade maior. Eu não fiquei com tanto medo quanto antes, a vida poderia não passar de um sonho, isso era uma possibilidade real.
Logo após sentir esse conforto de imaginar que tudo poderia ser um sonho, eu acordei. Foi quando percebi que por vezes a idéia mais absurda pode acabar se mostrando verdadeira.
PS. Isso é real, aconteceu mesmo.
Normal eu ter um sonho desses, pois eu realmente sou orquidófilo e pego orquídeas onde eu falei.
Já fiz coisas arriscadas assim (o que é uma imbecilidade tremenda), mas felizmente nunca aconteceu nada alem de cair de uma árvore em cima de uma bromélia (que furou minha coxa).
Claro que no sonho eu já me imaginei naquele lugar, eu acrescentei alguns detalhes a estória, como estar indo pra lá.
No sonho em apenas estava naquele lugar (sem saber como) vi a orquídea, tentei apanha-la e o resto que ocorreu no sonho foi como eu contei.
A historia é boba, mas ilustra bem a questão.
Nossa mente nessas horas pensa em qualquer hipótese, isso é involuntário, se é "possível", vamos pensar nisso.
O legal dessa historia é que no fim a hipótese aparentemente absurda (aquilo ser um sonho) era verdadeira.