Autor Tópico: País não pode ter medo de arrecadar mais impostos, diz Lula  (Lida 20824 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: País não pode ter medo de arrecadar mais impostos, diz Lula
« Resposta #50 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:06:36 »
Adriano, fiquei curiosa em saber se você trabalha em alguma empresa, conhece algum empresário pessoalmente ou algo assim, mas estou sem vontade de ler se a resposta for uma justificativa de 13 páginas
Eu cursei economia até o sétimo semestre. Trabalhei durante um ano na presidência da empresa júnior na análise de crédito para o banco do Brasil e consultorias para pequenas empresas (tempinho bom já dei até palestra para pequenos empreários da região  :D). Já visitei grandes empresas em excursões da faculdade além do contado com os colegas de classe que trabalhavam em diversas empresas.

Além dos meus professores de economia, uns com experiência no setor privado, outro que cuida do conselho escritório do conselho regional de economia. Teve um que foi para a Austrália divulgar suas pesquisas totalmente inovadora, que foi realizada com dados disponíveis do IBGE (que são uma infinidade).

E tive a aula de metologia científica.

Só não sei o que tem a ver conhecer um empresário para falar algo. As empresas também necessitam (as profissionais) analisar os dados econômicos para se situarem. Não é preciso ser amigo de um empresário para saber de economia.  :wink:

Vai me dizer que você conhece o Bill Gates ou algum empresário do vale do silício?  :P
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #51 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:12:26 »
Só uma amostra  da confiabilidade dos "Institutos de pesquisas"..

Esse se refere a pesquisas eleitorais:

http://noticias.uol.com.br/inter/reuters/2002/08/07/ult27u24669.jhtm

"Os institutos agem fora de controle e interferem na vida política do país ao definirem quem deve ou não integrar as listas que consultam a preferência do eleitorado", afirmou Simon.

Ele alega ter sido vítima, recentemente, de manipulação promovida por institutos de pesquisa que não incluíram seu nome nas sondagens para a Presidência da República. "Sabemos todos que a divulgação de pesquisas tem grande influência sobre a formação da intenção do voto", disse.

Pelo texto, ficam definidas três situações que tipificam o crime: falsidade das informações prestadas; falsificação do resultado divulgado e discrepâncias superiores à margem de erro entre as pesquisas dos 10 dias anteriores à eleição e o resultado desta.

Segundo Dutra, o risco de fechamento da empresa deve reduzir a possibilidade de os proprietários dos institutos de pesquisa aceitarem dinheiro para fraudar dados, prática que, segundo ele, existe atualmente.""

« Última modificação: 06 de Outubro de 2007, 22:14:39 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #52 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:22:16 »
Só uma amostra  da confiabilidade dos "Institutos de pesquisas"..

Esse se refere a pesquisas eleitorais:

"Os institutos agem fora de controle e interferem na vida política do país ao definirem quem deve ou não integrar as listas que consultam a preferência do eleitorado", afirmou Simon.

Ele alega ter sido vítima, recentemente, de manipulação promovida por institutos de pesquisa que não incluíram seu nome nas sondagens para a Presidência da República. "Sabemos todos que a divulgação de pesquisas tem grande influência sobre a formação da intenção do voto", disse.

Pelo texto, ficam definidas três situações que tipificam o crime: falsidade das informações prestadas; falsificação do resultado divulgado e discrepâncias superiores à margem de erro entre as pesquisas dos 10 dias anteriores à eleição e o resultado desta.

Segundo Dutra, o risco de fechamento da empresa deve reduzir a possibilidade de os proprietários dos institutos de pesquisa aceitarem dinheiro para fraudar dados, prática que, segundo ele, existe atualmente.""

E estamos falando de eleições?  :hein:

A qualidade de pesquisas de opinião são bem mais questionáveis, inclusive pelo método de pesquisa adotado, que pode ter perguntas influenciando o resultado.

Os indicadores macroeconômicos são outra história, são normas internacionais para coletas de dados. Existem institutos e institutos. Eu me refiro aos institutos de pesquisa econômica mais especificamente. A economia é a área melhor fundamentada. Mesmo assim existem divergências entre os dados do IBGE e do SEADE em São Paulo (que é mantido pelo governo estadual e tem uma grande base de dados, só deve perder para o IBGE no Brasil) sobre o desemprego, que são resultados diferentes devido a metodologia diferente. Por isso é importante considerar os métodos, sendo que esses estão disponíveis para consulta, juntamente com os resultados das pesquisas.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Guinevere

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:23:50 »
Adriano, fiquei curiosa em saber se você trabalha em alguma empresa, conhece algum empresário pessoalmente ou algo assim, mas estou sem vontade de ler se a resposta for uma justificativa de 13 páginas
Eu cursei economia até o sétimo semestre. Trabalhei durante um ano na presidência da empresa júnior na análise de crédito para o banco do Brasil e consultorias para pequenas empresas (tempinho bom já dei até palestra para pequenos empreários da região  :D). Já visitei grandes empresas em excursões da faculdade além do contado com os colegas de classe que trabalhavam em diversas empresas.

Além dos meus professores de economia, uns com experiência no setor privado, outro que cuida do conselho escritório do conselho regional de economia. Teve um que foi para a Austrália divulgar suas pesquisas totalmente inovadora, que foi realizada com dados disponíveis do IBGE (que são uma infinidade).

E tive a aula de metologia científica.

Só não sei o que tem a ver conhecer um empresário para falar algo. As empresas também necessitam (as profissionais) analisar os dados econômicos para se situarem. Não é preciso ser amigo de um empresário para saber de economia.  :wink:

Vai me dizer que você conhece o Bill Gates ou algum empresário do vale do silício?  :P
Obrigada pela resposta.

Eu só conheço pessoalmente empresários brasileiros. Aliás, empresários de outros países nada tem a ver com esta discussão de impostos do Brasil.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #54 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:26:47 »
E devia saber a diferença de um partido político com institudos de pesquisas.

EU SEI..mas ao que parece, muita gente não sabe.

O tema aqui é a tributação e o seu efeito na economia. A saúde é outra questão e que não interfere no setor produtivo diretamente. Está desviando o assunto para fazer valer o seu descrédito pelas estatísticas. É um direito seu não confiar, mas para mim fica difícil argumentar com base na experiência pessoal. Se for discutir a saúde vou buscar dados a respeito e não tentar deduzir algo pelo que vi por aí.

A questão é tributação, e se é justificavel aumentar impostos enquanto o Valerioduto desvia tudo.

E quanto a saúde, já que vc cita a credibilidade dos números fornecidos, queria ver se vc concorda que a saúde pública beira a perfeição , já que é exatamente isso que o governo afirma.

Para mim o problema é da justiça que gera a impunidade. Ou pelo sistema político atual que permite acabar tudo em pizza. Mas isso não é premissa para invalidar o setor de pesquisa da sociedade. Acho intessante discutir a respeito desses institutos, tem muita coisa para se saber deles que ajuda a compreender como são produzidos os dados estatísticos.

O Lullalá está no governo há quase 5 anos e tb não fez nada para mudar isso, não é mesmo?E já reparou que  em todos esses escandalos tem gente próxima ao Lulla envolvida?Ministros, filhos, amigos, irmãos,secretários...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #55 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:30:46 »
E estamos falando de eleições? 

A qualidade de pesquisas de opinião são bem mais questionáveis, inclusive pelo método de pesquisa adotado, que pode ter perguntas influenciando o resultado.

Os indicadores macroeconômicos são outra história, são normas internacionais para coletas de dados. Existem institutos e institutos. Eu me refiro aos institutos de pesquisa econômica mais especificamente. A economia é a área melhor fundamentada. Mesmo assim existem divergências entre os dados do IBGE e do SEADE em São Paulo (que é mantido pelo governo estadual e tem uma grande base de dados, só deve perder para o IBGE no Brasil) sobre o desemprego, que são resultados diferentes devido a metodologia diferente. Por isso é importante considerar os métodos, sendo que esses estão disponíveis para consulta, juntamente com os resultados das pesquisas.

Estamos falando da confiabilidade dos institutos de pesquisa, se fraudam  pesquisas eleitorais, por que não podem fraudar números que interessam  a grupos de empresários ou governos?

O que eu falo é o seguinte...

Segundo as "pesquisas" tudo na economia tem melhorado..mas não paro de ver  empresas pedindo falencia.. muitas delas no ramo de alimentos.

Não acha no mínimo estranho que com a economia indo bem, as pessoas deixem de comprar COMIDA?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2007, 22:33:59 por Arcanjo Lúcifer »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:46:10 »
Mais Teorias Conspiratórias. :-(
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #57 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:50:15 »
O tema aqui é a tributação e o seu efeito na economia. A saúde é outra questão e que não interfere no setor produtivo diretamente. Está desviando o assunto para fazer valer o seu descrédito pelas estatísticas. É um direito seu não confiar, mas para mim fica difícil argumentar com base na experiência pessoal. Se for discutir a saúde vou buscar dados a respeito e não tentar deduzir algo pelo que vi por aí.

A questão é tributação, e se é justificavel aumentar impostos enquanto o Valerioduto desvia tudo.
E quem está defendendo aumento dos impostos? Também concordo que a corrupção é um problema grave e que torna caro o imposto na relação custo/benefício. Se fosse empregados todos os recursos e com uma boa administração, a situação seria outra.

E quanto a saúde, já que vc cita a credibilidade dos números fornecidos, queria ver se vc concorda que a saúde pública beira a perfeição , já que é exatamente isso que o governo afirma.
Acompanho em outro fórum um colega que fala da diferença da saúde no Brasil e nos Estados Unidos. O Huxley também postou algo sobre isso aqui. Claro que sempre há muito a melhorar inclusive na saúde. Vi uma reportagem sobre cooperativas intermunicipais de saúde no Paraná e com bons resultados, que estavam sendo copiados por outros estado. Na saúde tem o problema dos estados não investirem os 12% que constam em lei na saúde.

Para mim o problema é da justiça que gera a impunidade. Ou pelo sistema político atual que permite acabar tudo em pizza. Mas isso não é premissa para invalidar o setor de pesquisa da sociedade. Acho intessante discutir a respeito desses institutos, tem muita coisa para se saber deles que ajuda a compreender como são produzidos os dados estatísticos.
O Lullalá está no governo há quase 5 anos e tb não fez nada para mudar isso, não é mesmo?E já reparou que  em todos esses escandalos tem gente próxima ao Lulla envolvida?Ministros, filhos, amigos, irmãos,secretários...
E adianta ficar dizendo que o Lula é burro e que é ladrão? Qual a eficiência disso contra a corrupção?

E estamos falando de eleições? 

Estamos falando da confiabilidade dos institutos de pesquisa, se fraudam  pesquisas eleitorais, por que não podem fraudar números que interessam  a grupos de empresários ou governos?
Não tem nada a ver os institutos de pesquisa de opinião pública, aliás muitas vezes são empresas e não institutos. O IBGE é uma organização já consolidada, é a base de dados dos governos, das empresas e das universidades.

O que eu falo é o seguinte...

Segundo as "pesquisas" tudo na economia tem melhorado..mas não paro de ver  empresas pedindo falencia.. muitas delas no ramo de alimentos.

Não acha no mínimo estranho que com a economia indo bem, as pessoas deixem de comprar COMIDA?
Aqui é um setor específico. Teriamos que avaliar o setor de alimentos, e você já está adiantando dizendo que não estão indo bem. Mas são questões setoriais, pois o PIB é a média. Nos últimos dados do setor produtivo, enquanto mostrou os bens de capital com grande aumento, também informou a queda do setor impresso.

Mas eu fico com algumas questões. Será que o setor de alimentos que está caindo não é só na sua região? Pode ser devido a concorrência de outras empresas de outros locais. Poderia ser até importado. Mas também não é difícil encontrar dados sobre esse setor, e com certeza não estão comprando menos comida.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:52:18 »

Citei a fonte...

Se existe fraude em pesquisa eleitoral, porque é impossivel haver fraude em outras?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #59 Online: 06 de Outubro de 2007, 22:52:31 »
Você vê a "imparcialidade" da análise econômica pessoal? Pega um setor e se toma a conclusão para toda a economia.  |(

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:00:12 »

Citei a fonte...

Se existe fraude em pesquisa eleitoral, porque é impossivel haver fraude em outras?

Não me refiro a pesquisas eleitorais.
Como bem disse o Adriano, isso nada tem a ver com o que está em questão aqui.

Agora dizer que a Indústria de Alimentos vai mal porque você tem visto muitas falirem, cá pra nós, não serve como parâmetro.
Onde você está vendo isso acontecer, quando, etc. etc. etc. ???
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:03:44 »
E quem está defendendo aumento dos impostos?

R: Lullalá

Na saúde tem o problema dos estados não investirem os 12% que constam em lei na saúde.

E tem o probçlema da CPMF não ser usada na saúde...

E adianta ficar dizendo que o Lula é burro e que é ladrão? Qual a eficiência disso contra a corrupção?

O cara é presidente, pela sua lógica tb não adiantaria nada  depor o Collor...

Não tem nada a ver os institutos de pesquisa de opinião pública, aliás muitas vezes são empresas e não institutos. O IBGE é uma organização já consolidada, é a base de dados dos governos, das empresas e das universidades.

Não importa qual seja a instituição..o que importa é quem trabalha nela...

Aqui é um setor específico. Teriamos que avaliar o setor de alimentos, e você já está adiantando dizendo que não estão indo bem. Mas são questões setoriais, pois o PIB é a média. Nos últimos dados do setor produtivo, enquanto mostrou os bens de capital com grande aumento, também informou a queda do setor impresso.

Mas eu fico com algumas questões. Será que o setor de alimentos que está caindo não é só na sua região? Pode ser devido a concorrência de outras empresas de outros locais. Poderia ser até importado. Mas também não é difícil encontrar dados sobre esse setor, e com certeza não estão comprando menos comida.

Minha região é São Paulo, capital...

E desses que falei, uma parte tb trabalhava com importados, então não acredito que seja por concorrencia com produtos de fora.

Se a população deixa de comprar comida, pode acreditar que é por necessidade mesmo

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #62 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:10:13 »

Citei a fonte...

Não me refiro a pesquisas eleitorais.
Como bem disse o Adriano, isso nada tem a ver com o que está em questão aqui.

Agora dizer que a Indústria de Alimentos vai mal porque você tem visto muitas falirem, cá pra nós, não serve como parâmetro.
Onde você está vendo isso acontecer, quando, etc. etc. etc. ???

Onde vejo isso acontecer? Veja bem, Hsette...

Meu pai trabalha com alimentos há quase 40 anos, metade dos clientes dele faliram nos últimos  anos..

Vendiam produtos nacionais, importados..

Agora.. não acha estranho que numa economia em ordem a população deixe de comprar  o básico do dia a dia? Até clientes que vendiam arroz e feijão faliram.

E me diga uma coisa,, já que vc tem números..

Os setores que vc diz estarem indo bem, produzem para o MERCADO INTERNO OU EXTERNO?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #63 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:11:30 »
ABIA DIVULGA RESULTADOS DO SETOR ALIMENTÍCIO 1º SEMESTRE DE 2007
23/08/2007 20:51

Principais indicativos do setor no período
A indústria da alimentação cresceu no 1º semestre de 2007, segundo Pesquisa Conjuntural ABIA, em 8,19% no Faturamento Nominal, o que se reflete em 4,59% nas vendas reais, segundo o deflator FIPE industrializados + semi-elaborados.
Esse faturamento real é significativo, pois situa-se acima da previsão de crescimento do PIB brasileiro no corrente ano estimado para 4,5%.
Revela que a indústria da alimentação está mantendo seu dinamismo de crescimento, o que se comprova pelo indicador de variação acumulada nos últimos 12 meses de 4,74%.
Na produção física, ou seja, em volume, o crescimento acumulado no semestre sobre idêntico período do ano anterior está em 5,82% e na variação acumulada nos últimos 12 meses em 4,63%.
Este crescimento sustenta-se na melhoria do rendimento médio real efetivo das pessoas ocupadas, do aumento do emprego formal na economia, e também nas operações de crédito do sistema financeiro direcionado às pessoas físicas.
As exportações de alimentos industrializados atingiram no 1º semestre de 2007 a cifra de US$ 12,17 bilhões com um crescimento em valor de 31,3% sobre o mesmo período do ano anterior, embora em volume o crescimento tenha sido apenas de 21,4%.
O crescimento das exportações nesse nível em 2007 deve-se principalmente à retomada das exportações de carne após as dificuldades do ano precedente, em função dos embargos sanitários em grande número de países.
A participação dos alimentos industrializados sobre as exportações totais do país passou de 15,27% em valor no 1º semestre de 2006 para 16,62% no 1º semestre de 2007.
Os setores da indústria da alimentação que mais se destacaram no crescimento do faturamento nominal no 1º semestre de 2007, comparado com o mesmo período de 2006, foram:
• Derivados de carne 18,08%
• Chocolate, cacau e balas 17,19%
• Derivados de frutas e vegetais 12,78%
• Laticínios 11,18%
• Óleos e gorduras 9,97%
• Total da Indústria 8,19%
O setor esteve aquecido por fusões e aquisições no 1º semestre, particularmente em carnes e derivados e açúcar e álcool.
A ABIA projeta para a indústria da alimentação no corrente ano um crescimento em volume na produção de 4,5% a 5% e nas vendas reais ao redor de 5%.
A indústria da alimentação pleiteia nas atuais discussões sobre a Reforma Tributária, a redução da tributação nos alimentos ao padrão internacional.
Sobre a ABIA
Fundada em 1964, quando foi declarada Órgão Técnico e Consultivo do Poder Público, a ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação) reúne atualmente cerca de 200 empresas associadas, além de entidades de classe que, juntas, representam aproximadamente 70% da produção física nacional. Considerada referência para os contatos entre o Poder Público e a indústria alimentícia, é freqüentemente consultada para prover o governo com estatísticas, assim como pelos órgãos de Saúde Pública por meio dos serviços do Departamento Técnico. A ABIA empreende dinâmica atuação política junto aos escalões superiores do governo e do poder legislativo, com o intuito de antecipar soluções para os problemas potenciais da indústria de alimentos em prol da defesa do interesse da sociedade. Visite www.abia.org.br.

Fonte: ABIA (Associação Brasileira das Indústrias da Alimentaçao

http://www.institutoipce.com.br/cont=noticias&id=71

O setor de alimentos em geral está indo bem sim. Vale lembra que mesmo a análise setorial é considerada a média, enquanto certas empresas falem outras vão bem, e a média é que conta. E a fonte é a própria associação de alimentos.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:16:18 »
O setor de alimentos tem passado por fortes reestruturações.
Grandes redes estão engolindo os médios e pequenos. Isso tem gerado ondas de falências nesses segmentos, o que não significa retração no setor como um todo.

O emprego industrial verificou em julho elevação de 0,6% no confronto com o mês anterior... O número faz parte da Pesquisa Industrial Mensal de Empregos e Salários divulgada pelo IBGE.

Na comparação com julho do ano passado, houve acréscimo de 2%, conservando uma série de 13 taxas positivas. Nos 12 meses encerrados em julho, o indicador expandiu-se 1,1%. No acumulado do ano, o pessoal ocupado assalariado aumentou 1,5%.

Segundo o IBGE, 11 dos 14 locais avaliados apresentaram crescimento no contingente de trabalhadores, sobressaindo São Paulo (2,9%), com as contribuições positivas partindo de máquinas e equipamentos (8,1%) e meios de transporte (6,3%). Em seguida, apareceram Rio Grande do Sul (2,4%) e Minas Gerais (1,9%).

Em sentido inverso, houve enxugamento de pessoal em Pernambuco (-1,8%), Bahia (-1,1%) e Ceará (-0,8%).

Setorialmente, 11 dos 18 ramos investigados contrataram mais pessoal, principalmente alimentos e bebidas (4,1%), meios de transporte (8,2%) e produtos de metal (8,4%). Em contrapartida, vestuário, madeira e papel e gráfica cortaram vagas.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia/0,,MUL108073-5599,00.html

Veja bem: contratação de pessoal em alta na indústria alimentícia. Ao que me consta, o patronato não contrata ninguém para ficar a toa. 

E mais: os bancos de dados que fornecem números para essa pesquisa são alimentados pelo próprio setor privado. Não cogito a possibilidade de eles participarem de uma mega-fraude nesses indicadores.
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #65 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:19:39 »
O crescimento das exportações nesse nível em 2007 deve-se principalmente à retomada das exportações de carne após as dificuldades do ano precedente, em função dos embargos sanitários em grande número de países.
A participação dos alimentos industrializados sobre as exportações totais do país passou de 15,27% em valor no 1º semestre de 2006 para 16,62% no 1º semestre de 2007.As exportações de alimentos industrializados atingiram no 1º semestre de 2007 a cifra de US$ 12,17 bilhões com um crescimento em valor de 31,3% sobre o mesmo período do ano anterior,

Exportações...

Engraçado.. a produção aumentou..mas quero saber se as vendas ao mercado interno aumentaram....
Caso contrário é a confirmação do que eu disse.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #66 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:21:23 »
Os setores que vc diz estarem indo bem, produzem para o MERCADO INTERNO OU EXTERNO?

http://ibradep.com.br/articulista_mauro43.htm

Noticia sobre empobrecimento da classe média, 2004 e a confirmação  do que eu disse..

Muita gente deixou de comprar comida e se existe aumento de produção é para exportação.

Tradução:  As empresas podem estar indo bem, mas a população  não pode comprar comida na economia que vai de vento em popa...

Suas estatisticas mostram isso?
« Última modificação: 06 de Outubro de 2007, 23:29:25 por Arcanjo Lúcifer »

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #67 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:24:23 »

Que tal se dar ao trabalho de fazer uma busca na Net?
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #68 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:27:54 »
A análise do desempenho da economia brasileira aponta um papel preponderante para o crescimento do consumo interno.
...
As exportações são desestimuladas, mas, ao mesmo tempo, crescem as importações e o consumo interno.

...

A variação da população ocupada vem crescendo desde o final de 2004, atingindo um aumento de 2,7% no acumulado dos últimos doze meses.

O crescimento da demanda por mão-de-obra e as demais condições favoráveis da economia têm propiciado um crescimento do poder de compra dos salários...

...um expressivo crescimento da demanda por bens de consumo, como alimentos e bebidas, vestuário e outros. Esse efeito é ainda mais forte nas regiões mais pobres, principalmente norte e nordeste.

A pujança do mercado interno tem implicado, entre outras transformações, uma reorientação estratégica de empresas industriais e grandes atacadistas, desafiados a atender um mercado novo e crescente, impulsionado pela demanda oriunda das camadas de renda mais baixa.

Antonio Corrêa de Lacerda é professor-doutor do departamento de economia da PUC-SP e autor, entre outros livros, de "Globalização e Investimento Estrangeiro no Brasil" (Saraiva). Foi presidente do Cofecon e da SOBEET.

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1902740-EI7095,00.html

Massa salarial real (verde) por População Ocupada (vermelho). Em porcentagem acumulada nos últimos doze meses, gráfico mostra aumento da massa salarial
« Última modificação: 06 de Outubro de 2007, 23:30:46 por HSette »
"Por quê?"

Chaves

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #69 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:28:33 »
E quem está defendendo aumento dos impostos?

R: Lullalá

Na saúde tem o problema dos estados não investirem os 12% que constam em lei na saúde.

E tem o problema da CPMF não ser usada na saúde...
A CPMF é um grande problema mesmo. Não tem motivo para tanta mobilização para aprova-la.

O cara é presidente, pela sua lógica tb não adiantaria nada  depor o Collor...
Pra mim são casos diferentes. Vejo problemas pontuais na administração do governo. E a corrupção sem provas não pode ser combatida. O problema da corrupção é muito maior. No caso do Collor teve o caso PC Farias com envolvimento direto entre eles.

Não importa qual seja a instituição..o que importa é quem trabalha nela...
E você conhece o IBGE? Já viu denúncias sobre o instituto? Se viu aponte as fontes.

Minha região é São Paulo, capital...

E desses que falei, uma parte tb trabalhava com importados, então não acredito que seja por concorrencia com produtos de fora.

Se a população deixa de comprar comida, pode acreditar que é por necessidade mesmo

A reportagem que encontrei fala sobre o setor de alimentos.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #70 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:33:05 »
Pra mim são casos diferentes. Vejo problemas pontuais na administração do governo. E a corrupção sem provas não pode ser combatida. O problema da corrupção é muito maior. No caso do Collor teve o caso PC Farias com envolvimento direto entre eles.

Precisam pegar o cara assaltando um mercadinho ?É só o que falta na lista.

Que tal se dar ao trabalho de fazer uma busca na Net?

Já fiz...leia acima.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #71 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:34:57 »
E vc viu o meu último post?

Veja o aumento da massa salarial, por exemplo. Um aumento constante, consistente.

E a matéria que vc citou é de 2004. :o
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:39:18 »
Novembro de 2004, falei isso.

Agora, será que a situação mudou tanto em três anos?

Uma noticia mostra o empobrecimento da classe média,outro um aumento salarial...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #73 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:45:14 »
Três anos faz muita diferença, meu caro.
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #74 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:55:28 »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!