Autor Tópico: País não pode ter medo de arrecadar mais impostos, diz Lula  (Lida 20825 vezes)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
Re: País não pode ter medo de arrecadar mais impostos, diz Lula
« Resposta #75 Online: 06 de Outubro de 2007, 23:56:24 »
Como fica a teoria da conspiração agora que temos números  e fontes contraditórias?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #76 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:00:35 »
Não há nada de contraditório.

Saímos dos "alimentos" e vamos à indefectível "classe média".

O texto citado fala de progressão social.

E o próprio texto citado por você afirma:

É verdade que o consumo tem aumentado. As novas contas nacionais do IBGE revelam que o consumo das famílias elevou-se 4,75% em 2005 e 4,34% no ano passado, ou seja, a taxas superiores às do crescimento do PIB nos últimos dois anos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #77 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:03:15 »
Novembro de 2004, falei isso.

Agora, será que a situação mudou tanto em três anos?

Uma noticia mostra o empobrecimento da classe média,outro um aumento salarial...

Classe média é uma parcela da população. E é aquilo que o Lula falou, as grandes empresas nunca lucraram tanto quanto agora. Como o renda média é calculada com base em todos os setores, o maior crescimento é da classe alta.

Mas tem um outro tópico mais atualizado com uma reportagem da revista economist mostrando o aumento da classe média.

Achei: ../forum/topic=12617.0.html#msg232562
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #78 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:06:14 »
Qual a relação entre estatisticas, empobrecimento da classe média, alimentos?

1-As estatisticas apontam melhora em tudo..

2-Exportações de alimentos aumentam..

3- Noticia confirmando o empobrecimento da classe média...

Tudo vai bem, mas  a pobreza aumenta?

Interessante...

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #79 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:09:28 »

Tudo vai bem, mas  a pobreza aumenta?

Onde isso? Você está confundindo as coisas.
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #80 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:10:15 »
Classe média é uma parcela da população. E é aquilo que o Lula falou, as grandes empresas nunca lucraram tanto quanto agora. Como o renda média é calculada com base em todos os setores, o maior crescimento é da classe alta.

Então aquela do "Eu governo para os pobres" é mais uma mentira do ilustre..

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:13:18 »

Tudo vai bem, mas  a pobreza aumenta?

Onde isso? Você está confundindo as coisas.

Eu confundindo?

Vcs  não postaram um monte de números mostrando aumento da massa salarial?

Eu postei  noticias  comprovando que a classe média perdeu poder aquisitivo.

Vcs não postaram números mostrando que a economia melhorou em vários setores? Só acho estranho que uma parcela da população esteja  descendo no meio da fartura..

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #82 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:15:27 »
Qual a relação entre estatisticas, empobrecimento da classe média, alimentos?

1-As estatisticas apontam melhora em tudo..

2-Exportações de alimentos aumentam..

3- Noticia confirmando o empobrecimento da classe média...

Tudo vai bem, mas  a pobreza aumenta?

Interessante...
Querem nivelar as coisas por baixo.... no Brasil se diz que a miséria diminuiu... mas eles consideram miseráveis quem ganha menos que 100,00 reais por mês, e a solução do governo foi dar esse dinheiro a essas pessoas, mas na realidade, essas pessoas não saíram da miséria: elas tem água encanada, esgoto, luz, emprego, uma casa decente e uma boa escola? não... mas como dizem que miséria é ter menos que 100,00 reais...mas na vida das pessoas...desses miseráveis... esses números não dizem nada... eles ganham esse dinheiro, tem que comprar comida para um monte de filhos, no mundo real 100,00 reais mal dá pra uma pessoa comer durante o mês, imagine uma família com 5 filhos? grande saída da miséria... eles continuam em condições precárias, sujeito a doenças, e etc.... mas as pesquisas dizem que sairam da miséria... que bom seria se as coisas fossem tão simples... ::)
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #83 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:16:00 »

Então aquela do "Eu governo para os pobres" é mais uma mentira do ilustre..

Relatório aponta redução de pobreza e desigualdade no país

Juliana Andrade
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Faltando sete anos para o prazo dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), o Brasil apresenta avanços em temas como pobreza e desigualdade. A conclusão está na terceira edição do relatório de acompanhamento, elaborado pela Presidência da República e pela Organização das Nações Unidas (ONU) e divulgado hoje (29).

... a taxa de pobreza extrema caiu de 28% para 16% da população e a de pobreza, de 52% para 38%.

...

Outra constatação é a queda na desnutrição em crianças menores de um ano, de 10,1% em 1999 para 2,4% em 2006. No entanto, o documento aponta que a fome e a desnutrição constituem “um desafio ainda a ser vencido”, resultante, sobretudo, da “falta de acesso aos alimentos, decorrente do baixo poder aquisitivo de milhões de brasileiros”.
...

http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2007/08/29/materia.2007-08-29.7514974886/view

Esqueça o Lula. Esqueça o governo.
Independentemente dessas figuras institucionais, o que importa é a realidade dos fatos, e eles são evidentes.
"Por quê?"

Chaves

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #84 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:21:33 »
... a taxa de pobreza extrema caiu de 28% para 16% da população e a de pobreza, de 52% para 38%.

Não é a parcela que recebe os R$100,00 do Lulla?

Se for , na verdade não sairam já que recebem essa ajuda e não tem condições de conseguir esse valor.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #85 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:26:22 »
"O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia (PPP)e pobreza moderada como viver com entre 1 e 2 dólares por dia."
Nossa, 60 reais por mês então. Mas como disse, são apenas números.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #86 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:29:06 »
"O Banco Mundial define a pobreza extrema como viver com menos de 1 dólar por dia (PPP)e pobreza moderada como viver com entre 1 e 2 dólares por dia."

É exatamente o que tenho explicados aos colegas  aqui do forum...

Números...

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #87 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:32:26 »
Uma boa noite a todos vcs..o Arcanjo Lúcifer vai dormir.. :lazy:

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #88 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:33:04 »

É exatamente o que tenho explicados aos colegas  aqui do forum...

Números...

Isso, imagine, se pobreza extrema é 60,00 reais por mês, pobreza é quanto? supondo que seja 100 reais, se o governo distribuir 20,00 reais pra todo mundo quantas pessoas não sairiam da linha da pobreza? devem existir muitas pessoas que ganha apenas 80,00 ou 90,00 reais por mês...mas é como eu disse, não resolve o problema, eles continuam sem uma boa casa, uma boa educação, e saneamento básico, continuam pobres, são somente pobres com 20,00 reais a mais.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #89 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:33:58 »
Li as reportagens e a conclusão não muda do que eu já tinha postado no início do tópico:

Mas então o motivo é uma prioridade ao empresários de grande porte. Lula vai fazer uma reunião com as 100 maiores empresas do país para discutir a questão tributária. Esses são os que tem o poder econômico e acabam se beneficiando da influência com o governo.

Ouve uma grande lucratividade no setor industrial. E nesse mês foi divulgado um grande aumento nos bens de capital, isso no setor produtivo. Esse é o melhor indicativo de crescimento econômico.

O problema das pequenas empresas é não ter o mesmo poder político que as grandes. É um setor que sempre penou e nunca foi valorizado pelo governo. Isso não é de hoje, é muito antigo.  

Como todos sabem as pequenos empresários são compostas pela classe média. E a conclusão das suas reportagens que o Arcanjo postou (além de citar que mesmo os opositores estão concordando com os programas sociais  :hihi:):

Quando até mesmo alguns opositores da política econômica reconhecem que os programas sociais destinados a amenizar a situação dos mais pobres tenham sua importância, a classe média reivindica para si outras iniciativas ligadas a corrigir distorções atuais, que impedem a retomada mais abrangente e efetiva do desenvolvimento nacional. Enfatizam, sobretudo, a necessidade de recuperação da qualidade de vida e do poder de consumo, ambos sensivelmente deteriorados, nas últimas décadas, no contexto da faixa intermediária.

Como majoritária na população nacional, a classe média precisa conscientizar-se, em termos precisos, de seu peso demográfico no jogo político. Deve utilizar, inclusive, os porta-vozes dos quais dispõe junto a relevantes entidades da sociedade, para registrar sua insatisfação quanto ao injustificável segundo plano a que foi relegada em meio às reivindicações fundamentais da realidade do País.

Fonte: a segunda reportagem que o Arcanjo postou - ../forum/topic=13339.50.html#msg244616

Já a reportagem da revista economist utiliza um conceito mais abrangente de classe média e considera o aumento de uma parcela maior. Mas acredito que talvez tenha um erro de tradução.

A "Economist" frisa que enquanto é possível medir a pobreza, o termo "classe média" já é mais subjetivo, e esclarece que a reportagem está se referindo àquelas pessoas que poderiam ser descritas como de classe média baixa. Muitas têm pequenos negócios ou trabalham no mercado de serviços.

Segundo a reportagem, entre 2000 e 2005, o número de famílias com renda anual entre R$ 12 mil e R$ 45 mil cresceu em 50% no Brasil, enquanto o grupo ganhando menos de R$ 6 mil anuais diminuiu dramaticamente.

Em inglês:
While poverty is measurable, the word “middle-class” is subjective. The kind of people who call themselves middle-class in Latin America tend to be at the top of the scale: prosperous professionals with several servants, children at private schools and holidays in Europe or Miami. From the 1940s to the 1970s, state-led industrialisation and the growth of public employment saw the rise in some Latin American countries of a middle class of managers, bureaucrats and a labour aristocracy of skilled workers. But the policies that pushed them up proved unsustainable; they were abandoned after the 1982 debt crisis, which triggered a decade of mediocre growth and high inflation (see chart 1). Since then, partly because protected industries were subjected to privatisation and import competition, this group has struggled. Marcio Pochmann, an economist at the University of Campinas, reckons that in Brazil 7m people dropped out of the middle class after 1980 (although 3m moved into the upper class).
E eles tomam por base o mesmo estudo da Unicamp  :lol:
Mas é do Marcio Pochmann.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #90 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:38:10 »

Não é a parcela que recebe os R$100,00 do Lulla?

Se for , na verdade não sairam já que recebem essa ajuda e não tem condições de conseguir esse valor.
Ou se considera que saíram da miséria e foram para a pobreza.

Números para quem observa de longe. O impacto nas famílias miseráveis(sem renda alguma) em ter uma renda mensal dessa é bem significativo. E possibilita que as crianças estudem para garantir essa renda, caso contrário poderiam ficar apenas na rua a mercê da marginalidade e no trabalho infantil e sem acesso ao estudo.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #91 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:49:01 »
Números para quem observa de longe. O impacto nas famílias miseráveis(sem renda alguma) em ter uma renda mensal dessa é bem significativo. E possibilita que as crianças estudem para garantir essa renda, caso contrário poderiam ficar apenas na rua a mercê da marginalidade e no trabalho infantil e sem acesso ao estudo.

Não tem impacto nenhum, continuam pobres, morando em uma casa sem água encanada, luz elétrica e nem esgoto, frequentando escolas sem janelas e luz elétrica, tendo que andar quilometros, só não vão morrer por inanição, porque alguma comida vão poder comprar, mas continuam miseráveis, em condições miseráveis. São só números...
ou você acha que com 61 reais dá pra sair dessa situação?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #92 Online: 07 de Outubro de 2007, 00:59:54 »

Não tem impacto nenhum, continuam pobres, morando em uma casa sem água encanada, luz elétrica e nem esgoto, frequentando escolas sem janelas e luz elétrica, tendo que andar quilometros, só não vão morrer por inanição, porque alguma comida vão poder comprar, mas continuam miseráveis, em condições miseráveis. São só números...
ou você acha que com 61 reais dá pra sair dessa situação?

E você acha que tem que cortar essa miséria que eles recebem? Acha que o mercado de trabalho vai absorve-los? Pensa que elas estariam estudando se não fosse o programa?

E tem impacto sim, são 61 reais mensais, 732 anuais, que fosse só evitar morrer de fome por inanição já seria um grande feito, e nesse caso cortar esse dinheiro seria como um genocídio.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #93 Online: 07 de Outubro de 2007, 01:10:53 »
E você acha que tem que cortar essa miséria que eles recebem? Acha que o mercado de trabalho vai absorve-los? Pensa que elas estariam estudando se não fosse o programa?

E tem impacto sim, são 61 reais mensais, 732 anuais, que fosse só evitar morrer de fome por inanição já seria um grande feito, e nesse caso cortar esse dinheiro seria como um genocídio.
O mercado não vai absorver do mesmo jeito, pelo menos não no Brasil, onde abrir empresas é uma enorme burocracia, e os impostos são altos. Você acha que frequentando aquelas escolas precárias eles vão conseguir sair da linha da pobreza (real pobreza, não pobreza demagógica)? impedir fome por inanição pode parecer o suficiente pra você, mas você sabe, onde não tem saneamento básico, existem muitas doenças, as crianças pegam vermes...e você sabe né.. o que significa ter vermes? vou explicar, os vermes se alimentam da comida que é ingerida, ou seja, a criança não é alimentada, os vermes dentro dela consomem os nutrientes antes, pra você pode não significar nada, mas pra mim, crianças com vermes, mesmo ganhando 61 reais por mês continuam miseráveis e não queira aumentar o número somando a quantia em um ano, as pessoas comem todos os dias, e precisa de muito mais que 732 reais anuais para alguém sair da linha da miséria.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #94 Online: 07 de Outubro de 2007, 01:55:58 »

O mercado não vai absorver do mesmo jeito, pelo menos não no Brasil, onde abrir empresas é uma enorme burocracia, e os impostos são altos. Você acha que frequentando aquelas escolas precárias eles vão conseguir sair da linha da pobreza (real pobreza, não pobreza demagógica)? impedir fome por inanição pode parecer o suficiente pra você, mas você sabe, onde não tem saneamento básico, existem muitas doenças, as crianças pegam vermes...e você sabe né.. o que significa ter vermes? vou explicar, os vermes se alimentam da comida que é ingerida, ou seja, a criança não é alimentada, os vermes dentro dela consomem os nutrientes antes, pra você pode não significar nada, mas pra mim, crianças com vermes, mesmo ganhando 61 reais por mês continuam miseráveis e não queira aumentar o número somando a quantia em um ano, as pessoas comem todos os dias, e precisa de muito mais que 732 reais anuais para alguém sair da linha da miséria.
Você tem dados que comprovam que todas as escolas estão em situações precárias? E sobre a saneamento básico é outra investimento necessário, o que de maneira alguma significa que o programa é ineficiente.

Dizer que por existir a necessidade de investimentos no saneamento básico os programas sociais são ineficientes é uma falácia. Que seja feito investimento também no saneamento, conforme a necessidade contatada na mesma do IBGE, o Pnad.

E sobre a linha da miséria, a pesquisa da FGV que analisa com mais profundidade a diminuição da miséria mostra um valor diferente da linha da miséria no país, com base no coeficiente de gini e mais uma metodologia vinda de um trabalho de um ganhador do nóbel de economia. Opinião pessoal sobre o que é miséria e pobreza não é útil para discussões objetivas. É necessário uma padronização, a mesma utilizada na área de economia e de jornalismo econômico que são divulgadas na mídia.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #95 Online: 07 de Outubro de 2007, 02:24:22 »
Você tem dados que comprovam que todas as escolas estão em situações precárias? E sobre a saneamento básico é outra investimento necessário, o que de maneira alguma significa que o programa é ineficiente.

Dizer que por existir a necessidade de investimentos no saneamento básico os programas sociais são ineficientes é uma falácia. Que seja feito investimento também no saneamento, conforme a necessidade contatada na mesma do IBGE, o Pnad.

E sobre a linha da miséria, a pesquisa da FGV que analisa com mais profundidade a diminuição da miséria mostra um valor diferente da linha da miséria no país, com base no coeficiente de gini e mais uma metodologia vinda de um trabalho de um ganhador do nóbel de economia. Opinião pessoal sobre o que é miséria e pobreza não é útil para discussões objetivas. É necessário uma padronização, a mesma utilizada na área de economia e de jornalismo econômico que são divulgadas na mídia.
Não é uma falácia, falta de saneamento básico é tão nocivo quanto passar fome.... cólera, malária, vermes, dengue, e etc podem levar a morte, e caracterizam alguém em condições de miséria. Essas pesquisas são muito demagógicas, não servem para a realidade, servem só pra blablabla, ter 60 reais não tira ninguém da miséria, só faz a pessoa ser um miserável com 60 reais. O miserável não vai deixar de ser miserável só porque pesquisas dizem que ele não é miserável. Um miserável é alguém que vive em condições precárias, sem água potável, sem esgoto, em uma casa precária (ou nenhuma casa), e não se alimenta direito....com 60 reais por mês, (ou 732 anuais como você disse ::) ) faz alguém ter uma vida digna? se a resposta é não...você sabe a utilidade dessas " pesquisas" ....
E por último, eu não disse que todas as escolas são ruins, mas em regiões miseráveis elas são precárias.
A pobreza pode ser entendida em vários sentidos, principalmente:

Carência material; tipicamente envolvendo as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais.
Falta de recursos económicos; nomeadamente a carência de rendimento ou riqueza (não necessáriamente apenas em termos monetários). As medições do nível económico são baseadas em níveis de suficiência de recursos ou em "rendimento relativo". A União Europeia, nomeadamente, identifica a pobreza em termos de "distância económica" relativamentea 60% do rendimento mediano da sociedade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pobreza

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #96 Online: 07 de Outubro de 2007, 02:30:09 »

Não é uma falácia, falta de saneamento básico é tão nocivo quanto passar fome.... cólera, malária, vermes, dengue, e etc podem levar a morte, e caracterizam alguém em condições de miséria. Essas pesquisas são muito demagógicas, não servem para a realidade, servem só pra blablabla, ter 60 reais não tira ninguém da miséria, só faz a pessoa ser um miserável com 60 reais. O miserável não vai deixar de ser miserável só porque pesquisas dizem que ele não é miserável. Um miserável é alguém que vive em condições precárias, sem água potável, sem esgoto, em uma casa precária (ou nenhuma casa), e não se alimenta direito....com 60 reais por mês, (ou 732 anuais como você disse ::) ) faz alguém ter uma vida digna? se a resposta é não...você sabe a utilidade dessas " pesquisas" ....
E por último, eu não disse que todas as escolas são ruins, mas em regiões miseráveis elas são precárias.

Carência material; tipicamente envolvendo as necessidades da vida cotidiana como alimentação, vestuário, alojamento e cuidados de saúde. Pobreza neste sentido pode ser entendida como a carência de bens e serviços essenciais.
Falta de recursos económicos; nomeadamente a carência de rendimento ou riqueza (não necessáriamente apenas em termos monetários). As medições do nível económico são baseadas em níveis de suficiência de recursos ou em "rendimento relativo". A União Europeia, nomeadamente, identifica a pobreza em termos de "distância económica" relativamentea 60% do rendimento mediano da sociedade.
Mas focando um pouco no tópico, antes de continuar, você acha que o problema dos impostos no país são os programas sociais?

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #97 Online: 07 de Outubro de 2007, 02:33:11 »
Mas focando um pouco no tópico, antes de continuar, você acha que o problema dos impostos no país são os programas sociais?
Não, eu acho que o problema da miséria no país é por causa excesso de impostos e corrupção no governo.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #98 Online: 07 de Outubro de 2007, 02:40:07 »

Fiz o cálculo dos 732 reais com o valor que você passou, 61 reais, mas não são esses o da pesquisa. A abordagem da pesquisa é no aspecto econômico. Se há problemas no saneamento básico isso não tira o mérito do resultado econômico e sim demonstra mais uma necessidade para melhoria das condições de vida da população de baixa renda. Não é retirando a transferência de renda que se resolve o saneamento básico. Por isso que disse que é uma falácia.

E você está criticando as pesquisas e usando um dado da ONU, que é a renda mínima de 1 dolar diário. Na análise da FGV que foi divulgado na imprensa é outra medotologia. Valores baixos de renda são obtidos através de calculos estatísticos, como o coeficiente de gini para medir a desigualdade social. Para se ver como é terrível a distribuição de renda no mundo e mesmo no país.

[/quote]
O que não tem nada a ver com os programas sociais e sua validade, nem com a questão dos impostos. São todos necessidades sociais.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #99 Online: 07 de Outubro de 2007, 02:40:12 »
Eu fico impressionado em existir pessoas que defendam nossa carga tributária. Pra mim é quase inacreditável. Eu devo estar fazendo pós-graduação em direito tributário e ser um alienado mental para não "ver" tanta coisa "boa".

É simplesmente impressionante. A gente paga em média de 35 a 40% do valor dos produtos só em impostos,. Varia, alguns ultrapassa 200% outros é 5%, mas a média é escandalosamente alta. Nosso trabalho é tributado de forma vil. Não somos tão competitivos lá fora, mesmo tendo matéria-prima abundante por conta da alta carga tributária: o funcionário é caro, a produção é pesadamente tributada e ainda tem que transportar o produto por 4 mil km de estradas ruins em caminhões (quando boas são pedagiadas, o que encarece o preço do produto) para chegar no porto e ficar lá um mês por que a logistica é insuficiente.

Nego fica doente e está morto. O SUS tem uma tabela ridícula de preços que não cobrem nem 30% dos gastos. Não bastasse isso, o repasse é feito em atraso. Assim, nego chega no hospital e fica no corredor, no banheiro ou qualquer lugar para ser atendido. Por certo fica esperando que seus anti-corpos resolvam a parada por que senão ele morre alí mesmo. Mesmo quem tem dinheiro para pagar é simplesmente estorquido pelo hospital que não te atende sem antes você pagar ou garantir o tratamento. Como o SUS não garante nada, os hospitais se comportam como corvos cujos pacientes são a carniça.

Na escola também. Muitas não tem nem salas suficientes, nem carteiras, nem livros (tem aqueles ideológicos, quando tem). O professor não ganha muito bem e ninguém tá nem aí para educação. Escolas não tem laboratório, não tem computadores, não tem ninguém.

Você também não está seguro. A polícia quando não corrupta não tem estrutura. A bandidagem é alta por conta da grave crise social que o país passa por décadas já. Uma margem gigantesca da população vive em favelas.

O Estado possui milhares de tributos, como a CPMF cujo dinheiro deveria ir para a saúde. Mas ele não vai, apenas uma parcela dele, o resto vai para despesas desvinculadas. A nova proposta do governo é que a CPMF seja totalmente desvinculada. Ou seja, vai servir até para pagar o café da manhã do presidente.

O governo edita o chamado Supersimples e alardeia na TV que a vida do empresário estará melhor, que os impostos irão cair e a burocracia diminuir. Mentira! O cidadão trabalhador vê aquilo na TV e pensa que é verdade. É pura mentira e engodo. Quase toda e qualquer atividade foi duramente tributada pela nova lei, as alíquotas progressivas são altas para quase todas as empresas. A redução atinge somente as mega hiper pequenas empresas que faturem até uns R$ 60.000,00 anuais, o que é ridículo. Se for para faturar isso (lembrando que é o faturamento, não o lucro embolsado), é melhor ser informal, por que não vai dar nem pro alvará.

A Constituição te garante lazer, saúde, salário digno e justo, educação, proteção a família, moradia etc etc, típico de um Estado Social. Mas isso é verdade? Não, mais uma vez é mentira. Aquilo está lá para fazer de conta, como tudo neste país. Um Estado Social deve tributar todos seus súditos pesadamente, afinal, como garantir todos estes direitos garantidos? E nosso Estado é assim, tributa você pesadamente. Mas cadê a educação, a saúde, a moradia?? Quem tem pagou do próprio bolso em alguma instituição privada. Onde está o Estado nesta hora? Ele simplesmente não está, parece um Estado Liberal, pequeno...ele fica lá em Brasília só regulamentando, leis pra cá, leis pra lá, afinal é um Estado pequeno, pouco presente, deveria cobrar pouco, mas não cobra. Por isso o tributo é alto, faz de conta que somos um Estado Social e garantidor dos seus direitos.

O artigo 5º da Constituição que disciplina seus direitos individuais não passa de uma mentira. É pra fazer de conta. Eles não tem efetividade alguma.

Ao contrário do que está na Constituição, não somos uma sociedade justa, fraterna, nem pluralista. Os homens aqui também não são iguais, afinal, os negros precisam de cotas para poderem ingressar na universidade, para poderem competir com os brancos. Só faz de conta que somos todos iguais. Aquela parte que diz que o tratamento diferenciado entre os cidadãos é vedado, é também para fazer de conta.

Daí vem os caras e me dizem que o empresário pediu para o tributo aumentar por questões “setoriais”, como no caso da Cofins... Como isso “ajudou” as empresas... Vem me dizer que as grandes empresas lucram cada vez mais (será por que é impossível concorrer contra elas se as pequenas empresas são sempre esmagadas pelo poder público e não tem favores estatais?). Alguém aqui sabe me dizer por que o presidente recebe o presidente do Grupo Votorantim e não o dono da Padaria São Cristóvão?

Quando a gente morre, nossos herdeiros têm que dar ao governo 4% do patrimônio do falecido ao governo, em razão do ITCMD. Só em custas cartoriais também lá vai mais uma pancada. Um imóvel que custe R$ 30.000,00,ou seja, um imóvel ridículo, vai ter de pagar R$ 512,00 reais para fazer a escritura. Mais 1,3% de ITBI e 0,2% de Funrejus. No cartório de imóveis, vai mais R$ 1.000,00 para transferir. 6% do valor do imóvel só em burocracia (isso numa cidade ridícula do interior do Paraná, vai ver em São Paulo). Se for por causa mortirs, daí dá muito mais, por que tem mais 4% só para “transferir”.

Quando a gente vai na Prefeitura, cobram taxa para protocolo que varia de preço conforme o pedido, mas nunca é de graça, taxa para certidão negativa (para dizer que você não deve nada), taxa disso e taxa daquilo. Existe também a chamada contribuição de melhoria, ou seja, se você morava em uma rua com estrada de chão, quando passar o asfalto, você vai ter que ajudar a pagar. Vão mandar-te um carnê e você vai pagar em decorrência do asfalto. Não tem grana por que você mora numa favela ridícula? Foda-se, vão te inscrever em dívida ativa e vão te executar, penhorar seus poucos bens. 

A Previdência ta quebrada né? Mesmo com as milhares de Contribuições Sociais que as empresas pagam e que as pessoas recolhem para o INSS. É que o sistema pe insustentável né? Já tentou ir la no site do planalto, na parte da legislação, onde sai pelo menos uma vez por mês, uma lei que autoriza abrir o orçamento da previdência em alguns milhões, até bilhões de reais, para usar em gastos “extras”??

Você já viu o tamanho da conta do cartão de crédito sem limites que a presidência tem? É mais que 10 milhões de reais...
Não vamos esquecer do FUST, a contribuição para empresas de telecomunicações. Quem estuda direito tributário sabe que uma contribuição é uma modalidade de tributo no qual toda a arrecadação tem de estar vinculada a algo, como supostamente a CPMF deveria estar vinculada ao gasto com saúde. Pois bem, desde 2000, quando foi criado o FUST, todo o dinheiro arrecadado está no cofre, nunca foi gastado, acho que são 5 bilhões guardados. Agora, como justificam criar a contribuição social se o dinheiro não é utilizável?? Se não é necessário, é ilegal cobrar a contribuição. Mas ela tem uma utilidade sim. Sabe o superávit fiscal que o governo gosta de alardear todos os meses? Pois é, o FUST entra na conta como saldo positivo. Este tributo é tipo um fundão propaganda mentirosa. Nem vou contar por que o superávit é tão alto né? Não acreditem que a grana de todas as outras bilhares de contribuições sociais não são gastas (quando tem o DEVER LEGAL de serem) ficam nos cofres do governo.

Eis umas notícias da realidade brasileira:

23/05/2007
Brasileiro trabalha 146 dias do ano para pagar impostos 
O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) divulgou nesta quarta-feira (23) um estudo sobre a carga brasileira de impostos, que neste ano vai ultrapassar a marca de 40%. Segundo o levantamento, em um ano de trabalho de um cidadão brasileiro, o valor recebido entre 1º de janeiro e 26 de maio, ou em 146 dias, será destinado totalmente ao pagamento de impostos, taxas e contribuições. As informações são do G1.

De acordo com o Instituto, o contribuinte brasileiro comprometeu 36,98% de sua renda com impostos em 2003 – o cálculo leva em conta tributos sobre rendimentos, consumo e patrimônio. Desde então, o percentual "gasto" em impostos só fez aumentar: foi de 37,81% em 2004, de 38,35% em 2005, de 39,72% em 2006 e será de 40,01% neste ano.

Com isso, o Brasil se aproxima da carga tributária cobrada por países de primeiro mundo, como Suécia (onde o trabalhador precisa trabalhar 185 dias para pagar imposto) e França (149 dias), conhecidos por oferecer serviços públicos de qualidade a seus cidadãos. Em termos de dias trabalhados para pagar imposto, o Brasil está bem à frente dos Estados Unidos (102 dias), Argentina (97 dias), Chile (92 dias) e México (91 dias).

O instituto também mostrou que o grande crescimento da carga tributária ocorreu nos últimos dez ano. Em 1997, o brasileiro precisava trabalhar 100 dias do ano para pagar impostos, valor que subiu 46% desde então.
Redação Bonde
Londrina
Fonte: http://www.bonde.com.br/bondenews/bondenewsd.php?id=615&dt=20070523

19/12/2006 - 12h03
Deputado no Brasil ganha mais do que na União Européia

SÃO PAULO - O reajuste salarial que os congressistas brasileiros se concederam os coloca entre os mais bem pagos do mundo. Um levantamento feito pelo Valor em nove países, incluindo desenvolvidos e em desenvolvimento, mostra que os deputados brasileiros teriam salário apenas inferior aos dos colegas japoneses e italianos. E bem superior aos dos latino-americanos.

O Valor coletou dados tanto de salário bruto como de benefícios. Apesar de ser difícil comparar os diferentes benefícios, é evidente que a verba dos brasileiros é uma das maiores.

Como em alguns países o Parlamento é unicameral, foram comparados apenas os salários dos deputados. Mesmo essa comparação não é simples. Alguns países, como o Chile, pagam um fixo e um jeton por sessão a que o deputado comparece, o que torna o vencimento variável. Já a França, que tem o menor salário nominal dos pesquisados na Europa, permite que seus congressistas acumulem cargos nas suas cidades (o que costuma acontecer), mantendo parte ou todo o salário.

Entre os países pesquisados, o Brasil é o único que vem pagando sistematicamente 15 salários aos congressistas, devido às duas convocações extraordinários do Congresso por ano que viraram praxe. Chile, México e Argentina pagam 13, como seria o normal no Brasil. Os europeus pagam 12. No Reino Unido, nos Estados Unidos e no Japão, o valor do salário é anual.

Para permitir a comparação, foi feita uma média mensal do salário bruto dos deputados, sem contar benefícios. Os valores na moedas locais foram convertidos diretamente para reais, a não no caso de países latino-americano, nos quais a conversão foi feita via dólar.

Os deputados mais bem pagos são os do Japão, com o equivalente a R$ 33.703 por mês. O país tem o mais alto custo de vida do mundo. Em seguida, estão os italianos, com o equivalente a R$ 31.466. Mas a cesta de benefício dos deputados italianos (incluindo verba de gabinete e excluindo transporte) é apenas um pouco maior que o salário bruto. No Brasil, os benefícios somam três vezes e meia o salário.

Os deputados brasileiros são os terceiros mais bem pagos no levantamento, com R$ 30.625, se forem incluídos os salários das convocações extraordinárias. Os brasileiros ficam à frente até dos poderosos deputados americanos, que ganham em média R$ 29.540 por mês (mas têm a cesta de benefícios mais cara, com média de US$ 1,25 milhão por deputado por ano).

Em seguida vêm Reino Unido (R$ 21.026), Alemanha (R$ 19.710) e França (19.397). Os deputados nesses países recebem salários de classe média alta, em relação ao custo de vida local. Mas é comum que o complementem com jetons recebidos pela participação em comissões nacionais ou européias.

Os deputados dos países da América Latina ganham em geral bem menos. Na Argentina, o salário é de apenas 4.800 pesos (cerca de R$ 3.800), com mais 1.200 pesos de verba de representação.

O Congresso mexicano paga a seus 500 componentes salário bruto de R$ 19.300. Os mexicanos são também são prolíficos na criação de benefícios, como a ajuda vestuário e empréstimos subsidiados.

No Chile, o salário médio é de cerca de R$ 10.200, mas o valor final depende do comparecimento.

Devido à dificuldade de comparação, ainda mais se incluídos os benefícios, esses valores são principalmente uma referência. Mas dizem muito sobre a preocupação dos países com o impacto político. A Alemanha decidiu nos anos 70 corrigir os salários abaixo da inflação. A Itália, cujo governo vem cortando gastos, reduziu 10% os salários este ano. No Brasil, o aumento foi de 91%, bem acima da inflação.

(Humberto Saccomandi e Rodrigo Uchoa | Valor Econômico)

Para São Paulo. Fonte: http://www.dcomercio.com.br/feiraoimposto/tabela.htm

18/03/2004 - 18h41
Brasil tem a segunda maior carga tributária sobre salários do mundo
Publicidade

FABIANA FUTEMA
da Folha Online

O brasileiro tem a segunda maior carga tributária sobre salários do mundo. A carga tributária sobre salários --incluindo a parte dos trabalhadores e das empresas-- do Brasil foi de 42,15% em 2003. Com esta carga, o Brasil perdeu apenas para a Dinamarca, onde a carga tributária é de 43,1%.

Os países vizinhos ao Brasil possuem uma carga tributária muito menor que a nossa. Esse é o caso do Uruguai e da Argentina, onde a mordida fiscal sobre salários é 28,4% e 25,7%, respectivamente.

As menores cargas tributárias foram registradas an Coréia do Sul (8,7%), México (9,1%) e Japão (16,2%).

Segundo o IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário), o cenário fica ainda pior se levar em consideração a conjuntura econômica do país: juros elevados, economia em retração, massa salarial em queda e desemprego em alta.

"Temos um governo que prometeu não aumentar a carga tributária. No entanto, não só houve aumento de carga, como outros indicadores foram piorados", disse o presidente do IBPT, Gilberto Luiz do Amaral.

Segundo ele, da carga de 42,15%, incide sobre o salário dos trabalhadores uma mordida fiscal de 19,89%. Em 2002, a carga tributária do salário do empregado era de 18,76%.

Simulação feita pelo IBPT mostra que um trabalhador que tinha uma renda líquida de R$ 1.000 em 2002 passou a receber uma remuneração de R$ 920 em 2003. A diferença foi usada para o pagamento de impostos e não-reposição do poder de compra.

Agora eu sei que vai vir forista aqui como o Adriano, vai responder isso aqui em 500 laudas de textos massantes e redundantes e não chegaremos a lugar algum. Mas deixa, faz de conta que nossa carga tributária é justa, que nossa Constituição é reflexo da realidade, que nossos serviços públicos são de qualidade, retorno de nossos altos tributos pagos. Page-se bem, é bem servido. Faz de conta que isso aqui é um Estado Social e faz de conta que nós não somos todos uns otários que tem o país que merecem, afinal, como podem ver, não falta gente para defender a Terra do Faz de Conta.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!