Autor Tópico: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!  (Lida 59045 vezes)

Suyndara

• Visitante
Re: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!
« Resposta #600 Online: 07 de Novembro de 2007, 13:24:59 »
Então chegamos ao ponto que o conceito de o que é superior é subjetivo. Se todo o conceito de superior é subjetivo,  como entende-lo, como trata-lo, como agrada-lo, como alcança-lo varia de pessoa para pessoa.
E como é um conceito subjetivo, os argumentos se resumem a "o que eu acho X o que você acha" não teríamos como ter uma base para considerar uma melhor do que a outra. Não teríamos como  considerar nossas opiniões superiores a dos outros. E com isso, não teríamos o direito de julgar o outro a partir de nossas opiniões.
Então, todo esse papo é vicioso.

Exatamente :ok:

Suyndara

• Visitante
« Resposta #601 Online: 07 de Novembro de 2007, 13:29:07 »
Maurício,

Então. Pelo menos vc agora concorda que já fiz meditação?  :hihi:

Alcançar o inconsciente é muito fácil, o que vc espera com isso ou o que acredita mudar através disso é mera especulação subjetiva  :wink:

Entendemos o ponto agora? Depois de 22 páginas de broncas?  :hein:

Eu acerto quase todas as respostas do baralho zen e nunca acertei nada na loteria  :no:
Ou seja, o meu inconsciente não sabe nada além do que minha própria experiência tenha apreendido (lógica matemática, no caso do baralho...)   :lol:

[]s

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #602 Online: 07 de Novembro de 2007, 13:39:56 »
Suyndara você pode até ter práticado meditação, eu não neguei isso, mas a verdade é que existem niveis cada vez mais profundos a serem sondados no seu interior, eu não pratico o auto conhecimento pra acertar numeros ou na sena, eu pratico para perceber coisas mais sutis, sobre mim mesmo e sobre o mundo. Para questionar qual é a verdeira natureza das coisas, o porque de nos existirmos, ou seja, a parte que me interessa na yoga, na ciencia, na religião ou nas minhas observações exterior e interiores do mundo são de caracter "filosofico".

Eu tenho a certeza de que a nossa experiência no mundo, se dá num caracter ilusório. Mas isso não quer dizer que o mundo exterior ou interior não existam, muito pelo contário, só que eu vejo que essa experiência se dá em virtude de resultados de interações entre varias forças existentes e que essa percepção é limitada pelos nossos sentidos e pela nossa capacidade mental.

Com o exemplo do cachorro, eu procurei mostrar, que existem coisas que estão além de nós, e que embora existam, nós não temos consciência, ou coisas que nós temos consciência, como a realidade exterior, mas que não percebemos o que ela realmente É, nós só percebemos os resultados, porque na Realidade, não existe nem interior nem exterior de nada. O "eu" é só uma ilusão que se dá por causa desses resultados.
A chave de tudo isso como eu já vinha falando é a expansão da consciência para que a totalidade possa ser percebida, e o grande exemplo citado no tópico, são os sábios como Jesus, Buda e tantos outros que atingiram um grau de consciência tão superior, que tentar falar sobre ele usando a nossa consciência cotidiana é inutil. Para entender o que eles realmente queriam mostrar, NÓS é que temos que experimenta-los, porque senão estaremos fadados a ficar latindo sobre o que desconhecemos.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2007, 13:45:41 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Suyndara

• Visitante
« Resposta #603 Online: 07 de Novembro de 2007, 13:47:46 »
Mas o baralho zen era usado para testar "paranormalidade"  e não para auto-conhecimento:P

Passei por isso na adolescência...E foi só um exemplo pra vc entender como funciona a intuição  :wink:

Aliás, a revista "mente & cérebro" de setembro tem uma matéria bem interessante sobre o assunto, se vc ainda encontrá-la nas bancas, vale a pena!

Até hoje, o que se sabe é que o inconsciente não traz nenhuma novidade  :wink: (ou nenhuma verdade, como queira).

E a questão é o campo é subjetivo demais e totalmente infalseável...

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #604 Online: 07 de Novembro de 2007, 13:57:43 »
darkshi, mas como eu citei um exemplo antes, podemos comparar a consciência humana com a de um cachorro, eu posso falar que a consciência humana é superior, mas você pode discordar. Mas isso não muda o fato de que a consciência humana tem caracteristicas que podemos definir como "superiores",

Bem, considerar que a consciência humana tem algo de superior a de um cachorro já é um ponto de discordância.
Cachorro pode não ser um bom exemplo. Mas pegamos um Chimpanzé por exemplo.
Ele tem consciência de si. Tem capacidades matemáticas, aprendizado, incluindo de fala (não oral) e até de ensino. Tem um caso de uma gorila que fora educada para poder se comunicar via sinais ao ser devolvida a natureza começou a ensinar outros gorilas na tribo que ela fora inserida. 
Podemos estender isso a elefantes, golfinhos, ou até mesmo cachorros. Que dentro de suas limitações cognitivas, podem demonstrar grandes feitos mentais.

agora comparando a consciência de um Buda por exemplo, completamente iluminado pela consciência suprema, com a consciência humana ordinária, eu poderia dizer que a consciência suprema é infinitamente superior, e você poderia discordar, mas isso não muda o fato de que ela tem caracteristicas que eu poderia definir como "superiores".

Eu discordo é da definição de superior.
Algo diferente não a torna superior.
Algo que concordemos ou discordemos, ou achamos certo ou errado.
Conceitos de certo, errado, ético, moral, amoral são completamente relativistas. Cada um tem seu conceito pessoal. Cada cultura tem o seu conceito de certo e errado. E é algo natural, mas errado se considerar superior, quando apenas tem um conceito diferente.

Por exemplo. Tínhamos a visão eurocentrista do mundo até mais ou menos o final do século 19. As pessoas, os estudiosos, os filósofos. Quase todo mundo considerava a cultura européia como o ápice da cultura humana. Que todas as culturas iriam cedo ou tarde se tornar semelhantes a européia.
Hj essa visão é considerada fruto de um preconceito tolo. Aquilo que era considerado melhor do que o outro, hj é apenas considerado diferente.

E dentre essas caracteristicas se tem o fato de ele poder entender coisas que nós não podemos, porque no caso seriamos cachorros comparados com ele.
Agora se você acredita ou não que uma pessoa possa atingir a consciência suprema é outra questão, e essa opnião também não muda a Realidade. Então, considerando que seja possivel atingi-la, tudo o que nós estamos fazendo nesse tópico é latir, porque nós não estamos aptos a perceber a Realidade, Verdade, Absoluto ou seja lá como queira chamar.

Concordo que nossa opinião não modifica a realidade. Mas eu não considero ninguém superior a ninguém. Por isso não acho que a visão de um mestre oriental mais correta que de um filosofo ocidental. Para mim, Buda é tão cachorro do que qualquer ser humano que pisou no mundo.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #605 Online: 07 de Novembro de 2007, 14:21:53 »
Eu discordo é da definição de superior.
Algo diferente não a torna superior.
Algo que concordemos ou discordemos, ou achamos certo ou errado.
Conceitos de certo, errado, ético, moral, amoral são completamente relativistas. Cada um tem seu conceito pessoal. Cada cultura tem o seu conceito de certo e errado. E é algo natural, mas errado se considerar superior, quando apenas tem um conceito diferente

:ok:

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #606 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:15:32 »
é bom saber que tenho pessoas que concordam com meus devaneios

Suyndara

• Visitante
« Resposta #607 Online: 08 de Novembro de 2007, 10:46:28 »
 :D

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #608 Online: 16 de Novembro de 2007, 09:13:34 »
Para mim, atingir esse estado é atingir a Verdade, mas isso não quer dizer que nós a atingimos.

Não vejo como poderia existir uma 'verdade'.

Lembre que, quando os sutras falam de 'verdade' estão falando (ou pelo menos assim o entendo) dos fatos a partir das Quatro Nobres Verdades, ou seja, a partir de um olhar humano sobre o sofrimento. Isto já é de por si uma limitação. Que, aliás, qualquer budista vai aceitar, pois vai dizer que o budismo é um estudo humano sobre problemas humanos, e não um tratado sobre o universo e em momento algum  cita ou critica a vida e obra dos espolutchos.

Quanto aos cachorros...

E muito menos vejo como poderiamos determinar que a nossa consciência é superior à de um cachorro. Porque sabemos que a lua é um satélite, e até a visitamos ? Mas e a consciência do mundo em 3D que o cachorro tem a partir do seu olfato ?
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
Re:Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!
« Resposta #609 Online: 22 de Janeiro de 2019, 12:44:16 »

Quando alguém usa essa construção frasal para definir deus,

"Deus é um ser"

esse é o meme perfeito para a frase,

Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!