Autor Tópico: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!  (Lida 59041 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!
« Resposta #500 Online: 02 de Novembro de 2007, 08:13:46 »
A ciência moderna consegue isolar um pensamento ou uma intenção uma fração de segundo depois de eles nascerem. Mas nenhuma máquina criada pelo homem é capaz de revelar a verdadeira origem desse pensamento. É inútil procurar essa fonte no corpo ou na mente, porque ela simplesmente não está lá.

Na verdade você postulou que há uma origem inanimada e imaterial no pensamento, então determina que 'a ciência moderna' naõ  consegue localizá-lo. Desculpa a comparação que vai lhe parecer odiosa, mas a 'ciência moderna' também não consegue localizar Papai Noel no Polo Norte.

(Aliás, é realmente uma pena como este post degringolou numa defesa a rituais orientais de um lado e xingamentos por outro, tinha até começado legal...)
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #501 Online: 02 de Novembro de 2007, 12:14:36 »
Se interessar saber mais, encontrei um texto de um sábio explicando o sistema de castas e como ele foi corrompido desde a sua idéia inicial. http://www.gita.ddns.com.br/pergunte/castas2.php
Esse texto diz que o sistema de castas é uma distorção e que cada pessoa passa, ao longo da vida, pelas várias "castas".
Seria interessante se fosse assim, mas parece que a realidade é diferente, já desde antes de Buda.
Resta saber se essa interpretação "correta" do sistema de castas foi criada depois, para tentar corrigir uma injustiça, ou se realmente houve uma distorção.

E há outra possibilidade: as castas seriam apenas o resultado da invasão da Índia pelos povos arianos.
Os povos drávidas, que já estavam lá, foram derrotados e se tornaram os párias. Os demais se organizaram em classes sociais e o arranjo acabou recebendo uma justificação religiosa e se eternizou.

Não é muito diferente do caô que o senador romano jogou em cima de Spartacus, o líder dos escravos revoltados, convencendo-o de que eles eram importantes para Roma como escravos e que cada um deveria cumprir seu papel para que o império fosse poderoso.

Também não é muito diferente do conceito de "direito divino" com os quais os reis europeus justificavam seu poder absoluto e, antes disso, os senhores feudais justificavam sua autoridade sobre os servos.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2007, 12:17:22 por Fernando Silva »

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #502 Online: 02 de Novembro de 2007, 12:51:29 »
Se interessar saber mais, encontrei um texto de um sábio explicando o sistema de castas e como ele foi corrompido desde a sua idéia inicial. http://www.gita.ddns.com.br/pergunte/castas2.php
Esse texto diz que o sistema de castas é uma distorção e que cada pessoa passa, ao longo da vida, pelas várias "castas".
Seria interessante se fosse assim, mas parece que a realidade é diferente, já desde antes de Buda.
Resta saber se essa interpretação "correta" do sistema de castas foi criada depois, para tentar corrigir uma injustiça, ou se realmente houve uma distorção.

E há outra possibilidade: as castas seriam apenas o resultado da invasão da Índia pelos povos arianos.
Os povos drávidas, que já estavam lá, foram derrotados e se tornaram os párias. Os demais se organizaram em classes sociais e o arranjo acabou recebendo uma justificação religiosa e se eternizou.

Não é muito diferente do caô que o senador romano jogou em cima de Spartacus, o líder dos escravos revoltados, convencendo-o de que eles eram importantes para Roma como escravos e que cada um deveria cumprir seu papel para que o império fosse poderoso.

Também não é muito diferente do conceito de "direito divino" com os quais os reis europeus justificavam seu poder absoluto e, antes disso, os senhores feudais justificavam sua autoridade sobre os servos.

Pois é cara, é complicado julgar o sistema de sociedade deles porque praticamente todas as sociedades tiveram sistemas parecidos, onde continua imperando a dualidade que é necessária para o "equilibrio", por exemplo, na nossa sociedade se não fossem os ignorantes que efeturam trabalhos braçais que os poderosos não querem fazer, não existiria maneira de a nossa sociedade ser do jeito que ela é, pra ser assim vai ter que ter o lado mais forte e o lado mais fraco. E como não interessa aos poderosos perder o poder, eles vão sempre continuar oprimindo os ignorantes de um jeito ou de outro.

Mas até ai, os sábios não tem nada a ver com isso, porque sempre se deixaram de lado das regras sociais humanas e por sinal, estão sujeitas as leis do karma e é assim hoje em dia porque as ações passadas levaram a ser assim. Além do mais, os brahmanes não eram todos iluminados, é como se fosse o clero da igreja catolica, onde existe uma classe religiosa que controla as regras e a moral da sociedade e julga possuir o poder divino. Mas até onde eu sei a prática da yoga por exemplo existia MUITOOOOOOOOOOOOO antes da invasão ariana à índia, os próprios vedas e o bhagavad gita falam que os brahmanes executavam rituais para adorar os deuses, mas que os deuses que eles adoravam eram só manifestações do verdadeiro Deus Uno, e critica bastante esse rituais falando que eles só tornam as pessoas mais ignorantes da Verdade, e que o único meio de atingir a Verdade é pela prática da yoga e meditação e com uma vida disciplinada.

Eu conheço realmente muito pouco sobre esses assuntos, mas eu tenho uma idéia vaga e compreendo que os verdadeiros iluminados nada tinham a ver com essas regras e muitas vezes as criticavam considerando-as atividades ignorantes, e ensinando como atingir a verdadeira plenitude, o que nem todos na sociedade que estão dispostos a atingir.

Isha Upanishad

Mantra 1
"Tudo isto, todas estas coisas que existem dentro deste mutável universo, ocultam o Senhor. Guarde o teu Ser pela renúncia, não cobice as riquezas desejadas pelos homens."

Mantra 2
"Se um homem deseja viver uma centena de anos sobre a terra, deveria realizar rituais por toda a sua vida. Se alimentas tal desejo e consideras teu próprio ser como sendo o teu corpo, para ti não há outro caminho pelo qual devas caminhar, a não ser a prática de rituais."

Mantra 3
"Verdadeiramente, os mundos dos Asuras são envolvidos por cegueira e sombras. Aqueles que não conhecem o Atman, naqueles mundos de sombra expiarão seus erros, após a morte."

Mantra 4
"O Atman, único e não dual, firme e sem agitações, é mais rápido que o pensamento. Permanecendo sempre inacessível, os Devas não conseguem alcançá-lo, uma vez que Ele está sempre além. Na Sua firmeza e imobilidade, Ele ultrapassa a todos, por mais velozes que sejam. Por causa do Atman, Vayú ( Alma Universal ) produz ordeiramente todas as atividades do mundo fenomênico."

Mantra 5
"O Atman está, e ao mesmo tempo, não está em movimento. Ele está longínquo e igualmente próximo. Ele está dentro de todas as coisas, permeando todo o universo, também está no exterior de todas as coisas."

Mantra 6
"O homem que conhece o Atman, percebe todos os seres mergulhados Nele, percebe também o Atman no interior de todos os seres. Por esta razão, o homem que conhece o Atman não sente aversão por coisa alguma."

Mantra 7
"Para os videntes ou conhecedores do Atman, todas as coisas tornam-se idênticas a Ele (Atman). Qual desilusão, qual mágoa pode existir para eles, que estão permanentemente estabelecidos nessa grande unidade com o Atman?"

Mantra 8
"Permeando a tudo, brilhante e sem corpo, sem cicatrizes ou máculas, puro e intocado pela corrupção, o Atman é vidente, onisciente, transcendente e incriado. Ele, desde a eternidade, distribui tarefas e produz a ordem em todos os planos da existência."

Mantra 9
"Os que são devotados às tarefas da ignorância, permanecem em cegueira e escuridão; em cegueira e escuridão mais profunda permanecerão aqueles que pretendem realizar por toda a vida o cultivo de atividades ignorantes (onde, no máximo, podem perceber deidades insignificantes)."

Mantra 10
"Uma coisa é aquilo que se obtém a partir do Conhecimento; outra, muito diferente, é obtida a partir do cultivo da ignorância. Isto foi ouvido dos sábios que alcançaram o Conhecimento do Atman."

Mantra 11
"Aquele que está consciente da possibilidade da coexistência da ignorância e do conhecimento, vence a morte através da ignorância e obtém a imortalidade através do conhecimento."

Mantra 12
"Em cega ignorância entrarão aqueles que adoram as coisas do mundo fenomênico; mas, em escuridão e cegueira maiores entrarão aqueles que adoram as manifestações inferiores do Brahman."

Mantra 13
"Uma coisa é obtida da adoração das coisas do manifesto; outra é obtida da adoração do imanifesto. Isto foi dito pelos sábios que alcançaram o Atman."

Mantra 14
"Aquele que conhece que a imanifesta Prakriti e o manifesto Hiranyagarbha podem ser adorados juntos, vence a morte pela adoração de Haranyagarbha e obtém a imortalidade através da devoção a Prakriti."

Mantra 15
"A Porta da Verdade é coberta por um disco dourado. Abra-a Ó Tu que és o Alimentador. Remova-o, para que eu, verdadeiro e puro adorador da Verdade, possa observá-la."

Mantra 16
"Ó Tu que alimentas, solitário viajante do céu! Ó Controlador de todas as coisas! Ó Sol, da linhagem de Prajapati! Reúne os Teus raios, afasta dos meus olhos a Tua ofuscante luz, para que eu veja através da Tua graça, Tua majestosa forma. Eu sou Tu, Ó brilhante Purusha, e em Ti resido."

Mantra 17
"Agora, que possa a minha vida retornar ao todo penetrante e imortal Prana, A Vida Universal! Que possa a minha mente, recordar-se das minhas ações passadas."

Mantra 18
"Ó Agni, deus do fogo, caminhemos juntos pela estrada dos deuses para que possamos desfrutar os produtos das nossas ações humanas. Tu sabes, Ó Agni, todas as nossas realizações. Destrua nossos erros e enganos. Com palavras, nós oferecemos a Ti as nossas saudações."
« Última modificação: 02 de Novembro de 2007, 13:06:10 por Mauricio Rubio »
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #503 Online: 02 de Novembro de 2007, 14:30:06 »
Maurício, só faltou o Mantra 19:
The Onion is not intended for readers under 18 years of age.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #504 Online: 02 de Novembro de 2007, 14:36:14 »

Não entendi.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #505 Online: 02 de Novembro de 2007, 15:02:36 »

Não entendi.
Significa que a sua fonte é uma sátira do The Onion, e não é para ser levada a sério.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #506 Online: 02 de Novembro de 2007, 15:05:44 »

Não entendi.
Significa que a sua fonte é uma sátira do The Onion, e não é para ser levada a sério.

O que eu falo pra você? Acho que a única palavra que cabe bem aqui é ignorante.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #507 Online: 02 de Novembro de 2007, 15:08:26 »
Brincou que o cara andou usando o The onion como fonte?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #508 Online: 02 de Novembro de 2007, 15:10:48 »
Brincou que o cara andou usando o The onion como fonte?

A "fonte" do meu texto é uma Upanishad dos Vedas. Só sendo muito ignorante para fazer uma comparação tão ridicula como essa.
Não é de se admirar que até agora não teve a minima compreensão sobre o que nós estamos falando.

É como o outro infeliz que comparou a prática do yoga com natação.  :stunned:
« Última modificação: 02 de Novembro de 2007, 15:16:01 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #509 Online: 02 de Novembro de 2007, 16:53:24 »
Eu estou vendo sim.
O que eu estou vendo é uma pessoa deslumbrada com o hinduísmo. Achando que encontrou a Verdade transedental revelada em sua filosofia.
E está aqui, não a querer discutir sobre que Deus acreditar. E sim em pregar sua filosofia pessoal.
O que vc está fazendo é a mesma cosia que aqueles crentes chatos que ficam falando sobre Jesus Cristo.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #510 Online: 02 de Novembro de 2007, 16:58:39 »
E beleza por beleza, isso é muito mais bonito que qualquer Veda:
O bom e velho Salmo 23.

1 O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
2 Deitar-me faz em pastos verdejantes; guia-me mansamente a águas tranqüilas.
3 Refrigera a minha alma; guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome.
4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.
5 Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos; unges com óleo a minha cabeça, o meu cálice transborda.
6 Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida, e habitarei na casa do Senhor por longos dias.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #511 Online: 02 de Novembro de 2007, 17:06:11 »
darkshi, mas foi por isso que o NadaSei iniciou o tópico, para mostrar que a verdadeira religião, o auto-conhecimento, é a essência do ensinamento de todos os grandes sábios da humanidade, seja Jesus, Buda, Lao-Tse ou outros tantos que atingiram a iluminação.

E outra, todos esses textos religiosos se forem bem compreendidos trazem a tona a Verdade que pode ser alcançada, não pelo lado racional do ser humano, mas por uma consciência expandida. No caso de Jesus e do Salmo que você postou, ele está dizendo que por ter abandonado seu ego, está além de todos os efeitos da dualidade e está unificado com a Suprema Consciência ( que ele chama de Deus ). É por isso que desde o começo estamos dizendo que a essência de todas as religiões é encontrar o Um dentro de Si mesmo.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #512 Online: 02 de Novembro de 2007, 19:05:15 »
Eu entendi perfeitamente o que vcs estão defendendo. O ponto que estou reclamando não é o que vocês estão defendendo e sim como estão defendendo.
Vocês estão passando uma vertente moderna sincretista de religiões como se fosse uma verdade absoluta indiscutível.
Ai que mora o problema.
Vocês ainda não perceberam como as coisas realmente funcionam. Importam-se demais com o transcendental e se esqueceram de entender o homem.   
Religiosos, filósofos, teólogos, seres humanos. Como seres racionais em sua ânsia de entender o que se passa ao seu redor levantaram inúmeras questões sobre tudo e foi capaz de elaborar inúmeras respostas para suas indagações. Só que essas perguntas e suas respostas são reflexos sobre o entendimento do mundo, sua cultura, o meio que ele estava inserido. Religião é um reflexo da cultura do homem.
Por isso que continuo perguntando e vcs não responderam ainda. Porque a visão sincretista de vcs do metafísico é superior as outras. Ao ponto de tudo ser julgado perante a sua visão?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #513 Online: 02 de Novembro de 2007, 20:22:19 »
darkshi, a Verdade é só uma e independe da cultura da pessoa. Quando a pessoa atinge a iluminação, tudo isso passa a ser irrelevante. Talvez os métodos para se alcançar esse estado variem de cultura pra cultura, e de pessoa pra pessoa também, o caminho não é único, porém o destino sim, que é realizar o Ser.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline RickRJ

• Nível 15
  • *
« Resposta #514 Online: 02 de Novembro de 2007, 21:54:36 »
A Verdade é uma só...o Caminho não é único...o destino é realizar o Ser...muito vago.Prefiro a Filosofia Ocidental, que aliás é uma das que dão suporte a essa sociedade laica e tolerante.
Do contrário, estaríamos todos mortos - ateus, agnósticos, céticos e por aí vai.
O Oriente é muito evoluído espiritualmente...e daí? Se por lá existem ditaduras, perseguição religiosa, atraso econômico, corrupção e tantas outras mazelas.
Muito obrigado pela(s) suas) preleção(ões),mas me parece que teístas,deístas e demais assemelhados têm problemas na hora de ler o nome do site/fórum em que postam.Talvez estejam em um plano muito 'elevado' e não enxerguem o logo deste fórum.:ok:
"Allah é a Luz dos Céus e da Terra..." Qur'an (24:35)

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #515 Online: 03 de Novembro de 2007, 00:07:48 »
Resumindo as 21 páginas do tópico: o fato de haver tantas religiões e tantos deuses no mundo mostra em princípio que tal idéia é pura invenção humana. Mas não é. Existem uns poucos 'iluminados' auto-denominados verdadeiros céticos, que impõem afirmam, baseados em experiências pessoais que existe mesmo um deus que está em tudo e é tudo. Isso depois de conhecer a cultura oriental, além da própria em que cresceram. Eles acusam chamam aqueles que são céticos em relação a eles de dogmáticos e mentes fechadas, apesar de não haver nemhuma comprovação, além de suas próprias convicções pessoais, de que tal ser exista e se comunique com eles, e afirmam que os céticos dogmáticos assim o são porque não atingiram um 'nível de iluminação' à altura para poder desfrutar de tal experiência. Enquanto os ateus e céticos dogmáticos não abrirem suas mentes para a verdadeira realidade dos 'iluminados', eles continuarão a não enchergar o óbvio. Afinal de contas, os caminhos podem ser vários, mas o 'goal' é o mesmo: a verdade verdadeira, compreendida apenas pelos verdadeiros céticos.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #516 Online: 03 de Novembro de 2007, 01:08:54 »
Citação de: Mauricio Rubio
darkshi, a Verdade é só uma e independe da cultura da pessoa. Quando a pessoa atinge a iluminação, tudo isso passa a ser irrelevante. Talvez os métodos para se alcançar esse estado variem de cultura pra cultura, e de pessoa pra pessoa também, o caminho não é único, porém o destino sim, que é realizar o Ser.
Exato, tanto que eu postei textos de 3 religiões distintas, um conto de um Arabe e ainda falei sobre o budismo.

Estão todos a falar sobre a mesma coisa e a chama-la de "una", de "verdade" e de "absoluto".

E esse "sincretismo" não é nada novo, está mais uma vez no centro de todas elas, no "universal" do significado de catolico, nas declarações feitas nos vedas de que todas as religiões são a mesma verdade de Deus e na idéia de que Deus só existe um e que somos "um" com ele.

A questão é que ninguém aqui se pôs a discutir o assunto do tópico em questão e descambaram a saber sobre como é Deus, como sabemos que ele existe e a pedir por "provas".

Pedir "provas" é a mais velha cortina de fumaça de todas, só mostra que não entendem o significado de algo cientificamente provado.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.
Religião é ciência. (Conhecimento).

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #517 Online: 03 de Novembro de 2007, 01:18:23 »
A Verdade é uma só...o Caminho não é único...o destino é realizar o Ser...muito vago.Prefiro a Filosofia Ocidental, que aliás é uma das que dão suporte a essa sociedade laica e tolerante.
Do contrário, estaríamos todos mortos - ateus, agnósticos, céticos e por aí vai.
Claro... como se o laicismo fosse incompatível com a filosofia oriental e como se ateus, agonosticos e "céticos" também entrassem em conflito com isso.
O ceticismo hindu foi uma das influencias ao pensamento de Pirro e a "filosofia oriental" se une ao ocidente através de entusiastas como ele, schopenhauer e tantos outros.

Só ignorando o mais básico alguém pode ser dogmático a ponto de querer "dividir" o conhecimento e pregar o abandono de um pelo cultivo de outro.

Se você quer ignorar a filosofia oriental e se agarrar aos filósofos do ocidente é problema seu, mas saiba que ambas as fontes fazem parte da mesma coisa e são uma só, disponíveis a todos sem necessidade de se escolher entre uma e outra.
O Oriente é muito evoluído espiritualmente...e daí? Se por lá existem ditaduras, perseguição religiosa, atraso econômico, corrupção e tantas outras mazelas.
E aqui no ocidente não temos nada disso né?
Muito obrigado pela(s) suas) preleção(ões),mas me parece que teístas,deístas e demais assemelhados têm problemas na hora de ler o nome do site/fórum em que postam.Talvez estejam em um plano muito 'elevado' e não enxerguem o logo deste fórum.:ok:
Acho que são os ateus aqui que estão a confundir o nome no fórum com "clube ateu".
Sinal de que não sabem o que é ceticismo mesmo.
Quer falar sobre os ceticismos hinduista e budista?

Olhe o tópico e veja quem o desvirtuou... depois, postei na área RELIGIÃO, caso não tenha percebido.
O problema é que aqui o pessoal é crente demais pra realmente discutir idéias e cai direto em afirmações crentes sobre a inexistência de Deus e o mal da religião.
Se você acredita que religião não passa de fantasia, está confundindo a religião, com o que na verdade, são suas próprias fantasias sobre o tema.

Offline NadaSei

• Banido
  • Nível 14
  • *
« Resposta #518 Online: 03 de Novembro de 2007, 01:21:02 »
Resumindo as 21 páginas do tópico: o fato de haver tantas religiões e tantos deuses no mundo mostra em princípio que tal idéia é pura invenção humana. Mas não é. Existem uns poucos 'iluminados' auto-denominados verdadeiros céticos, que impõem afirmam, baseados em experiências pessoais que existe mesmo um deus que está em tudo e é tudo. Isso depois de conhecer a cultura oriental, além da própria em que cresceram. Eles acusam chamam aqueles que são céticos em relação a eles de dogmáticos e mentes fechadas, apesar de não haver nemhuma comprovação, além de suas próprias convicções pessoais, de que tal ser exista e se comunique com eles, e afirmam que os céticos dogmáticos assim o são porque não atingiram um 'nível de iluminação' à altura para poder desfrutar de tal experiência. Enquanto os ateus e céticos dogmáticos não abrirem suas mentes para a verdadeira realidade dos 'iluminados', eles continuarão a não enchergar o óbvio. Afinal de contas, os caminhos podem ser vários, mas o 'goal' é o mesmo: a verdade verdadeira, compreendida apenas pelos verdadeiros céticos.
Super argumentos... impressionante realmente.

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #519 Online: 03 de Novembro de 2007, 07:00:54 »
Continuo repetindo. Vcs estão passando uma visão como se fosse A visão. Vcs entraram em contato com uma linhagem filosófica, consideraram ela a ultima cereja do bolo e que estão ajudando a iluminação dos colegas foristas.
O que vcs ainda não entenderam é que pessoas diferentes tem bases diferentes, conceitos diferentes e idéias diferentes. E pessoas diferentes não enxergam  as coisas do mesmo jeito. Um texto que vcs colocam achando que está dizendo uma coisa, uma outra pessoa, com outra formação irá entender uma coisa completamente diferente. Quando vcs falam das maravilhas da meditação, uma pessoa com outra visão sobre o que é meditação irá achar outra coisa completamente diferente do que vcs afirmam.

Aprendam essa lição que vcs serão pessoas mais felizes.

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #520 Online: 03 de Novembro de 2007, 07:44:36 »
Super argumentos... impressionante realmente.

São seus.
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #521 Online: 03 de Novembro de 2007, 12:33:17 »
E são tão batidos. Troque umas palavras e vc vira argumento de ocultista ocidental, troque mais algumas vira argumento de crente.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #522 Online: 04 de Novembro de 2007, 19:52:34 »
O Eduardo matou a questão, o tópico é exatamente o que ele falou. Vocês apresentam "grandes verdades" que só são grandes para vocês, e quem não concorda é porque "não tem conhecimento", é dogmático, e por aí vai.
"Deus prefere os ateus"

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #523 Online: 04 de Novembro de 2007, 22:47:58 »
NadaSei, estava vendo o documentário do Nostradamus no Discovery Channel, dai estava falando uns negocios sobre a Cabala e eu fui dar uma pesquisada rápida pra ver o que é.

Olha que interessante:

A "Cabala" é uma doutrina esotérica que visa conhecer a Deus e o Universo, sendo afirmado que nos chegou como uma revelação para eleger santos de um passado remoto, e reservada apenas a alguns privilegiados.

A árvore da vida é um conceito cabalístico. Ela é formada pelas dez emanações de Ain Soph, chamadas Sephiroth. A essência de todas as Sephiroth é a mesma, mas cada uma possui uma propriedade particular. A essência é universal, o que muda é a emanação de cada Sephirah. Segundo a cabala, a síntese da árvore da vida é Adam Kadmon, o Homem Arquetípico.

Kether se situa na posição central superior da árvore. É a coroa. É o potencial puro das manifestações que acontecem nas outras dimensões. Representa a própria essência, atemporal e livre. É a gênese de todas as emanações canalizadas pelas outras sephiroth.É a Luz Superior geradora de todo o movimento da criação. Pode-se considerar como o momento zero, a criação em potencial, mas não expandida. Uma interessante associação seria comparar com tempo de Plank, do Big-Bang. No Hinduísmo, entende-se como Brahma, o princípio vital de todas as formas de energia (e vida, consequentemente).

Eu não manjo nada disso ai, mas é outro ponto de referencia para conhecer as ligações entre as religiões né.

Falow.
« Última modificação: 04 de Novembro de 2007, 22:50:52 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #524 Online: 04 de Novembro de 2007, 22:57:41 »
Só que essa leitura é da kabala judaica ou é do misticismo ocidental moderno?
Essa associação em cima do big-bang e do hinduísmo revela traços do ocultismo ocidental. Pegam um termo, o retiram de seu contexto original, de sua cultura original e dão uma leitura distorcida para poder encaixar em suas filosofias.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!