NadaSei, estava vendo o documentário do Nostradamus no Discovery Channel, dai estava falando uns negocios sobre a Cabala e eu fui dar uma pesquisada rápida pra ver o que é.
Olha que interessante:
A "Cabala" é uma doutrina esotérica que visa conhecer a Deus e o Universo, sendo afirmado que nos chegou como uma revelação para eleger santos de um passado remoto, e reservada apenas a alguns privilegiados.
A árvore da vida é um conceito cabalístico. Ela é formada pelas dez emanações de Ain Soph, chamadas Sephiroth. A essência de todas as Sephiroth é a mesma, mas cada uma possui uma propriedade particular. A essência é universal, o que muda é a emanação de cada Sephirah. Segundo a cabala, a síntese da árvore da vida é Adam Kadmon, o Homem Arquetípico.
Kether se situa na posição central superior da árvore. É a coroa. É o potencial puro das manifestações que acontecem nas outras dimensões. Representa a própria essência, atemporal e livre. É a gênese de todas as emanações canalizadas pelas outras sephiroth.É a Luz Superior geradora de todo o movimento da criação. Pode-se considerar como o momento zero, a criação em potencial, mas não expandida. Uma interessante associação seria comparar com tempo de Plank, do Big-Bang. No Hinduísmo, entende-se como Brahma, o princípio vital de todas as formas de energia (e vida, consequentemente).
Eu não manjo nada disso ai, mas é outro ponto de referencia para conhecer as ligações entre as religiões né.
Falow.