NadaSei, estava vendo o documentário do Nostradamus no Discovery Channel, dai estava falando uns negocios sobre a Cabala e eu fui dar uma pesquisada rápida pra ver o que é.
Olha que interessante:
A "Cabala" é uma doutrina esotérica que visa conhecer a Deus e o Universo, sendo afirmado que nos chegou como uma revelação para eleger santos de um passado remoto, e reservada apenas a alguns privilegiados.
A árvore da vida é um conceito cabalístico. Ela é formada pelas dez emanações de Ain Soph, chamadas Sephiroth. A essência de todas as Sephiroth é a mesma, mas cada uma possui uma propriedade particular. A essência é universal, o que muda é a emanação de cada Sephirah. Segundo a cabala, a síntese da árvore da vida é Adam Kadmon, o Homem Arquetípico.
Kether se situa na posição central superior da árvore. É a coroa. É o potencial puro das manifestações que acontecem nas outras dimensões. Representa a própria essência, atemporal e livre. É a gênese de todas as emanações canalizadas pelas outras sephiroth.É a Luz Superior geradora de todo o movimento da criação. Pode-se considerar como o momento zero, a criação em potencial, mas não expandida. Uma interessante associação seria comparar com tempo de Plank, do Big-Bang. No Hinduísmo, entende-se como Brahma, o princípio vital de todas as formas de energia (e vida, consequentemente).
Eu não manjo nada disso ai, mas é outro ponto de referencia para conhecer as ligações entre as religiões né.
Falow.
Eu já conhecia.
Em quase todas as tradições místicas das religiões mais a moda do que conhecemos no ocidente, como cristianismo, judaismo e islamismo, fazem as mesmas ligações.
No cristianismo temos os místicos gnósticos, no judaísmo os místicos da cabala e no islamismo os místicos sufis.
Sem contar os ocultistas cristãos, os maçons, o neo-paganismo e outros bichos mais...
As ligações são sempre as mesmas.
Eu já quis estudar essas coisas, mas acaba sendo muito pra uma pessoa só, então preferi ficar nas religiões orientais mesmo, como o budismo, hinduísmo e taoísmo, além de pegar o cristianismo/gnosticismo.
Mesmo isso já é muita coisa e eu acabei focando mais no hinduísmo e na pratica por si só.
Se você for estudar a cabala judaica, ela por si só já é muita coisa pra uma pessoa só.
A observação e investigação direta são sempre as melhores fontes, mas chega a ser engraçado como uma coisa tão evidente e conhecida em todas as épocas e lugares acaba sendo tão "ocultada" pela ilusão/ignorância...