Autor Tópico: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!  (Lida 59044 vezes)

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re: Em que Deus acreditar, Shiva, Javé, Allá? Defina Deus!
« Resposta #575 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:42:42 »
A própria ciência mostra que o mundo exterior é uma ilusão, o pior cego é aquele que não quer ver.
Leis como a relação de massa e energia, dualidade particula e onda, mecanica quantica entre diversas outras teorias começam a mostrar exatamente o que as religiões apontam.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #576 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:44:27 »
hehehe, fomos nós sim que criamos esse conceito de Absoluto ... acho que nem se fossem postadas mil páginas algumas pessoas aqui não conseguiriam entender sobre o que estamos falando.

Pois então, vcs afirmam que deus é absoluto...mas ao mesmo tempo ele não é atemporal e permite o livre arbítrio? :susto:

Ou  o termo absoluto tem outro significado no idioma dos "iluminados" ou vcs não sabem nada sobre lógica matemática :wink:

[]s

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #577 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:44:42 »
E eu me pergunto, você não tem nada de util a adicionar no tópico? Porque até agora eu não vi UM post seu visando a discussão do titulo do tópico, ninguem te chamou aqui, se você acha que o que nós estamos discutindo é besteira porque vc não vaza de uma vez?
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #578 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:48:35 »
Isso é pra mim?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Suyndara

• Visitante
« Resposta #579 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:48:44 »
E eu me pergunto, você não tem nada de util a adicionar no tópico? Porque até agora eu não vi UM post seu visando a discussão do titulo do tópico, ninguem te chamou aqui, se você acha que o que nós estamos discutindo é besteira porque vc não vaza de uma vez?

Não viu pq não sabe ler :wink:

Tentei debater de forma amena com vcs e sempre que acabam os argumentos vcs partem para as ofensas pessoais sem responder nada...

Isso na minha terra se chama "covardia" :ok:

Sobre "vazar" do fórum, ao que eu saiba enquanto eu estiver registrada e a moderação não decidir me banir eu tenho o direito de participar em qq discussão, ainda mais qdo está tão divertido dar tapa na cabeça de um misticóide imaturo e metido a besta como vc :wink:

[]s

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #580 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:49:34 »
Calma, amigo... Respire, entre em contato com um estado mental superior de paz e peça desculpas.  :hihi:

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #581 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:53:14 »

Tentei debater de forma amena com vcs e sempre que acabam os argumentos vcs partem para as ofensas pessoais sem responder nada...

Sobre "vazar" do fórum, ao que eu saiba enquanto eu estiver registrada e a moderação não decidir me banir eu tenho o direito de participar em qq discussão, ainda mais qdo está tão divertido dar tapa na cabeça de um misticóide imaturo e metido a besta como vc :wink:

[]s

Eu disse vazar desse tópico e não do forum. E no mais, é você quem está querendo sempre atribuir qualidades ao Absoluto, latindo sobre o incognisivel. Acho que quem deveria vazar desse tópico sou eu, porque essas discussões não estão levando a lugar algum.

Falow.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #582 Online: 07 de Novembro de 2007, 10:57:55 »
Aos místicos de plantão: o problema dessa proposta de realidade absoluta ou seja lá como se chama, é que é um conceito não-falseável. Não existe um meio de testá-la de forma objetiva. Além disso, não há como distinguir o "conhecimento místico" de outros estados alterados da consciência, como os induzidos por drogas, por exemplo. Junte-se a isso o fato de que nenhum conhecimento prático que possa ser aplicado fora do contexto da experiência mística jamais foi apresentado, e temos excelentes razões para permanecermos céticos.

Alan Watts

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #583 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:03:36 »

[]s

Eu disse vazar desse tópico e não do forum. E no mais, é você quem está querendo sempre atribuir qualidades ao Absoluto, latindo sobre o incognisivel. Acho que quem deveria vazar desse tópico sou eu, porque essas discussões não estão levando a lugar algum.

Falow.

Como sempre o "Maurício Rubio" quando fica sem argumentos parte pra ignorância. Parte pro ataque pessoal tentando se esquivar das perguntas difíceis.
Não consegue levar um debate até fim e parte pra baixar o nível deste. Parte para a "cachorrada", tem sempre alguém latindo pra ele.
Se as discussões não levam a lugar algum, é porque você próprio foge delas quando fica sem argumentos, e sempre apela !!!
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #584 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:05:08 »
A questão é que se digo que deus é absoluto, deus é tudo e engloba tudo...Logo é atemporal, infalível, etc. Então o termo não condiz com a descrição que eles estão fazendo, só isso  :ok:

Além de não ser falseável, claro! Logo, a minha verdade é tão verdadeira qto a de qq outra pessoa  :wink:

Mas não adianta, eles não entendem o que digo, apenas apelam  :'(

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #585 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:11:03 »
Calma, amigo... Respire, entre em contato com um estado mental superior de paz e peça desculpas.  :hihi:

O próprio "Maurício Rúbio" diz que nunca conseguiu um estado mental superior, mas diz que é possível através da "ciência" yoga ....
Nunca vivenciou, mas diz que é possível vivenciar, sabe o caminho, mas nunca trilhou.
E a palavra desculpa não consta do seu vocabulário, mas a palavra latindo é uma constância. Deve ser a primeira da lista.
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #586 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:14:10 »
Eu já entrei em estados de consciência superiores, mas não com meditação =)
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #587 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:21:39 »
Pq era superior? Não apenas alterado?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #588 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:23:53 »
Pq era superior? Não apenas alterado?

Na verdade seria alterado mesmo, mas se conseguimos entender algo que a consciência cotidiana não é capaz de perceber, pode-se considera-lo superior em alguns aspectos.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #589 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:25:55 »
Não necessariamente. Poderia ser apenas um estado diferente. Percepção diferente não necessariamente é uma percepção superior.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #590 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:29:32 »
Tdo bem, podemos considera-lo apenas diferente. Mas o individuo que obteve conhecimento de algum aspecto sutil que antes era desconhecido pode considera-lo superior, porque permite ver além das limitações do ego.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #591 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:32:58 »
¿?
O problema é que você esta julgando um acontecimento dentro de um conjunto de conhecimentos.
Um outro conjunto irá ter uma outra leitura do fato ocorrido.
Como eu escolho qual conjunto irá julgar o fato?
Porque um conjunto é superior a outro?
¿?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #592 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:37:07 »
É o que eu estou falando, quem considera superior é o individuo, e apesar de ser um valor subjetivo, não me impede de atribui-lo. E não impede que outra pessoa discorde.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #593 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:40:25 »
Pra Suyndara que falou que nós estamos "inventando" o termo Absoluto. No próprio Wikipedia fala sobre o que nós estamos discutindo.

The Absolute is the totality of things; all that is, whether it has been discovered or not. It is usually conceived of as a unitary state of the external cosmos and internal spiritual consciousness — at least insofar as it can be acknowledged by the human mind — and is intelligible. In some varieties of philosophy, the Absolute describes ultimate reality. It contrasts with finite things, considered individually, known collectively as Relative.

http://en.wikipedia.org/wiki/Absolute_%28philosophy%29
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Suyndara

• Visitante
« Resposta #594 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:42:09 »
Intuição é basicamente usar experiências contidas no "incosciente" (sejam elas corretas ou não), existem muitas forma de acionar o inconsciente, uma delas é pela meditação (esvaziamento da mente consciente)...

A grande questão é que o inconsciente não possui "verdades", apenas angulos diferentes ou não percebidos de experiências vividas  :wink:

Sem contar que existe o fenômeno da falsa memória, que complica mais ainda  ::) ::)

Acho muito precipitado falarmos em estado mental superior, ou em "alcançar a verdade", essas coisas...

[]s

Suyndara

• Visitante
« Resposta #595 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:44:02 »
Tô sabendo, o problema é qdo relacionado ao tema livre-arbítrio o conceito perde totalmente o sentido  :wink: (mas essa discussão já se passou há páginas atrás...)

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #596 Online: 07 de Novembro de 2007, 11:44:56 »
Intuição é basicamente usar experiências contidas no "incosciente" (sejam elas corretas ou não), existem muitas forma de acionar o inconsciente, uma delas é pela meditação (esvaziamento da mente consciente)...

A grande questão é que o inconsciente não possui "verdades", apenas angulos diferentes ou não percebidos de experiências vividas  :wink:

Sem contar que existe o fenômeno da falsa memória, que complica mais ainda  ::) ::)

Acho muito precipitado falarmos em estado mental superior, ou em "alcançar a verdade", essas coisas...

[]s

Eu já li alguns estudos ciêntificos que procuravam demonstrar que além do inconsciente existe também a supraconsciência.

Reality is ultimately neither physical nor mental. Instead, it is an ineffable state or realization. This ultimate reality can be called "Spirit" (Sri Aurobindo), "Brahman" (Shankara), "God", "Shunyata" (Emptiness), "The All" (Plotinus), "The Self" (Ramana Maharshi), "The Dao" (Lao Zi), "The Absolute" (Schelling) or simply "The Nondual" (F. H. Bradley).
http://en.wikipedia.org/wiki/Nondualism

Para mim, atingir esse estado é atingir a Verdade, mas isso não quer dizer que nós a atingimos.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2007, 11:48:18 por Mauricio Rubio »
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline darkshi

• Nível 17
  • *
« Resposta #597 Online: 07 de Novembro de 2007, 12:11:31 »
Então chegamos ao ponto que o conceito de o que é superior é subjetivo. Se todo o conceito de superior é subjetivo,  como entende-lo, como trata-lo, como agrada-lo, como alcança-lo varia de pessoa para pessoa.
E como é um conceito subjetivo, os argumentos se resumem a "o que eu acho X o que você acha" não teríamos como ter uma base para considerar uma melhor do que a outra. Não teríamos como  considerar nossas opiniões superiores a dos outros. E com isso, não teríamos o direito de julgar o outro a partir de nossas opiniões.
Então, todo esse papo é vicioso.

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #598 Online: 07 de Novembro de 2007, 12:28:06 »
darkshi, mas como eu citei um exemplo antes, podemos comparar a consciência humana com a de um cachorro, eu posso falar que a consciência humana é superior, mas você pode discordar. Mas isso não muda o fato de que a consciência humana tem caracteristicas que podemos definir como "superiores", agora comparando a consciência de um Buda por exemplo, completamente iluminado pela consciência suprema, com a consciência humana ordinária, eu poderia dizer que a consciência suprema é infinitamente superior, e você poderia discordar, mas isso não muda o fato de que ela tem caracteristicas que eu poderia definir como "superiores".
E dentre essas caracteristicas se tem o fato de ele poder entender coisas que nós não podemos, porque no caso seriamos cachorros comparados com ele.
Agora se você acredita ou não que uma pessoa possa atingir a consciência suprema é outra questão, e essa opnião também não muda a Realidade. Então, considerando que seja possivel atingi-la, tudo o que nós estamos fazendo nesse tópico é latir, porque nós não estamos aptos a perceber a Realidade, Verdade, Absoluto ou seja lá como queira chamar.
    estão superados,
        feliz,
       sem angústia,

Buda Sakyamuni

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #599 Online: 07 de Novembro de 2007, 12:47:52 »
Então chegamos ao ponto que o conceito de o que é superior é subjetivo. Se todo o conceito de superior é subjetivo,  como entende-lo, como trata-lo, como agrada-lo, como alcança-lo varia de pessoa para pessoa.
E como é um conceito subjetivo, os argumentos se resumem a "o que eu acho X o que você acha" não teríamos como ter uma base para considerar uma melhor do que a outra. Não teríamos como  considerar nossas opiniões superiores a dos outros. E com isso, não teríamos o direito de julgar o outro a partir de nossas opiniões.
Então, todo esse papo é vicioso.
Por isso ele falou isto hehe  :hihi:  :

Aos místicos de plantão: o problema dessa proposta de realidade absoluta ou seja lá como se chama, é que é um conceito não-falseável. Não existe um meio de testá-la de forma objetiva. Além disso, não há como distinguir o "conhecimento místico" de outros estados alterados da consciência, como os induzidos por drogas, por exemplo. Junte-se a isso o fato de que nenhum conhecimento prático que possa ser aplicado fora do contexto da experiência mística jamais foi apresentado, e temos excelentes razões para permanecermos céticos.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!