Autor Tópico: "Contradições da Bíblia" - O Tópico Furado!!!  (Lida 40057 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: "Contradições da Bíblia" - O Tópico Furado!!!
« Resposta #50 Online: 05 de Novembro de 2007, 18:10:32 »
Pela "Logica" do homem as guerras são feitas. Mas pelo sentimento de outros ela é combatida.

Que eu saiba, as guerras começam com sentimentos: ódio, egoísmo, inveja, etc.
"A razão é escrava da paixão" - Hume
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #51 Online: 05 de Novembro de 2007, 19:44:29 »
Intromissão:

tudo que você disse
Já sofri bastante devido à nossa lógica limitada de programador. Meu primeiro contato com Informática ainda era em Cartão Perfurado em 1983. Hoje sou um simples articulador PHP.
- Pela Lógica, não se Ama. (Porque amar dói e vai de encontro com a "Acção e reação")
Pela sua lógica, você rastejará sobre tudo que já pode ser comprovado, deixando de lado a maioria das coisas de nossa maravilhosa existência.
Tradução: "Você é feio e mau e vou chamar meu pai pra bater em você!!" Ou: "Não adianta provar que
eu estou errado porque eu estou certo, e você está errado. Ah, e você é feio e mau e..."
:histeria:

Pois acredite que o que não se pode ser visto é a parte predominante do universo. Mas, atente que antecedente à toda e qualquer descoberta, já houve dúvida. Antes de comprovar a relatividade Einstein "creu" nela.

Ai meu São Cthulhu! Primeiro: Einstein não "comprovou" a teoria da relatividade. Foram outros cientistas
que o fizeram. Se ela não tivesse passado no teste experimental, teria ido direto para a lata de lixo da história. Segundo (e mais irônico): Einstei foi obrigado a propor a Teoria da Relatividade para poder
resolver uma contradição lógica entre a mecânica de Newton e o Eletromagnetismo. E não tem a menor importância se ele "acreditava" na teoria, ou se uma intuição profunda o guiou: se a teoria não tivesse funcionado: lata do lixo. 

O que lhe proponho é se esforçar para ter o discernimento de que sua lógica é extremamente limitada e seus "xyzs" só servem para coisas pequenas.

Pela "Logica" do homem as guerras são feitas. Mas pelo sentimento de outros ela é combatida.

Saiba diferenciar em sua vida, o que pode ser mensurado pela lógica e o que só pode o ser pelo sentimento.

Não tente por "Deus" em diagrama. Seria o mesmo que degustar um suflet pela audição.

Ah tá, quer dizer que todas as guerras e genocídios do antigo testamento foram uma consequência da
lógica apurada dos hebreus. Impressionante.
Quer dizer que, na sua visão, a Bíblia não tem contradições lógicas... porque não obedece à lógica. Ah, tá.

Impressionante...

Deixarei a pelota com o Pedro.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #52 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:08:46 »
Olha, Jetro, eu gosto do Sermão da Montanha. Gosto mesmo. Quisera que mais gente colocasse em prática o que está escrito ali.

Entretanto, tem muita gente que fala um monte de atrocidades e se justifica na Bíblia. Dizem alguns que a Bíblia é infalível, posto que foi inspirada por Deus.

Ora, mas se os autores inspirados por Deus não conseguem concordar sequer em quem foi o pai de José; se os autores entram em contradição em vários outros momentos sobre o caráter amoroso-vingativo de Deus; se Deus muda de idéia apesar de dizer "Eu, o Senhor, não mudo"; se os apóstolos dão versões conflitantes sobre seqüências de eventos e sobre mandamentos e sobre a Lei Mosaica; se ora a Bíblia deve ser encarada como verdadeira (por exemplo, a história de Moisés), ora como linguagem figurada (por exemplo, o relato da criação do mundo de acordo com Gênesis, posto abaixo pela ciência moderna), então...

Então como decidir QUAL parte da Bíblia serve? Quem pode decidir? O Papa? Os pastores? Você? Eu?

Fui criado na tradição Luterana, por isso gosto do Sermão da Montanha. Mas eu não consigo mais encarar a Bíblia como A Verdade, uma vez que ela simplesmente não apresenta consistência interna.

Você, é claro, está livre para fechar os olhos e se prender às partes boas da mensagem de Cristo. O problema todo começa quando outro sujeito se prende a outra parte da mensagem e acha uma boa idéia condenar veementemente alguns hábitos alheios "porque está escrito que é pecado".

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #53 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:19:50 »
Off-topic: Pois, para mim, o Sermão da Montanha perdeu um pouco do brilho depois que me dei conta que Jesus basicamente afirmava que O FIM ESTÁ PRÓXIMO!!!! (ahem, desculpem) e que estava dando as condições para quem desejava entrar no reino-dos-céus. Entrar literalmente.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #54 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:23:39 »
tudo que você disse
Já sofri bastante devido à nossa lógica limitada de programador. Meu primeiro contato com Informática ainda era em Cartão Perfurado em 1983. Hoje sou um simples articulador PHP.
- Pela Lógica, não se Ama. (Porque amar dói e vai de encontro com a "Acção e reação")
Pela sua lógica, você rastejará sobre tudo que já pode ser comprovado, deixando de lado a maioria das coisas de nossa maravilhosa existência.
:stunned:

Houve tempos em que eu tive paciência para essas discussões.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #55 Online: 05 de Novembro de 2007, 20:25:43 »
Off-topic: Pois, para mim, o Sermão da Montanha perdeu um pouco do brilho depois que me dei conta que Jesus basicamente afirmava que O FIM ESTÁ PRÓXIMO!!!! (ahem, desculpem) e que estava dando as condições para quem desejava entrar no reino-dos-céus. Entrar literalmente.

Talvez. Mas não deixa de ser uma boa idéia fazer o que ele sugere lá. Ainda que não seja muito original, também :-)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #56 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:35:00 »
Não que seja uma contradição importante, mas é uma contradição, não é?  :?

Eu poderia estudar anos a fio para descobrir se a Zebra é "Branca de listras pretas ou se é preta de listras brancas" mas seria meio assim, "perda de tempo" entende? Por isso, resolvi estudar algo mais consistente na Bíblia como por exemplo, a mensagem que ela oferece, como um Todo. Discutir sobre detalhes insignificantes, é como observar um Monet e dizer que o prego que o pendura é de ferro ou de cobre.

Concorda?
Se a Bíblia se contradiz a respeito de coisas tão simples, como podemos confiar no resto?
Não interessa aqui se a Bíblia é bonitinha ou não (ela é horrível, na verdade, cheia de mortes e crueldade). O que interessa é se ela é verdade. Se não é, vale tanto quanto um livro de ficção qualquer.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #57 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:38:43 »
Não seja isso, ou algo similar, que os afastem de entender as maravilhas que a Bíblia nos trás.
Malaquias 02:01-04
"Diz o Senhor dos Exércitos: Arrancarei seu braço e esfregarei bosta na sua cara"

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #58 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:42:22 »
Se eu lhe disser que não sei, isso não fará diferença para mim. Nem para você e nem para ninguém. Porque isso não mudaria o fato: "Jesus Nasceu".

Entenda que se alguem disser que você é filho de Pedro e outrem afirmar que você é filho do Paulo, isso não mudará em nada sua existência.
Sim, porque é um fato que você existe, mas o Jesus em que você acredita só existe num livro que se contradiz. Tente de novo.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #59 Online: 06 de Novembro de 2007, 07:46:05 »
Digo para mim, que se um dia encontrar uma contradição Bíblica, deixo de aceita-la.
Ou melhor, no dia em que você estiver disposto a ver uma contradição como sendo uma contradição e não uma passagem que provavelmente pode ser explicada de alguma forma que escapa à  nossa limitada compreensão.
No dia em que você deixar de partir do princípio de que a Bíblia não contém erros e que, portanto, tudo pode ser explicado.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #60 Online: 06 de Novembro de 2007, 08:12:08 »
Pra mim este tópico já deveria ter acabado. Vejamos:

Digo para mim, que se um dia encontrar uma contradição Bíblica, deixo de aceita-la.

Você poderia me mostrar alguma, que seja realmente relevante para você?

TAlvez possamos disseca-la e chegar a algum lugar.

Mas por favor, mostre-me apenas Uma ok

Já foram mostradas algumas aqui (um camarada com dois pais :o??Se isso não for uma PUTA CONTRADIÇÃO, eu não sei o que é). Agora o Jetro está tentando sair pela tangente ("o que importa é o contexto, blá, blá, blá").

Jetro, cumpra o que prometeu, você pediu UMA contradição, já apareceram várias... já deixou de aceitar a bíblia? Ou vai continuar enrolando? Ou negar que os exemplos apontados são contradições? Você pode arranjar mil desculpas, mas no início você dizia que a bílblia NÃO TINHA NENHUMA CONTRADIÇÃO, agora já está dizendo que o importante é o todo e não os detalhes...

Mas o que esperar dos crentes a não ser isso?
"Deus prefere os ateus"

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #61 Online: 06 de Novembro de 2007, 09:07:50 »
Se isso não for uma PUTA CONTRADIÇÃO
Respeita a mãe de José, seu blasfemador.... Foi só um momento de excesso de álcool, pô....  :hmph:

E eu já recomendei esse tópico.....?
../forum/topic=2755.0.html

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #62 Online: 06 de Novembro de 2007, 16:27:29 »
Tenho uma doença crónica, chamada doença de Crohn. Permita-me que use a minha condição para que tenha pena de mim? Depois pode dar-me a razão?
Não entendi.

Os "argumentos" da sua mensagem são falaciosos, com apelo emocional e analogias barrocas.
Não é a primeira vez que dialogo com um ateu e ele faz acusações sem mostrar o ponto exato da "Falácia" ou "analogia barroca". Não gosto disso.

O que isso tem a ver com o que se está a discutir?
Você falou demais sobre algo tão simples. Isso complica muito a conversa e logo, ela deixa de ser aproveitável. Por isso, eu quis voltar ao foco principal que é o de mostrar, que "a ordem dos fatores não alteram o produto". (perceber qual é o produto é a questão)

[/quote]
Tenho 24 anos. Também vai dizer que sou demasiado jovem? Neste fórum criticamos esse género de atitude.
[/quote]
A este ponto, defenda-se na hora oportuna.

"Contradição" é um termo estreitamente relacionado com lógica, e foi o senhor que iniciou o tópico como tal. Como pode ver, respondo usando a sua definição de contradição (que está correctíssima). Se estiver errado, que discuta os meus argumentos, e não assuntos alheios.
Responda a analogia do "Chapeuzinho Vermelho".
Entenda que a Bíblia é uma coleção de 66 libros escritos em épocas diferentes distribuídos num período de aproximadamente 3.000 anos... Você acha justo negar as informações contidas nestes livros por causa de ums detalhes paralelos e de ordem tão insignificantes? Se sim, de que adianta sua inteligência?

Sinceramente, acho que tudo que você expõe é muito confuso.
Acho que as vezes seu raciocínio é mais rápido que sua capacidade de se expressar e por isso, fica muito difícil um diálogo lúcido e claro para todos os leitores. Espero que não seja uma "arma" contra opositores de opiniões.

Enquanto eu utilizo analogias como "Chapauzinho vermelho" para mostrar um ponto de vista de maneira clara e fácil de ser compreendida, você me vem com formulas e textos quilométricos. Pare com isso amigo! Estou falando coisas muito fáceis de serem discernidas. Não é preciso "equações" para entender que "o que importa em um quadro é a mensagem que a pintura transmite e não o prego que o pindura". Você consegue entender isso? então pronuncie-se a respeito disso.

No tópico primário, Estou dizendo que: "Em face ao foco da mensagem "Dizer diferente não é contradição".
Se você discorda disto, pronuncie-se a respeito. Mas não use muito o "CopyPaste" para encher a tela com suas fórmulas infindáveis e que não provam nada.

abraço
"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #63 Online: 06 de Novembro de 2007, 16:38:08 »
Eu sempre gostei do Sermão da Montanha.
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #64 Online: 06 de Novembro de 2007, 16:43:08 »
Já eu sempre preferi a sabedoria de Yoda. :hihi:

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #65 Online: 06 de Novembro de 2007, 16:55:27 »
...Entretanto, tem muita gente que fala um monte de atrocidades e se justifica na Bíblia. Dizem alguns que a Bíblia é infalível, posto que foi inspirada por Deus.

Ora, mas se os autores inspirados por Deus não conseguem concordar sequer em quem foi o pai de José; se os autores entram em contradição em vários outros momentos sobre o caráter amoroso-vingativo de Deus; se Deus muda de idéia apesar de dizer "Eu, o Senhor, não mudo"; se os apóstolos dão versões conflitantes sobre seqüências de eventos e sobre mandamentos e sobre a Lei Mosaica; se ora a Bíblia deve ser encarada como verdadeira (por exemplo, a história de Moisés), ora como linguagem figurada (por exemplo, o relato da criação do mundo de acordo com Gênesis, posto abaixo pela ciência moderna),
Você já brincou de "Telefone sem fio" quando criança? então imagine uma história repassada entre gerações durante milênios? Seja franco: Somente o foco principal era fielmente Observado e mantido. (O Plano de Salvação da alma humana)

Então como decidir QUAL parte da Bíblia serve? Quem pode decidir? O Papa? Os pastores? Você? Eu?
Olha amigo. Tenho 41 anos de idade e já li a Bíblia umas 3 vezes fora os estudos fragmentados, com suas exegeses e homiléticas. Somente depois de 15 anos de estudo e oração, pude perceber que a mensagem que realmente importa está em forma de uma "coluna vertebral" de Gênesis ao Apocalipse. Assim como nossa coluna vertebral, está completamente envolvida por nossas carnes, nervos e músculos; terminando em pontas de cabelos e unhas sujas, o cerne da mensagem bíblica está na salvação da alma. Portanto, não adianta condenar o corpo por causa de uma "unha encravada". Você me entende? Isso é pequeno.

Fui criado na tradição Luterana, por isso gosto do Sermão da Montanha. Mas eu não consigo mais encarar a Bíblia como A Verdade, uma vez que ela simplesmente não apresenta consistência interna.
Apresenta sim e muita. Você está sem conseguir enxergar devido a cadeias básicas de raciocínio.
Ora amigo! Eu seria um esquisofrênico? Ha sim, algo a mais que as simples letrinhas.

Você, é claro, está livre para fechar os olhos e se prender às partes boas da mensagem de Cristo. O problema todo começa quando outro sujeito se prende a outra parte da mensagem e acha uma boa idéia condenar veementemente alguns hábitos alheios "porque está escrito que é pecado".
Concordo. Sou extremamente contrario às pessoas que acreditam que "o homem foi feito de barro".  Na maioria das vezes, a Bíblia não pode ser discernida literalmente. Tanto o é, que o próprio Jesus só falava por parábolas. A fim de que somente alguns compreendam a verdade. Porque Deus, não quer tolos e sim homens de ampla visão.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #66 Online: 06 de Novembro de 2007, 16:59:49 »
Não que seja uma contradição importante, mas é uma contradição, não é?  :?

Eu poderia estudar anos a fio para descobrir se a Zebra é "Branca de listras pretas ou se é preta de listras brancas" mas seria meio assim, "perda de tempo" entende? Por isso, resolvi estudar algo mais consistente na Bíblia como por exemplo, a mensagem que ela oferece, como um Todo. Discutir sobre detalhes insignificantes, é como observar um Monet e dizer que o prego que o pendura é de ferro ou de cobre.

Concorda?
Se a Bíblia se contradiz a respeito de coisas tão simples, como podemos confiar no resto?
Não interessa aqui se a Bíblia é bonitinha ou não (ela é horrível, na verdade, cheia de mortes e crueldade). O que interessa é se ela é verdade. Se não é, vale tanto quanto um livro de ficção qualquer.

A Bíblia não é um livro Místico. É um livro Histórico que conta história de homens pervesos e de extremo mau caráter. Libro trágico e de histórias sangrentas. É verdade. É um livro que mostra mais erro do que acerto.... oras... quem está dizendo o contrário?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #67 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:01:50 »
Ou melhor, no dia em que você estiver disposto a ver uma contradição como sendo uma contradição e não uma passagem que provavelmente pode ser explicada de alguma forma que escapa à  nossa limitada compreensão.
No dia em que você deixar de partir do princípio de que a Bíblia não contém erros e que, portanto, tudo pode ser explicado.

Nosso conteito de COntradição é diferente.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #68 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:07:14 »
Já eu sempre preferi a sabedoria de Yoda. :hihi:

Engraçadinho, ele é...   :hihi:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #69 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:08:43 »
Já foram mostradas algumas aqui (um camarada com dois pais :o??Se isso não for uma PUTA CONTRADIÇÃO, eu não sei o que é). Agora o Jetro está tentando sair pela tangente ("o que importa é o contexto, blá, blá, blá").
Isso não é contradição. Aliás, conheço um monte de jente que tem dois pais...rs rs rs

Jetro, cumpra o que prometeu, você pediu UMA contradição, já apareceram várias...
Nenhuma ainda.  Onde você viu algo dizendo o contrário? Por acaso para você o cerne da questão seria "quem era o pai de José" ?  acorde amigo!   Tomara que ninguém diga ao teu alcance  que está "morrendo de fome"  :D

já deixou de aceitar a bíblia? Ou vai continuar enrolando? Ou negar que os exemplos apontados são contradições? Você pode arranjar mil desculpas, mas no início você dizia que a bílblia NÃO TINHA NENHUMA CONTRADIÇÃO, agora já está dizendo que o importante é o todo e não os detalhes...
Ainda não tive exemplo de contradição.

Mas o que esperar dos crentes a não ser isso?
Não gosto de lidar com fanáticos Crentes muito menos ateus.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #70 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:09:14 »
Porque Deus, não quer tolos e sim homens de ampla visão

Quando eu ia à igreja, acreditava justamente nisso.

O que, em última instância, foi a razão de eu ter saído da religião :-)

De qualquer forma, sua opinião é interessante: você propõe que nos prendamos ao que chama de "cerne" da mensagem da Bíblia - o amor ao próximo, a tolerância, a bondade. É um bom conselho. Mas a Bíblia também dá mostras de ódio, intolerância e crueldade, algumas perpetradas por grandes personagens (profetas, juízes, reis, etc.) e a maioria sob ordens diretas de Deus. Em resposta a isso, você diz que talvez a mensagem tenha sido alterada no meio da transmissão. Daí voltamos à questão inicial: de que vale a Bíblia, então? Como podemos decidir qual parte é a correta? Devemos acreditar que a parte do Deus amoroso é a correta só porque é mais bonito? E quanto a todos os massacres de inocentes?

Eu prefiro continuar praticando os bons conselhos do livro - que, como disse antes, nem sequer são originais. Mas o resto? Não, obrigado :-)

Se for o caso, depois me entendo com Deus.

EDIT:

Citação de: Jetro
A Bíblia não é um livro Místico. É um livro Histórico que conta história de homens pervesos e de extremo mau caráter. Libro trágico e de histórias sangrentas. É verdade. É um livro que mostra mais erro do que acerto.... oras... quem está dizendo o contrário?

Ué, mas se você admite isso... não percebe também que muitos desses massacres foram ordenados por Deus??

E isso sem falar na historicidade da Bíblia...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #71 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:20:14 »
Ainda não tive exemplo de contradição.

Jetro, cumpra o que prometeu, você pediu UMA contradição, já apareceram várias...
Nenhuma ainda.  Onde você viu algo dizendo o contrário? Por acaso para você o cerne da questão seria "quem era o pai de José" ?  acorde amigo!   Tomara que ninguém diga ao teu alcance  que está "morrendo de fome"

Concordo. Sou extremamente contrario às pessoas que acreditam que "o homem foi feito de barro".  Na maioria das vezes, a Bíblia não pode ser discernida literalmente. Tanto o é, que o próprio Jesus só falava por parábolas. A fim de que somente alguns compreendam a verdade. Porque Deus, não quer tolos e sim homens de ampla visão.

Senhores, a Promotoria encerra.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:24:57 »

Senhores, a Promotoria encerra.

Hmm... Mais um que usa o "Argumento Humpty Dumpty". E tão sólido quanto o próprio...

EDIT: Para quem não conhece, Ecce Eggo:

artigo: http://en.wikipedia.org/wiki/Humpty_Dumpty
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 17:27:30 por Dr. Manhattan »

Alan Watts

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #73 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:45:20 »
A todos...

Talvez, eu tenha errado em pensar que estaria lidando com pessoas de um nivel de entendimento mais elevado. Desculpem-me o desabafo. Mas realmente, esta é a conclusão que posso chegar diante de tantos insultos, piadinhas, etc.
VISTO que vocês não se esforçam o mínimo para me compreender, concluo que só querem discutir. Eu estou buscando respostas e começo a achar que aqui, só terei confusões.
Será que alguém tem a capacidade de entender o que eu estou dizendo?
repetirei pela ultima vez:  
A MENSAGEM BÍBLICA NÃO SE CONTRADIZ !!!  Vale lembrar que "Quem foi o pai de José" não é A MENSAGEM BÍBLICA.
A Bíblia tem diversas mensagens que a fazem ser o livro que É. E, entre tantas, as mais importantes são:

1 - Arrependa-se dos pecados e obtenha a salvação de sua alma
2 - Existe vida após a morte
3 - Só Jesus Cristo Salva
4 - Deus existe

Seriam contradições a este nível que me fariam mudar de rumo. ATÉ AGORA, NADA APARECEU !!!

Por favor: "Quem foi o pai de fulano" não é "mensagem bíblica". Sejam mais adultos.... ou, se preferirem, podemos falar sobre "O pequeno príncipe".

Vocês agem como se diante de um mágico que fez um Navio desaparecer e depois aparecer novamente, questinasse que o navio antes de desaparecer, tinha outra cor.  Isto é, uma cegueira que incapacita de enxergar a maravilhosa mágica por uma questão insignificante.

A Legislação Brasileira é cheia de falhas e muitos se aproveitam delas e é isso que causa tamanho prejuizo ao paiz. Mentes pequenas incapazes de compreender a importância da Lei. Agindo dessa forma perante a Bíblia, vocês se igualam aos políticos que se apegam às beiradas do cerne da Lei e tiram proveitos pessoais.  

Meu conselho é que procurem crescer.
« Última modificação: 06 de Novembro de 2007, 17:49:07 por Jetro »

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #74 Online: 06 de Novembro de 2007, 17:54:07 »
Tenho uma doença crónica, chamada doença de Crohn. Permita-me que use a minha condição para que tenha pena de mim? Depois pode dar-me a razão?
Não entendi.
Eu sofro mesmo dessa doença, e é muito dolorosa. Não tem qualquer relação com o tópico, e portanto é uma falácia introduzir o tema. Seria um "argumentum ad misercordiam". Também já usaram a minha condição para um argumento falacioso do género. Isso é uma falácia, pois não tem qualquer relação com o tema discutido - as proposições não são verdadeiras ou falsas por causa disso -, pretendendo apenas desviar o assunto.

O que isso tem a ver com o tópico?
Pela sua lógica, você rastejará sobre tudo que já pode ser comprovado, deixando de lado a maioria das coisas de nossa maravilhosa existência. Pois acredite que o que não se pode ser visto é a parte predominante do universo. Mas, atente que antecedente à toda e qualquer descoberta, já houve dúvida. Antes de comprovar a relatividade Einstein "creu" nela.

Para já está a julgar-me, sem conhecer-me e com algo que não tem relação com o tópico (é um "argumentum ad hominem").
Está a falar em dúvida num fórum de cépticos: o cepticismo define-se pela dúvida, e é o oposto do dogma. Escrevi diversos artigos sobre o assunto num "blog": http://crerparaver.blogspot.com/search/label/cepticismo
Leia o primeiro parágrafo de http://crerparaver.blogspot.com/2007/07/cincia-e-dogma.html .

Se as previsões da relatividade geral de Einstein não correspondessem às experiências e observações, seria descartada. E se houver alguma inconsistência, terá de ser corrigida e substituída por outra, tal como a Teoria da Relatividade substituiu teorias e leis anteriores, como a existência do éter e as fórmulas associadas às leis de Newton (apesar de serem usadas em certas situações, por serem mais fáceis e não necessitarem de tanta precisão).

Na verdade, questiono a sua capacidade de imparcialidade neste tópico. E usar assuntos alheios para desviar a questão, não o abona a esse respeito.

Não é a primeira vez que dialogo com um ateu e ele faz acusações sem mostrar o ponto exato da "Falácia" ou "analogia barroca". Não gosto disso.
Pensei que fosse claro com os exemplos dados. Nunca ouvi um ateu falar em "analogia barroca": pensei que estivesse a ser original com esse termo.
A questão não é se é um ateu ou não a argumentar: esquece os grupinhos. Sou um indivíduo, e quero ser tratado como tal. Nem me interessa se é cristão, ou seja lá o que for. Abstrai-te disso.

Leia a mensagem que escreveu e tente entender se o que transmite tem alguma relação com o tópico, e se não parece que está a tentar fugir do assundo apelando pela emoção.

Tenho 24 anos. Também vai dizer que sou demasiado jovem? Neste fórum criticamos esse género de atitude.
[/quote]
A este ponto, defenda-se na hora oportuna.
[/quote]
Era um exemplo de outra falácia. A minha idade não tem qualquer relação com o tópico. Sendo eu mais novo, não significa que a Bíblia tem ou não tem contradições. Não tenho de defender-me em relação a isso.

Responda a analogia do "Chapeuzinho Vermelho".
Se disser que um lobo comeu uma "chapeuzinha vermelha" e uma "chapeuzinha amarela" não é uma contradição. Pode ter comido as duas, como podia ter comido os três porquinhos, ou eu comer uma maçã e uma pêra.
Mas é uma conclusão irrelevante.

É uma contradição dizer que alguém disse "Vou morrer" e de seguida morreu, e que essa mesma pessoa disse "Adeus mundo cruel" e morreu logo a seguir. Também dizer que "ouviu e não viu" e que "viu e não ouviu" é também uma contradição.
Esses são os casos apresentados, e não têm relação com a analogia do chapeuzinho.

Você acha justo negar as informações contidas nestes livros por causa de ums detalhes paralelos e de ordem tão insignificantes? Se sim, de que adianta sua inteligência?
Não é necessário haver contradições num livro para ser falso.
Se os "detalhes paralelos" são contradições, então são relevantes para o tópico, e discutir se é por causa desses "detalhes" que não se acredita naquilo que está escrito na Bíblia é que é irrelevante.
Aliás, não preciso de encontrar contradições na "Epopeia de Gilgamesh" para dar razões para não acreditar nela.

Sinceramente, acho que tudo que você expõe é muito confuso.
Acho que as vezes seu raciocínio é mais rápido que sua capacidade de se expressar e por isso, fica muito difícil um diálogo lúcido e claro para todos os leitores. Espero que não seja uma "arma" contra opositores de opiniões.
Pensei que estivesse a ser perfeitamente claro: escreveu uma mensagem que não tem relação com o tópico, desviando-se do assunto, e apresentei exemplos de falácias semelhantes.

Além disso, se fosse um argumento válido, a ideia de contradição deixaria de ter qualquer sentido, e nenhum texto teria contradições. Os muçulmanos, mórmons, hindus, etc. fazem algo semelhante para defenderem os seus livros sagrados.

Enquanto eu utilizo analogias como "Chapauzinho vermelho" para mostrar um ponto de vista de maneira clara e fácil de ser compreendida, você me vem com formulas e textos quilométricos. Pare com isso amigo!
O contexto dessas fórmulas devem-se ao seguimento de um tópico, onde Erivelton nem sequer compreendia o que era uma contradição, e tentei explicar. Fiz algumas perguntas, mostrei exemplos - até alguém disse que ele devia ter um câncro no cérebro -, então demonstrei as contradições através de lógica formal.

Foi um caso excepcional, e queria mostrar que esses assuntos foram discutidos intensivamente em vários tópicos, que se chegou a esse ponto.

Estou falando coisas muito fáceis de serem discernidas. Não é preciso "equações" para entender que "o que importa em um quadro é a mensagem que a pintura transmite e não o prego que o pindura". Você consegue entender isso? então pronuncie-se a respeito disso.
Para terminar com essa impressão que tem de mim, veja esse "site":
* http://www.pedroac.deviantart.com/gallery
Sou autor dos desenhos, pinturas e dos poemas.
O problema sobre eu ser demasiado lógico, ou algo semelhante, já terminou por aqui?

Não entendo como essa analogia pode servir de contra-argumento em relação ao que disse.
Afinal existem ou não contradições na Bíblia? É isso que importa no tópico, e tudo o resto são detalhes para desviar a atenção.

No tópico primário, Estou dizendo que: "Em face ao foco da mensagem "Dizer diferente não é contradição".
Se você discorda disto, pronuncie-se a respeito.
Não discordo.

Aliás em, relação às últimas palavras de Jesus, eu próprio disse que Marcos é tão vago, que não contradiz os outros Evangelhos. Lucas e Mateus parecem ter usado o evangelho de Marcos: no caso de Mateus, assumiu que o último grito repetia as palavras anteriores, mas Lucas quis ser mais criativo. O autor do evangelho de João não usou o evangelho de Marcos, e por isso é muitíssimo diferente.

A questão não é apenas se são diferentes, mas se contradizem. Não estou a fazer confusão.

Abraços
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!