Autor Tópico: "Contradições da Bíblia" - O Tópico Furado!!!  (Lida 40056 vezes)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
Re: "Contradições da Bíblia" - O Tópico Furado!!!
« Resposta #25 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:30:41 »
Jetro, pode tratar com o PedroAC primeiro. Minhas dúvidas esperaram anos, podem esperar mais uns dias.

Jetro,
até no WikiQuote pode-se ler citações das últimas palavras de Jesus.

Basta:
1) abrir no final de cada evangelho;
2) procurar pelo capítulo onde se descreve a condenação de Jesus;
3) ir lendo até dizer que morrer;
4) escreva uma mensagem com o versículo sobre o momento da morte, e o versículo que antecede, para cada evangelho;

Se  apenas o evangelho de Lucas descreve-se a morte de Jesus, é claro que isso torna-se impossível. Mas posso mostrar facilmente que todos os evangelhos descrevem a sua morte.
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
    • Executa - Sistemas Online
« Resposta #26 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:31:55 »
Jetro, voce fugiu da resposta...  :P   como usar o "sentimento" para saber o nome do pai de Jesus?  ::)

Não sei porque você está se empenhando tanto para saber qual é o nome do Pai de José.

Mas se isso tanto lhe importa, eu respondo que "Não sei".

"Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima." Louis Pasteur

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #27 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:33:11 »
Filho, eu não estou interessado nisso. Não estou discutindo se Deus existe, ou mesmo as mensagens de Jesus - muitas das quais, diga-se, eu gosto muito.

Estou interessado em saber se a Bíblia contém contradições ou não.

Então, qual o nome do pai de José, segundo a Bíblia? Eu aceito um simples "não sei" como resposta...

Não sei.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #28 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:33:59 »
Ótimo, me dou por satisfeito.

Se quiser, pode escolher outra pergunta. Se não quiser, tudo bem, também.

Luz

• Visitante
« Resposta #29 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:34:37 »
Jetro, voce fugiu da resposta...  :P   como usar o "sentimento" para saber o nome do pai de Jesus?  ::)

Não sei porque você está se empenhando tanto para saber qual é o nome do Pai de José.

Na verdade, não estou. Eu por mim teria descutido outra questão que não essa, mas acho que está claro que existem duas versões na bíblia para essa pergunta - só isso.  :)  Não que seja uma contradição importante, mas é uma contradição, não é?  :?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #30 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:36:30 »
1) abrir no final de cada evangelho;
2) procurar pelo capítulo onde se descreve a condenação de Jesus;
3) ir lendo até dizer que morrer;
4) escreva uma mensagem com o versículo sobre o momento da morte, e o versículo que antecede, para cada evangelho;

Se  apenas o evangelho de Lucas descreve-se a morte de Jesus, é claro que isso torna-se impossível. Mas posso mostrar facilmente que todos os evangelhos descrevem a sua morte.

Quero ser rápido... estou trabalhando... não quis ter de "parar para buscar" e dizer essas coisas que vc já sabe...  Poste logo sua questão e passemos a diante.

Abraço

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #31 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:37:49 »
Ótimo, me dou por satisfeito.

Não entendi o porque de você querer saber se eu sei qual é o nome do pai de fulano...

Mas, tudo bem.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #32 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:38:04 »
Realmente, não é nada importante. Mas eu pus ela lá inclusive para provocar -- quando apresentados a uma listinha daquelas, os crentes geralmente escolhem a das gerações; inclusive citando I Tim. 1:4: "Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus".

O que não deixa de ser outra contradição interessante... ;-)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #33 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:43:05 »
Quero ser rápido... estou trabalhando... não quis ter de "parar para buscar" e dizer essas coisas que vc já sabe...  Poste logo sua questão e passemos a diante.

Isto é um fórum de discussão, não é um chat.
Tem todo o tempo do mundo para responder, e seria desonesto obrigarem a responder logo.
Nem esperava que respondesse tão rapidamente. Geralmente espero para o dia seguinte, ou para a semana seguinte. Não se preocupe com isso.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #34 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:43:38 »
Não que seja uma contradição importante, mas é uma contradição, não é?  :?

Eu poderia estudar anos a fio para descobrir se a Zebra é "Branca de listras pretas ou se é preta de listras brancas" mas seria meio assim, "perda de tempo" entende? Por isso, resolvi estudar algo mais consistente na Bíblia como por exemplo, a mensagem que ela oferece, como um Todo. Discutir sobre detalhes insignificantes, é como observar um Monet e dizer que o prego que o pendura é de ferro ou de cobre.

Concorda?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #35 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:44:52 »
Realmente, não é nada importante. Mas eu pus ela lá inclusive para provocar -- quando apresentados a uma listinha daquelas, os crentes geralmente escolhem a das gerações; inclusive citando I Tim. 1:4: "Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis, que mais produzem questões do que edificação de Deus".

O que não deixa de ser outra contradição interessante... ;-)

Que coincidência...  Leia minha assinatura... rs rs rs

Luz

• Visitante
« Resposta #36 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:49:35 »
Não que seja uma contradição importante, mas é uma contradição, não é?  :?

Eu poderia estudar anos a fio para descobrir se a Zebra é "Branca de listras pretas ou se é preta de listras brancas" mas seria meio assim, "perda de tempo" entende? Por isso, resolvi estudar algo mais consistente na Bíblia como por exemplo, a mensagem que ela oferece, como um Todo. Discutir sobre detalhes insignificantes, é como observar um Monet e dizer que o prego que o pendura é de ferro ou de cobre.

Concorda?

Por isso mesmo eu preferia outra questão, que não essa - mas ninguém me deu bola.  :P  Fiquei com a de José mesmo! O tópico se refere a contradições bíblicas, você disse que nunca encontrou uma - importante ou não - estamos tentando mostrar que elas existem.  :)  Entendeu?

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #37 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:54:27 »
Isto é um fórum de discussão, não é um chat.
Tem todo o tempo do mundo para responder, e seria desonesto obrigarem a responder logo.
Nem esperava que respondesse tão rapidamente. Geralmente espero para o dia seguinte, ou para a semana seguinte. Não se preocupe com isso.

Ok... busquei na Net e achei isso ai:

... Mt 27:46...
Por volta da hora nona exclamou Jesus em alta voz: Eli, Eli, lemá sabactâni, que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?

... ou em Lc 23:46 ...
Jesus clamou com grande voz: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. Havendo dito isto, expirou.

... ou em João 19:30?
Quando Jesus recebeu o vinagre, disse: Está consumado! E inclinando a cabeça, entregou o espírito

Acho que basta né?

Pelo que vejo cada um falou uma coisa...  espero que você não me pergunte "porque".  :D

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #38 Online: 05 de Novembro de 2007, 15:57:34 »
...O tópico se refere a contradições bíblicas, você disse que nunca encontrou uma - importante ou não - estamos tentando mostrar que elas existem.  :)  Entendeu?

Mas se você ler o meu tópico Primario, entenderá meu ponto de vista. Resumindo: O que vc entende como "Contradição" e mostra exemplos, eu entendo por "Dizer diferente a mesma coisa" em face ao cerne do contexto.

Jetro

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #39 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:00:28 »

No 3º capítulo de Lucas:
E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos, sendo (como se cuidava) filho de José, e José de Heli

No 1º capítulo de Mateus:
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo.

É preciso um ateu para dar a resposta?  :hihi:
O pai de José é Heli e Jacó. Como vês, não tive dificuldade em responder citando a Bíblia.

Quando puderes, faz o mesmo em relação à pergunta que coloquei.

Se demorasses a responder, podíamos pensar que não está a usar o computador, não viu ainda as mensagens ou está à procura das respostas, e por isso bastava aguardar.

Mas dar uma resposta a seguir, sem esses versículos, darás razão ao Fernando Silva: "Fingem que não viram e torcem para que ninguém veja e faça perguntas", e o objectivo da mensagem inicial do tópico fica lograda. Por isso sugiro que penses bem, e que dês uma resposta honesta, demorando o tempo que necessitares.

Abraços
Pedro Amaral Couto

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #40 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:01:09 »
Ah, ok. Li agora a resposta.
Pedro Amaral Couto

Luz

• Visitante
« Resposta #41 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:10:50 »
...O tópico se refere a contradições bíblicas, você disse que nunca encontrou uma - importante ou não - estamos tentando mostrar que elas existem.  :)  Entendeu?

Mas se você ler o meu tópico Primario, entenderá meu ponto de vista. Resumindo: O que vc entende como "Contradição" e mostra exemplos, eu entendo por "Dizer diferente a mesma coisa" em face ao cerne do contexto.

Jetro

Acho até que essa é a principal característica da Bíblia - por não se tratar de um texo literal, pela própria simbologia que comporta, aceita diferentes interpretações.  :)

Mas... mesmo de acordo com o seu post inicial, a questão do pai de José, por exemplo, como tantas outras, apresenta contradição ou Heli e Jacó eram a mesma pessoa?
« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 16:14:07 por Luz »

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #42 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:13:37 »
É preciso um ateu para dar a resposta?  :hihi:
O pai de José é Heli e Jacó. Como vês, não tive dificuldade em responder citando a Bíblia.

:D Agora que já sabes, voltemos ao assunto.  :wink:

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #43 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:20:52 »
Acho até que essa é a principal característica da Bíblia - por não se tratar de um texo literal, pela própria simbologia que comporta, aceita diferentes interpretações.  :)
Exato. Só discordo da "Principal Característica".

Mas... mesmo de acordo com o seu post inicial, a questão do pai de José, por exemplo, como tantas outras, apresenta contradição ou Heli e Jacó eram a mesma pessoa?
Amigo...  Esses detalhes ao meu ver, só reforçam a autenticidade dos fatos, visto que se fosse forjado, ou algo parecido, haveriam muitas precauções para que tais coisas não ocorresem.
Mas atente para o que realmente importa. Se seu barco vai afundar, leia o manual de emergência, e ignore o nome do Comandante.

Luz

• Visitante
« Resposta #44 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:25:58 »
Exato. Só discordo da "Principal Característica".

Amigo...  Esses detalhes ao meu ver, só reforçam a autenticidade dos fatos, visto que se fosse forjado, ou algo parecido, haveriam muitas precauções para que tais coisas não ocorresem.
Mas atente para o que realmente importa. Se seu barco vai afundar, leia o manual de emergência, e ignore o nome do Comandante.

Amiga... eu sou menina...  :P  Tudo bem, entendo seu ponto de vista, mesmo que discorde!  :ok:  Prefiro passar a bola para o Pedro, o comandante. Estou abandonando o barco...  :lol:  (brincadeira  :hihi:)

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #45 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:31:06 »
Você concorda que "Contradizer" é "dizer o contrário?

Observe:

"O lobo mau, comeu chapeuzinho vermelho. Cuidado que lobo mau pode matar!"
"O lobo mau, comeu chapeuzinho amarelo. Cuidado que o lobo mau pode matar!"

O cerne da mensagem é: "Lobo mau pode matar" e não "A cor do chapéu".

Desculpem-me mas escolhi "Chapeuzinho vermelho" porque é uma estorinha que está à altura da questão levantada. Por favor. Não seja isso, ou algo similar, que os afastem de entender as maravilhas que a Bíblia nos trás.

Att

Jetro

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #46 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:33:50 »
   Amiga... eu sou menina...  :P  Tudo bem, entendo seu ponto de vista, mesmo que discorde!  :ok:  Prefiro passar a bola para o Pedro, o comandante. Estou abandonando o barco...  :lol:  (brincadeira  :hihi:)

Ops!  Desculpe. Pensei que fosse menino por causa da imagem... Bigodinho... etc...

Fique à vontade de discordar. Ma pense na razão pela qual o faz e se possível, não seja egoista e me mostre seu ponto de vista. Talvez, esteja me ajudando.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #47 Online: 05 de Novembro de 2007, 16:36:45 »

Já tinha escrito noutro tópico, muito antes desse:
http://www.priberam.pt/dlpo/definir_resultados.aspx
s. f.,
    acto de contradizer;
    objecção;
    afirmação contrária;
    contestação;
    incoerência entre os actos e as palavras;
Filos.,
    oposição entre duas preposições, uma das quais exclui a outra;
    espírito de -: espírito da pessoa que habitualmente faz objecções a tudo;
Lóg.,
    princípio de -: uma proposição não pode ter, simultaneamente, o valor de verdade e o valor de falsidade.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Contradi%C3%A7%C3%A3o
Diz-se que há contradição quando se afirma e se nega simultaneamente algo sobre a mesma coisa. O princípio da contradição informa que duas proposições contraditórias não podem ser ambas falsas ou ambas verdadeiras ao mesmo tempo.Existe relação de simetria, não podem ter o mesmo valor de verdade.
Leia bem os exemplos na Wikipedia.

Além disso sou programador informático, e estudei lógica. Sei bem o que é uma contradição: já tive de provar várias contradições na faculdade.

Pelo que vejo cada um falou uma coisa...  espero que você não me pergunte "porque".  :D
Pois é, cada uma falou uma coisa.

Não sei se a classificação de "extremamente confusos e dissimulados" refere-se ao que escrevi nas mensagens iniciais. O tema já foi discutido imensas vezes, por isso limitei-me a colocar citações. Esta citação em particular é de uma prova que escrevi num tópico do fórum, usando lógica formal - os passos são explicados.

f(p, x, t, a) ^ f(p, y, t, b) -> (x = y V c(x, y-x) = y) ^ a = b
f(p, m, t, l) significa: a pessoa 'p' disse (com a sua voz) 'x' no lugar 'l', que antecede imediatamente o momento 't'.
c(x, y) significa: concatenar (juntar) a frase/texto 'x' com 'y'
x-y significa: se a frase/texto 'y' terminar com 'x', então remover 'x' de 'y'
(exemplo: x="olá mundo" e y="mundo"; x-y="olá") 
^ é uma conjunção; V é uma disjunção; ~ é uma negação;
-> é uma implicação
http://pt.wikipedia.org/wiki/Conjun%C3%A7%C3%A3o_L%C3%B3gica
http://pt.wikipedia.org/wiki/Disjun%C3%A7%C3%A3o_L%C3%B3gica
http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81lgebra_booleana
http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%B3rmula_l%C3%B3gica

É de bom-senso assumir que, num determinado momento, qualquer pessoa só pode estar a dizer apenas uma coisa e só pode estar num lugar. Isso é equivalente à fórmula lógica acima (que é mais precisa que a linguagem informal ou natural), que é também equivalente a dizer que não é possível alguém estar a dizer várias frases diferentes no mesmo momento. Explico a fórmula:
se 'p' diz 'x' e 'y', em (espaço ou lugar) 'a' e 'b', então
'a' e 'b' são iguais (o mesmo espaço ou lugar) e
'x' e 'y' são iguais ou
'y' tem 'x' no final (é dito 'y', depois 'x', e 't' é o momento em que termina de dizer 'x')

Acho que todos concordam com isso.

J é Jesus;
m(J) significa: no momento em que Jesus morreu (se é possível morrer mais do que uma vez, talvez fosse melhor colocar outro parâmetro a indicar o número da morte  :hihi:);
G é Gólgota;
Ex, significa: existe x
Marcos: Ex, e(f(J,x)), m(J), G)
também posso colocar: Ex, e(f(J,c(E, x))), m(J), G)
(E significa: "Eli, Eli lama sabactani!")
Isso é tão flexível, que não contradiz qualquer dos outros evangelhos.

Mateus: e(f(J,E), m(J), G)
Lucas: e(f(J,P), m(J), G)
João: e(f(J,C), m(J), G)

Mas esses evangelhos contradizem-se. Juntando tudo:

1) f(p, x, t, a) ^ f(p, y, t, b) -> (x = y V c(x, y-x) = y) ^ a = b
2) Ex, e(f(J,x)), m(J), G)
3) e(f(J,E), m(J), G)
4) e(f(J,P), m(J), G)
5) e(f(J,C), m(J), G)
(considerando 1, e 3, 4 e 5)
6) E = P = C
(que é um absurdo!)

Leia uma resposta de um crente a estas "aparentes contradições": http://www.jesussite.com.br/artigos/contradicoes_txt.asp?Cod=18 . Enviei um mensagem com este "link": http://pedroac.blog.com/1687543/ , e nunca responderam-me.
Como podes notar, até faço desenhos para ilustrar as contradições e posso aceder ao hebraico. Até fiz um vídeo com o Génesis 3 em hebraico: http://crerparaver.blogspot.com/2007/11/gnesis-3-em-hebraico.html .

Por exemplo, falei sobre a visão de Paulo neste tópico, respondendo a um argumento semelhante:
Almeida, Corrigida e Revisada, e Fiel
"E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo."

Almeida Revista e Atualizada
"E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, mas não entenderam a voz daquele que falava comigo."

Novo Testamento dos Gideões Internacionais (p. 283):
"E os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo."

Tradução do Novo Mundo (p. 1395)
"Ora, os homens que estavam comigo deveras observaram a luz, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo."

King James Version
"And they that were with me saw indeed the light, and were afraid; but they heard not the voice of him that spake to me."
saw = viram
they heard not = não ouviram

Grego:
http://www.blueletterbible.org/cgi-bin/c.pl?book=Act&chapter=22&verse=9&version=KJV#9

akouo =
1) faculdade de audição; não-surdo;
2) ouvir;
3) ouvir algo;

ou =
1) não;

akouo ou = não ouvir

Se fosse "não entenderam", seria algo como "suniemi ou", mas está "akouo ou".

"Ouviu e não ouviu; viu e não viu" - um dos "ouviu" e um dos "viu" devem ser entendidos como "entender", e os outros como o uso do sentidos, da visão e da audição. Se essas desculpas de "hermenêutica", "sentidos figurativos" e "facetas diferentes" fossem válidas como argumentos, nenhum texto do mundo poderia ser considerado contraditório.
« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 16:38:53 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

Offline Jetro

• Nível 24
  • *
  • Razão e Lucidez
« Resposta #48 Online: 05 de Novembro de 2007, 17:06:28 »
tudo que você disse

Pedro

Nós não conseguimos sequer, escrever com o pédireito, um círculo em sentido horário no chão e ao mesmo tempo, escrever com a mão direita, o número 6 sem que o pé gire ao contrário.

De todo, somos limitados.

Já sofri bastante devido à nossa lógica limitada de programador. Meu primeiro contato com Informática ainda era em Cartão Perfurado em 1983. Hoje sou um simples articulador PHP.
- Pela Lógica, não se Ama. (Porque amar dói e vai de encontro com a "Acção e reação")
Pela sua lógica, você rastejará sobre tudo que já pode ser comprovado, deixando de lado a maioria das coisas de nossa maravilhosa existência. Pois acredite que o que não se pode ser visto é a parte predominante do universo. Mas, atente que antecedente à toda e qualquer descoberta, já houve dúvida. Antes de comprovar a relatividade Einstein "creu" nela.

O que lhe proponho é se esforçar para ter o discernimento de que sua lógica é extremamente limitada e seus "xyzs" só servem para coisas pequenas.

Pela "Logica" do homem as guerras são feitas. Mas pelo sentimento de outros ela é combatida.

Saiba diferenciar em sua vida, o que pode ser mensurado pela lógica e o que só pode o ser pelo sentimento.

Não tente por "Deus" em diagrama. Seria o mesmo que degustar um suflet pela audição.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #49 Online: 05 de Novembro de 2007, 18:02:57 »
tudo que você disse

Pedro

Nós não conseguimos sequer, escrever com o pédireito, um círculo em sentido horário no chão e ao mesmo tempo, escrever com a mão direita, o número 6 sem que o pé gire ao contrário.

De todo, somos limitados.

Já sofri bastante devido à nossa lógica limitada de programador. Meu primeiro contato com Informática ainda era em Cartão Perfurado em 1983. Hoje sou um simples articulador PHP.

:biglol: Também programo em PHP.

Fui directo em relação ao tópico.

Tenho uma doença crónica, chamada doença de Crohn. Permita-me que use a minha condição para que tenha pena de mim? Depois pode dar-me a razão?

Os "argumentos" da sua mensagem são falaciosos, com apelo emocional e analogias barrocas. O que isso tem a ver com o que se está a discutir? Tenho 24 anos. Também vai dizer que sou demasiado jovem? Neste fórum criticamos esse género de atitude.

"Contradição" é um termo estreitamente relacionado com lógica, e foi o senhor que iniciou o tópico como tal. Como pode ver, respondo usando a sua definição de contradição (que está correctíssima). Se estiver errado, que discuta os meus argumentos, e não assuntos alheios.

Fingem que não viram e torcem para que ninguém veja e faça perguntas.

Tenho razão em criticá-lo?
Vai desejar que apele pela minha condição, que não tem qualquer relação com o tópico?
Quer que mostre um Livro de Mórmon (que tenho) e defenda da mesma maneira? Também tenho "Eram os deuses astronautas?", literatura de Testemunhas de Jeová, etc. Todos ficam contentes com essa táctica, não é?

E quando começar com tópicos julgando os outros, veja se tem capacidade de não cometer os erros que tu próprio criticas:
Se a Bíblia, de fato, contivesse erros demonstráveis, isto mostraria que aquelas partes não vieram de um Deus perfeito e onisciente. Nós não discutimos a conclusão, mas discordamos com a premissa inicial de que as escrituras estão cheias de erros. É muito fácil acusar a Bíblia de inexatidão, mas a situação é bem diferente quando se trata de provar isso.
Certas passagens, à primeira vista, parecem ser contraditórias, mas pesquisas mais profundas mostram que não são.
Uma das coisas a que nós recorremos com respeito a possíveis contradições é a honestidade. Não devemos minimizar ou exagerar o problema e precisamos sempre começar, dando ao autor o benefício da dúvida. Esta é a regra para a literatura em geral, e deve ser usada também neste caso. Vemos muitas vezes as pessoas querendo empregar regras diferentes quando se trata de examinar a Bíblia, e a isto sem dúvida nos contrapomos.
O que é contradição? O princípio da não contradição que é a base de todo pensamento lógico, afirma que uma coisa não pode ser ao mesmo tempo "a" e "não-a". Em outras palavras, não pode estar chovendo e não-chovendo ao mesmo tempo.
Se alguém conseguir demonstrar uma violação deste princípio na Escritura, em tal caso e somente neste caso pode ser provada uma contradição. Por exemplo, se a Bíblia dissesse – e isso ela não faz – que Jesus morreu crucificado em Jerusalém e em Nazaré ao mesmo tempo, isto certamente seria um erro.

Quem está a ser desonesto?
« Última modificação: 05 de Novembro de 2007, 18:06:45 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!