Autor Tópico: eu sou um cristão evangelico  (Lida 26931 vezes)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
eu sou um cristão evangelico
« Online: 07 de Novembro de 2007, 18:38:10 »
Olá

meu nome é Angelo. Eu sou evangelico há 22 anos. Sou suiço, mas moro há 11 anos no brasil. Estou a disposição para debater com vocês a fé cristã e doutrina evangelica, e a questão da existência ou não  de Deus. Não estou aqui no intuito de tentar converter ninguem, pois a conversão é uma decisão pessoal, que não precisa da interferência de ninguem.  Acredito que existe muito preconceito também, e acho que é importante, contribuir para diminui-lo. Portanto,  estou a disposição para responder e debater com  vocês. Respeitarei a opinião de vocês, mas exigo também respeito.

Aqui a minha primeira  pergunta : porque vocês decidiram de ser Ateus, por que não acreditam na existência de um ser superior, que criou o universo e a terra ?

Angelo

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: eu sou um cristão evangelico
« Resposta #1 Online: 07 de Novembro de 2007, 18:46:32 »
Olá! Seja bem-vindo! Espero que tenhamos bons debates aqui. Já visitou nosso tópico de apresentação? Espero que desta vez seja mesmo um cristão :-)

(E se você não entendeu essa última frase, procure um tópico chamado "Pesquisa Religiosa") ;-)

Ao ponto:

Tive criação Luterana, freqüentei a Igreja Adventista por algum tempo e, mesmo afastado, conservava muitos valores que aprendi na igreja e ainda acreditava na Bíblia.

Com o passar do tempo, li um pouco mais do livro e comecei a questionar um monte de coisas: as contradições no texto, o caráter de Deus que ia se alterando, entre outras coisas. Finalmente, por causa da minha formação como Físico, vi que não fazia muito sentido tentar conciliar certas teses religiosas com o que se observa na Natureza.

Não me considero um ateu, pois acho que nem sequer conseguimos definir direito o que é Deus. Procuro seguir o princípio da parcimônia - se conseguimos explicar o que se observa na Natureza sem apelar ao sobrenatural, então de que ele serve?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2007, 18:53:44 »
Seja bem-vindo, Angelo. Dê uma passada no tópico de apresentações, lá na área de Papo Furado!

Quanto à sua pergunta: não foi uma decisão. Fui criado católico, e era até mais fervoroso que meus pais e irmãos. Rezava e ia à missa. A grande mudança veio quando comecei a ler a Bíblia de forma crítica. Não como um livro sagrado, mas como um texto como outro qualquer. Depois de algum tempo, simplesmente cheguei à conclusão de que não havia realmente motivo algum para acreditar na existência de uma divindade. Veja que isso é diferente de afirmar que uma divindade não existe. Apenas descobri que não existe aspecto algum da natureza que só possa ser explicado pela presença de uma divindade. Em princípio, essa é a postura agnóstica. Mas prefiro ser chamado de ateu mesmo [1]. Em relação à minha reação à perda da fé: me senti aliviado. Foi somente depois que me tornei ateu que percebi como vivia constantemente atemorizado, devido à minha crença. Sou bem mais feliz hoje do que quando tinha fé.
Abraços.

[1] Por exemplo: não existe lei alguma da natureza que proiba a existência de centopéias inteligentes vivendo num planeta no sistema 55 Cancri. Mas não temos motivo algum que nos obrigue a acreditar que elas devem existir.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Luz

• Visitante
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:13:24 »

Aqui a minha primeira  pergunta : porque vocês decidiram de ser Ateus, por que não acreditam na existência de um ser superior, que criou o universo e a terra ?

Seja bem vindo, Angelo!

Com relação à pergunta - também não me considero atéia, ultimamente, mas já fui e bastante convicta.

Contudo, não sei se DECIDIR é a melhor expressão. Eu não decidi, na verdade - foi um processo. Surgiram dúvidas, não me lembro ao certo, motivadas pelo quê exatamente, comecei a questionar, pensar a respeito, ler, aprender coisas. E quando tive um primeiro contato com a teoria da evolução, muito cru, por sinal - percebi que aquela explicação era suficiente - eu já não acreditava que existia um deus.

Bem mais tarde, uns dez anos depois disso, me interessei por Filosofia e Física - passei uns quatro anos lendo tudo que encontrava. Por algum estranho motivo, fui deixando de ter certeza. Mais uma vez, não tomei uma decisão - simplesmente, aconteceu - um dia percebi que já não tinha mais tanta certeza que deus não existia.

O processo termina por admitir a idéia - e esse processo de admitir que eu já não era atéia, para mim, foi mais doloroso que o processo de admitir que era. Porque o ateísmo, para mim, era muito confortável - era algo que eu já tinha por definitivo, resolvido, não questionava mais. E relutei bastante para admitir isso.

Atualmente me considero apenas cética com relação a deus - não tenho nenhuma convicção a respeito - mas, às vezes, me pego questionando - tentando encontrar uma resposta convincente.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:28:24 »
porque vocês decidiram de ser Ateus

Eu não decidi nada. Já nasci assim.  :D

, por que não acreditam na existência de um ser superior,

Até hoje não vi motivo nenhum que pudesse me levar a acreditar em tal fato.

que criou o universo e a terra ?
E porque imaginar que o universo tenha sido criado?  :?:
Para mim ele existe desde sempre.
A noção de começo e fim definidos é, pelo menos até onde vai a minha compreensão, é uma característica da mente humana.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:32:31 »
Olá! Seja bem-vindo! Espero que tenhamos bons debates aqui. Já visitou nosso tópico de apresentação? Espero que desta vez seja mesmo um cristão :-)

(E se você não entendeu essa última frase, procure um tópico chamado "Pesquisa Religiosa") ;-)

Ao ponto:

Tive criação Luterana, freqüentei a Igreja Adventista por algum tempo e, mesmo afastado, conservava muitos valores que aprendi na igreja e ainda acreditava na Bíblia.

Com o passar do tempo, li um pouco mais do livro e comecei a questionar um monte de coisas: as contradições no texto, o caráter de Deus que ia se alterando, entre outras coisas. Finalmente, por causa da minha formação como Físico, vi que não fazia muito sentido tentar conciliar certas teses religiosas com o que se observa na Natureza.

Não me considero um ateu, pois acho que nem sequer conseguimos definir direito o que é Deus. Procuro seguir o princípio da parcimônia - se conseguimos explicar o que se observa na Natureza sem apelar ao sobrenatural, então de que ele serve?

olá

o apóstolo paulo diz em romanos 1 :

o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20    Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21    Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22    Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

hoje com o avanço da sciencia sabemos muito mais sobre a natureza, desde o microcosmos, au macrocosmos. conheçemos a estrondosa complexidade necessária para formação da vida, como o DNA, ao equilibrio necessário cosmico para que a vida na terra seja possível. a criação é extremamente complexa, e organizada e bonita ao mesmo tempo. complexidade e organização é uma clara evidencia para um ser intelligente atrás de tudo. Acho interessante, voce como fiscio, contemplando a natureza, ter chegado a conclusão da não existencia de Deus.

Existem duas possibilidades e hipoteses. Ou o universo veio a existir do nada, por acaso, ou pela interferença e o poder creativo divino. não há outras hipoteses. Diante destas duas possibilidades, não vejo a razão de acreditar que tudo veio a existir sem uma mente criadora por trás.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #6 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:39:11 »
Existem duas possibilidades e hipoteses. Ou o universo veio a existir do nada, por acaso, ou pela interferença e o poder creativo divino. não há outras hipoteses.

Como assim não há outra hipótese?

De onde você tirou a certeza de que o Universo veio a existir?

Ele bem pode existir desde sempre. Nós humanos temos um conceito de tempo bem particular.
"Por quê?"

Chaves

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #7 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:43:00 »
Seja bem-vindo, Angelo. Dê uma passada no tópico de apresentações, lá na área de Papo Furado!

Quanto à sua pergunta: não foi uma decisão. Fui criado católico, e era até mais fervoroso que meus pais e irmãos. Rezava e ia à missa. A grande mudança veio quando comecei a ler a Bíblia de forma crítica. Não como um livro sagrado, mas como um texto como outro qualquer. Depois de algum tempo, simplesmente cheguei à conclusão de que não havia realmente motivo algum para acreditar na existência de uma divindade. Veja que isso é diferente de afirmar que uma divindade não existe. Apenas descobri que não existe aspecto algum da natureza que só possa ser explicado pela presença de uma divindade. Em princípio, essa é a postura agnóstica. Mas prefiro ser chamado de ateu mesmo [1]. Em relação à minha reação à perda da fé: me senti aliviado. Foi somente depois que me tornei ateu que percebi como vivia constantemente atemorizado, devido à minha crença. Sou bem mais feliz hoje do que quando tinha fé.
Abraços.

[1] Por exemplo: não existe lei alguma da natureza que proiba a existência de centopéias inteligentes vivendo num planeta no sistema 55 Cancri. Mas não temos motivo algum que nos obrigue a acreditar que elas devem existir.

ola

eu fui criado também católico. mas na adolescencia começei a ler a biblia, e com 18 anos tomei a decisão de aceitar o Senhor Jesus como meu único e sufficiente Senhor e Salvador, e começei a frequentar uma igreja evangélica, na suiça. A igreja católica não prega a salvação pela fé, mas pelas obras. A doutrina é herética, pois mistura a mensagem biblica com tradições humanas. Por isto, em vez de oferecer conforto e tranquilidade, oferece temor , e intranquilidade, pois o cristão católico não tem certeza de sua salvação. E, também, não sabe, se o que faz, é o sufficiente, para ser aceito por Deus.  Quando me converti, não foi um acontecimento, acompanhado de emoções. Porém, tomei posse da minha salvação na fé através da  confiança na palavra de Deus, a biblia. Desde então, tenho uma esperaça viva da vida eterna. O ateu na verdade, compra a  tranquilidade , que diz ter, a custo de ignorar o que a biblia diz a respeito dos que rejeitam a Deus. Nada garante ao ateu, que a biblia não diz a  verdade e é de fato a  palavra de Deus. Portanto, a não ser que ignore completamente o que a biblia diz, não tem como ficar 100% tranquilo, pois existe sempre a hipotese que a biblia tenha razão, e aí, meu caro.... já sabe, né !!

Luz

• Visitante
« Resposta #8 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:47:42 »
(...) Portanto, a não ser que ignore completamente o que a biblia diz, não tem como ficar 100% tranquilo, pois existe sempre a hipotese que a biblia tenha razão, e aí, meu caro.... já sabe, né !!

Eu, pelo menos, não ignoro, já li a Bíblia inteira e o Corão também. Já pensou se a verdade estiver no Corão? Aí, já sabe, não é?  :)

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #9 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:48:52 »
tomei a decisão de aceitar o Senhor Jesus como meu único e sufficiente Senhor e Salvador

Angelo, e de que você se sentia necessitado de ser salvo, que mal pergunte.

Nunca entendi bem essa história de "ser salvo".
"Por quê?"

Chaves

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #10 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:49:58 »
(...) Portanto, a não ser que ignore completamente o que a biblia diz, não tem como ficar 100% tranquilo, pois existe sempre a hipotese que a biblia tenha razão, e aí, meu caro.... já sabe, né !!

Eu, pelo menos, não ignoro, já li a Bíblia inteira e o Corão também. Já pensou se a verdade estiver no Corão? Aí, já sabe, não é?  :)

:histeria:

Já que é para se garantir. nada mais sensato...
"Por quê?"

Chaves

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:54:23 »

Abraços.

ola

eu fui criado também católico. mas na adolescencia começei a ler a biblia, e com 18 anos tomei a decisão de aceitar o Senhor Jesus como meu único e sufficiente Senhor e Salvador, e começei a frequentar uma igreja evangélica, na suiça. A igreja católica não prega a salvação pela fé, mas pelas obras. A doutrina é herética, pois mistura a mensagem biblica com tradições humanas. Por isto, em vez de oferecer conforto e tranquilidade, oferece temor , e intranquilidade, pois o cristão católico não tem certeza de sua salvação. E, também, não sabe, se o que faz, é o sufficiente, para ser aceito por Deus.  Quando me converti, não foi um acontecimento, acompanhado de emoções. Porém, tomei posse da minha salvação na fé através da  confiança na palavra de Deus, a biblia. Desde então, tenho uma esperaça viva da vida eterna. O ateu na verdade, compra a  tranquilidade , que diz ter, a custo de ignorar o que a biblia diz a respeito dos que rejeitam a Deus. Nada garante ao ateu, que a biblia não diz a  verdade e é de fato a  palavra de Deus. Portanto, a não ser que ignore completamente o que a biblia diz, não tem como ficar 100% tranquilo, pois existe sempre a hipotese que a biblia tenha razão, e aí, meu caro.... já sabe, né !!

Nada garante, ao Cristão, que o Corão não diz a verdade. Nada garante ao Muçulmano que os Vedas não dizem a verdade. Nada nos garante que Zoroastro não dizia a verdade. Nada garante que os sacerdotes de Isis não diziam a verdade. Nada garante que os espíritas não dizem a verdade. Ora, nada garante que H. P. Lovecraft não dizia a verdade. Em quem acreditar? :)
Ah, e esse argumento que você usou é conhecido como "Aposta de Pascal".

Olha, o fato é que a Bíblia erra tanto, sobre tantas coisas (começando pela criação do mundo) que fica difícil acreditar que ela pode estar certa, especialmente sobre algo tão vago como um deus.

E me diga uma coisa: você tem certeza absoluta de que não vai para o inferno? ;)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #12 Online: 07 de Novembro de 2007, 19:57:25 »

Ele bem pode existir desde sempre. Nós humanos temos um conceito de tempo bem particular.

Existem duas possibilidades e hipoteses. Ou o universo veio a existir do nada, por acaso, ou pela interferença e o poder creativo divino. não há outras hipoteses.

é interessante que o apóstolo paula fala  da força e do poder de Deus. Vemos, que os atomos estão juntados  por uma força muito grande. Alguem já se perguntou de onde vem esta força ? O sr. fisico tem uma resposta ? se me lembro bem, a 2a lei  de termodinâmica não diz que através da entropia a energia no univérso está diminuindo? Isto não seria um indicador, que se um dia tem um fim, deve ter tido também um começo ? Os sustentadores da teoria da evolução não falam, que tudo teve o início com o big bang ?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 07 de Novembro de 2007, 20:00:29 »
Os sustentadores da teoria da evolução não falam, que tudo teve o início com o big bang ?

:o

E essa agora?

Os pobres dos biólogos também vão ter que dar conta de questões astrofísicas. Essa eu pago pra ver.  :twisted:
"Por quê?"

Chaves

Luz

• Visitante
« Resposta #14 Online: 07 de Novembro de 2007, 20:03:36 »
Os sustentadores da teoria da evolução não falam, que tudo teve o início com o big bang ?

:o

E essa agora?

Os pobres dos biólogos também vão ter que dar conta de questões astrofísicas. Essa eu pago pra ver.  :twisted:

Buckaroo, cadê você meu filho?  :lol:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #15 Online: 07 de Novembro de 2007, 20:15:17 »

é interessante que o apóstolo paula fala  da força e do poder de Deus. Vemos, que os atomos estão juntados  por uma força muito grande. Alguem já se perguntou de onde vem esta força ? O sr. fisico tem uma resposta ?

Se você quer saber o mecanismo? É a força eletrostática. Aquela que diz que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e de sinais opostos se atraem. Não tem mistério. Se você quer saber na verdade porque essa força existe, bem, só posso lhe dizer que estamos trabalhando nisso :).

se me lembro bem, a 2a lei  de termodinâmica não diz que através da entropia a energia no univérso está diminuindo? Isto não seria um indicador, que se um dia tem um fim, deve ter tido também um começo ? Os sustentadores da teoria da evolução não falam, que tudo teve o início com o big bang ?

Você está equivocado. A 2a lei da termodinâmica se refere à Entropia, não à energia. Outro equívoco: os sustentadores da teoria da evolução também não dizem nada acerca da origem do universo. Eles apenas afirmam que a evolução das espécie é causada pela seleção natural. E tanto a evolução como a seleção natural já foram comprovadas, no campo e no laboratório.
A teoria do Big Bang afirma que o universo já esteve num estado de altíssima densidade e temperatura a uns 13 bilhões de anos atrás. Os modelos cosmológicos parecem indicar que haveria uma singularidade no "primeiro" instante, e que não faz muito sentido falar de instantes anteriores. Mas essa questão não está fechada ainda.
Você parece querer justificar a existência de deuses usando o argumento do Primeiro Motor. Um argumento como esse já foi proposto por Santo Tomás de Aquino. E refutado diversas vezes.

Alan Watts

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #16 Online: 07 de Novembro de 2007, 20:26:02 »
Olá

meu nome é Angelo. Eu sou evangelico há 22 anos. Sou suiço, mas moro há 11 anos no brasil.
Seja bem vindo, Ângelo.
Estou a disposição para debater com vocês a fé cristã e doutrina evangelica, e a questão da existência ou não  de Deus. Não estou aqui no intuito de tentar converter ninguem, pois a conversão é uma decisão pessoal, que não precisa da interferência de ninguem.
Está mesmo disposto a debater? Certeza? Não vai usar de falácias ou pregação? Ótimo.

Ainda bem que você não está aqui com o intuito de converter alguém, pois um cético, por definição, não se converteria em hipótese alguma. Céticos não estão atrás de conhecer religiões, e sim de conhecer a natureza. O máximo que prometemos é considerar suas hipóteses caso sejam verdadeiras. (Vai entender mais tarde o porquê disso.)
Acredito que existe muito preconceito também, e acho que é importante, contribuir para diminui-lo. Portanto,  estou a disposição para responder e debater com  vocês. Respeitarei a opinião de vocês, mas exigo também respeito.
Existe preconceito das duas partes. Os evangélicos em geral tendem a nos tratar como pessoas malvadas, com pacto com Satanás ou outra baboseira parecida. Nós céticos temos motivos melhores para ficar com um pé atrás — evangélicos surgem aqui o tempo todo para pregar e se recusam a ouvir nossos argumentos. Se você espera contribuir para diminuir o preconceito, o que acho bom, então deve discutir os assuntos com a honradez de não usar falácias ou de nos ignorar.

Outra coisa que é bom deixar claro: devemos respeito à você, e não à sua religião. Nós somos duros na queda quando criticamos religião, mas em nenhum momento a crítica à religião deve ser levada para o lado pessoal.
Por que você decidiu ser religioso? Não foi para tentar entender melhor este mundo? Se for, nossas ações são semelhantes.

Sou ateu porque as religiões todas mentem, e mentem muito mal. Chega a ser infantil a idéia de um deus que fica bisbilhotando a vida das pessoas, pregando o direito da pessoa de viver como quiser para logo em seguida a jogar no inferno se não fizer o que ele manda. Isso só para começo de conversa.

O principal motivo de eu não acreditar em Deus é que não há a mais remota evidência que sustente sua hipótese. Tudo é fundado em aparências e lacunas de sabedoria.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Eduardo Vanderlei

• Nível 15
  • *
« Resposta #17 Online: 07 de Novembro de 2007, 20:29:29 »

olá

o apóstolo paulo diz em romanos 1 : [...]

Você vai conseguir os mesmos efeitos citando qualquer um dos trocentos livros sagrados inventados pelos homens: nenhum. Isso não funciona num fórum cético, além de soar como pregação. Argumentos tirados de qualquer livro não têm valor se não condizerem com a realidade.

é interessante que o apóstolo paula fala  da força e do poder de Deus. Vemos, que os atomos estão juntados  por uma força muito grande. Alguem já se perguntou de onde vem esta força ?

deus agora é a força nuclear? Virou panteísta?  :histeria:
“Somente o tolo diz ao seu coração: 'Deus não existe'. O sábio o diz ao mundo.”
Autor Desconhecido

Luz

• Visitante
« Resposta #18 Online: 07 de Novembro de 2007, 20:39:03 »
Tem uma coisa muito interessante na idéia toda. São raros os ateus, pelo menos, entre os que conheço, que começaram a questionar a existência de deus somente após obter conhecimento científico. A maioria descobre essa condição muito jovem, geralmente, quando ainda não faz idéia do que seja evolução ou relatividade.

Concluo, que, ao menos, nesses casos - as dúvidas surgem naturalmente, é próprio do ser humano ou das contradições das religiões. Só sei que, de repente, alguma coisa não se encaixa - é quando começa o preocesso e bom, nem sempre vai dar no ateísmo também.

O conhecimento científico que vem depois só vai reforçar as convicções que já trazíamos ou levantar dúvidas, como aconteceu comigo, por exemplo.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #19 Online: 07 de Novembro de 2007, 20:41:55 »
o apóstolo paulo diz em romanos 1 :

o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.
20    Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;
21    Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.
22    Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.
Não vejo com bons olhos a Bíblia. Nesse trecho, o que eu vejo nada mais é do que uma desculpa para justificar que a pessoa interessada em conhecer mais sobre a realidade não "glorifique" Deus.

Aliás, nada na Bíblia me faz acreditar que eu deva acreditar na Bíblia.
hoje com o avanço da sciencia sabemos muito mais sobre a natureza, desde o microcosmos, au macrocosmos. conheçemos a estrondosa complexidade necessária para formação da vida, como o DNA, ao equilibrio necessário cosmico para que a vida na terra seja possível.
Não agradeça aos religiosos por isso. Agradeça aos pesquisadores científicos por estudarem a realidade. :)
a criação é extremamente complexa, e organizada e bonita ao mesmo tempo. complexidade e organização é uma clara evidencia para um ser intelligente atrás de tudo.
A princípio sim, mas Deus é um ser cuja complexidade surpassa a do universo. Seria ele uma criação de alguém também? E se Deus pode não ser um criação, porque o resto do universo deveria ser também?

A seleção natural explica com sucesso como algo simples pode se tornar complexo, e não afeta somente a vida na Terra, mas o Cosmo como um todo.
Acho interessante, voce como fiscio, contemplando a natureza, ter chegado a conclusão da não existencia de Deus.
Tá brincando? Saber que o universo como é hoje ser derivado de causas não inteligentes traz muito mais contemplação do que você imagina.
Existem duas possibilidades e hipoteses. Ou o universo veio a existir do nada, por acaso, ou pela interferença e o poder creativo divino. não há outras hipoteses. Diante destas duas possibilidades, não vejo a razão de acreditar que tudo veio a existir sem uma mente criadora por trás.
Acho que você se apressou nessa conclusão — que também é a falácia da bifurcação.

Existem mais hipóteses para a criação do universo, mesmo as mais malucas. Uma das hipóteses malucas é a do Deus Bumba, que criou o Universo vomitando-o sem querer.

Além do mais, quando você conhece melhor as leis físicas da natureza, você compreende como a complexidade apareceu no universo. Não é à toa que o Dbohr é ateu.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #20 Online: 07 de Novembro de 2007, 20:51:17 »
Não sei se entendi bem, Luz, mas acho que seria bom distinguir o questionamento dos dogmas religiosos da falta da crença em deuses. Como a religião é martelada em nossas cabeças desde crianças, aprendemos temer a dúvida. Por isso, como quem toma uma sopa, abraçamos a dúvida aos poucos, pelas beiradas :): deixamos de acreditar na transubstanciação, depois deixamos de acreditar em santos, depois em orações. Até que no final só resta a crença em algo vago e difícil de definir, a que chamamos deus. Até que um dia mesmo esse fantasma desaparece.

Comigo foi assim: a leitura da bíblia me fez questionar a religião. Num certo período adotei o deísmo. Mas algum tempo depois, após ter adquirido certo conhecimento científico, me dei conta que só continuava a acreditar em deus por medo de ser punido caso não acreditasse. Um belo dia percebi que o medo havia desaparecido. Foi uma sensação ótima. :)

Ou seja, o conhecimento científico (no meu caso!) não veio reforçar convicções, mas derrubar barreiras.

Alan Watts

Offline Herf

• Nível 37
  • *
« Resposta #21 Online: 07 de Novembro de 2007, 20:52:44 »
Tem uma coisa muito interessante na idéia toda. São raros os ateus, pelo menos, entre os que conheço, que começaram a questionar a existência de deus somente após obter conhecimento científico. A maioria descobre essa condição muito jovem, geralmente, quando ainda não faz idéia do que seja evolução ou relatividade.

Concluo, que, ao menos, nesses casos - as dúvidas surgem naturalmente, é próprio do ser humano ou das contradições das religiões. Só sei que, de repente, alguma coisa não se encaixa - é quando começa o preocesso e bom, nem sempre vai dar no ateísmo também.

O conhecimento científico que vem depois só vai reforçar as convicções que já trazíamos ou levantar dúvidas, como aconteceu comigo, por exemplo.
Exatamente. Comigo foi mais ou menos assim, também.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #22 Online: 07 de Novembro de 2007, 21:01:44 »
eu fui criado também católico. mas na adolescencia começei a ler a biblia, e com 18 anos tomei a decisão de aceitar o Senhor Jesus como meu único e sufficiente Senhor e Salvador, e começei a frequentar uma igreja evangélica, na suiça.
Tem certeza? Leu mesmo? Velho Testamento e tudo? Gozado, é assim que geralmente surgem os ateus… eles lêem a Bíblia e acordam.

E eu não sabia que existia igreja evangélica na Suíça. Lá o termo mais comum não é "protestante"?
A igreja católica não prega a salvação pela fé, mas pelas obras. A doutrina é herética, pois mistura a mensagem biblica com tradições humanas. Por isto, em vez de oferecer conforto e tranquilidade, oferece temor , e intranquilidade, pois o cristão católico não tem certeza de sua salvação. E, também, não sabe, se o que faz, é o sufficiente, para ser aceito por Deus.
Não vejo muita diferença, mas vá lá…
Quando me converti, não foi um acontecimento, acompanhado de emoções. Porém, tomei posse da minha salvação na fé através da  confiança na palavra de Deus, a biblia. Desde então, tenho uma esperaça viva da vida eterna.
E como você sabe se isso no que você acredita vai ocorrer mesmo, sendo que a única coisa que sustenta tal evidêcia é a Bíblia que você provavelmente não leu? :P
O ateu na verdade, compra a  tranquilidade , que diz ter, a custo de ignorar o que a biblia diz a respeito dos que rejeitam a Deus. Nada garante ao ateu, que a biblia não diz a  verdade e é de fato a  palavra de Deus. Portanto, a não ser que ignore completamente o que a biblia diz, não tem como ficar 100% tranquilo, pois existe sempre a hipotese que a biblia tenha razão, e aí, meu caro.... já sabe, né !!
Hã?

Pra começo de conversa, quem tem que provar que o que tá na Bíblia é verdade é os religiosos, e não o contrário (ver Inversão do Ônus da Prova). Se bem que provar que ela não é verdadeira não é algo fora de possibilidade, de tantos erros que ela contém.

E um ateu não acredita em nada do que tá na Bíblia, portanto não tem um pingo de medo do que ela diz. Isso não quer dizer que ele a ignora pois, como eu citei antes, muitos ateus surgiram da leitura da Bíblia. Aliás, é comum os ateus darem lições aos evangélicos de seu real conteúdo e apontar contradições devido a seu conhecimento.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #23 Online: 07 de Novembro de 2007, 21:07:50 »
é interessante que o apóstolo paula fala  da força e do poder de Deus. Vemos, que os atomos estão juntados  por uma força muito grande. Alguem já se perguntou de onde vem esta força ? O sr. fisico tem uma resposta ?
Quer dizer que Deus fica lá, segurando os átomos feito um tontão?

Vem cá? É ele quem faz as coisas caírem no chão também?

As forças que seguram os átomos são forças da natureza, isso eu posso lhe garantir.
se me lembro bem, a 2a lei  de termodinâmica não diz que através da entropia a energia no univérso está diminuindo? Isto não seria um indicador, que se um dia tem um fim, deve ter tido também um começo ?
E daí que o Universo pode ter tido um começo? Nada indica que tal começo foi gerado por algo inteligente.
Não, porque Biologia Evolutiva é matéria de Biologia e Big Bang é matéria de Astrologia.

Aliás, ficou sabendo? Não é mais "Teoria da Evolução" e sim "Biologia Evolutiva". Evolução é fato agora.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 07 de Novembro de 2007, 21:16:31 »

Existe um erro aqui... um gravíssimo erro.

Todos nascemos ateus... eu, você e todos nossos ancestrais nascemos ateus.
Eu sou ateu desde que nasci... quando tentaram me aplicar as falácias e eu sempre desconfiei que algo muito estranho estava sendo dito.  :wink:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!