Autor Tópico: eu sou um cristão evangelico  (Lida 26935 vezes)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
Re: eu sou um cristão evangelico
« Resposta #100 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:28:36 »
Ângelo, antes de tentar lhe responder, tenho algumas perguntas:Você sabe como os livros do Novo Testamento se tornaram canônicos? E você sabe quando e como o Apocalipse se tornou canônico? 

os livros na biblia sempre foram canônicos, e não apenas depois do concilio de nicéia. o que no concilio foi feito, foi apenas escolher, quais iriam fazer parte do cânon do novo testamento, quais não. Este livros não se tornaram canonicos apenas depois.

Você também já ouviu falar de "pseudo-epigrafia"?

nao

Você também sabe o que os judeus esperam do Messias?

eles esperavam, que o messias iria estabelecer um reino aqui na terra, e vencer os opressores romanos, uma espectativa, que jesus frustrou.

EDIT: Gostaria também de repetir aquela pergunta: Você tem certeza absoluta de que não vai para o inferno?

se certeza absoluta for : ter uma convicção forte da própria salvação, ai sim. Se for : ter provas : é claro que não tenho.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #101 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:31:12 »
voce parte do pressuposto que todo livro sagrado não diz as coisas que condizem com a realidade. E seu pre-conceito. Voce já leio a biblia ?

Não .. Você é quem parte do pressuposto que a bíblia é um livro sagrado. Prove que ele é sagrado !!!
Qual é a prova que você tem que ele foi inspirado por deus?

Porque todo "cristão" tem o pré-conceito que ateu/agnóstico nunca leu a bíblia?

eu não tenho que provar nada, pois eu vivo da minha fé. e é ela que testifico.

Luz

• Visitante
« Resposta #102 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:31:38 »
Angelo,

Você gosta de Ciência, de ler sobre Ciência - suas teorias, descobertas, invenções?  ::)  Não tem algo sobre Ciência que gostaria de saber melhor? Entender?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #103 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:33:29 »
Tem aparentes contradições

O que você entende por "aparente contradição"? O que seria uma contradição de fato para você?

uma contradição de fato mesmo.
O que é uma contradição de facto? É uma contradição de facto mesmo.
Ah! Agora estamos esclarecidos  :biglol:

1) O que é uma contradição?
    a) Apresente uma definição, que permita distinguir as contradições das não-contradições.
    b) Indique exemplos, e se forem de outros livros religiosos, seria óptimo.

2) O que é uma contradição aparente?
    a) Indique exemplos. Se forem da Bíblia, especialmente aquelas que têm mesmo maior aparência de contradição, seria óptimo.

Por favor: não responda dizendo que contradição é contradição mesmo, e contradição aparente é uma contradição mesmo aparente. Nos debates define-se os termos para evitar confusões.

Abraços
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #104 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:35:51 »
Se a exitência de Deus fosse provada, deixaria de ser ateu (obviamente).

saber da existencia de Deus, é uma coisa. querer ter Deus como Senhor da sua vida, é outra.

Se houvesse um Deus, gostaria que fosse amoroso e justo, e não um ser que quer que o obedeçamos cegamente, com totalitarismo e desposismo, tornando-nos seus escravos.

em 22 anos  de vida cristã, nunca experimentei Deus como um despoto autoritário, mas como um pai amoroso.

Como acho que, pelo que vemos no mundo, não pode ser omnipotente, omnipresente, omnisciente e omnibondoso ao mesmo tempo, respeitaria mais se fosse bondoso, mesmo que imperfeito.

este mundo não é um espelho do caráter e dos atributos de Deus.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #105 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:37:07 »
Citação de: Elieber
Não discordo que a bíblia tem coisas boas.
Mas discordo quando dizem que as coisas boas vêm de alguma forma, direta ou indiretamente, de um deus, ou qualquer outro ser sobrenatural.
E quando dizem: "vai que a bíblia tem razão". Aí me soa medo.
a biblia é em primeiro lugar um livro de amor a humanidade. o versiculo central de toda biblia é este :
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Citação de: Numeros 31
9 - Porém os filhos de Israel levaram presas as mulheres dos midianitas e as suas crianças; também levaram todos os seus animais, e todo o seu gado, e toda a sua fazenda.
10 - E queimaram a fogo todas as suas cidades com todas as suas habitações e todos os seus acampamentos.
11 - E tomaram todo o despojo e toda presa de homens e de animais.
14 - E indignou-se Moisés grandemente contra os oficiais do exército, capitães dos milhares e capitães das centenas, que vinham do serviço daquela guerra.
15 - E Moisés disse-lhes: Deixastes viver todas as mulheres?
17 - Agora, pois, matai todo varão entre as crianças; e matai toda mulher que conheceu algum homem, deitando-se com ele.
18 - Porém todas as crianças fêmeas que não conheceram algum homem, deitando-se com ele, para vós deixai viver

É muito amor mesmo, pelo menos com as virgens !!!  :histeria:
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #106 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:37:49 »
Perfeito.

Mas e se Adão e Eva não tiverem existido?

minha pressuposição é que tenham vivido. Se não viveram, toda doutrina e teologia biblica cai por terra.

Antes de mais nada, muito obrigado pela resposta direta e honesta. Acredite, com essas duas frases você já fez melhor do que a maioria dos crentes que vi por aqui.

Se eu abrir um tópico - e apenas um - para debater a existência factual de Adão e Eva você participa?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #107 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:42:12 »
Vamos pela visão Deísta do que você me apresentou:
1º: Se Deus é tão poderoso ao ponto de criar todo o Universo, por que quer que, insignificantes seres humanos, sejam "salvos" e não necessitem mais pensar por si mesmos?

o que uma coisa tem a ver com outra ? por acaso Deus deu ao homem o cérebro , não é para pensar ?

2º: Para que Deus precisaria dos humanos para qualquer coisa?

de fato, não precisa.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #108 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:42:34 »
voce parte do pressuposto que todo livro sagrado não diz as coisas que condizem com a realidade. E seu pre-conceito. Voce já leio a biblia ?

Não .. Você é quem parte do pressuposto que a bíblia é um livro sagrado. Prove que ele é sagrado !!!
Qual é a prova que você tem que ele foi inspirado por deus?

Porque todo "cristão" tem o pré-conceito que ateu/agnóstico nunca leu a bíblia?

eu não tenho que provar nada, pois eu vivo da minha fé. e é ela que testifico.
O que Elieber quis dizer é que você é que tem o ónus da prova.
Por exemplo, se alguém disser que existem unicórnios, não é quem não acredita que tem a responsabilidade de provar: é quem faz a afirmação que deve provar.

E como pode ver no título, isto é o ClubeCético. Tem todo o benefício da dúvida, mas a fé aqui não é tem valor como para testemunho. Senão tínhamos de acreditar em todos os crentes que aqui passavam. Somos como Tomé: mostre-nos as feridas dos cravos e do flanco.
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #109 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:43:48 »
Foi o medo, ou melhor a imposição pela igreja (no meu caso Adventista) da necessidade de temer a deus que me levou de início a questionar a existência dele. Todos devemos temer a deus, devemos temer o inferno criado por deus,

a biblia ensina que deus criou o inferno para  o diabo e os demonios, e não para o ser humano.

devemos temer o castigo infinito de deus.

este é um conceito errado. na verdade devemos o castigo infinito a nós mesmos, quando pecamos contra os mandamentos de Deus.
Porém, Deus providenciou uma solução para resolver este problema.

É ... fui eu que entendí tudo errado, quando morrer não vou pro inferno, pois lá só é pra ter o diabo e os demônios.
Vou pra onde então?

Quem criou o diabo e os demônios?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #110 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:43:55 »
o que uma coisa tem a ver com outra ? por acaso Deus deu ao homem o cérebro , não é para pensar ?
Boa questão.
Pedro Amaral Couto

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #111 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:45:28 »
Não tem provas da veracidade, você só tem fé, ninguém tem provas !!!

por acaso falei, que tenho provas ?

Não tem aparentes contradições, tem contradições, e não são poucas !!!

pode citar, se quiser,  lhe respondarei, mas uma depois de outra.

Sim, a bíblia fala a todo tempo sobre dinossauros, sobre uma terra "esférica", e de como ela gira em torno do sol !!!  :histeria:

quero ver.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #112 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:49:42 »
No velho testamento este deus é muito parcial, não tem nada de justo.

por que acha isto ?

Porque é o que está escrito na bíblia .. Leia a bíblia !!!

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #113 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:50:32 »
Deus não gosta de castigar ninguem :

Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

Ele te dá duas opções:

- Aceite-me e viva eternamente sentado em nuvens de algodão tocando harpa com anjos  loiros de bochecha rosadas no céu.
- Negue-me é vá para o inferno, onde queimara por toda eternidade.

Resumindo, Deus deu o livre arbítrio, só que pune com o sofrimento eterno quem escolhe o caminho contrário, esse deus cristão é uma espécie de ditador.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #114 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:52:31 »

as observações e experiências acumuladas vão sempre confirmando a hipótese, até que passou a ser uma teoria científica

alguem já observou a macro evolução ?  e, aonde estão os fosseis dos seres em transição ? que eu saiba, até agora, nenhum foi encontrado.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #115 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:57:30 »
Não foi encontrado nenhum fóssil que indica transições?
Pela amor de Darwin, você precisa se informar melhor.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #116 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:59:35 »
alguem já observou a macro evolução ?  e, aonde estão os fosseis dos seres em transição ? que eu saiba, até agora, nenhum foi encontrado.

O processo de fossilização é raro, não é tão simples, mas já encontraram alguns desses elos perdidos

http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2006/04/060405_fosseispeixesir.shtml
Já que você gosta de provas, onde estão as provas da existência de Adão e Eva?  não vale falar que está na bíblia.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #117 Online: 08 de Novembro de 2007, 16:00:33 »
Vamos pela visão Deísta do que você me apresentou:
1º: Se Deus é tão poderoso ao ponto de criar todo o Universo, por que quer que, insignificantes seres humanos, sejam "salvos" e não necessitem mais pensar por si mesmos?

o que uma coisa tem a ver com outra?
Tem tudo haver. Em primeiro lugar, por que se manifestaria para nós? Para provar que uma "doutrina" em questão é melhor que a outra? Não acha que Deus é imenso demais para imaginarmos que temos uma "relação íntima" com Ele, só porquê temos um livro escrito por seres humanos? Se existe o "adversário", quem não garante que ele mesmo não o escreveu ou, como alguns costumam dizer, "inspirou" os escritores? Quem não garante que a bíblia foi escrito com intuito de controlar o povo judaíco, não para Deus, mas para perpetuação dos seus governantes?    

por acaso Deus deu ao homem o cérebro, não é para pensar ?
Exato. A questão é: Será que Deus quer ditar o que pensar ou é um grupo de seres humanos querem que pense por você?  

"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #118 Online: 08 de Novembro de 2007, 16:01:46 »
alguem já observou a macro evolução ?  e, aonde estão os fosseis dos seres em transição ? que eu saiba, até agora, nenhum foi encontrado.

Vários fósseis de transição foram encontrados, mas os crentes sempre pedem mais, e mais, e mais...

Recomendo a leitura seguinte: http://www.talkorigins.org/

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #119 Online: 08 de Novembro de 2007, 16:06:33 »
Porque só pode ser Deus? Realmente não consigo ver como você chegou a essa conclusão.

Talvez você tenha dificuldade de se colocar no lugar de um cético. Então vamos fazer a seguinte analogia:

Você percebe o absurdo dessa conclusão? Pode até ser que, por um incrível acaso, o Sr. Fulano seja realmente o assassino. Mas o fato é que os policiais (ou, no nosso caso, os ateus/agnósticos) não têm motivo nenhum para suspeitar dele.

voce já foi longe de+. eu antes de chegar a questionar, que Deus poderia ser o originador do universo, tem que se estabelecer uma coisa : ou foi , eu vou chamar agora assim, um ser intelligente, que é a origem, do universo, ou é o acaso.  As duas hipóteses são só estas. Não há outras.

A hipotese que foi o  acaso, está descartada categoricamente, pela probabilidade matemática. Então, só resta outra alternativa. Foi um ser intelligente. Qual ser intelligente que foi, não pûs no debate.

Olha só:
Segundo o Bhagavad Gita, que foi escrito séculos antes de Cristo, Krishna afirmou ser (parafraseando) "o destruidor de mundos", portanto, segundo a sua lógica, Krishna estava profetizando a bomba atômica. Você percebe o absurdo? É assim que vemos esse tipo de afirmação sua. Ah, e você não QUER ter Krishna em sua vida? ;)

sinto muito, não conheço krishna. Só posso falar da minha experiencia pessoal com o o deus, que se revelou na biblia.

Antes de mais nada: que salvação é essa de que você tanto fala?
SE um ser ultra-poderoso pedisse para que eu vivesse de acordo com sua vontade, eu diria não, obrigado, eu sou adulto e tenho vontade própria. POR OUTRO LADO, se esse ser me ameaçasse com sofrimento eterno caso eu não o obedecesse, então obviamente eu o faria. Mas essa seria uma atitude muito chantagista, você não acha? Embora obedecesse, eu certamente não amaria um monstro que nos coagisse dessa forma. 

pois aqui voce demonstra uma série de pré conceitos.

1. Deus é absolutamente justo e santo. Suas regras e mandamentos são um espelho desta justiça.

o ser humano foi feito por Deus, para Deus, para sua honra e glória. Deus não fez o homem, por que precisasse da honra dele, ou por que precisasse de qualquer coisa do homem. Pelo contrário. Somos nos, que vivemos em constante dependéncia dele. O ar que respiramos, vem dele, a comida, também, tudo , provém dele.

Como a biblia nos ensina, herdamos do primeiro homem e casal uma natureza corrompida, que é inapta, de fazer o bem. Escolhemos com frequencia o que é mal, e consentimos de agir de forma errada.
Deus em sua justiça estabeleceu uma punição por toda injustiça cometida pelo homem : a morte.

em ultima instância então, Deus nunca é culpado pela morte do pecador, mas o pecador é culpado ele mesma, pela sua disgraça, e morte.

Deus, em sua misericordia, e por causa de seu amor, estabeleceu um caminho de escape, de saida, que é a morte substitutiva de jesus cristo, que morreu na cruz por nossos pecados. o pecador, que se arrepende dos maus caminhos, e aceita este sacrificio, pode encontrar o perdão dos pecados cometidos, a salvação da puniçao, que é a morte, e pode encontrar a vida eterna, ou seja, ele não será mais condenado ao inferno, mas poderá usufruir da vida eterna na glória, com Deus.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #120 Online: 08 de Novembro de 2007, 16:09:06 »
... eu não sei por que estou insistindo, mas...

A hipotese que foi o  acaso, está descartada categoricamente, pela probabilidade matemática.

Foi mesmo?

Onde?

Quem demonstrou?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #121 Online: 08 de Novembro de 2007, 16:09:21 »
Pessoalmente, ainda me surpreendo ao ver que muitos adultos conseguem acreditar numa fábula tão tola e infantil como a história de Adão e Eva. Não me leve a mal, mas acho mais fácil acreditar em Papai Noel.

também tem muita coisa, que parece verdadeira, e não é. lembre se, todos os personagens biblicos mencionaram adão e eva. principalmente o apostolo paulo

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #122 Online: 08 de Novembro de 2007, 16:13:21 »

Certo.
O quer que dizer ser espiritual?

significa, que podemos nos comunicar com Deus. Algo , que só o homem pode, e nenhum animal.

Porque será que algumas pessoas tem a necessidade de se sentirem especiais, se colocam no ápice da criação divina, se colocam no centro do universo.

Deus mesmo disse, que somos a coroa da creação, o apice das creaturas divinas.

Será que não conseguem enxergar a insignificância de nossas vidas, estamos aqui em um canto do universo, não somos nada perante o universo,

não se deixe enganar pelo tamanho que temos. de fato somos pequeninihos, mas temos algo, que deus só ao ser humano deu : consciencia.

Ou será que essas pessoas só querem um consolo, querem se sentir bem, e para isso mergulham na ilusão de vida após a morte,

voce não sabe se é uma illusão. a biblia nos diz que não é. a alma do homem vive eternamente.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #123 Online: 08 de Novembro de 2007, 16:13:49 »
alguem já observou a macro evolução ?
Diga-me o que entende por macro-evolução.
Pedro Amaral Couto

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #124 Online: 08 de Novembro de 2007, 16:14:23 »
Ângelo, antes de tentar lhe responder, tenho algumas perguntas:Você sabe como os livros do Novo Testamento se tornaram canônicos? E você sabe quando e como o Apocalipse se tornou canônico? 

os livros na biblia sempre foram canônicos, e não apenas depois do concilio de nicéia. o que no concilio foi feito, foi apenas escolher, quais iriam fazer parte do cânon do novo testamento, quais não. Este livros não se tornaram canonicos apenas depois.

Você está equivocado. Antes do concílio não havia um cânon. Os 4 evangelhos que estão no Novo Testamento eram populares entre os cristãos da época. Mas não só eles. Havia também o Evangelho de Tomé, os Evangelhos da Infância de Jesus, o da Vida de João Batista, o Evangelho dos Nazarenos, o dos Ebionitas, o Evangelho de Pedro, e muitos outros.

De acordo com a Wikipédia:
Citação de: Wikipédia
O número dos livros apócrifos é maior que o da Bíblia canônica. É possível contabilizar 112 deles, 52 em relação ao Antigo Testamento e 60 em relação ao Novo. [3] A tradição conservou outras listas dos livros apócrifos, nas quais constam um número maior ou menor de livros. Destaca-se, a seguir, alguns desses escritos segundo suas categorias.

1. Evangelhos: de Maria Madalena, de Tomé, Filipe, Árabe da Infância de Jesus, do Pseudo-Tomé, de Tiago, Morte e Assunção de Maria, Judas Iscariotes;
   2. Atos: de Pedro, Tecla e Paulo, Dos doze apóstolos, de Pilatos;
   3. Epístolas: de Pilatos a Herodes, de Pilatos a Tibério, dos apóstolos, de Pedro a Filipe, Paulo aos Laodicenses, Terceira epístola aos Coríntios, de Aristeu;
   4. Apocalipses: de Tiago; de João, de Estevão, de Pedro, de Elias, de Esdras, de Baruc; de Sofonias;
   5. Testamentos: de Abraão, de Isaac, de Jacó, dos 12 Patriarcas, de Moisés, de Salomão, de Jó;
   6. Outros: A filha de Pedro, Descida de Cristo aos Infernos, Declaração de José de Arimatéia, Vida de Adão e Eva, Jubileus, 1,2 e 3 Henoque, Salmos de Salomão; Oráculos Sibilinos.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ap%C3%B3crifos

Quanto ao Apocalipse, trata-se de um livro que foi incluido tardiamente no cânon, e que enfrentou considerável resistência por parte de certos Padres da Igreja. Novamente, de acordo com a Wikipédia:

Citação de: Wikipédia
Revelation is considered one of the most controversial and difficult books of the Bible, with many diverse interpretations of the meanings of the various names and events in the account. Protestant founder Martin Luther at first considered Revelation to be "neither apostolic nor prophetic" and stated that "Christ is neither taught nor known in it",[3] and placed it in his Antilegomena. John Calvin believed the book to be canonical, yet it was the only New Testament book on which he did not write a commentary.[4]

In the 4th century, St. John Chrysostom and other bishops argued against including this book in the New Testament canon, chiefly because of the difficulties of interpreting it and the danger for abuse.[citation needed] Christians in Syria also reject it because of the Montanists' heavy reliance on it.[5] In the 9th century, it was included with the Apocalypse of Peter among "disputed" books in the Stichometry of St. Nicephorus, Patriarch of Constantinople.[citation needed] In the end it was included in the accepted canon, although it remains the only book of the New Testament that is not read within the Divine Liturgy of the Eastern Orthodox Church. See Biblical canon for details.
fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Book_of_Revelation

No final das contas, tanto os 4 evangelhos como o Apocalipse foram incluidos no cânon através... do voto!
Pois é, os bispos se reuniram e votaram.

Você também já ouviu falar de "pseudo-epigrafia"?

nao

Trata-se da falsa atribuição de autoria de textos. O que acontecia no mundo antigo é que não era tão fácil para um autor divulgar sua obra. Isso porque os textos tinham que ser copiados a mão, o que, como sabemos, consideravelmente trabalhoso. Daí que quando um autor desejava que sua obra fosse copiada (e lida, claro) pelo maior número possível de pessoas, ele sacrificava sua autoria: afirmava que se tratava de um texto de um outro autor, famoso o suficiente para que os copistas se interessassem por ele. Por isso existem tantos livros antigos de autoria duvidosa. E por isso é quase certo que nem Lucas, nem Marcos, nem Mateus, nem João foram os autores dos evangelhos. Nem Moisés (se existiu mesmo) foi o autor dos livros atribuidos a ele. E é por isso que os estudiosos se referem a autores como o "Pseudo-Eratóstenes", "Pseudo-Geber", "Pseudo-Metódio".

Você também sabe o que os judeus esperam do Messias?

eles esperavam, que o messias iria estabelecer um reino aqui na terra, e vencer os opressores romanos, uma espectativa, que jesus frustrou.

Ou seja: a profecia não se cumpriu.

EDIT: Gostaria também de repetir aquela pergunta: Você tem certeza absoluta de que não vai para o inferno?

se certeza absoluta for : ter uma convicção forte da própria salvação, ai sim. Se for : ter provas : é claro que não tenho.
Nesse caso, então prefiro continuar sem acreditar no inferno! :lol:
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!