Autor Tópico: eu sou um cristão evangelico  (Lida 26933 vezes)

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
Re: eu sou um cristão evangelico
« Resposta #50 Online: 08 de Novembro de 2007, 10:33:56 »
Sé foi o diabo, quem criou o diabo?  :D

Horas!!! Deus quando cassou seu mandato.
Assim o Diabo fez seu próprio partido, o PT.
Agora ele anda pelo mundo recolhendo mais partidários para seu partido.

PS=Quando digo que o partido do PT é o partido do Diabo, estou fazendo uma analogia no que ocorre no país atualmente, tudo que acontece de ruim e culpa do Lula ou do PT, não estou afirmando que não é também.

:diabo: :diabo: :diabo: :diabo:
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #51 Online: 08 de Novembro de 2007, 10:48:26 »

Nada garante, ao Cristão, que o Corão não diz a verdade. Nada garante ao Muçulmano que os Vedas não dizem a verdade. Nada nos garante que Zoroastro não dizia a verdade. Nada garante que os sacerdotes de Isis não diziam a verdade. Nada garante que os espíritas não dizem a verdade. Ora, nada garante que H. P. Lovecraft não dizia a verdade. Em quem acreditar? :)
Ah, e esse argumento que você usou é conhecido como "Aposta de Pascal".

Olha, o fato é que a Bíblia erra tanto, sobre tantas coisas (começando pela criação do mundo) que fica difícil acreditar que ela pode estar certa, especialmente sobre algo tão vago como um deus.

E me diga uma coisa: você tem certeza absoluta de que não vai para o inferno? ;)

de fato, as religiões no mundo são tantas, e cada uma nos ensina outras coisas, e outro caminho. Não estudei a fundo as outras religiões, por que encontrei as respostas que queria na biblia. Sou cristão há 22 anos. Li a biblia várias vezes. Li também muitos livros a respeito da fé cristã, e minha experiência com Deus se aprofundou, tanto que não tenho dúvida nenhuma da verácidade da biblia. E verdade, tem trechos na biblia, diffícil a serem entendidos. Tem aparentes contradições. Mas há algo que fala mais forte para mim. E a sinergia que se encontra na biblia toda, desde o primeiro, ao ultimo livro. tantos escritores differentes, de épocas differentes, mas há algo que dá a percepção como se todos fossem falar a mesma lingua. Deus se revela no antigo testamento de uma forma, no novo de outra, em apocalipse de outra. na verdade é uma revelação progressiva, que chega ao ápice em jesus cristo. O que é interessante a ser observado são também as profecias. Não há outro livro  religioso, que contém tantas profecias, das quais muitas já cumpridas. Faça um estudo sistemático sobre isto, e ficará maravilhado como por exemplo as profecias feitos sobre a vida de jesus se cumpriram nele. O argumento, que os livros possam ter sido escritos depois dos acontecimentos não tem cabimento. os manuscritos do mar morto de 1947, de qumran, foram datados 100 a.C. , e contém o livro de isaias completo. O capitulo 53 é uma profecisa explicita sobre o sofrimento do cordeiro, e a razão deste sofrimento. Existem mais de 1000 profecias na biblia, e uma grande parte já se cumpriu. veja apocalipse, que fala sobre acontecimentos nos fins dos tempos. Lá escreve sobre o Anticristo, um ditador, que irá governar sobre o mundo inteiro. hoje vemos, como as nações se unem, a europa hoje forma um bloco economico. outros blocos estão surgindo. A marca na testa ou na mão, para comprar e vender, hoje é tecnológicamente possível, com microchip implantável. quando o apostolo esrcreve, que o mundo todo iria ver o anticristo, até pouco tempo se ria sobre esta profecia. hoje sabemos, que com a televisão isto é possivel. tem uma profecia em obadia, que diz : mesmo que teu ninho esteja no meio das estrela, eu irei te tirar de la, ou te derrubar. A estação espacial constante está lá em cima, e em breve haverá um acidente, e esta estação espacial estará destruída. Nenhuma descoberta scientífica até agora contradisse a descrição do mundo e do universo, na biblia. Nenhum achado archeológico até hoje contradisse a biblia. pelo contrário. O rei daví é mencionádo só na biblia. até pouco tempo atrás os críticos ridicularizavam a biblia, diziam , que o rei daví era ficção, por que não se tinha achado nada que comprovasse sua existencia. porém, pouco tempo atrás se achou uma espada, com a iscrição do rei daví. Até pouco tempo atrás se duvidava da matança de bebês de rei herodes. até que recentemente, foram encontradas em um túmulo, muitas ossadas de bebês, de aproximadamente 2 anos de idade. e assim vai..... Os lugares e acontecimentos de Lucas , descritos no evangelho de lucas, e no livro dos apostolos, os hisoriadores concordam, que as informações nestes livros contidos, são corretos. Lucas é reconhecido como uma historiador de excellencia. Também entre o meio academico secular.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #52 Online: 08 de Novembro de 2007, 11:11:09 »
Tem aparentes contradições

O que você entende por "aparente contradição"? O que seria uma contradição de fato para você?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #53 Online: 08 de Novembro de 2007, 11:52:29 »
Olá, Ângelo.
Como o DBhor já disse, há um tópico de apresentação :-)

O meu nome é Pedro Amaral Couto. Como podes ver pelo avatar, sou um pouco parecido com as figuras de Jesus. Só tenho de deixar crescer o cabelo e tirar os óculos para entrar num filme do género. :-D

Nunca fui um crente religioso. Fui baptizado na Igreja de São Pedro, nos Açores, o padre jogava voleibol na praia com o meu pai e tios, participei em procissões, assisti filmes sobre a Bíblia, e tenho uma adaptação infantil da Bíblia e uma Bíblia do Gedeões oferecida por uma avó, interessei-me em informar-me sobre religião... mas nunca fui educado numa religião e nunca fui crente.

Isso não quer dizer que não tenho questionado se existe algum Deus ou não? Isso acontecia especialmente nos meus momentos mais filosóficos, especialmente quando estudei Filosofia. Os argumentos apresentados a seu favor pareciam-me ter erros nas premissas, mas isso não quer dizer nada. Fiz experiências para ver se algum deus respondia, e assumi-me como agnóstico: é impossível provar que existe um deus ou não. Só mais tarde é que entendi que fui sempre um ateu: nunca acreditei que houvesse qualquer tipo de Deus, mesmo que tenha dado o benefício da dúvida.

Acho que a razão de ser ateu é natural. São as mesmas razões por não acreditarmos em Papai Noel, nas fadas, nos unicórnios, no papão, etc. sejam materiais ou espirituais. E a razão para não acreditar num  determinado deus, é a mesma para não acreditar noutros deuses, e para além disso, se tiver a oportunidade de aceder a livros sagrados, o número de razões pode crescer.

Por exemplo, considero um deus judaico-cristão impossível, por ter lido a própria Bíblia. Para ser mais exacto, não li as Lamentações nem muitos Salmos (e há muito tempo que é assim), mas li o resto. Quando comecei a ler, não era com esse intuito. Ao ler os Génesis, comecei a pensar que a ideia popular que têm de Deus estava errada. Quando continuei com os livros restantes, reparei no achava serem inconsistências, e fui anotando-as.
Ao ler o romance histórico "O Homem que se tornou Deus", quis informar-me como os judeus viviam, e como Jesus teria vivido e morrido. Fui assistindo documentários, guardando páginas de revistas, procurando na Web, anotando, desenhando, etc. Quando ia para a escola, ou vinha para casa, umas Testemunhas de Jeová abordavam-me, e como sabia que elas acreditavam que Jesus foi crucificado numa estaca, estive curioso, e aceitei receber literatura, e fui também fazendo perguntas. Quando perguntei sobre o que achavam que era o Inferno, aproveitaram-se para entrarem em casa, e iniciaram um "estudo". Como estava a ter acesso a literatura diversificada, que não acedia nas ruas, aproveitei essa situação. Descobri imensos erros, e pesquisei na Web sobre o assunto - muitas das páginas eram de evangélicos (é interessante, que um evangélico abordou-me na faculdade com uma folha com ensinamentos iguais aos dos Gedeões, e no final tinha uma crítica severa às Testemunhas de Jeová). Ganhei mais confiança para debater com elas, e no final parece que desistiram de mim.

Também fui informando-me sobre arqueologia, o hebraico, o grego e diversas doutrinas. Curiosamente encontrei um "site" de um muçulmano que criticava doutrinas cristãs, especialmente referindo-se a Paulo, e fui encontrando "sites" que falavam de contradições na Bíblia: algumas que já tinha encontrado, outras mais obscuras e ainda outras que não concordava.
Com algumas coisas que tomei conhecimento, fiz isso .

Também tenho um Livro de Mórmon (oferecido a meu pai, por um mórmon), e livros como "Eram os deuses astronautas?", uma análise ao Alcorão (infelizmente não tenho um...), etc.

A questão não foi decidir ser ateu. Era ateu, mas não o associava ao termo. E muitas vezes quando nos colocam a questão sobre as razões de não acreditarmos num Deus, na verdade referem-se ao seu Deus, e essas razões variam.
Sobre deuses teístas, supostamente devia haver efeitos no mundo feitos por esse tipo deuses, e nunca observei tal coisa, mesmo testando. Sobre a questão do deus ominpotente, omnipresente, omnisciente e sumamente bom, a maioria dos ateus responderiam com uma variação do dilema de Epicuro (acho que é tão óbvio, que nem sequer é necessário ter a cultura para conhecer esse dilema para o elaborar). Para cada deus, há as suas razões particulares, para além daquela relacionada com a parcimónia.

No caso dos deuses deístas e panteístas, que em geral têm origens meramente filosóficas, sem necessidade de dogmas - e por isso não são tão discutidos, pois para um céptico o problema é os dogmas -, as razões são apenas as mesmas que para o Papai Noel, etc. Sou como Tomé.  :-)

Já agora, para não achar que tenho uma espécie de raiva em relação à Bíblia:
gostei muito do Eclesiastes (parece muito filosófico), dos Cântico (muito belo) e alguns trechos dos Provérbios. Nos outros livros, o que acho interessante para lições morais e desenvolvimento pessoal está disperso, mas no caso dos livros finais do Antigo Testamento (profecias), e a Revelação, confesso que é outra história...

Abraços
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #54 Online: 08 de Novembro de 2007, 12:04:00 »
Reforço a proposta que dei de abrir novos tópicos para discutir alguns temas que estão perdidos e sem foco por aqui. Exemplos:

- Debater as contradições bíblicas (há dois tópicos abertos sobre isso, e num deles o Angelo poderia ajudar o também crente Jetro);

- Debater a historicidade de personagens e situações bíblicas (como Adão e Eva, a jumenta de Absalão, etc.);

- Debater questões científicas versus relatos bíblicos (o mundo foi mesmo criado em seis dias há seis mil anos? Existe evolução das espécies?)

Só uma sugestão :-)

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #55 Online: 08 de Novembro de 2007, 12:28:55 »
talvez agnóstico também não seja a definição certa. a melhor seria, nascemos ignorantes. ou seja, sem " saber". ateu por definição aquele que por convicção não acredita em Deus. quando nascemos, por natura, não temos convição formada nenhuma.
Ângelo,
geralmente associa-se ao agnosticismo a indecisão, mas se procurar informações sobre a origem do termo "agnóstico" e da sua filosofia, reparás que significa que se acredita que é impossível ter conhecimento que um deus exista ou não. É uma questão de o problema ser determinado ou indeterminado (usando a terminologia da matemática).

Os agnósticos podem ser ateus ou teístas. Tecnicamente, entre os ateus (no sentido estrito) incluem-se os deístas e panteśitas; no sentido lato, é claro que não. Para além da falta de crença num deus, também condicionam o ateísmo ao entendimento do que é um deus e ter consciência que há quem creia em pelo menos num, optando por manter a descrença na existência de um Deus, ou, como na visão de muitos crentes, "opor" (termo que muitos usam, mas geralmente é apenas uma omissão) às suas doutrinas.

Quando nascemos, não acreditamos que exista qualquer deus, pois nunca fomos ensinados por outros a formar o conceito de deus. É irrelevante se chamam um ateu, agnóstico ou outra coisa qualquer. O bebé não tem a crença num Deus, e se for abandonado, como o Menino Selvagem, nem poderá ser educado de modo a entender o que é um deus, nem outras ideias abstractas.

[edit]
Também já me disseram que agnóstico é aquele que não sabe que Deus existe. É claro que foi um crente que me disse isso, em relação a mim, e depois disse-me que ateu é aquele que faz-se de deus e é egoísta, etc.
[/edit]
« Última modificação: 08 de Novembro de 2007, 12:37:25 por PedroAC »
Pedro Amaral Couto

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #56 Online: 08 de Novembro de 2007, 12:54:10 »
Lá escreve sobre o Anticristo, um ditador, que irá governar sobre o mundo inteiro. hoje vemos, como as nações se unem, a europa hoje forma um bloco economico. outros blocos estão surgindo. A marca na testa ou na mão, para comprar e vender, hoje é tecnológicamente possível, com microchip implantável. quando o apostolo esrcreve, que o mundo todo iria ver o anticristo, até pouco tempo se ria sobre esta profecia. hoje sabemos, que com a televisão isto é possivel.

Quem seria esse anticristo?
George Bush??  Ele é um cristão fervoroso!!!

Sempre existiram e sempre existirão ditadores e opressores no mundo, essa até eu que não sou deus sei.

Primeiro implicaram com o código de barras, agora com o chip´s de computador, que lastima!!!!!

...tem uma profecia em obadia, que diz : mesmo que teu ninho esteja no meio das estrela, eu irei te tirar de la, ou te derrubar. A estação espacial constante está lá em cima, e em breve haverá um acidente,

A estação espacial encontra-se em órbita em torno da Terra a uma altitude de aproximadamente 360 quilômetros, bem longe das estrelas.

Porque deus no alto de sua bondade e misericórdia, gosta de castigar seus brinquedinho aqui na terra?

O Homem não pode fazer nada, além de adorar o seu criador?

PS=Você pode responder minhas indagações sem medo, pois não sou um Shinigami de verdade, não vou levar sua alma para o outro mundo.  :oba:
« Última modificação: 08 de Novembro de 2007, 12:59:21 por Shinigami-Ateu »
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #57 Online: 08 de Novembro de 2007, 13:08:24 »
Reforço a proposta que dei de abrir novos tópicos para discutir alguns temas que estão perdidos e sem foco por aqui. Exemplos:

- Debater as contradições bíblicas (há dois tópicos abertos sobre isso, e num deles o Angelo poderia ajudar o também crente Jetro);

- Debater a historicidade de personagens e situações bíblicas (como Adão e Eva, a jumenta de Absalão, etc.);

- Debater questões científicas versus relatos bíblicos (o mundo foi mesmo criado em seis dias há seis mil anos? Existe evolução das espécies?)

Apoiado.  :apoiado:

Desculpe por desviar o foco do tópico, é que alguns argumentos me deixam cego de raiva.  :demente:

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #58 Online: 08 de Novembro de 2007, 13:10:41 »

Nada garante, ao Cristão, que o Corão não diz a verdade. Nada garante ao Muçulmano que os Vedas não dizem a verdade. Nada nos garante que Zoroastro não dizia a verdade. Nada garante que os sacerdotes de Isis não diziam a verdade. Nada garante que os espíritas não dizem a verdade. Ora, nada garante que H. P. Lovecraft não dizia a verdade. Em quem acreditar? :)
Ah, e esse argumento que você usou é conhecido como "Aposta de Pascal".

Olha, o fato é que a Bíblia erra tanto, sobre tantas coisas (começando pela criação do mundo) que fica difícil acreditar que ela pode estar certa, especialmente sobre algo tão vago como um deus.

E me diga uma coisa: você tem certeza absoluta de que não vai para o inferno? ;)

de fato, as religiões no mundo são tantas, e cada uma nos ensina outras coisas, e outro caminho. Não estudei a fundo as outras religiões, por que encontrei as respostas que queria na biblia. Sou cristão há 22 anos. Li a biblia várias vezes. Li também muitos livros a respeito da fé cristã, e minha experiência com Deus se aprofundou, tanto que não tenho dúvida nenhuma da verácidade da biblia. E verdade, tem trechos na biblia, diffícil a serem entendidos. Tem aparentes contradições. Mas há algo que fala mais forte para mim. E a sinergia que se encontra na biblia toda, desde o primeiro, ao ultimo livro. tantos escritores differentes, de épocas differentes, mas há algo que dá a percepção como se todos fossem falar a mesma lingua. Deus se revela no antigo testamento de uma forma, no novo de outra, em apocalipse de outra. na verdade é uma revelação progressiva, que chega ao ápice em jesus cristo. O que é interessante a ser observado são também as profecias. Não há outro livro  religioso, que contém tantas profecias, das quais muitas já cumpridas. Faça um estudo sistemático sobre isto, e ficará maravilhado como por exemplo as profecias feitos sobre a vida de jesus se cumpriram nele. O argumento, que os livros possam ter sido escritos depois dos acontecimentos não tem cabimento. os manuscritos do mar morto de 1947, de qumran, foram datados 100 a.C. , e contém o livro de isaias completo. O capitulo 53 é uma profecisa explicita sobre o sofrimento do cordeiro, e a razão deste sofrimento. Existem mais de 1000 profecias na biblia, e uma grande parte já se cumpriu. veja apocalipse, que fala sobre acontecimentos nos fins dos tempos. Lá escreve sobre o Anticristo, um ditador, que irá governar sobre o mundo inteiro. hoje vemos, como as nações se unem, a europa hoje forma um bloco economico. outros blocos estão surgindo. A marca na testa ou na mão, para comprar e vender, hoje é tecnológicamente possível, com microchip implantável. quando o apostolo esrcreve, que o mundo todo iria ver o anticristo, até pouco tempo se ria sobre esta profecia. hoje sabemos, que com a televisão isto é possivel. tem uma profecia em obadia, que diz : mesmo que teu ninho esteja no meio das estrela, eu irei te tirar de la, ou te derrubar. A estação espacial constante está lá em cima, e em breve haverá um acidente, e esta estação espacial estará destruída. Nenhuma descoberta scientífica até agora contradisse a descrição do mundo e do universo, na biblia. Nenhum achado archeológico até hoje contradisse a biblia. pelo contrário. O rei daví é mencionádo só na biblia. até pouco tempo atrás os críticos ridicularizavam a biblia, diziam , que o rei daví era ficção, por que não se tinha achado nada que comprovasse sua existencia. porém, pouco tempo atrás se achou uma espada, com a iscrição do rei daví. Até pouco tempo atrás se duvidava da matança de bebês de rei herodes. até que recentemente, foram encontradas em um túmulo, muitas ossadas de bebês, de aproximadamente 2 anos de idade. e assim vai..... Os lugares e acontecimentos de Lucas , descritos no evangelho de lucas, e no livro dos apostolos, os hisoriadores concordam, que as informações nestes livros contidos, são corretos. Lucas é reconhecido como uma historiador de excellencia. Também entre o meio academico secular.

Oh boy...  :o

Ângelo, antes de tentar lhe responder, tenho algumas perguntas:

Você sabe como os livros do Novo Testamento se tornaram canônicos? E você sabe quando e como o Apocalipse se tornou canônico?

Você também já ouviu falar de "pseudo-epigrafia"?

Você também sabe o que os judeus esperam do Messias?

P.S. Também apoio a proposta do Dbohr.

EDIT: Gostaria também de repetir aquela pergunta: Você tem certeza absoluta de que não vai para o inferno?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #59 Online: 08 de Novembro de 2007, 13:22:48 »

Apoiado 2.   :apoiado:
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #60 Online: 08 de Novembro de 2007, 13:27:55 »
Se você quer saber o mecanismo? É a força eletrostática. Aquela que diz que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e de sinais opostos se atraem. Não tem mistério. Se você quer saber na verdade porque essa força existe, bem, só posso lhe dizer que estamos trabalhando nisso :).

em outras palavras : o atéu não sabe. na verdade, este não sabe simplesmente encobre o fato, que esta força não pode vir do nada. Ela tem uma origem. Esta origem só pode ser Deus. Justamente disso é que o apostolo paulo falou há dois mil anos atras, sem ter o conhecimento que temos hoje. " a força e o poder de Deus se veem e se observam na natureza ". E como ele continua. os incrédulos não tem como justificar sua incredulidade em Deus. Na verdade, só este argumento derruba todo prédio de cartas dos atéus. mas , desde que o incrédulo na verdade com seus argumentos fúteis quer evidenciar a inexistência de deus, ele tem outra razão : ele não QUER ter Deus em sua vida.

Vou fazer uma pergunta para todos vocês :

Vamos supor que Deus se revelasse visívelmente a todos nos. Ou seja, a existência dele fosse provada. E ele faria a mesma oferta de salvação a você. Você gostaria de receber ele como seu Senhor e Salvador, ou você preferiría de viver sem ele, decidir por você sua vida, sem se importar com a vontade de Deus, de uma forma autônoma ?

Você está equivocado. A 2a lei da termodinâmica se refere à Entropia, não à energia.

eu entendo como entropia a diminuição da energia. estou errado ?

Outro equívoco: os sustentadores da teoria da evolução também não dizem nada acerca da origem do universo.

correto. mas quem geralmente sustenta esta teoria, também acredita que tudo pode ter sido causado sem Deus, com um big bang no início.

Eles apenas afirmam que a evolução das espécie é causada pela seleção natural. E tanto a evolução como a seleção natural já foram comprovadas, no campo e no laboratório.

o que foi comprovado é a microevolução, ou seja a evolução entre a mesma familia e espécie de animais.
ou seja : de um lobo deriva o cão. Mas da bactéria não deriva o homem.

- a macroevolução nunca foi observada
 -como aconteçe a mutação genética, também não foi entendida, que pode resultar na macro evolução.

A teoria do Big Bang afirma que o universo já esteve num estado de altíssima densidade e temperatura a uns 13 bilhões de anos atrás. Os modelos cosmológicos parecem indicar que haveria uma singularidade no "primeiro" instante, e que não faz muito sentido falar de instantes anteriores. Mas essa questão não está fechada ainda.

não tenho uma opinião formada, mas me parece que o big bang não contraria genesis. deus pode ter provocado o big bang como início da criação do universo. se sabe que o universo se expande, portanto se deriva que ele teve um início, que chamam de big bang.

Você parece querer justificar a existência de deuses usando o argumento do Primeiro Motor. Um argumento como esse já foi proposto por Santo Tomás de Aquino. E refutado diversas vezes.

a refutação foi provada scientíficamente ?

Ele bem pode existir desde sempre. Nós humanos temos um conceito de tempo bem particular.

como já disse, a segunda lei da termodinâmica prova que isto é impossível. desde que a energia no universo diminui, ele teve um início.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #61 Online: 08 de Novembro de 2007, 13:44:16 »

Desculpe por desviar o foco do tópico, é que alguns argumentos me deixam cego de raiva:demente:
Já estás a entrar no lado negro da força!  :hihi:
Deixa a cegueira e a raiva.

E claro que também apoio.
Mas vamos ter de ter atenção e se alguém desviar-se dos tópicos, fazemos imediatamente referência a um tópico destinado à nova discussão, ou criamos tópicos novos se não houver. E isso conta também para mim.  :vergonha:

Esses assuntos sobre crenças devem-nos excitar a todos.  :P
Pedro Amaral Couto

Offline L. Duran

• Nível 24
  • *
    • Falando de Autismo
« Resposta #62 Online: 08 de Novembro de 2007, 13:53:26 »
em outras palavras : o atéu não sabe. na verdade, este não sabe simplesmente encobre o fato, que esta força não pode vir do nada. Ela tem uma origem. Esta origem só pode ser Deus.

Por que? Pode ser a incrível Geléia Mágica, o Spaghetti Voador, Bumba...

Citação de: Angeloitacare
Justamente disso é que o apostolo paulo falou há dois mil anos atras, sem ter o conhecimento que temos hoje. " a força e o poder de Deus se veem e se observam na natureza ".
E como ele continua. os incrédulos não tem como justificar sua incredulidade em Deus. Na verdade, só este argumento derruba todo prédio de cartas dos atéus.

Puta argumento matador! Nunca tinha ouvido falar nisso!
Cadê a igreja? deixa eu ir lá deixar meu $$ e lamber o pastor...

mas , desde que o incrédulo na verdade com seus argumentos fúteis quer evidenciar a inexistência de deus, ele tem outra razão : ele não QUER ter Deus em sua vida.

Posso não querer?

Vamos supor que Deus se revelasse visívelmente a todos nos. Ou seja, a existência dele fosse provada. E ele faria a mesma oferta de salvação a você. Você gostaria de receber ele como seu Senhor e Salvador, ou você preferiría de viver sem ele, decidir por você sua vida, sem se importar com a vontade de Deus, de uma forma autônoma ?

Eu quero que o c* de deus pegue fogo e que os bombeiros estejam em greve!

eu entendo como entropia a diminuição da energia. estou errado ?

Está. Completamente errado. Se faltou às aulas de química, procure no Google

correto. mas quem geralmente sustenta esta teoria, também acredita que tudo pode ter sido causado sem Deus, com um big bang no início.

Estou enferrujado... qual o nome dessa falácia mesmo?

o que foi comprovado é a microevolução, ou seja a evolução entre a mesma familia e espécie de animais.
ou seja : de um lobo deriva o cão. Mas da bactéria não deriva o homem.

http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc/

- a macroevolução nunca foi observada

Seu deus é que nunca foi observado.

-como aconteçe a mutação genética, também não foi entendida, que pode resultar na macro evolução.

Seu deus é que não pode ser entendido.

a refutação foi provada scientíficamente ?

E primeiro motor lá é hipótese científica?

como já disse, a segunda lei da termodinâmica prova que isto é impossível.
desde que a energia no universo diminui, ele teve um início.

Você realmente matou as aula de quimica!

"O mundo necessita de todos os tipos de mente trabalhando juntas." - Temple Grandin

http://falandodeautismo.com.br

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #63 Online: 08 de Novembro de 2007, 13:55:51 »
Está mesmo disposto a debater? Certeza? Não vai usar de falácias ou pregação? Ótimo.

você já parte de um pressuposto e um pre- conceito : de que a pregação é falácia. Assim, certamente, não irá chegar mais perto da verdade. mas é sua escolha, sua opinião.... cê que sabe....

Ainda bem que você não está aqui com o intuito de converter alguém, pois um cético, por definição, não se converteria em hipótese alguma.

Se as evidências então forem muito mais fortes, que indicam um criador, o cêtico, mesmo assim, prefere ficar , vou usar outra palavra agora, incrédulo, em Deus ? Então ele na verdade não quer avançar. Neste caso, nem sei por que ele quer debater as questões em relação a Deus. Seria perca de tempo. Neste caso, sería melhor, ele tocar a vida, como lhe convém, e simplesmente esquecer as questões em relação a fé.

Céticos não estão atrás de conhecer religiões, e sim de conhecer a natureza.

então faça um curso de biologia.

O máximo que prometemos é considerar suas hipóteses caso sejam verdadeiras. (Vai entender mais tarde o porquê disso.)

Existe preconceito das duas partes. Os evangélicos em geral tendem a nos tratar como pessoas malvadas, com pacto com Satanás ou outra baboseira parecida.

não é meu caso. trato todos com respeito, mas exigo o mesmo também.

Nós céticos temos motivos melhores para ficar com um pé atrás — evangélicos surgem aqui o tempo todo para pregar e se recusam a ouvir nossos argumentos. Se você espera contribuir para diminuir o preconceito, o que acho bom, então deve discutir os assuntos com a honradez de não usar falácias ou de nos ignorar.

depende muito do que considera falácias. Se acha que a biblia só fala falácias, então não posso pensar mais do que está cheio de pre-conceitos, em vez de conceito estabelecidos depois de , de fato, ler e estudar a biblia.

Outra coisa que é bom deixar claro: devemos respeito à você, e não à sua religião.

concordo.

Sou ateu porque as religiões todas mentem, e mentem muito mal.

se voce acha isto de mim, simplesmente não me responda mais. acredito, que não vai querer perder seu tempo precioso com dishonestos. mas se me chamar de mentiroso, eu deixarei de responder.

Chega a ser infantil a idéia de um deus que fica bisbilhotando a vida das pessoas, pregando o direito da pessoa de viver como quiser para logo em seguida a jogar no inferno se não fizer o que ele manda. Isso só para começo de conversa.

Ele é Deus, e por ser Deus, ele tem o direito de estabelecer as regras do jogo. As leis de moiséis são justas, vai ser difficil achar alguem que lhe diga o contrário. ou vc acha certo matar, roubar , mentir etc.? Deus deixa a cada um o livre arbitrio, mas, a biblia diz sim, que um dia, iremos ter que dar satisfação a Deus pelo que fizemos com o presente da vida. Não condivido seu pensamento, que o homem pode fazer  tudo que quiser e lhe passar pela cabeça, sem de ter que temer as consequencias, e sem ter que justificar seus atos. Deus estabeleceu as regras do jogo, cabe a nós, aceitá las, ou não, e conforme nossa decisão, iremos colher o que semeamos. a biblia diz : o fruto do pecado é a morte. Voce pode rejeitar este conceito, mas sua rejeição não vai mudar nada no fato que a biblia nos diz. Se ela for a verdade, o que ela diz , vai acontecer. O seu concordar, ou não, não vai mudar nada neste fato.

O principal motivo de eu não acreditar em Deus é que não há a mais remota evidência que sustente sua hipótese. Tudo é fundado em aparências e lacunas de sabedoria.

Se afirma isto categoricamente, tem que ter não apenas evidencias, mas provas irrefutáveis, para comprovar sua afirmação.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #64 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:00:25 »

olá

o apóstolo paulo diz em romanos 1 : [...]

Você vai conseguir os mesmos efeitos citando qualquer um dos trocentos livros sagrados inventados pelos homens: nenhum. Isso não funciona num fórum cético, além de soar como pregação. Argumentos tirados de qualquer livro não têm valor se não condizerem com a realidade.

voce parte do pressuposto que todo livro sagrado não diz as coisas que condizem com a realidade. E seu pre-conceito. Voce já leio a biblia ?

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #65 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:09:48 »
voce parte do pressuposto que todo livro sagrado não diz as coisas que condizem com a realidade. E seu pre-conceito. Voce já leio a biblia ?

Não .. Você é quem parte do pressuposto que a bíblia é um livro sagrado. Prove que ele é sagrado !!!
Qual é a prova que você tem que ele foi inspirado por deus?

Porque todo "cristão" tem o pré-conceito que ateu/agnóstico nunca leu a bíblia?

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #66 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:10:00 »
Justamente disso é que o apostolo paulo falou há dois mil anos atras, sem ter o conhecimento que temos hoje. " a força e o poder de Deus se veem e se observam na natureza ".
E como ele continua. os incrédulos não tem como justificar sua incredulidade em Deus. Na verdade, só este argumento derruba todo prédio de cartas dos atéus.
mas , desde que o incrédulo na verdade com seus argumentos fúteis quer evidenciar a inexistência de deus, ele tem outra razão : ele não QUER ter Deus em sua vida.
Pensei que a ideia era perceberes os ateus e que ias respeitar-nos. O respeito deve ser recíproco.
E escreveste: "Acredito que existe muito preconceito também, e acho que é importante, contribuir para diminui-lo." Também isso deveria ser recíproco, e não vais conseguir esse objectivo com essa atitude.

Se a exitência de Deus fosse provada, deixaria de ser ateu (obviamente).
Mas se tiver filhos, pretendo que depois decidam a sua vida e sejam autónomos.

Se houvesse um Deus, gostaria que fosse amoroso e justo, e não um ser que quer que o obedeçamos cegamente, com totalitarismo e desposismo, tornando-nos seus escravos. Como acho que, pelo que vemos no mundo, não pode ser omnipotente, omnipresente, omnisciente e omnibondoso ao mesmo tempo, respeitaria mais se fosse bondoso, mesmo que imperfeito. Nas condições que apresentas, obviamente que não o respeitaria, como não respeitaria qualquer pessoa que tentasse o mesmo.
Se me dissesse para matar meu filho, recusava logo. Se me dissesse para matar alguém que me vê como inimigo, também recusava. Não é isso bom-senso?
Pedro Amaral Couto

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #67 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:13:15 »
A princípio sim, mas Deus é um ser cuja complexidade surpassa a do universo. Seria ele uma criação de alguém também? E se Deus pode não ser um criação, porque o resto do universo deveria ser também?

Eu creio num Deus que existe fora da dimenção espaço e tempo. A probabilidae que o Universo e a matéria , e a vida, tenham vindo a existir sem um criador, são praticamente nulas. Já pasteur dizia : Vida , só provém de vida. Hoje, que podemos estudar o DNA, vemos, que no DNA há um código, há complexidade e organização. a chance de um DNA vir a existir por acaso são nulas :

http://militar.cristao.nom.br/estudosint.php?id=23

A seleção natural explica com sucesso como algo simples pode se tornar complexo, e não afeta somente a vida na Terra, mas o Cosmo como um todo.

explica com sucesso, mas a macro evolução nunca foi provada. se trata apenas de suposições e teorias, nada mais.

Existem mais hipóteses para a criação do universo, mesmo as mais malucas. Uma das hipóteses malucas é a do Deus Bumba, que criou o Universo vomitando-o sem querer.

vamos excluir as malucas. as hypoteses são duas. ou o universo foi criado por um ser inteligente, ou pelo acaso ( sem inteligencia ) a segunda pode ser descartada categoricamente, levando em consideração a probabilidade ocasional.

Além do mais, quando você conhece melhor as leis físicas da natureza, você compreende como a complexidade apareceu no universo. Não é à toa que o Dbohr é ateu.

está convidado a apresentar as evidências.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #68 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:19:41 »
Só uma correção: eu não sou ateu :-)

Se é para declarar preferências, digo que sou Agnóstico, embora também não seja lá o melhor.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #69 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:20:05 »
Tem certeza? Leu mesmo? Velho Testamento e tudo? Gozado, é assim que geralmente surgem os ateus… eles lêem a Bíblia e acordam.

acordam em relação a que ?
E eu não sabia que existia igreja evangélica na Suíça. Lá o termo mais comum não é "protestante"?

existe uma igreja protestante institucionalizada, e que tão morta quanto a igreja catolica. tem igrejas evangelicas semelhantes como no brasil.

E como você sabe se isso no que você acredita vai ocorrer mesmo, sendo que a única coisa que sustenta tal evidêcia é a Bíblia que você provavelmente não leu? :P

pre  conceito seu. a archaeologia confirma a biblia. a sciência confirma a biblia. a experiência humana , confirma a biblia. alguns escritos da epoca, extra biblicos, confirmam a biblia.

Hã?

Pra começo de conversa, quem tem que provar que o que tá na Bíblia é verdade é os religiosos, e não o contrário (ver Inversão do Ônus da Prova). Se bem que provar que ela não é verdadeira não é algo fora de possibilidade, de tantos erros que ela contém.

parece que voce não entendu minha introdução. Não estou aqui para provar nada para ninguem, e nem para tentar converter voce, ou seja quem for. leia a introdução mais uma vez, para entender melhor...

E um ateu não acredita em nada do que tá na Bíblia, portanto não tem um pingo de medo do que ela diz. Isso não quer dizer que ele a ignora pois, como eu citei antes, muitos ateus surgiram da leitura da Bíblia. Aliás, é comum os ateus darem lições aos evangélicos de seu real conteúdo e apontar contradições devido a seu conhecimento.

se voce não acredita categoricamente , o que a biblia diz, então iremos ter nada para debater.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #70 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:25:11 »
Quer dizer que Deus fica lá, segurando os átomos feito um tontão?

não, mas se não houver uma força maior no universo, não há como explicar de onde vem a força, que junta os atomos. a lógica só pode ser, que este ser maior, existe.

[/quote]
Vem cá? É ele quem faz as coisas caírem no chão também?[/quote]

claro. no início Deus estabeleceu as leis naturais. Assim também a lei da gravidade.

As forças que seguram os átomos são forças da natureza, isso eu posso lhe garantir.

então a natureza  tem força em " si " ? este pensamento é irracional.

E daí que o Universo pode ter tido um começo? Nada indica que tal começo foi gerado por algo inteligente.

a complexidade e organização é uma evidência irrefutável.  se não , haveria apenas chaos. este pensamento vai contra sua inteligência.

Não, porque Biologia Evolutiva é matéria de Biologia e Big Bang é matéria de Astrologia.

Aliás, ficou sabendo? Não é mais "Teoria da Evolução" e sim "Biologia Evolutiva". Evolução é fato agora.

que chique, hein ?!!......

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #71 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:26:54 »
Aqui a minha primeira  pergunta : porque vocês decidiram de ser Ateus, por que não acreditam na existência de um ser superior, que criou o universo e a terra ?

Eu não decidi ser ateu. Acho que na verdade nunca acreditei realmente em deus, mas tinha medo de admitir quando era mais novo, pela força da pregação religiosa a que somos submetidos desde crianças. Mas quando fiquei mais velho vi a besteira que eu estava cometendo e me "assumi" como ateu. A exemplo do Dr. Manhattan, também senti um grande alívio com isto. Não acredito em  seres superiores porque eles não se sustentam diantes das evidências e são para mim claramente contraditórios e a necessidade de crer neles me soa francamente infantil, apenas uma muleta para suportar as dificuldades da vida.

A questão de ter criado o universo cai por terra com uma simples pergunta: se tudo tem que ser criado, quem criou deus? Os crentes normalmente vem com respostas do tipo "deus é atemporal", "sempre existiu", e assim por diante. Mas se este pretenso deus é assim, por que não tomar um atalho e admitir que o próprio universo pode ser? Inventar um deus contraditório e impossível soa como uma grande bobagem para mim.

já dei a resposta a esta pergunta, mas tem pagina na web, que dão respostas mais extensas :

http://www.christiananswers.net/portuguese/q-aig/aig-c038-pt.html

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #72 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:27:55 »
Vou fazer uma pergunta para todos vocês :

Eu, certamente, interpretaria como uma invasão alienígena do que a "presença" de Deus... Este "Ente" deveria ser uma criação de uma forma "doutrinação" em massa para impor os seus interesses escusos sobre a pobre população humana.
A minha visão filosófica de Deus impediria que este tipo de argumento escravocrata aflorá-se em minha mente.
Vamos pela visão Deísta do que você me apresentou:
1º: Se Deus é tão poderoso ao ponto de criar todo o Universo, por que quer que, insignificantes seres humanos, sejam "salvos" e não necessitem mais pensar por si mesmos?
2º: Para que Deus precisaria dos humanos para qualquer coisa?
3º: Não seria mais útis para alienígenas escravocratas que bilhões de "almas" sejam servas de uma entidade que nem nós mesmos sabemos definir direito o que é ou como é?
4º: Faz diferença como os golfinhos ou baleias ou elefantes pensam, por que nós temos o "privilégio" de decidir o destino do planeta? Os insetos não contam?
5º: Hum... Por que não pequeno mistério para "apimentar" as nossas vidas? Afinal, ninguém sabe de tudo...    :wink:
"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #73 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:27:55 »
de fato, as religiões no mundo são tantas, e cada uma nos ensina outras coisas, e outro caminho. Não estudei a fundo as outras religiões, por que encontrei as respostas que queria na biblia.
Pelo jeito não foram as respostas certas !!! :)
Sou cristão há 22 anos. Li a biblia várias vezes. Li também muitos livros a respeito da fé cristã, e minha experiência com Deus se aprofundou, tanto que não tenho dúvida nenhuma da verácidade da biblia.
Não tem provas da veracidade, você só tem fé, ninguém tem provas !!!
E verdade, tem trechos na biblia, diffícil a serem entendidos. Tem aparentes contradições.
Não tem aparentes contradições, tem contradições, e não são poucas !!!
Mas há algo que fala mais forte para mim.
Pra mim não diz nada
E a sinergia que se encontra na biblia toda, desde o primeiro, ao ultimo livro. tantos escritores differentes, de épocas differentes, mas há algo que dá a percepção como se todos fossem falar a mesma lingua. Deus se revela no antigo testamento de uma forma, no novo de outra, em apocalipse de outra. na verdade é uma revelação progressiva, que chega ao ápice em jesus cristo.
Sim a sinergia (sabe o que é sinergia?) começa com um deus cruel, vingativo, mesquinho, sádico, impaciente. Consigo ver todo mundo querendo trabalhar junto, animado por ter um deus assim. Acho q a sinergia não deu certo porque depois deus virou da "paiz".
tem uma profecia em obadia, que diz : mesmo que teu ninho esteja no meio das estrela, eu irei te tirar de la, ou te derrubar. A estação espacial constante está lá em cima, e em breve haverá um acidente, e esta estação espacial estará destruída. Nenhuma descoberta scientífica até agora contradisse a descrição do mundo e do universo, na biblia.
Qual foi o pastor que interpretou esta fantasia profecia?
Nenhum achado archeológico até hoje contradisse a biblia. pelo contrário.
Sim, a bíblia fala a todo tempo sobre dinossauros, sobre uma terra "esférica", e de como ela gira em torno do sol !!!  :histeria:

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #74 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:33:17 »

Um amigo meu foi mais além: me fez a pergunta e de prontidão respondeu citando a biblia que a "origem" de deus é o "mistério divino", "não é da nossa conta", "não é para o nosso bico".  :?

ele tem razão. na verdade são mistérios fora da nossa compreensão. mas podemos entender melhor, por que só a resposta biblica faz sentido. se sabe ler ingles, há uma pagina muito boa, que responde a esta pergunta :

http://www.godandscience.org/apologetics/who_created_god.html

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!