Autor Tópico: eu sou um cristão evangelico  (Lida 26934 vezes)

Luz

• Visitante
Re: eu sou um cristão evangelico
« Resposta #75 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:36:01 »
Só uma correção: eu não sou ateu :-)

Se é para declarar preferências, digo que sou Agnóstico, embora também não seja lá o melhor.

Leia o Dawkins que ele oferece a opção - sério! Ele divide o agnóstico em: agnóstico temporário - aquele que acha que AINDA não temos uma resposta e adgnóstico definitivo - aquele que acha que NUNCA teremos.  :P  Antes de ler eu já comentava, com o Adriano, eu acho - que me enciaxava na primeira - por isso não gostava muito do termo agnóstica.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #76 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:37:02 »
Ao autor do tópico:

Pergunta 01: na sua opinião, quem morre ateu ou agnóstico está fadado à condenação, sem chances de ser perdoado?

é uma boa pergunta.  a biblia nos ensina o seguinte :

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
18    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
19    E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.

Pergunta 02: qual a sua - ou da corrente que você segue - concepção de condenação? Você deve saber que nem sempre dois cristãos concebem a condenação da mesma maneira.

voce pode formular sua pergunta de forma mais clara ?

Pergunta bônus: seu nick tem alguma coisa a ver com a cidade ou é mera coincidência?

morei em itacaré por algum tempo.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #77 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:39:39 »
explica com sucesso, mas a macro evolução nunca foi provada. se trata apenas de suposições e teorias, nada mais.
Quando se diz que explica com sucesso, significa que as observações e experiências acumuladas vão sempre confirmando a hipótese, até que passou a ser uma teoria científica, e as refutações (próprias do método científico, e que Darwin faz nos capítulos finais da "Origem das Espécies" - tenho uma edição portuguesa) em relação à teoria vão sendo descartadas, fortalecendo-a.

Esse tema está sendo debatido à exaustão em:
../forum/topic=13602.0.html

Veja, por exemplo:
../forum/topic=13602.50.html#msg253704
../forum/topic=13602.100.html#msg254887
../forum/topic=13602.100.html#msg255072
e
../forum/topic=13602.125.html#msg256086

Se não entender a Teoria da Evolução, os debates vão ser inúteis.
E se acha que é falsa, então aproveite e publique um texto para fazeres um enorme feito - os cientistas procuram encontrar erros nas teorias: a ciência é auto-correctiva - e poderás ser galardoado com um prémio.

Mas se não entendes a teoria, e leste apenas textos prosélitos sobre o tema, como os que já li (faço colecção) e que até têm citações deturpadas de livros que tenho e pude confirmar (se quiseres posse enviar-te cópias das páginas para poderes entender do que falo), então o melhor é tentar compreendê-la e, se realmente houver erros e encontrá-los, a a comunidade científica ficará muitíssimo grata, e poderás ser premiado por isso.

Abraços,
e vê lá se tratas dessa zanga contra ateus, que pelo menos eu não te fiz mal
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #78 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:40:26 »
Se você quer saber o mecanismo? É a força eletrostática. Aquela que diz que cargas elétricas de mesmo sinal se repelem, e de sinais opostos se atraem. Não tem mistério. Se você quer saber na verdade porque essa força existe, bem, só posso lhe dizer que estamos trabalhando nisso :).

em outras palavras : o atéu não sabe. na verdade, este não sabe simplesmente encobre o fato, que esta força não pode vir do nada. Ela tem uma origem. Esta origem só pode ser Deus.
Porque só pode ser Deus? Realmente não consigo ver como você chegou a essa conclusão.
Talvez você tenha dificuldade de se colocar no lugar de um cético. Então vamos fazer a seguinte analogia:

A polícia descobre o corpo crivado de balas de um homem, próximo à marginal do Tietê, em São Paulo. Os policiais não encontram pista alguma que aponte o criminoso: nem a arma, nem pegadas ou digitais. A vítima não tinha inimigos e nenhum pertence seu foi roubado. Todos os que a conheciam possuem álibis sólidos. O detetive Ângelo então, após observar a cena do crime, afirma: "As balas que mataram este homem não podem ter vindo do nada. Apesar de não existir pista alguma, tenho a profunda convicção que o criminoso é o Sr. Fulano da Silva, que mora na travessa Sicrano, na cidade Manaus."

Você percebe o absurdo dessa conclusão? Pode até ser que, por um incrível acaso, o Sr. Fulano seja realmente o assassino. Mas o fato é que os policiais (ou, no nosso caso, os ateus/agnósticos) não têm motivo nenhum para suspeitar dele.

Justamente disso é que o apostolo paulo falou há dois mil anos atras, sem ter o conhecimento que temos hoje. " a força e o poder de Deus se veem e se observam na natureza ". E como ele continua. os incrédulos não tem como justificar sua incredulidade em Deus. Na verdade, só este argumento derruba todo prédio de cartas dos atéus. mas , desde que o incrédulo na verdade com seus argumentos fúteis quer evidenciar a inexistência de deus, ele tem outra razão : ele não QUER ter Deus em sua vida.

Olha só:
Segundo o Bhagavad Gita, que foi escrito séculos antes de Cristo, Krishna afirmou ser (parafraseando) "o destruidor de mundos", portanto, segundo a sua lógica, Krishna estava profetizando a bomba atômica. Você percebe o absurdo? É assim que vemos esse tipo de afirmação sua. Ah, e você não QUER ter Krishna em sua vida? ;)

Vou fazer uma pergunta para todos vocês :

Vamos supor que Deus se revelasse visívelmente a todos nos. Ou seja, a existência dele fosse provada. E ele faria a mesma oferta de salvação a você. Você gostaria de receber ele como seu Senhor e Salvador, ou você preferiría de viver sem ele, decidir por você sua vida, sem se importar com a vontade de Deus, de uma forma autônoma ?

Antes de mais nada: que salvação é essa de que você tanto fala?
SE um ser ultra-poderoso pedisse para que eu vivesse de acordo com sua vontade, eu diria não, obrigado, eu sou adulto e tenho vontade própria. POR OUTRO LADO, se esse ser me ameaçasse com sofrimento eterno caso eu não o obedecesse, então obviamente eu o faria. Mas essa seria uma atitude muito chantagista, você não acha? Embora obedecesse, eu certamente não amaria um monstro que nos coagisse dessa forma. 

Você está equivocado. A 2a lei da termodinâmica se refere à Entropia, não à energia.

eu entendo como entropia a diminuição da energia. estou errado ?

Está. A energia total se conserva. O que diminui é a energia livre. Isto é, a energia que pode ser utilizada para realizar trabalho.

Outro equívoco: os sustentadores da teoria da evolução também não dizem nada acerca da origem do universo.

correto. mas quem geralmente sustenta esta teoria, também acredita que tudo pode ter sido causado sem Deus, com um big bang no início.

Não necessariamente. Muitos cristãos aceitam a evolução e o Big Bang, sem deixar de acreditar em deus. Até mesmo o papa João Paulo II disse que a evolução é compatível com a fé. Mas, claro, você não é católico :)

Eles apenas afirmam que a evolução das espécie é causada pela seleção natural. E tanto a evolução como a seleção natural já foram comprovadas, no campo e no laboratório.

o que foi comprovado é a microevolução, ou seja a evolução entre a mesma familia e espécie de animais.
ou seja : de um lobo deriva o cão. Mas da bactéria não deriva o homem.

- a macroevolução nunca foi observada
 -como aconteçe a mutação genética, também não foi entendida, que pode resultar na macro evolução.

Não sou dessa área (Suyndara? Buckaroo? Cadê vocês?) Mas penso que não existe muita diferença entre macroevolução e microevolução. Mas posso estar errado, claro.

A teoria do Big Bang afirma que o universo já esteve num estado de altíssima densidade e temperatura a uns 13 bilhões de anos atrás. Os modelos cosmológicos parecem indicar que haveria uma singularidade no "primeiro" instante, e que não faz muito sentido falar de instantes anteriores. Mas essa questão não está fechada ainda.

não tenho uma opinião formada, mas me parece que o big bang não contraria genesis. deus pode ter provocado o big bang como início da criação do universo. se sabe que o universo se expande, portanto se deriva que ele teve um início, que chamam de big bang.

Whatever. Mas lembre-se que o Gênesis mais especificamente descrevia a criação do MUNDO. Da Terra. E essa descrição contraria totalmente o que se deduziu experimentalmente.

Você parece querer justificar a existência de deuses usando o argumento do Primeiro Motor. Um argumento como esse já foi proposto por Santo Tomás de Aquino. E refutado diversas vezes.

a refutação foi provada scientíficamente ?

Trata-se de um argumento lógico. O que se demonstrou é que ele é falacioso.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #79 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:41:11 »
Bem, Angelo, depois de responder a sua pergunta e de não ver nenhuma das minhas respondida, vou esperar você debater em vez de pontificar. Abraços!

:-)

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #80 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:45:22 »
Antes de me tornar Ateu, a primeira coisa que deixei de acreditar foi na bíblia. O deus da bíblia era muito ruim, matava por qualquer coisa,

isto certamente é um dos preconceitos mais grotescos que já ouvi. De onde tirou isto ?

e ninguém gostava de responder minha perguntas. Mas, ainda acreditava em deus.
A bíblia não é um livro divino. A bíblia não é um livro confiável. Tenho comigo isso:
    "Pela bíblia podemos ter escravos e um pai tem o direito de vender a própria filha. Coisas inconcebíveis nos dias de hoje, mas aceitáveis no tempo em que foi criada".

voce pode me mostrar, aonde a biblia ensina isto ?

Não discordo que a bíblia tem coisas boas.
Mas discordo quando dizem que as coisas boas vêm de alguma forma, direta ou indiretamente, de um deus, ou qualquer outro ser sobrenatural.
E quando dizem: "vai que a bíblia tem razão". Aí me soa medo.

a biblia é em primeiro lugar um livro de amor a humanidade. o versiculo central de toda biblia é este :

Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Foi o medo, ou melhor a imposição pela igreja (no meu caso Adventista) da necessidade de temer a deus que me levou de início a questionar a existência dele. Todos devemos temer a deus, devemos temer o inferno criado por deus,

a biblia ensina que deus criou o inferno para  o diabo e os demonios, e não para o ser humano.

devemos temer o castigo infinito de deus.

este é um conceito errado. na verdade devemos o castigo infinito a nós mesmos, quando pecamos contra os mandamentos de Deus. Porém, Deus providenciou uma solução para resolver este problema.

Não penso/aceito nenhuma inteligência superior me controlando ou controlando o universo, existem leis. A lei da gravidade é uma delas.

se voce aceita ou não um ser superior a voce, está a seu dispor escolher, o que quer. sua escolha também não interfere em nada na existencia dele. A lei da gravidade foi criada por Deus.

Não há necessidade de inteligência por trás das leis, a leis brasileiras comprovam isso diariamente ...  :)

esta  é boa. só que as leis espirituais e divinas não sao humanas. portanto, não pode compara las.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #81 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:45:26 »
Ele também continua sem responder a minha pergunta: Ângelo, você tem certeza absoluta de que não vai para o inferno?
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
  • "SILINCE, I KILL YOU!" Infidel
« Resposta #82 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:49:24 »
Ele também não responde as minhas, será que meu avatar o assustou?
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #83 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:50:20 »
talvez agnóstico também não seja a definição certa. a melhor seria, nascemos ignorantes. ou seja, sem " saber". ateu por definição aquele que por convicção não acredita em Deus. quando nascemos, por natura, não temos convição formada nenhuma.

Como assim ignorantes?????
Você não acredita que o homem seja a imagem e semelhança de deus?
Então deus é ignorante?

claro que não. mas ser a semelhança de Deus, não implica, que sabemos exatamente , o que Deus sabe. Somos semelhantes no sentido de sermos espirituais, termos vontade,  inteligência, sentimento, e entendimento.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #84 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:57:24 »

E quanto aqueles pobres coitados que nasceram na Índia, Oriente médio, China e no Brasil na época do descobrimento,  todos eles estão fadados ao fogo do inferno, pois não conhecem a verdade da palavra de deus?

boa pergunta. A biblia não nos dá todas as respostas que desejamos. Sei e confio em uma coisa : que Deus irá ser justo com cada um de nós. Jesus disse também : para quem muito foi dado, muito será exigido. para quem pouco foi dado, pouco será exigido. pense em voce. voce tem a oportunidade de ouvir o evangelho, e de se converter. O seu conhecimento também implica responsabilidade. Deus irá lhe julgar conforme o que soube dele. Certamente o julgamento daquele, que nunca ouviu o evangelho, será differente daquele, que soube, mas conscientemente rejeito o Senhor Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.

Se você tivesse nascido aqui no Brasil a 1.500 anos, que religião ou deus você  teria seguido?

não sei.

Quanto amor tem seu deus, ele me culpa pelo erro dos outros, grande justiça dívina!!!

aí que voce se engana. Deus irá lhe culpar só pelo SEU erro, não pela culpa de outra pessoa. Quando voce peca, o faz na grande maioria das vezes  conscientemente . O faz, por que QUER. Este pecado será julgado, não outro. Se voce estivesse no lugar de Adão e Eva, teria pecado do mesmo jeito como eles. Voce diria : como sabe ? é simples. Se não fosse, hoje também não pecaria.

Sempre quiz saber o que quer dizer: viver na glória?

significa viver na eternidade no céu, na presença de Deus, e de todos os anjos de Deus, e o que estão salvos.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #85 Online: 08 de Novembro de 2007, 14:59:18 »
através da biblia. Sei que vários aqui logo vão pensar que a biblia não é confiável, porém, eu confio nela 100%. A biblia nos ensina, que através do pecado original de Adão e Eva, a natureza humana se corrompeu, e todos os descendentes do primeiro casal nascem " pecadores". ou seja, nascemos com uma natureza que tem uma tendência a atração natural para aquilo que não presta, de fazer as coisas erradas, de viver Ego - centrado

Perfeito.

Mas e se Adão e Eva não tiverem existido?

minha pressuposição é que tenham vivido. Se não viveram, toda doutrina e teologia biblica cai por terra.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #86 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:00:57 »
Antes de me tornar Ateu, a primeira coisa que deixei de acreditar foi na bíblia. O deus da bíblia era muito ruim, matava por qualquer coisa,
isto certamente é um dos preconceitos mais grotescos que já ouvi. De onde tirou isto ?

Você tem certeza que leu mesmo a bíblia?

Citação de: Gênises: 7:6-10
6 - Judá, pois, tomou uma mulher para Er, o seu primogênito; e o seu nome era Tamar.
7 - Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do SENHOR, pelo que o SENHOR o matou.
8 - Então, disse Judá a Onã: Entra à mulher do teu irmão, e casa-te com ela, e suscita semente a teu irmão.
9 - Onã, porém, soube que essa semente não havia de ser para ele; e aconteceu que, quando entrava à mulher de seu irmão, derramava-a na terra, para não dar semente a seu irmão.
10 - E o que fazia era mau aos olhos do SENHOR, pelo que também o matou.

Note que mata o primeiro porque não ia com a cara dele !!!
O segundo porque na hora H fazia fora ...
Quem faz perguntas, não pode evitar as respostas.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #87 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:02:58 »
Qual é a origem do pecado original? Quem criou as condições para esse pecado original?

é a desconfiança do primeiro casal a Deus, que lhes deu o mandamento de não comer da fruta proibida.

Quem criou as "coisas que não prestam"?

as coisas que não prestam, não são criadas, elas " acontecem".

De onde vieram "as coisas erradas"?

o que está querendo entender , e por que ?

No velho testamento este deus é muito parcial, não tem nada de justo.

por que acha isto ?

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #88 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:04:52 »
Angelo,

Você interpreta a estória de Adão e Eva literal ou alegoricamente? Qual a sua opinião sobre a evolução biológica (evolução das espécies)?

creio em genesis literalmente. acredito em micro evolução, não em macro evolução. ou seja, é fato comprovado, que mutações e evolução acontece, entre as mesmas especies. isto é biblico. mas não acredito em macro evolução. ou seja. de bactéria para goethe.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #89 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:05:47 »
portanto, a biblia ensina, que , para que voce possa  ter a salvação, e o perdão de seus  pecados, e a vida eterna, precisa  aceitar o sacrificio de jesus na cruz do calvario, precisa aceitar, que jesus morreu também para seus pecados. Precisa aceita - lo como seu único e sufficiente Senhor e Salvador. precisa se arrepender de seus pecados, e estar preparado, para começar uma vida nova, com Jesus, seguindo ele, perguntando e fazendo sua vontade. Mudar de uma vida ego-centrica, para uma vida cristo-centrica. ou seja, de começar a colocar a vontade de Deus em primeiro lugar, e querer viver para ele, e conforme a vontade dele. Precisa confiar, que a vontade dele para sua vida é sempre o melhor caminho, pois ele é Deus, e a sabedoria dele é infinitamente maior que a nossa. Este passo de aceitar a jesus, pode acontecer através de uma simples oração, na qual convida jesus a entrar em sua vida.

O que você pretende com isso? Está querendo converter alguém?

respondi a uma pergunta.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #90 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:07:04 »
através da biblia. Sei que vários aqui logo vão pensar que a biblia não é confiável, porém, eu confio nela 100%. A biblia nos ensina, que através do pecado original de Adão e Eva, a natureza humana se corrompeu, e todos os descendentes do primeiro casal nascem " pecadores". ou seja, nascemos com uma natureza que tem uma tendência a atração natural para aquilo que não presta, de fazer as coisas erradas, de viver Ego - centrado

Perfeito.

Mas e se Adão e Eva não tiverem existido?

minha pressuposição é que tenham vivido. Se não viveram, toda doutrina e teologia biblica cai por terra.
Nisso você está certíssimo. Digo, sobre a dependência da doutrina e teologia bíblica na historinha de Adão e Eva! :lol:

Pessoalmente, ainda me surpreendo ao ver que muitos adultos conseguem acreditar numa fábula tão tola e infantil como a história de Adão e Eva. Não me leve a mal, mas acho mais fácil acreditar em Papai Noel.

Alan Watts

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #91 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:09:26 »
Tem aparentes contradições

O que você entende por "aparente contradição"? O que seria uma contradição de fato para você?

uma contradição de fato mesmo.

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #92 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:09:41 »
Somos semelhantes no sentido de sermos espirituais, termos vontade,  inteligência, sentimento, e entendimento.

Certo.
O quer que dizer ser espiritual?

Outras espécies de animais também possuem inteligência e sentimentos, e eles não são a imagem e semelhança de algum deus.

Porque será que algumas pessoas tem a necessidade de se sentirem especiais, se colocam no ápice da criação divina, se colocam no centro do universo.
Será que não conseguem enxergar a insignificância de nossas vidas, estamos aqui em um canto do universo, não somos nada perante o universo, vivemos condicionados a vontade de nossos genes, viemos em função de dois sentimentos primitivos, DOR e PRAZER. Se é bom para a perpetuação da espécie, prazer, se é ruim dor..
Minha visão do mundo e da vida pode parecer simplificada em demasia, mas lá no fundo é isso mesmo.
Ou será que essas pessoas só querem um consolo, querem se sentir bem, e para isso mergulham na ilusão de vida após a morte,  querem que seus problemas sejam resolvidos por deuses, querem sucesso, querem dinheiro, querem ser o que não são.
"Por que temer a morte? Enquanto eu sou, a morte não é; e, quando ela for, eu já não serei. Por que deveria temer o que não pode ser enquanto sou?”.

Offline PedroAC

• Nível 25
  • *
    • PedroAC
« Resposta #93 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:12:03 »
portanto, a biblia ensina, que , para que voce possa  ter a salvação, e o perdão de seus  pecados, e a vida eterna, precisa  aceitar o sacrificio de jesus na cruz do calvario, precisa aceitar, que jesus morreu também para seus pecados. Precisa aceita - lo como seu único e sufficiente Senhor e Salvador. precisa se arrepender de seus pecados, e estar preparado, para começar uma vida nova, com Jesus, seguindo ele, perguntando e fazendo sua vontade. Mudar de uma vida ego-centrica, para uma vida cristo-centrica. ou seja, de começar a colocar a vontade de Deus em primeiro lugar, e querer viver para ele, e conforme a vontade dele. Precisa confiar, que a vontade dele para sua vida é sempre o melhor caminho, pois ele é Deus, e a sabedoria dele é infinitamente maior que a nossa. Este passo de aceitar a jesus, pode acontecer através de uma simples oração, na qual convida jesus a entrar em sua vida.

O que você pretende com isso? Está querendo converter alguém?

respondi a uma pergunta.
Disseste que a nossa vida é egocêntrica, e que precisamos, precisamos e precisamos, e convida-nos a coverter-nos... e não vi resposta a «Nunca entendi bem essa história de "ser salvo".» Salvo do quê?

(vamos ver se, como fiz uma practicamente apenas uma pergunta, vou ser atendido...)
Pedro Amaral Couto
 http://del.icio.us/pedroac/pedroac
 http://pedroac.deviantart.com
 http://crerparaver.blogspot.com

"Tudo o que podemos fazer é pesquisar a falsidade do conteúdo da nossa melhor teoria" -- Karl Popper
"Se um ser humano discorda de vós, deixem-no viver" -- Carl Sagan
"O problema com este mundo é que os estúpidos estão seguros de si e os inteligentes cheios de dúvidas" -- Bertrand Russell

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #94 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:12:49 »
Citação de: Elieber
A bíblia não é um livro divino. A bíblia não é um livro confiável. Tenho comigo isso:
    "Pela bíblia podemos ter escravos e um pai tem o direito de vender a própria filha. Coisas inconcebíveis nos dias de hoje, mas aceitáveis no tempo em que foi criada".

Você leu mesmo? Tem que prestar mais atenção, não ler só por ler ....

Citação de: Êxodo:21
1 - Estes são os estatutos que lhes proporás:
2 - Se comprares um servo hebreu, seis anos servirá; mas, ao sétimo, sairá forro, de graça.
3 - Se entrou só com o seu corpo, só com o seu corpo sairá; se ele era homem casado, sairá sua mulher com ele.
4 - Se seu senhor lhe houver dado uma mulher, e ela lhe houver dado filhos ou filhas, a mulher e seus filhos serão de seu senhor, e ele sairá só com seu corpo. (Os outros continuam escravos)
5 - Mas, se aquele servo expressamente disser: Eu amo a meu senhor, e a minha mulher, e a meus filhos, não quero sair forro,
6 - então, seu senhor o levará aos juízes, e o fará chegar à porta, ou ao postigo, e seu senhor lhe furará a orelha com uma sovela; e o servirá para sempre.
7 - E, se algum vender sua filha por serva, não sairá como saem os servos.
8 - Se desagradar aos olhos de seu senhor, e não se desposar com ela, fará que se resgate; não poderá vendê-la a um povo estranho, usando deslealmente com ela.

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #95 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:15:17 »
Reforço a proposta que dei de abrir novos tópicos para discutir alguns temas que estão perdidos e sem foco por aqui. Exemplos:

- Debater as contradições bíblicas (há dois tópicos abertos sobre isso, e num deles o Angelo poderia ajudar o também crente Jetro);

- Debater a historicidade de personagens e situações bíblicas (como Adão e Eva, a jumenta de Absalão, etc.);

- Debater questões científicas versus relatos bíblicos (o mundo foi mesmo criado em seis dias há seis mil anos? Existe evolução das espécies?)

Só uma sugestão :-)

eu prefiro responder a cada um aqui mesmo, pois senão fica mais difficil para mim, pular de um tópico ao outro.

Offline Elieber

• Nível 13
  • *
« Resposta #96 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:18:39 »
Citação de: Elieber

mais escravos:

Citação de: Levíticos 25:44-45
"E, quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das gentes que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas. Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas gerações que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão."

Offline Shinigami-Ateu

• Nível 34
  • *
« Resposta #97 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:19:56 »
18    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Já fiz essa pergunta mas vou perguntar novamente.

Como você mesmo disse, quem não crê eu seu deus está condenado, mas aqueles que não conhecem a bíblia por razões temporais, mentais ou culturais, todos serão condenados ao inferno?
 :inri:
« Última modificação: 08 de Novembro de 2007, 15:22:01 por Shinigami-Ateu »

Offline AngeloItacare

• Nível 22
  • *
« Resposta #98 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:22:40 »
A estação espacial encontra-se em órbita em torno da Terra a uma altitude de aproximadamente 360 quilômetros, bem longe das estrelas.

é verdade. porém, a biblia fala em forma figurativa.

Porque deus no alto de sua bondade e misericórdia, gosta de castigar seus brinquedinho aqui na terra?

Deus não gosta de castigar ninguem :

Dize-lhes: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que não tenho prazer na morte do ímpio, mas em que o ímpio se converta do seu caminho, e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois, por que razão morrereis, ó casa de Israel?

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #99 Online: 08 de Novembro de 2007, 15:23:37 »
18    Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

Já fiz essa pergunta mas vou perguntar novamente.

Como você mesmo disse, quem não crê eu seu deus está condenado, mas aqueles que não conhecem a bíblia por razões temporais, mentais ou culturais, condenados ao inferno?

Heh, essa foi exatamente a pergunta que fiz a uma ex-namorada minha, evangélica. Ela pelo menos foi sincera e respondeu: "Infelizmente sim". Depois ela ficou meio chateada quando eu chamei o deus dela de "sick bastard". :lol:

Ei Ângelo: Você tem certeza absoluta de que não vai para o inferno?

Alan Watts

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!