Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177330 vezes)

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1725 Online: 09 de Dezembro de 2019, 00:28:28 »
🍌 são 🍌
🍊 são 🍊
Óbvio que tem a forma de lidar c/as eqs. Maxwell dentro do arcabouço da GR :ok:
+ o ponto é que cargas elétricas não atraem nem repelem devido a sua própria eletricidade (ou magnetismo se for o caso) corpos não suscetíveis de o serem.
F%5Calpha%5Cfrac%7Bq_1q_2%7D%7Br%5E2%7D
Se não tiver carga não tem a força. Se fosse curvatura do espaço(-tempo) não precisava de cargas. 
É isso que tô a dizer: no meu entendimento é basicamente por isso que as "forças" EM não são consideradas como curvaturas do espaço(-tempo) como a "gravidade" o é.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2019, 12:28:00 por Gorducho »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1726 Online: 09 de Dezembro de 2019, 20:55:38 »
Bem, quanto mais coloca-se eças coisa de número aí, menos ascessçível fica para imbescis, q era a condissaum da explicasçaum ke heu colokei no comesçu antez

Eu acho que entendi (em parte) a explanação de Mister Gorducho. Embora, às vezes, seus posts sejam quase textos esotéricos, feitos para iniciados.

Há, em deformações do espaço, propriedades observáveis que não apenas a propensão de deslocamento de um dado corpo sob dadas condições iniciais?
O requerimento postulado de que as "leis" da natureza (equações) sejam as mesmas p/qsqr. observadores — coisa que chegaram à conclusão que não se verificava num espaço + tempo "absolutos" newtoniano.
Então a "propriedade observável" seria o POSTULADO/DOGMA de independencia de referenciais para se descrever matematicamente os fenômenos. A gente como em geral usa só vetores ortogonais e em geral c/módulo 1 na eng. não repara nesse requisito de "covariancia" que é a base da teoria dos vetores: se os coeficientes correspondentes às coordenadas a parte numerica correspondentes aos respectivos componentes proporcionalmente, de modos que a somatória numérica total permaceça invariante (=)
contanto que a energia seja suficiente para vencer a atração que exerce uma força em outra direção.
Stress-energy entra na direita da eq., mudando localmente a métrica.
Na forma da eq. que pus era zero na direita porque era o questionamento dele: SEM stress-energy ("matéria") e com velocidades espaciais = 0
Portanto os coefs. Cristoffel relevantes só pularam c/sinal (-) — eles são decorrentes do %7B%5Cbf+%5CPhi%7D newtoniano pra campos gravitacionais relativamente fracos, claro.
A teoria é baseada na geometria diferencial, portanto entenda que as "deformações" vão de nível local se espraiando. E o modelo é Riemanniano, es decir: flat diferencialmente ("espaço" "tangente").
Pense na métrica da sup. terrícola suposta eférica p/ex... pra obter um diferencial de distancia (perfeitamente utilizável em navegação) a métrica é
ds%5E2%3D+%28latitude2+-+latitude1%29%5E2+%2B+cos%28%5Cbar%7Blatidude%7D%29d%28longitude2+-+longitude1%29%5E2
A métrica a nível diferencial (euclidiano no caso) transforma as distancias "coordenadas" em distancias "próprias" (reais).
Os coeficientes são cá 1, cos(lat)

A evidência de que a massa "molda" ou "deforma" o espaço-tempo vem também das trajetórias de um corpo sob ação da gravidade ser "geodésica" em relação ao espaço-tempo deformado, que é tetradimensional.

Ou seja, um planeta em órbita do sol, por exemplo, descreve uma trajetória no espaço-tempo que é sempre a menor distância entre dois pontos quaisquer da superfície curvada do espaço-tempo pelo qual ele se desloca.

Em outras palavras, se um corpo se desloca inercialmente pelo espaço sem influência da gravidade ou de qualquer outra força, sua trajetória parecerá para nós (seres vivendo em um mundo tridimensional) seguir uma linha reta.

E mesmo no espaço-tempo tetradimensional, essa trajetória aparecerá como linear e podemos dizer isto matematicamente porque a equação deste movimento será linear em um espaço de dimensão 4. Isto significa que a função de descreve a posição espacial desse corpo em cada instante de tempo t = f(x,y,z) será linear. Ou seja, todos os coeficientes t,x,y e z terão expoente igual a 1 nesta equação.

Mas quando um corpo seguindo uma trajetória inercial pelo espaço-tempo, passa pela vizinhança de uma deformação, sua trajetória segue exatamente esta deformação. Isto parece sugerir que a gravidade não é realmente uma força, mas uma deformação no espaço-tempo induzida pela massa. O que é reforçado pelo fato de que, na geodésica dessa deformação, a função desse movimento também será linear. O que significa que você vê um corpo em queda livre se mover em uma trajetória parabólica ou elíptica, mas se você "visse"
este movimento pelo ponto de vista de um observador que se encontra nessa curvatura espaço-temporal, o que você "veria" seria um deslocamento linear. Assim como, para um observador na superfície da Terra, um barco em trajetória geodésica parece estar navegando em linha reta, mas visto de fora do planeta ele descreveria uma curva.

Colocando de outra forma, se você usar uma projeção do globo como aquela dos terraplanistas, e você estiver no centro da projeção ( o centro daquele mapa circular ), algo que se afaste de você por qualquer trajetória geodésica na superfície da Terra, terá seu movimento descrito nesse mapa por uma função linear. E é exatamente assim que vemos a Terra quando estamos sobre ela, como uma superfície plana bidimensional. Então para nós todas as trajetórias geodésicas sobre a Terra parecem seguir linhas retas.

Mas como do nosso ponto de vista não se encontra na geodésica espaço-temporal da curvatura do sol, no nosso referencial tridimensional vemos a Terra descrever uma órbita elíptica. Mas quando calculada como uma trajetória geodésica sobre a curvatura do espaço-tempo induzida pela massa do sol, o que se verifica é uma trajetória linear do ponto de vista de quem esteja sobre esta curvatura.

Que evidentemente, neste caso, não é um ponto de vista que se possa ver com os olhos. Pois nossa visão é tridimensional. Seria linear matematicamente falando, em uma projeção análoga a que usei como exemplo.

O que parece ser uma interpretação bastante mais econômica e elegante em relação a gravitação de Newton. Além disso, se tomamos esta hipótese como verdadeira e calculamos a órbita de Mercúrio, os resultados serão exatos. Coisa que não acontecia na gravitação universal de Newton.

E isso talvez explique porque as forças magnética e elétrica não sejam interpretadas deformações do espaço-tempo, apesar de, na Física Clássica, serem também descritas pela mesma equação. Porque talvez as trajetórias de cargas sob ação destas forças não representem geodésicas no espaço-tempo. Mas estou apenas especulando: sobre isso não tenho certeza, pois a verificação dessa hipótese teria que ser matemática.

Posto isso, ficamos esperando as devidas correções de Mister Gorducho.
« Última modificação: 09 de Dezembro de 2019, 20:57:47 por Pedro Reis »

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1727 Online: 10 de Dezembro de 2019, 07:59:09 »
Citação de: Sr. Pedro Reis
A evidência de que a massa "molda" ou "deforma" o espaço-tempo vem também das trajetórias de um corpo sob ação da gravidade ser "geodésica" em relação ao espaço-tempo deformado, que é tetradimensional.
Digamos que é ao contrário...a "massa" (stress-energy) deforma o E-T e nele os corpos não acelerados por forças/campos seguem geodésicas (por analogia c/o espaço euclidiano "tradicional" ::)).
Logicamente essa foi a lógica que depois de solidamente formalizada matematicamente tem que passar no teste empírico dos sucessos da realidade. O que até agora tem se sucedido :D
isso talvez explique porque as forças magnética e elétrica não sejam interpretadas deformações do espaço-tempo, apesar de, na Física Clássica, serem também descritas pela mesma equação. Porque talvez as trajetórias de cargas sob ação destas forças não representem geodésicas no espaço-tempo.
Entendo que se cargas elétricas ou magnetismo deformasse o E-T — além da já citada contribuição ao (tensor) stress-energy, claro — qq. corpo teria que ter sua trajetória alterada pela presença dessas o que não se sucede.
Houve tentativas de "geometrizar" o EM along the logic do raciocínio de vocês + fracassaram. Depois detalho + isso pois tou c/📱e é extremamente desconfortável redigir. [ADENDO POSTERIOR ABAIXO]
E nesse ínterim entrou em tela a física quântica e aí o foco mudou pois que qq. Teoria-do-Tudo "unificada" terá que atender aos requisitos
%5Cmuicrocósmicos ("quânticos")...
Eu particularmente não levo fé em "unificações" de tudo, + é 1 crença epistemico-ideológica particular minha, bien sûr :ok:

ADENDO POSTERIOR
Veja o que disse o Eddington n'A Teoria Matemática da Relatividade]

But the electromagnetic quantities introduced in the preceding chapter have not as yet been graphically represented; the vector %5Ckappa_%5Cmu was supposed to exist in actual space, not to be the measure of any property of actual space. Thus up to the present the geometrisation of physics is not complete. Two possible ways of generalising our geometrical outlook are open. It may be that the Riemannian geometry assigned to actual space is not exact; and that the true geometry is of a broader kind leaving room for the vector %5Ckappa_%5Cmu to play a fundamental part and so receive geometrical recognition as one of the determining characters of actual space.  For reasons which will appear in the course of this chapter, I do not think that this is the correct solution. The  alternative is to give all our variables, including %5Ckappa_%5Cmu, a suitable graphical representation in some new conceptual space — not actual space.  With sufficient ingenuity it ought to be possible to accomplish this, for no hypothesis is implied as  to the nature of the quantities so represented. This generalised graphical scheme may or may not be helpful to the progress of our knowledge; we attempt it in the hope that it will render the interconnection of electromagnetic and gravitational phenomena more intelligible
[...]

« Última modificação: 10 de Dezembro de 2019, 10:50:41 por Gorducho »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1728 Online: 10 de Dezembro de 2019, 16:18:22 »
Por que você diz ser ao contrário se foi isso que eu disse? Talvez por eu ter dito "por ação da gravidade".

Neste ponto me expressei mal, pois na verdade me referi à gravidade como sendo a deformação. Mas pareceu que estava afirmando que a massa está sob ação da gravidade. Mas fica claro pelo contexto que não. A menos que queiramo chamar de gravidade a própria deformação. O que não seria sem sentido.

Entendi a sua observação: Campos eletro-magneticos não alteram a trajetória de partículas não carregadas.

Mas no adendo se cogita a possibilidade do espaço ser algo diferente do se imagina. TalvEz interaja com cargas de maneira diferente daquela que ocorre com matéria.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1729 Online: 10 de Dezembro de 2019, 16:39:41 »
Nitpicking :vergonha: malentendu : é isso, tá entendido :ok: 
TalvEz interaja com cargas de maneira diferente daquela que ocorre com matéria.
Pelo que consigo captar da teoria do Weyl, ela previa a possibilidade de vetores terem seu tamanho (módulo) dependente da posição deles no espaço. Es decir: o campo EM estaria codificado nessa função "gabaritante" so to say da métrica.
+ é difícil de se encontrar explicação do porquê corpos eletricamente carregados ou magnetizados seguiriam trajetórias diferentes de corpos não possuidores dessas qualidades no E-T em consequência disso
🤔🤔🤔
De qq. maneira a teoria não prosperou, e hoje qq. teoria unificante terá que satisfazer os requisitos quânticos, claro.   
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2019, 17:50:51 por Gorducho »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #1730 Online: 10 de Dezembro de 2019, 23:53:30 »
Quem diria que perguntas sem-vergonha chegariam a tal ponto?
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #1731 Online: 11 de Dezembro de 2019, 13:15:13 »
Pergunta sem-vergonha:

Existem 4 dimensões na teoria einsteiniana. As três dimensões espaciais e o tempo, que seria a quarta dimensão.

A sem-vergonhice resulta no seguinte: as dimensões tem todas vetores. A gente pode indicar a direção de qualquer dimensão neste ou naquele sentido. Por que o tempo, a tal quarta dimensão, não pode mudar de direção, como as outras três dimensões.

Estendendo a sem-vergonhice: por que eu posso subir, descer, andar para frente, para trás, para os lados, ficar parado, mas não posso fazer nada disso da quarta dimensão? Não posso me deslocar em velocidades diferentes, não posso retroceder, não posso parar.

E olhe que já tentei inúmeras vezes, usando os mais variados instrumentos.

Qual a energia necessária para mover um objeto de massa n no tempo, para trás, na mesma velocidade que temos a impressão de que ele se desloca para frente?

𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #1732 Online: 11 de Dezembro de 2019, 13:16:14 »
Essa quarta dimensão é esquisita demais.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1733 Online: 11 de Dezembro de 2019, 17:17:57 »
Pergunta sem-vergonha:

Existem 4 dimensões na teoria einsteiniana. As três dimensões espaciais e o tempo, que seria a quarta dimensão.

A sem-vergonhice resulta no seguinte: as dimensões tem todas vetores. A gente pode indicar a direção de qualquer dimensão neste ou naquele sentido. Por que o tempo, a tal quarta dimensão, não pode mudar de direção, como as outras três dimensões.

Estendendo a sem-vergonhice: por que eu posso subir, descer, andar para frente, para trás, para os lados, ficar parado, mas não posso fazer nada disso da quarta dimensão? Não posso me deslocar em velocidades diferentes, não posso retroceder, não posso parar.

Qual a energia necessária para mover um objeto de massa n no tempo, para trás, na mesma velocidade que temos a impressão de que ele se desloca para frente?

Tem relação com "Arrow-of-Time". Um conceito que deveria ser do conhecimento de quem já se exibiu aqui postando equações da mecânica quântica em LaTex.

:b

https://en.wikipedia.org/wiki/Arrow_of_time
https://en.wikipedia.org/wiki/Entropy_(arrow_of_time)
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1734 Online: 11 de Dezembro de 2019, 23:03:29 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1735 Online: 12 de Dezembro de 2019, 13:03:02 »
Retomando a questão colocada pelo Marcel...

Me parece que o que foi exposto aqui não respondeu completamente a dúvida que foi postada.

Sr. Gorducho nos ensina que a força elétrica se dá por inteiração de partículas virtuais. E a gravidade, por sua vez, não é exatamente uma força, mas a trajetória dos corpos é determinada pela geodésica no espaço-tempo.

Na escola aprendemos que a força magnética é dada por  F = q.V x B.

Mas esta é a força atuando sobre uma carga elétrica q, com velocidade V, na presença de um campo magnético B.

Mas qual é a força magnética dada pela inteiração de massas magnéticas pontuais? Me parece que já vi em algum lugar que seria também proporcional às massas magnéticas e inversamente proporcional ao quadrado da distância. ( Está errado? )

Nesse caso temos 3 forças de ação a distância na natureza, e todas as 3 descritas pela mesma equação. Dificilmente um físico consideraria que isto se deve à mera coincidência.

Portanto, porque a gravidade seria devido a uma deformação do espaço-tempo e a força elétrica não? E a força magnética?

No caso das forças elétrica e magnética, ainda existe o elemento complicador de que podem ser tanto de atração como de repulsão. Então como explicar o movimento de atração como uma trajetória geodésica no espaço-tempo, se em face do mesmo campo elétrico, duas cargas de mesma intensidade mas de sinais opostos, se movimentam também em sentidos opostos?

Uma boa aula sobre isso abaixo. Aquela equação principal da RG na verdade são 10 equações.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1736 Online: 12 de Dezembro de 2019, 15:04:51 »
+ note que a crux da inquietude dos Srs. Marcel & Reis reside na parte direita do quadro. Es decir, refere-se @[9:50]: ao invés do Einstein propor 1 novo campo pra transmitir a gravidade, assim como EMF transmite os efeitos de %5Cvec%7BE%7D%2C%5Cvec%7BB%7D ele propôs que esse "campo" seja o próprio espaço 4D.
E os colegas foristas estranharamm que  %5Cvec%7BE%7D%2C%5Cvec%7BB%7D necessitem de seu próprio campo sem atuarem diretamente no E-T — que foi o que o Weyl tentou fazer...
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2019, 15:11:55 por Gorducho »

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1737 Online: 12 de Dezembro de 2019, 16:21:04 »
+ note que a crux da inquietude dos Srs. Marcel & Reis reside na parte direita do quadro. Es decir, refere-se @[9:50]: ao invés do Einstein propor 1 novo campo pra transmitir a gravidade, assim como EMF transmite os efeitos de %5Cvec%7BE%7D%2C%5Cvec%7BB%7D ele propôs que esse "campo" seja o próprio espaço 4D.
E os colegas foristas estranharamm que  %5Cvec%7BE%7D%2C%5Cvec%7BB%7D necessitem de seu próprio campo sem atuarem diretamente no E-T — que foi o que o Weyl tentou fazer...

Sim. Mas principalmente pelo fato de:

1 - Só são conhecidos estes 3 tipos de forças de ação à distância.   

2 - E todas estas forças de campo conhecidas, à primeira vista, aparentarem estar relacionadas a alguma mesma propriedade da estrutura do universo. Porque de outra forma é como se fosse o tal ajuste fino feito por Deus que o pessoal do DI imagina.

Bom, eu tenho muito pouco conhecimento para poder especular e posso a seguir incorrer em alguma tremenda bobagem, mas dentro do meu horizonte de informação essa ideia de partículas virtuais me parece muito "forçada". Ao passo que a concepção de Einstein propondo que a própria geometria do espaço-tempo determina a trajetória de partículas é muito mais elegante, econômica. Além de experimentalmente - no caso da gravidade - se provar mais precisa.

Afinal, por quais cargas d´água estaria um elétron lançando partículas virtuais em todas as direções? De onde e por que surgem tais partículas? São detectáveis?

Entendo que se for o caso, não importa a intensidade dessa emissão, a força elétrica seria diretamente proporcional às cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância entre estas. Uma alteração na intensidade desta emissão implicaria em uma intensidade diferente para a força elétrica, mas a forma da equação de Coulomb se manteria.

Porque se um elétron está emitindo partículas virtuais em todas as direções, qualquer que seja a taxa destas emissões, a uma distância qualquer R do elétron, a densidade destas partículas seria proporcional à taxa de emissão e inversamente proporcional ao quadrado de R.

Seria o mesmo caso da intensidade de luz registrada por um fotômetro em uma sala fechada, quando se tem apenas uma fonte de luz nesta sala. A uma distância R da fonte, o fotômetro vai registrar uma medida que é proporcional à intensidade de luz da fonte, mas inversamente proporcional ao quadrado de R.

E também se a massa curva o espaço, geometricamente a suavização desta curvatura vai se aproximar de uma relação de inverso do quadrado da distância.

Logo, a semelhança aparente entre as equações poderia ser apenas devido a esta coincidência. Mas eu acho esquisito esse  ad hoc apelando para partículas virtuais quando a abordagem de Einstein é muito mais elegante.

E a experiência demonstra que a Natureza gosta de elegância.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1738 Online: 12 de Dezembro de 2019, 16:32:43 »

Note que se existir uma carga elétrica pontual no centro dessa esfera, a densidade das linhas do campo elétrico gerado por esta carga, em qualquer ponto da superfície da esfera, será proporcional à intensidade da carga e inversamente proporcional ao quadrado do raio dessa esfera.

Este modelo explica a forma da equação de Coulomb.

Mas se substituirmos estas linhas de campo por um modelo de emissão de partículas virtuais, a mesma lógica se aplica e a densidade encontrada destas partículas em qualquer ponto da superfície da esfera, continua proporcional à taxa de emissão e inversamente proporcional ao quadrado da esfera.

A lei de Gauss funciona para ambas as hipóteses.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1739 Online: 12 de Dezembro de 2019, 16:39:20 »
:ok: tb. acho forcadas as "partículas virtuais". Não levo fé nesse modelo exceto como mero mecanismo pra cálculos — como eram os epiciclos, say...
quando a abordagem de Einstein é muito mais elegante.
Bom, tentaram como lhes mostrei (apesar de eu não saber como seria a explicação pra mudança de tamanho de vetores se refletir em "atração" ou "repulsão" entre corpos ambos os 2 eletrizados, ou os casos análogos envolvendo magnetismo). + porém take notice que a abordagem do Einstein é pré-quântica. Então qq. "síntese" a ser feita hoje tem que atender aos requisitos quânticos :!:
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2019, 18:14:00 por Gorducho »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #1740 Online: 12 de Dezembro de 2019, 20:40:27 »
Pergunta sem-vergonha:

Tem relação com "Arrow-of-Time". Um conceito que deveria ser do conhecimento de quem já se exibiu aqui postando equações da mecânica quântica em LaTex.

:b

https://en.wikipedia.org/wiki/Arrow_of_time
https://en.wikipedia.org/wiki/Entropy_(arrow_of_time)

É que eu fiz duas presunções erradas, senhor inquisidor.

Primeiro, achei que mecânica quântica não tivesse nada a ver com relatividade, a não ser que o senhor já tenha unificado as teorias.

A segunda, foi achar que o tópico fosse para perguntas sem-vergonha.

Ah! Tem mais uma de que me esqueci. O exibicionista mor daqui é o senhor, e qualquer outro exibicionismo o incomoda muito.

Não precisa e nem deve responder, pois vai perder seu tempo. Estou de saco cheio com as suas investidas contra mim.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #1741 Online: 12 de Dezembro de 2019, 20:50:27 »
Pergunta sem vergonha:

É verdade que Riemann, em uma palestra em 1854 (uns 60 anos antes de Einstein teorizar sobre espaços curvos), falando sobre geometria, antecipou essa curvatura do espaço?

Parece que William Clifford, em 1870, disse, verbatin:

'I hold that small portions of space are of a nature analogous to little hills on a surface which is on average flat That this property of being curved or distorted is continually passed on from one portion of space to another after the manner of a wave.'

To see a World in a grain of sand,
And a Heaven in a wild flower,
Hold Infinity in the palm of your hand,
And Eternity in an hour.
William Blake
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1742 Online: 12 de Dezembro de 2019, 21:11:25 »
Este vídeo é para quem acha que não existe relação entre a equação da onda de Schrödinger e o Arrow-of-time, conceito básico da física moderna, ou com a geometria do espaço-tempo utilizada na Teoria da Geral da Relatividade que é supostamente incompatível com a mecânica quântica.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1743 Online: 12 de Dezembro de 2019, 21:23:16 »
Pergunta sem vergonha:

É verdade que Riemann, em uma palestra em 1854 (uns 60 anos antes de Einstein teorizar sobre espaços curvos), falando sobre geometria, antecipou essa curvatura do espaço?

Parece que William Clifford, em 1870, disse, verbatin:

'I hold that small portions of space are of a nature analogous to little hills on a surface which is on average flat That this property of being curved or distorted is continually passed on from one portion of space to another after the manner of a wave.'

To see a World in a grain of sand,
And a Heaven in a wild flower,
Hold Infinity in the palm of your hand,
And Eternity in an hour.
William Blake

É verdade, mas Lobachevsky & Bolyai tinham indicado o caminho alguns anos antes.

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #1744 Online: 12 de Dezembro de 2019, 22:08:00 »
Pergunta sem-vergonha DIRIGIDA AO GORDUCHO:

Imagine um quadrado elástico (no sentido de que pode ser deformado, como estudamos em Topologia). Se ele é movido da posição A para B, isto pode ser indicado por um vetor.

Suponha que ele seja mantido na posição A, mas seja deformado, para que vire um paralelogramo. A mudança de quadrado para paralelogramo não é escalar ou vetorial. Como podemos chamá-la?

Não é um teste para a sua pessoa. É porque que eu não sei mesmo, e tenho quase infinita certeza de que sua pessoa sabe.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #1745 Online: 12 de Dezembro de 2019, 22:11:47 »
Quer dizer eu sabia, mas não me lembro e não consigo procurar na web, sem saber o nome.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #1746 Online: 12 de Dezembro de 2019, 22:15:18 »
Acho que já me lembrei. Tensor. Vou checar.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #1747 Online: 12 de Dezembro de 2019, 22:19:21 »
A dúvida é porque Eisntein usava tensores em seus cálculos.

Achei aqui:

https://www.doitpoms.ac.uk/tlplib/tensors/what_is_tensor.php
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
« Resposta #1748 Online: 12 de Dezembro de 2019, 22:30:12 »
Sua pessoa é fera em cálculo estrutural e como PP conhece muito bem wind shear e as transformações que nuvens sofrem devido ao fator mencionado.

Se puder elaborar a questão, fico muito grato. Estou com a doença do sumido ex-presidente da bancada.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1749 Online: 12 de Dezembro de 2019, 22:34:07 »
Pergunta sem-vergonha DIRIGIDA AO GORDUCHO:

Imagine um quadrado elástico (no sentido de que pode ser deformado, como estudamos em Topologia). Se ele é movido da posição A para B, isto pode ser indicado por um vetor.

Suponha que ele seja mantido na posição A, mas seja deformado, para que vire um paralelogramo. A mudança de quadrado para paralelogramo não é escalar ou vetorial. Como podemos chamá-la?

Não é um teste para a sua pessoa. É porque que eu não sei mesmo, e tenho quase infinita certeza de que sua pessoa sabe.

O Gorducho está ocupado.

https://en.wikipedia.org/wiki/Affine_transformation

http://mathworld.wolfram.com/AffineTensor.html
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2019, 22:39:58 por Gigaview »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!