Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177327 vezes)

Offline Pasqually

• Nível 08
  • *
  • Fraternidade Martinista Luz de Abraxas
    • Fraternidade Martinista Luz de Abraxas
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1650 Online: 27 de Outubro de 2018, 11:10:53 »
Elus Cohen

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1651 Online: 27 de Outubro de 2018, 11:30:27 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #1653 Online: 27 de Outubro de 2018, 16:08:13 »
Einstein era também sionista.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1654 Online: 27 de Outubro de 2018, 16:09:46 »
E maconheiro.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Flautista de Hamelin

• Nível 12
  • *
« Resposta #1655 Online: 27 de Outubro de 2018, 16:41:40 »
O Ainstain tinha alguma coisa em comum com o INRI Cristo,
Churi Churin Fun Flais

Offline Flautista de Hamelin

• Nível 12
  • *
« Resposta #1656 Online: 27 de Outubro de 2018, 17:01:35 »
O Ainstain tinha alguma coisa em comum com o INRI Cristo,

E com os tibetanos também.
Churi Churin Fun Flais

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1657 Online: 27 de Outubro de 2018, 20:11:54 »
Einstein se deparou com a impossibilidade de definir tempo e espaço sem se servir de palavras que já imiscuissem o conceito, e ele não suportou tal incapacidade.
Aliou sua teoria da relatividade geral com o conceito ainda obscuro radiação gravitacional e pimba!
Qualquer fenômeno capaz de influenciar à distância corpos e estados, pressupõe a existência de radiações quaisquer seja sua natureza. Isto é a radiação gravitacional. Apenas, não se tem a menor ideia de sua composição. Obscuro, certo?
Pensem: o que tem a ver a curvatura de um feixe de luz ante uma massa estelar?
Apenas que a massa gravitacional interfere com a trajetória daquele feixe de luz, na sua proximidade, i.e. a luz tem seus fótons/matéria.
É lindo aquele gráfico de uma rede recebendo uma bola de bilhar e se curvando ante sua massa/peso.

A coisa é que Einstein não só 'previu' uma radiação gravitacional - como você disse, tem que ser assim, se a velocidade da luz é a velocidade limite das interações - mas previu que esta radiação iria se comportar de forma bem específica (como consequencia da Relatividade Geral), o que foi confirmado recentemente. O debate era se essa era mesmo uma consequencia da RG.

Também, a Relatividade Geral é uma teoria independente da Mecânica Quântica - é esta que prevê que a luz é, na verdade, diversos fótons (de massa = 0). A Relatividade Geral continuaria sendo válida em seu domínio de validade, mesmo que a MQ não o fosse (em seu próprio domínio de validade).

Se você pensar que a luz é uma 'bolinha', fica fácil pensar mesmo na influência gravitacional solar nela. Newton pensava assim e calculou a deflexão da luz pelo sol, se não me engano (vi esses cálculos em livros-textos, mas não me lembro se Newton os fez).

Sobre a Relatividade Geral e o conceito de espaço-tempo, eu tenho a impressão que, se pararmos para pensar em quais propriedades o espaço e o tempo tem que ter para o mundo ser como é, estas são exatamente as propriedades que o campo gravitacional tem - nesse sentido, ele faz o papel de tempo e espaço - e seria metafísico tentar distingui-los (sem sentido pejorativo aqui).
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 20:20:28 por Rocky Joe »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1658 Online: 27 de Outubro de 2018, 21:01:34 »

1. A velocidade da luz no vácuo pode não ser constante? Já houve medições que refutam a hipótese da velocidade constante da luz?

Atrasado, mas vou responder porque tô desocupado, haha: pode, claro! O conhecimento científico é limitado, e basta uma experiência para refutá-la. Até hoje não se verificou isso, no entanto. Por curiosidade, a velocidade da luz é constante apenas no vácuo - a gravidade influencia nesta. Se não influenciasse, um buraco negro nunca seria incapaz de 'aprisionar' um fóton/onda eletromagnética.

Para a teoria da relatividade, o importante é que exista uma velocidade limite para a propagação de informação. Se a luz se propaga ou não nesta velocidade (que é o caso, até onde sabemos, assim como as ondas gravitacionais), é acaso do nosso universo. Se medíssemos no futuro que ela se propaga um pouquinho mais devagar do que a velocidade limite*, a teoria da relatividade continuaria válida. Isto indicaria no entanto que fótons tem massa, e teríamos que rever um bocado de coisa. Se medíssemos que ela se propagaria um pouco mais rápido, aí, até onde eu sei, foderia tudo, mas posso estar errado, claro!

Mas uma velocidade da luz que seja a velocidade limite em alguns casos e não em outros? Não sei se seria fácil fazer uma teoria assim - talvez com um mecanismo de ganho de massa para o fóton? ;) Mas se for a natureza, é a natureza, né! Os físicos que voltem para o quadro negro!

* Por exemplo 0.999999999999999999999999999999999999999999999999999999 vezes a velocidade limite.

Infelizmente não sei nada de cosmologia para responder a outra pergunta. :)
Bom, eu quero brincar aqui de comentar e propor ideias, mas já avisando que seria como um menino índio que nem em escola nunca foi, então que fique claro que são considerações mais pra refletir do que pra contrapor quanto mais, didaticamente.  Lá vai,

Diz-se que a velocidade da luz é constante no vácuo, mas se não existe vácuo absoluto, sendo o vácuo, ele mesmo, uma substância, logo, a velocidade da luz é constante nessa substância,tão somente na consistência em que o vácuo é considerado, tão somente isso. Se se modificasse a consistência dessa substância vácuo, logo,  se modificaria a velocidade da luz nela.

Bom, entre idas e vindas um turbilhão de outras assertivas que eu queria aproveitar para considerar se esvaeceu momentaneamente(mas pode ser que se delineie novamente) então, por enquanto é isso.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1659 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:08:14 »
Pergunta boa! Eu responderia - e respondo - assim:

Ah, mas a gente ainda pode usar o 'vácuo' como abstração. Mesmo que não exista um espaço com 'nada' - sei lá, que existam campos quânticos, ou, em outra leitura, partículas virtuais surgindo e desaparecendo -, a gente pode imaginar um vácuo e, espera-se, experimentalmente se aproximar dele. Tipo estudar queda de corpos, bloquinhos se movendo, etc, ignorando o ar e o atrito. [É nesse vácuo que a velocidade da luz é 'a máxima' - 300.000 km/s].

Se o vácuo tivesse qualquer outra coisa, a velocidade da luz mudaria nela sim, devido a interação (eletromagnética!) entre a luz e o meio.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1660 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:16:34 »
E eu não quereria a princípio,  mas como seu comentário foi muito camarada, redarguiria que sua resposta objetiva foi supersuperficial(claro, para quem divaga airosamente) até por causa do limite de cientificidade inerente nela.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1661 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:23:01 »
Pergunta boa! Eu responderia - e respondo - assim:

Ah, mas a gente ainda pode usar o 'vácuo' como abstração. Mesmo que não exista um espaço com 'nada' - sei lá, que existam campos quânticos, ou, em outra leitura, partículas virtuais surgindo e desaparecendo
Ou talvez, quem sabe, se manifestando ou não, ou melhor ainda, sendo as mensuráveis/mensuradas as vezes, ou as vezes não. Elas estão lá!

O que é chamado de partícula, é partícula por que é uma fração, parte de algo. De quê? Essa é a questão!

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1662 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:28:25 »
Do campo quântico! Um campo chamado 'elétron', cujos todos os elétrons são manifestações dele, como todas as ondas na praia são manifestações do mesmo mar.   :hihi:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1663 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:35:07 »
Do campo quântico! Um campo chamado 'elétron', cujos todos os elétrons são manifestações dele, como todas as ondas na praia são manifestações do mesmo mar.   :hihi:
Compreendi. Mas a questão é no que consiste  esse campo. Em ar, água, álcool???

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1664 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:36:48 »
Espaço diz respeito a algo entre isso e aquilo, o espaço existente, mas algo não tanto intuitivo é requerido para quebrar esse paradigma.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #1665 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:37:29 »
Pegando o bonde andando

...mas se não existe vácuo absoluto, sendo o vácuo, ele mesmo, uma substância...
Ficou confusa essa passagem, ó sergio

Arriscando falar bobagem... não podemos pensar na velocidade da luz como num limite?
Assim, se imaginarmos uma escassez progressivamente cada vez maior de materia rumo a ausencia total (o vacuo absoluto)
não seria a valocidade da luz no vácuo, o limite da velocidade da luz quando esta escassez -> (tende) a zero?
E se tal limite é um valor bem definido, logo é uma constante certo?
E não faz sentido algum pensar no lado negativo da reta, porque não faz sentido um "vácuo negativo", a esquerda do 0
A tal escassez se aproxima de zero pela direita, -> 0+ no limite
Não precisa nem existir o tal vácuo absoluto para se calcular o valor de c no vácuo. E Isso me lembra a objeção de Protágoras
de que os objetos que os matemáticos imaginam não existem na natureza (por exemplo uma reta tangente que toca o círculo num ponto)

Arriscando mais ainda (uma pena e vergonha não ter aprendido física)... e se o tal quase-vácuo só tivesse neutrinos, a velocidade
da luz mudaria?
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1666 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:39:05 »
Haháaaaaaaaaaaaa. O fato é que quando os limites d compreensível se insinuam, o simbolismo toma corpo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1667 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:48:09 »
Pegando o bonde andando

...mas se não existe vácuo absoluto, sendo o vácuo, ele mesmo, uma substância...
Ficou confusa essa passagem, ó sergio

Por isso eu adverti que para todos os efeitos, quem postaria era um menininho índio que nunca foi à escola...

Arriscando falar bobagem... não podemos pensar na velocidade da luz como num limite?
Só suspenda esse tipo de juizo, e pronto.

Assim, se imaginarmos uma escassez progressivamente cada vez maior de materia rumo a ausencia total (o vacuo absoluto)
Mas de que matéria? A parir de quando e até quando é matéria?

não seria a valocidade da luz no vácuo, o limite da velocidade da luz quando esta escassez -> (tende) a zero?
E se tal limite é um valor bem definido, logo é uma constante certo?
Limites contextuais.

E não faz sentido algum pensar no lado negativo da reta, porque não faz sentido um "vácuo negativo", a esquerda do 0
A tal escassez se aproxima de zero pela direita, -> 0+ no limite
Não precisa nem existir o tal vácuo absoluto para se calcular o valor de c no vácuo. E Isso me lembra a objeção de Protágoras
de que os objetos que os matemáticos imaginam não existem na natureza (por exemplo uma reta tangente que toca o círculo num ponto)

Mas que vácuo? O que é vácuo? Nada?

Arriscando mais ainda (uma pena e vergonha não ter aprendido física)... e se o tal quase-vácuo só tivesse neutrinos, a velocidade
da luz mudaria?
Está pensando dentro do círculo. Pense fora do círculo. Esse tal de quase vácuo não há. É só o há. Entendeu?

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #1668 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:15:16 »
Haháaaaaaaaaaaaa. O fato é que quando os limites d compreensível se insinuam, o simbolismo toma corpo.

:lol:

E sobre do que o campo quântico é feito, ele é tipo feito dele mesmo.

No nosso dia a dia, a gente tem alguma familiariedade com ondas eletromagnéticas - coisas que viajam de lá para cá carregando informação de como as coisas devem se mover de acordo com interações elétricas ou magnéticas, e que fazem a internet e a TV funcionarem, e o microondas esquentar a comida.

Podemos largar de mão da idéia de 'onda' - de algo propagando no espaço, como a ola se propagando no Maracanã -, e pensar que a cada ponto existe um 'campo eletromagnético', que diz o que, naquele ponto, aconteceria se eu colocasse uma carga carregada eletricamente (positiva ou negativa, parada ou se movendo, e estaria incluso aí, naturalmente, as informações dessas ondas). Mas mesmo se não existisse carga nenhuma - nenhum elétron, nenhum próton, etc -, ainda existiria este campo de acordo com as equações, e ele ainda teria 'dinâmica' - ele ainda mudaria conforme o passar do tempo.

Imagine que não exista nada material. Só existam esses campos. Só que esses campos se manifestam, às vezes, como partículas - e então a onda eletromagnética (a luz!) se comporta às vezes como se fosse feita de 'pacotinhos' chamados fótons. E, na verdade, até o elétron é uma manifestação de um campo quântico também, o campo quântico do elétron. Essa é a idéia da teoria física atual que descreve todas as interações, exceto a gravidade, a teoria quântica de campos.

Que a gente descobriu meio por acaso. Acho que ninguém entende essas coisas muito bem, hahaha.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #1669 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:21:22 »

<De novo, releve qualquer bobagem, sou outro índio que não foi a escola da física>
Vou supor que exista alguma partícula de massa não-nula ou algum quanta (?) de energia, seja antimatéria, energia escura ou _______ (preencha aqui)
se existe alguma, então tem matéria, se não existe nenhuma, nada, então não tem
0,00000000000000000000001 ainda é <> de 0, o ridiculamente pequeno épsilon hiperreal tambem é diferente de zero, acho eu
a partir de quando deixa de ser 0??? não vou fundir meus poucos neurônios já não mais tão xóvens tentando descobrir isso
« Última modificação: 28 de Outubro de 2018, 00:23:45 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1670 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:31:26 »

<De novo, releve qualquer bobagem, sou outro índio que não foi a escola da física>
Vou supor que exista alguma partícula de massa não-nula ou algum quanta (?) de energia, seja antimatéria, energia escura ou _______ (preencha aqui)
se existe alguma, então tem matéria, se não existe nenhuma, nada, então não tem
0,00000000000000000000001 ainda é <> de 0, o ridiculamente pequeno épsilon hiperreal tambem é diferente de zero, acho eu
a partir de quando deixa de ser 0??? não vou fundir meus poucos neurônios já não mais tão xóvens tentando descobrir isso
É o que eu disse. Simplesmente não veja a coisa como matéria ou energia, ou qualquer coisa que o valha, e sim substância. E consistência da substância.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1671 Online: 22 de Novembro de 2018, 13:14:16 »
Mais uma pergunta do tipo mais pra não ser respondida,

Se o tempo é relativo dependendo do observador e tendo a luz a mesma velocidade independendo do observador, a luz percorre distancias diferentes dependendo do observador?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1672 Online: 22 de Novembro de 2018, 16:25:31 »
Mais uma pergunta do tipo mais pra não ser respondida,

Se o tempo é relativo dependendo do observador e tendo a luz a mesma velocidade independendo do observador, a luz percorre distancias diferentes dependendo do observador?

Sim. Por isso que o tempo e o espaço são relativos.

Velocidade é espaço percorrido dividido pelo tempo para percorrer este espaço.

Se 2 observadores estão sempre medindo a mesma velocidade para a luz, de um ponto A para um ponto B, mas observaram intervalos de tempo diferentes. Então é porque também estão medindo distâncias diferentes entre A e B.

Por exemplo: se para o observador 2 a luz demorou o dobro do tempo medido pelo observador 1, então para o observador 2 a distância entre A e B é o dobro.

Por isso ambos estão percebendo o descolocamento da luz com a mesma velocidade.

O que eu acho interessante é que isso significa que as formas também são relativas já que o espaço é relativo. Nada tem realmente uma forma absoluta, vai depender da velocidade relativa entre objeto e observador.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1673 Online: 22 de Novembro de 2018, 16:59:00 »
Se o universo está em expansão, sendo que num momento X a distância entre A e B fosse W e pressupondo que no momento X+ 1 seg. = universo se expandiu para W+1, se a velocidade da luz para chegar de A até B demora X, logo, no momento X a luz  percorreu W para percorrer de A até B, já a luz em X +1 com o espaço W+1 tem uma velocidade diferente de uma luz em X? Ou a distância W continua a mesma?
« Última modificação: 22 de Novembro de 2018, 21:28:25 por Sergiomgbr »

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1674 Online: 22 de Novembro de 2018, 17:09:06 »
Como medir a temperatura do espaço entre um elétron e o núcleo de seu átomo?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!