Autor Tópico: Perguntas sem-vergonha sobre física...  (Lida 177328 vezes)

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
Re:Perguntas sem-vergonha sobre física...
« Resposta #1675 Online: 16 de Dezembro de 2018, 17:09:03 »
Como medir a temperatura do espaço entre um elétron e o núcleo de seu átomo?

Acredito que o espaço não tenha temperatura. A definição de temperatura está relacionada a movimentação de partículas. Então, acredito, não existe temperatura do espaço entre um elétron e o núcleo

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #1676 Online: 16 de Dezembro de 2018, 17:12:57 »
Agora uma pergunta que não é nem tanto de física, mas não achei um tópico pra perguntar isso.
A pergunta é: A cópia de arquivos digitais é perfeita?
Vou explicar: Se eu "xerocar" uma página de um livro, e depois xerocar a cópia, e depois xerocar a cópia da cópia, e assim por diante, vai chegar um momento que vai ficar irreconhecível. Quando eu copio um arquivo digital, e copio o arquivo do arquivo, e assim por diante, ocorrem erros? Ou a cópia é "perfeita" sempre? O arquivos vai continuar igual depois de centenas de cópias?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1677 Online: 16 de Dezembro de 2018, 19:13:02 »
Agora uma pergunta que não é nem tanto de física, mas não achei um tópico pra perguntar isso.
Vou explicar: Se eu "xerocar" uma página de um livro, e depois xerocar a cópia, e depois xerocar a cópia da cópia, e assim por diante, vai chegar um momento que vai ficar irreconhecível. Quando eu copio um arquivo digital, e copio o arquivo do arquivo, e assim por diante, ocorrem erros? Ou a cópia é "perfeita" sempre? O arquivos vai continuar igual depois de centenas de cópias?
Olha, essa eu me arrisco a responder no achômetro mesmo de que na xerocagem vai se perdendo ou se degenerando a informação apenas mais rapidamente do que no caso de uma cópia digital. O que acontece é que na cópia digital o "ruído", que causa degeneração na informação é menor, mas ainda assim está lá.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #1678 Online: 16 de Dezembro de 2018, 19:19:09 »
Como medir a temperatura do espaço entre um elétron e o núcleo de seu átomo?

Acredito que o espaço não tenha temperatura. A definição de temperatura está relacionada a movimentação de partículas. Então, acredito, não existe temperatura do espaço entre um elétron e o núcleo
É, mas como entidade do mesmo modo existente que o elétron e o núcleo deveria ter sim(ou suponha-se ao menos, isso).
« Última modificação: 16 de Dezembro de 2018, 19:53:04 por Sergiomgbr »
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1679 Online: 16 de Dezembro de 2018, 19:39:40 »
Olha, essa eu me arrisco a responder no achômetro mesmo de que na xerocagem vai se perdendo ou se degenerando a informação apenas mais rapidamente do que no caso de uma cópia digital. O que acontece é que na cópia digital o "ruído", que causa degeneração na informação é menor, mas ainda assim está lá.

Se o sistema digital empregado no processo não estiver com defeito, este ruído é irrelevante, porque a informação é representada de maneira discreta e não continua.

Por exemplo: em alguns circuitos se considera que o estado booleano 0 é  representado por uma tensão de 0 Volts, e o estado booleano 1 por uma tensão de 5 Volts.

Mas não precisa ser EXATEMENTE 0 Volts ou exatamente 5 Volts. Tensões próximas de zero irão codificar 0 e uma tensão próxima de 5 Volts irá codificar 1. Então o "ruído", como você denominou, não irá afetar a acuracidade da informação digitalizada.

A diferença entre uma fotocópia e a cópia de um arquivo digital é que na primeira, em última instância, o processo é analógico.

A xerox é uma máquina digital mas imprimir o toner em uma folha de papel pode ser considerado um processo analógico.

Porque a máquina forma um padrão eletrostático que atrai as partículas de tinta para as posições que serão impressas no papel. Portanto a imagem impressa se forma em "analogia" a este padrão eletrostático.

Essa é a natureza da informação analógica: a partir de uma informação codificada em um meio ou sistema A, se obtém uma informação codificada em um sistema B através de algum processo onde as variações que registram ou transmitem esta informação no sistema B, são produzidas analogamente às variações que codificam a informação no sistema original A.

Pense por exemplo na gravação e reprodução do som: o ouvido percebe os sons através das vibrações do ar que produzem, mecanicamente, vibrações análogas no tímpano. Um processo para gravar o som analogicamente pode utilizar um tipo de cristal que altera sua resistência elétrica analogamente à intensidade de uma pressão exercida sobre ele. E podemos arranjar (com um microfone) para que esta variação de pressão seja realizada pela variação de pressão do ar; aquilo que nossos ouvidos entenderiam como o som.

Mas se uma corrente elétrica estiver passando por este cristal, então a intensidade desta corrente irá variar de maneira análoga a esta variação da resistência ( V = R.i ), e esta variação da corrente pode ser usada para variar a intensidade - de maneira quase exatamente análoga - da força produzida por um eletroímã, que por sua vez pode provocar o movimento de uma agulha em uma frequência análoga, e o movimento desta agulha pode estar gravando sulcos em, por exemplo, um disco de cera girando, que formariam trilhas variando em traçado de maneira análoga ao movimento da agulha. E no fim disso tudo você tem trilhas em um disco onde, se uma agulha se movimentar por estas, irá reproduzir o movimento análogo ao da agulha que gravou o disco e este movimento pode ser usado para que, mecanicamente, a agulha faça pressão sobre aquele mesmo tipo de cristal que altera sua propriedade de resistência elétrica analogamente à pressão sofrida, e isto pode ser usado para variar uma corrente elétrica que está conectada a um eletroímã, e este, por sua vez, pode ser conectado a uma membrana elástica que vai vibrar analogamente às vibrações do ar atmosférico que , lá no início disso tudo, exerciam pressão sobre a membrana do microfone. Logo esta membrana, a do auto-falante, irá vibrar de maneira análoga às vibrações da membrana do microfone utilizado para "gravar" o som. O que fará o ar em volta vibrar de maneira análoga também, reproduzindo por este processo analógico o som original.

Mas a ideia da informação digital é representar a informação por números inteiros ( do conjunto dos inteiros ), qualquer que seja a natureza física em que estiverem codificados os dados originais. Portanto, respondendo a pergunta, copiar um arquivo digital de um meio A para um meio B significa gravar no meio B a mesma sequência de números inteiros armazenados no meio original A.

Se o sistema que fizer esta cópia não estiver com algum defeito, uma sequência de números como 1, 3, 5, 7 pode ser reproduzida indefinidamente sem nenhuma alteração.

Offline JungF

• Nível 19
  • *
« Resposta #1680 Online: 17 de Dezembro de 2018, 18:07:17 »
Citação de: Pedro Reis

Se o sistema digital empregado no processo não estiver com defeito, este ruído é irrelevante, porque a informação é representada de maneira discreta e não continua.

Por exemplo: em alguns circuitos se considera que o estado booleano 0 é  representado por uma tensão de 0 Volts, e o estado booleano 1 por uma tensão de 5 Volts.

Tem que mandar prender este cara; ele é bom demais!

Quanto à temperatura entre o núcleo e o elétron, considerando que estão vibrando e emitindo radiação (núcleo) haverá um gradiente de temperatura que provavelmente atinja a temperatura do Plasma solar. Isto apenas com a primeira camada de elétrons, que absorve e reflete o calor para o núcleo, o qual o transforma em radiação Gama. Na emissão da radiação haverá resfriamento proporcional ao tamanho do núcleo e assim sempre haverá o equilíbrio térmico. Aqui a segunda lei da Termodinâmica não faz sentido. (prof Oll Tr. )

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1681 Online: 17 de Dezembro de 2018, 22:11:15 »
A definição cinética de temperatura não serve pro caso, pois não se tem como por um termômetro pra medir K média das partículas do sistema (termométrico). Isso mesmo considerando que um deslocamento ("vibração") do núcleo inferior a 1 diâmetro atômico produzisse quantuns de radiação EM γ que atingissem esse ponto intra atômico considerado;
certo :?:
Ora resta a definição estatística qual seja ela entra como parâmetro na probabilidade do sistema ocupar determinado estado energético.
Ora é sistema, então não faz sentido referir a um "volume de controle" intra sistema que não abarca nenhum dos componentes do sistema (núcleo + camada eletrônica).
ACHO

Vejam que diz no Ландау & Лифшиц, Física Estatística
§9. Temperatura
Como a entropia, vê-se que temperatura é uma grandeza puramente estatística, que tem significado apenas para corpos macroscópicos
« Última modificação: 19 de Dezembro de 2018, 11:07:37 por Gorducho »

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #1682 Online: 10 de Janeiro de 2019, 15:36:12 »
Não é uma bem uma pergunta, mas achei espetacular esse vídeo:

SPOILER: aparentemente ainda chegaram a uma conclusão.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Ricardo

• Nível 01
  • *
« Resposta #1683 Online: 24 de Junho de 2019, 09:19:23 »
Pessoal, gostaria de saber como o MÉTODO CIENTÍFICO se aplica à questão do ELO CC de Itaipu?   ../forum/topic=13837.750.html#msg649303      :ok:
  O problema é que os 700 e poucos quilômetros de Itaipu até Bauru são muito próximos de um (sub)múltiplo do comprimento de onda de 60Hz nos fios de cobre, então daria um problema sériod e ressonância, ia precisar de um monte de indutores pra alterar o comprimento efeitvo da linha. Vale mais a pena vc elevar a tensão a milhões de volts e forçar a barra.

O problema do DC é que para transportar por longas distâncias você precisa de tensões muito altas e isso seria perigoso na última milha (entre a subestação e o consumidor final) e seriam necessárias várias estações "repetidoras" para prevenir as quedas te tensão se vc quisesse só trabalhar com tensões baixas.

No caso de Itaipu, eles podem elevar a tensão até 15MV (ou 50MV, não lembro direito) e colocar para passar por torres gigantes, longe do alcance das pessoas e boa. Usar AC seria problemático por causa da ressonância. Eu pergintei exatamente isso pro cara quando visitei lá.
« Última modificação: 24 de Junho de 2019, 09:21:41 por Ricardo »
"Ausência de evidência não é evidência de ausência." - Carl Sagan

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1684 Online: 18 de Outubro de 2019, 15:58:24 »
:?: Existe a hipótese da matéria escura poder ser quase totalmente matŕeia bariônica convencional, só havendo mais massa do que geralmente se estima nas dimensões extra de teorias de cordas e etc?

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #1685 Online: 19 de Outubro de 2019, 20:35:29 »
Se a gravidade não é uma força, mas uma "deformação" no espaço-tempo, o que é a força elétrica? Uma "força" mesmo?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1686 Online: 19 de Outubro de 2019, 21:23:50 »
Se a gravidade não é uma força, mas uma "deformação" no espaço-tempo, o que é a força elétrica? Uma "força" mesmo?

Boa pergunta. Também já pensei sobre isso.

O camarada Gorducho deve saber.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1687 Online: 19 de Outubro de 2019, 21:31:26 »
O curioso é que tanto a Lei de Coulomb quanto a gravitação de Newton são empíricas e são matematicamente idênticas. Se não me engano a Lei de Coulomb foi aferida com a balança de Cavendish e Newton parece que partiu das Leis de Kepler para chegar na equação dele.

Então, enquanto empíricas, não se tem certeza da exatidão da equação. Por exemplo: será que é exatamente inversamente proporcional ao quadrado da distância? Ou seria um expoente muito próximo de 2? Só uma medição exata poderia dizer... mas medição exata é impossível.

Mas se partirmos da hipótese que são uma propriedade do espaço e deduzirmos geometricamente estas leis, então chegamos às expressões exatas destas equações.

É a Lei de Gauss:

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1688 Online: 19 de Outubro de 2019, 21:36:42 »
A equação acima dá o fluxo do campo elétrico sobre toda uma superfície fechada. Superfície fechada é quando a gente pode dizer se qualquer ponto é interior ou exterior à superfície.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1689 Online: 20 de Outubro de 2019, 01:51:20 »

Acho que são as duas coisas. Existe a interação entre partículas com carga e a curvatura do espaço provocada pela massa/energia dessas partículas que forma um campo elétrico (/magnético).

A simple example of the gravitational (or space-time curvature) effect of electric charges arises in the "Reissner-Nordstrom" solution to Einstein's gravitational field equations. This solution describes the gravitational field in the exterior of a spherical body with non-zero net electric charge. (The solution describing the special case in which the net electric charge is zero is the famous "Schwarzschild solution" to the gravitational field equations.) From the Reissner-Nordstrom solution, it is clear that the motion of test particles in the gravitational field of the spherically symmetric body depends on whether or not the body carries a charge. Just as the Schwarzschild solution can be extended to describe the famous phenomenon of a "black hole," the Reissner-Nordstrom solution can be extended to describe a "charged black hole." For an electrically charged black hole, the gravitational field of the hole includes a contribution due to the presence of an electric field.
https://www.scientificamerican.com/article/do-electric-charges-and-m/

Electric Charge and Its Field as Deformed Space

Abstract
The essence of electric charge has been a mystery. So far, no theory has been able to derive the attributes of
electric charge, which are: bivalency, stability, quantization, equality of the absolute values of the bivalent
charges, the electric field it creates and the radii of the bivalent charges. Our model of the electric charge and its
field (this paper) enables us (in additional papers), for the first time, to derive simple equations for the radii and
masses of the electron/positron muon/anti-muon and quarks/anti-quarks. These equations contain only the
constants G, c, ℏ and α (the fine structure constant). The calculated results based on these equations comply
accurately with the experimental results. In this paper, which serves as a basis for the other papers, we define
electric charge density, based on space density. This definition alone, without any phenomenology, yields the
theory of Electrostatics. Electrostatics together with Lorentz Transformation is known to yield the entire
Maxwell Electromagnetic theory.
file:///home/gigaview/Downloads/5d2c4c8aeca67.pdf
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #1690 Online: 20 de Outubro de 2019, 02:49:34 »
O CC entrou em horário de verão.

Acho que são as duas coisas. Existe a interação entre partículas com carga e a curvatura do espaço provocada pela massa/energia dessas partículas que forma um campo elétrico (/magnético).

O Marcel questiona se essa interação entre partículas existe mesmo, ou se atração/repulsão é causada pela interação da partícula com o espaço, e deste com outras partículas. Assim como se supõe que seja com as partículas de matéria (massa). Pelo que entendi o paper parece ser sobre tratar o campo elétrico como uma deformação do espaço.

É bem intrigante, a equação da gravitação universal de Newton é idêntica à lei de Coulomb. E parece (não tenho certeza) que a força magnética também pode ser interpretada como uma força inversa ao quadrado da distância. São as forças de ação à distância.

Bom, aquela equação de Gauss ali em cima dá o fluxo do campo elétrico atravessando uma superfície fechada qualquer. Funciona também, é claro, para a gravidade. Gauss imagina o fluxo do campo como uma vazão de um fluído. Por exemplo, a vazão da água jorrando por uma tubulação. No caso a "vazão" do fluxo do campo elétrico estaria jorrando através de uma superfície fechada imaginária no espaço.

Se você colocar uma carga no centro de uma esfera imaginária e usar aquela equação para calcular o fluxo do campo elétrico atravessando essa esfera, o resultado é a Lei de Coulomb. Basicamente porque a "densidade" desse fluxo é inversamente proporcional ao quadrado do raio da esfera. Ou seja, a superfície da esfera é diretamente proporcional ao raio da esfera (4 Pi R²), então a densidade do fluxo atravessando esta esfera será inversamente proporcional ao quadrado deste raio R.

É uma explicação puramente geométrica (espacial) do porquê estas são forças inversamente proporcionais ao quadrado da distância. Mas não creio que só isso seja suficiente para embasar a ideia de que são na verdade deformações do espaço.

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1691 Online: 20 de Outubro de 2019, 11:16:55 »
O Marcel questiona se essa interação entre partículas existe mesmo, ou se atração/repulsão é causada pela interação da partícula com o espaço, e deste com outras partículas.
Short answer: ninguém sabe.
Long answer: QUE EU SAIBA ::) a interação é modelizada via fluxos de fótons virtuais (não aqueles veros como os que tão vindo de Alcyone :no:) cujo saldo das respectivas interações causam a variação adequada nos momentos lineares %5CDelta%5Cvec%7Bp%7D nas respectivas partículas eletricamente carregadas cujas estão interagindo.

RMK: claro que a massa-energia das cargas causa deformação respectiva no espaço-tempo, como foi sublinhado acima :ok:
:ok: quantizada via seres denominados fótons virtuais.

EXPLICAÇÃO + GENÉRICA SOBRE OS CAMPOS QUANTIZADOS
[1:10] Se lembram do Fluído Universal do Mesmer e do Kardec :?:  :ok:
Nosso "conhecimento" não vai "muito" além —  o que se temos são modelos matemáticos que retornam resultados mensuráveis :|

« Última modificação: 20 de Outubro de 2019, 12:05:45 por Gorducho »

Offline Marcel

• Nível 12
  • *
« Resposta #1692 Online: 06 de Dezembro de 2019, 21:17:47 »
Pois é. O que me deixa intrigado é isso. Se existe uma força elétrica (força mesmo, sem ser uma deformação do espaço), porque não pode existir uma força gravitacional? Porque tem que ser uma mera "deformação" do espaço? Outra coisa que me intriga: quando explicam que a gravidade é uma deformação do espaço, sempre usam um objeto em movimento, que ao passar pelo espaço deformado por um corpo massivo, segue a curvatura do espaço, por isso se aproximado do corpo massivo. Mas porque corpos "parados" são atraídos pela gravidade? Por exemplo, aquela explicação clássica de uma "Lona flexivel" que usam uma bola pesada no meio e uma bolinha em movimento. Acontece que aquilo não explica nada, porque tão usando a gravidade da terra na experiência, se é que me entendem...

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1693 Online: 06 de Dezembro de 2019, 23:25:58 »
Mas porque corpos "parados" são atraídos pela gravidade?
I THINK it's something along the lines of (eq. da geodésica c/velocidades espaciais = 0):
%5Cfrac%7Bd%5E2x%5En%7D%7Bdt%5E2%7D%3D-%7B%5Cbf%5CGamma%7D%5En%5C%2C_0_0 

Obs: o índice n vai de 1 a 3 (espaciais).
Os coefs. de Christoffel deixam de ser 0 por causa que o espaço-tempo deixou de ser euclidiano e os índice 0 — correspondentes à coordenada t — geram a aceleração. Pense 🕰
tic-tac-tic-tac
tic...tac...tic...tac...
tic......tac......tac......tac......
Es decir: velocidade temporal em %7B%5Cbf+t%7D+%3D+0+ 0 pois o tempo sempre fica se sucedendo...
Something like this, I guess, talquei :?: 
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2019, 23:45:36 por Gorducho »

Offline Marciano

• Nível 26
  • *
  • “Was mich nicht umbringt, macht mich stärker.”
« Resposta #1694 Online: 07 de Dezembro de 2019, 09:37:22 »
Se o tópico é sobre perguntas sem-vergonha, vou perder a vergonha de perguntar:

E se o espaço e o tempo forem apenas abstrações que usamos para comparar massas, sendo eles mesmos inexistentes por si sós, meros conceitos mentais para medirmos coisas, como são os próprios números?

Mais sem-vergonha do que isto não concebo.

Como costuma dizer o Gorducho, es decir, 3 elétrons mais 2 elétrons podem equivaler a 5 elétrons, mas os números 3, 2 e 5 não são uma coisa, um objeto. São apenas conceitos para compararmos quantidades de elétrons.

A distância entre um objeto e outro seria apenas a quantidade de objetos que poderíamos interpor entre um e outro, no meio do nada, não de uma coisa chamada espaço.

Vale o mesmo para o tempo. Mediria apenas a quantidade de coisas que poderiam acontecer, comparadas com outras, não havendo um intervalo independente de uma coisa que corre num determinado sentido.

O que significa dizer que um fato aconteceu uma determinada unidade de TEMPO antes ou depois de outro? Que um objeto está a uma distância n de outro?

É o mais sem-vergonha que consigo ser.
𝕸𝖆𝖗𝖈𝖎𝖆𝖓𝖔

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1695 Online: 07 de Dezembro de 2019, 10:19:27 »
Na TR não é abstração mental inexistente de per se :no:
O próprio Einstein depois reconsiderou aquele vacticínio anti-æther, certo :?:
Seja repaginado como vácuo quantico;
Mannigfaltigkeit t-x-y-z (x%5E0%2Cx%5E1%2Cx%5E2%2Cx%5E3);
[...]
cada modelo tendo suas características e consequencias apropriadas ao foco das investigações, + o canon atual é que algo tem não sendo um mero nada newtoniano.

« Última modificação: 07 de Dezembro de 2019, 10:29:11 por Gorducho »

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #1696 Online: 07 de Dezembro de 2019, 11:54:00 »
No fim, é tudo número, como queriam os Pitagóricos.
Se bem que o número nasce do contraste entre o uno e o múltiplo ou ainda entre o uno e si mesmo (insanamente visto como algo distinto de si mesmo).
Sendo assim, basta que só o uno exista em sua solidão infinita, que o múltiplo vai brotar desse tédio opressor.
Tudo o mais (esse múltiplo) é ilusão, não-ser.
E o que é o tal uno?
Este pseudofilósofo diz que é o nada, ou talvez o todo, ou melhor ainda **qualquer coisa que se possa pensar**
Podem pensar em mim, logo sou o uno, consequentemente Deus e do alto de minha autoridade exigo que se curvem e contribuam com minha aposentadoria já não tão precoce.
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2019, 12:02:20 por Fenrir »
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1697 Online: 07 de Dezembro de 2019, 12:07:58 »
Existe alguma explicação acessível a imbecis sobre como a "deformação no espaço" é outra coisa além de uma descrição "metafórica" a uma propensão a uma dada trajetória no espaço?

Offline Gorducho

• Nível 31
  • *
« Resposta #1698 Online: 07 de Dezembro de 2019, 12:17:00 »
Talquei... + por que tem essa propensão :?:
Note evidentemente que tem que levar em conta o fracasso do modelo dos referenciais somente "absolutos" (newtonianos, digamos) pra lidar c/o eletromagnetismo; em particular a aparente constancia de c.
E a explanação matemática ("transformações") que foi bolada levou à conclusão duma necessidade de acoplar x%2Cy%2Cz c/t pra medir as "distâncias" — que em matemática constituem expressão da métrica dos espaços (es decir: espaços dotados de métrica têm 1 função "distância") — então &c...
« Última modificação: 07 de Dezembro de 2019, 12:25:14 por Gorducho »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1699 Online: 07 de Dezembro de 2019, 12:25:38 »
No caso gravitacional, seria dado em correlação com a massa dos corpos num dado perímetro, não?

O que exatamente faz com que a massa tenha esse efeito, essa ação a distância, sobre as trajetórias mais propensas dos corpos fica em aberto.

A meu ver "deformação no espaço" parece só aquela analogia de colocar uma coisa pesada numa cama elástica e então bolinhas ao redor, numa trajetória "afunilada" sobre ela, só dizendo então que isso não se dá nessa deformação "bidimensional" mas espacialmente/matematicamente de outra forma. (E, de qualquer maneira, ainda tem a gravidade terrestre atuando, então não é como se a deformação da superfície fosse a única "explicação" na analogia, acaba sendo até algo meio como um "raciocínio circular que não fecha")

Dizer que é uma "deformação" literal a partir disso não me parece melhor do que deixar vago ("é isso que ocorre, seja lá qual for a causa última da correlação"), dado que não existe essa "cama elástica espacial." Que inclusive torna as coisas mais próximas do éter, como, se não muito me engano, o próprio Einstein admitiu. Ainda que fosse um "éter" sem todas as mesmas propriedades do hipotético éter anteriormente refutado por não se comportar mais exatamente como um líquido.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!