Literatura Brasileira? Estuda somente alguns dos principais e deixa os outros a título de curiosidade ou "nota extra" em trabalhos talvez.
Não compreendo. O número de autores e obras que se propõe estudar é absurdamente pequeno, por que queres reduzi-lo? Faz idéia do que seja cursar letras?
História poderia ser bem mais resumido e abrangente...
Os principais tópicos fazem parte do programa, e de forma muito resumida.
Ficar estudando história da rússia?
Por que não? A rússia teve importância notável em muitos períodos da nossa história, a era Romanov, no estabelecimento das nações caucasianas, o inínio do czarismo, as guerras napoleônicas, o arbítrio na europa oriental, o berço do socialismo, a participação decisiva nas guerras mundiais, as revoluções de 1917, o stalinismo, a URSS e o bloco socialista na ordem da guerra fria, etc.
O que você propõe? Maior destaque para a revolução sandinista? A guerra civil no Zimbábue?
Pra mim é muito melhor que a rapazeada saia do 2o grau com uma quantidade razoável de conhecimento assimilado do que sair exausto de tanta matéria e esquecer de quase tudo que aprendeu (ou decorou).
A exaustão que tu sugere não é um problema da informação que está sendo passada, mas de formação.
Eu volto a dizer, o programa do ensino médio requer
muita dedicação para que dele a maior parte do conteúdo seja aproveitado, ou seja, o conteúdo deve ser levado a sério desde o início do fundamental, aprofundado e finalizado nos três anos de ensino médio subseqüentes.
Tal programa, que foi instituído há muito, pressupõe rigorosas rotinas de estudo, os alunos literalmente deveriam passar o dia na escola aprendendo artes e estudando com auxílio de docentes, por exemplo. Não foi criado para quem quer passar a juventude brincando, jogando vídeo-game, e depois se dedicar um ano para passar no vestibular, não vai haver aproveitamento algum aí, e as razões disso tem raízes históricas, que remontam á época e o local onde o programa teve suas bases estabelecidas, porque o nosso modelo não é muito semelhante ao francês, e nem um pouco ao inglês, como por exemplos, apesar de ter sido influenciado diretamente por eles.