Autor Tópico: Conteúdos da escola  (Lida 13011 vezes)

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Offline Herf

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #125 Online: 23 de Novembro de 2007, 22:05:43 »
1. Penso que arte deve ser sim ensinada e estimulada nas escolas. Se discordas disso então não temos o que discutir, pois partimos de pressupostos diferentes e teríamos de debater sobre esse ponto em especial. Continuando: isso não significa que devamos ter aulas sobre cinema, pintura, escultura, desenho industrial e tudo mais, como alguém já disse anteriormente no tópico, a literatura é a matéria que acaba de certa forma englobando tudo isso e é a forma mais sintética de passar a "arte" aos alunos. Juntamente com isso, incentiva-se à leitura, o que o brasileiro não tem hábito.
Bem, quanto à arte eu discordo.

Quanto ao gosto pela leitura e a habilidade de escrever, é claro, devem ser intensamente exercitados. O que estou apontando é que não há forma de fazê-lo que não seja do tipo "escolham qualquer livro para ler e tragam-me um resumo daqui a uma semana". Não se exercita tais práticas de outra forma que não seja lendo aquilo que se gosta.
O problema, Procedure, é que se as pessoas não tiverem contato com ALGUMA COISA, não existe possibilidade de um dia ela ir "estudar letras", entende?
O mesmo pode ser dito com relação a centenas de outras áreas.

Offline Dbohr

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #126 Online: 24 de Novembro de 2007, 08:04:52 »
E esse é todo o ponto, meu caro :-)

Existem as Ciências Exatas, Biológicas, Humanas. Existem as atividades físicas. E existem as Artes. Qualquer currículo escolar, em qualquer forma que se apresente precisa conter essas cinco áreas.

Eu sempre considerei minhas aulas de Educação Artística da 5a à 8a séries inúteis para mim. Gostava mais ou menos das aulas de música. Mas foi com as aulas de Literatura e com o estudo dos vários movimentos artísticos do Brasil e do Mundo que eu pude ver como as peças se encaixavam.

Claro, vai ter gente que vai continuar odiando, como tem aluno que odeia Geografia, História do Brasil, Física, etc. E é bom que seja assim. O que não dá para fazer é uma escola para cada perfil de aluno, até porque dificilmente todo aluno já tem uma idéia definida do que quer fazer de sua vida.

Eu sei, eu sei que disse que não postaria mais. Não resisti. Me processem...

rizk

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #127 Online: 25 de Novembro de 2007, 01:11:53 »
O problema, Procedure, é que se as pessoas não tiverem contato com ALGUMA COISA, não existe possibilidade de um dia ela ir "estudar letras", entende?
O mesmo pode ser dito com relação a centenas de outras áreas.
Precisamente. Daí a importância de coisas HORRENDAS como química orgânica e tal. Tem quem curta.

Porque, veja, que sentido faz que os adultos venham elaborando por milhares de anos o conhecimento humano se o jovem vai ser privado de contato com ele? Insistir na adequação de grade curricular ao gosto do freguês é impedir a criança de tomar uma herança que é sua e, profissionalmente, condená-la a uma atividade que não se beneficia daquelas mesmas capacidades de que estamos falando. A longo prazo, é criar uma geração de atendentes de telemarketing. O que é completamente descabido numa sociedade que valoriza o gênio.

Eu particularmente acho que uma coisa que pode ser melhorada nas grades curriculares é a interdisciplinariedade - ajuda até nisso de não ter amor por um assunto.

Narkus

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #128 Online: 25 de Novembro de 2007, 01:49:44 »
Eu não concordo com "educação personalizada" no 2o grau, mas defendo que diminuam a quantidade de conteúdo, coisa absurda.

Literatura Brasileira? Estuda somente alguns dos principais e deixa os outros a título de curiosidade ou "nota extra" em trabalhos talvez.

História poderia ser bem mais resumido e abrangente... Ficar estudando história da rússia? E nem sabem nada sobre os astecas, maias, incas, tupis, que fazem parte de nossas raízes continentais e normalmente é ignorado. Poderia ser tudo bem mais resumido, deixando maiores detalhes a título de curiosidade ou nota extra em trabalhos.

O mesmo digo pra biologia...
A gurizada se mata de estudar biologia mas no final do ano pergunta se ele lembra da diferença principal entre animais e plantas?
Poderiam estudar um pouco da tal da fotossintese e estrutura básica das plantas por exemplo, e não aquele monte de espécies que corresponde quase à árvore completa.
Mal se estuda a evolução, que é um assunto de extrema importância para dismistificar um pouco a ladainha bíblica de adão e eva.
Gurizada estuda um monte de coisa de biologia e passa 1 aninho e se esquece do básico.

Pra mim é muito melhor que a rapazeada saia do 2o grau com uma quantidade razoável de conhecimento assimilado do que sair exausto de tanta matéria e esquecer de quase tudo que aprendeu (ou decorou).
« Última modificação: 25 de Novembro de 2007, 01:52:15 por Narkus »

Offline Herf

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #129 Online: 25 de Novembro de 2007, 10:24:32 »
Precisamente. Daí a importância de coisas HORRENDAS como química orgânica e tal. Tem quem curta.
Bem, o que quis dizer é que se formos pelo "o aluno precisa ter contato com história da literatura brasileira para poder optar por letras", também teríamos de ter uma cadeira no colegial para economistas em potencial, advogados em potencial, historiadores da ciência em potencial, músicos em potencial... Por ser infindável a lista é que não faz sentido haver espaço para algo tão específico como HLB e que deveríamos nos restingir àquelas fundamentais mesmo (ciências, história, matemática e línguas). Afinal, tem quem curta muita coisa.

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Porque, veja, que sentido faz que os adultos venham elaborando por milhares de anos o conhecimento humano se o jovem vai ser privado de contato com ele? Insistir na adequação de grade curricular ao gosto do freguês é impedir a criança de tomar uma herança que é sua e, profissionalmente, condená-la a uma atividade que não se beneficia daquelas mesmas capacidades de que estamos falando. A longo prazo, é criar uma geração de atendentes de telemarketing. O que é completamente descabido numa sociedade que valoriza o gênio.
Um momento aí, né? Estou apenas advogando pelo fim da disciplina de HLB, não vejo qual a relação disso com "impedir que o jovem tome contato com o conhecimento de milênios". É justamente por reconhecer a enorme quantidade de conhecimentos disponíveis que vejo no ensino de algo tão específico como HLB no colegial uma perda de tempo.

Mas já estamos andando em círculos.  :)

Offline Andre

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #130 Online: 25 de Novembro de 2007, 10:37:56 »
Eu não concordo com "educação personalizada" no 2o grau, mas defendo que diminuam a quantidade de conteúdo, coisa absurda.
Para ser bem sincero, acho que seria mais interessante se o colégio ocupasse parte da tarde também e houvessem outras aulas. Sei que tem gente que vai chiar, mas muitos jovens (ou melhor, seus pais), pagam cursos de outras línguas, de música, de informática, de eletrônica, etc. Seria interessante reunir tudo isso em um único lugar (mas deixando então essas novas matérias como opcionais).

História poderia ser bem mais resumido e abrangente... Ficar estudando história da rússia? E nem sabem nada sobre os astecas, maias, incas, tupis, que fazem parte de nossas raízes continentais e normalmente é ignorado. Poderia ser tudo bem mais resumido, deixando maiores detalhes a título de curiosidade ou nota extra em trabalhos.
Qual o problema de se estudar Revolução Russa? Existem, até hoje, conseqüências dela.

Se nos fossem ensinados os povos pré-colombianos, com certeza haveria os que reclamariam que estamos estudando isso ao invés de Revolução Francesa ou Revolução Industrial. Sem querer levar a discórdia a esse ponto, mas o que você considera mais importante para o mundo atual? O Império Inca ou a Declaração dos Direitos do Cidadão?

Concordo quando você diz que deveria ser mas abrangente, mas com a quantidade atual de aulas de História por ano, não há como. Talvez com as aulas a tarde seria possível abrir novas cadeiras, como História Japonesa, História dos Povos Pré-Colombianos. O problema é que o colégio começa a virar uma faculdade com tantas coisas juntas.

O mesmo digo pra biologia...
A gurizada se mata de estudar biologia mas no final do ano pergunta se ele lembra da diferença principal entre animais e plantas?
Poderiam estudar um pouco da tal da fotossintese e estrutura básica das plantas por exemplo, e não aquele monte de espécies que corresponde quase à árvore completa.
Mal se estuda a evolução, que é um assunto de extrema importância para dismistificar um pouco a ladainha bíblica de adão e eva.
Gurizada estuda um monte de coisa de biologia e passa 1 aninho e se esquece do básico.
Isso é um problema com a forma de ensino. Dá para encaixar o ensino de evolução em meio à matéria de forma quase imperceptível e muito mais eficiente que um professor chegar lá na frente e começar a dizer: "Evolução é blá blá blá"

Digamos que a aula é de botânica. O professor está ensinando pteridófitas:

"O exemplo mais comum de pteridófitas são as samambaias. Nós vimos que as briófitas (musgos) não possuem vasos condutores de seiva e que sua reprodução depende da água. Isso implica em duas coisas, que eles não podem ter elevado tamanho e que devem estar sempre próximas à água. As pteridófitas dão um passo evolutivo, adquirindo vasos condutores, o que permitiu a existência de samambaias bem maiores que musgos. Através de milhões e milhões de anos, <Explicação sobre como podem ter surgido esses vasos>"
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Andre

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #131 Online: 25 de Novembro de 2007, 10:45:08 »
http://en.wikibooks.org/wiki/Introduction_to_Sociology/Socialization#Do_College_Preparation_Classes_Make_a_Difference.3F

Só para aumentar a polêmica aqui, um estudo indica que jovens dos EUA que fizeram o Ensino Médio orientado à preparação para a faculdade, no lugar do Ensino Médio de conhecimentos gerais, tiveram seu QI aumentado.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

rizk

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #132 Online: 25 de Novembro de 2007, 12:09:48 »
Mas já estamos andando em círculos.  :)

Eu entendo e concordo, em algum grau. É que, como todo mundo está falando do que gostava e desgostava, eu gosto e quero defender a literatura. :lol:
Eu nunca fiz um CURSO disso no colégio, história da literatura era aprendida parte nas aulas de redação, parte nas de história e parte nas de filosofia.

Offline Südenbauer

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #133 Online: 26 de Novembro de 2007, 00:32:30 »
Literatura Brasileira? Estuda somente alguns dos principais e deixa os outros a título de curiosidade ou "nota extra" em trabalhos talvez.
Mas é isso o que se faz, por incrível que pareça.

História poderia ser bem mais resumido e abrangente... Ficar estudando história da rússia? E nem sabem nada sobre os astecas, maias, incas, tupis, que fazem parte de nossas raízes continentais e normalmente é ignorado.
Mas me diga em que a história dos "maias, iuncas e tupis" influencia o Brasil no que ele é hoje. O Lula foi bem mais influenciado por fatos da história russa do que a dos tupis. Tu está dando uma de Policarpo Quaresma ao negar que a nossa cultura é européia, e não ameríndia.

Offline Luis Dantas

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #134 Online: 26 de Novembro de 2007, 00:44:09 »
Nossa cultura não chega a ser européia.  Pode-se alegar que não chega a entender minimamente a cultura européia, inclusive. 

É bem verdade que não é ameríndia tampouco.

Sofreu ambas as influências, mas é uma terceira cultura, bem distinta de uma e de outra.
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Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Südenbauer

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #135 Online: 26 de Novembro de 2007, 02:10:38 »
Nossa cultura não chega a ser européia.  Pode-se alegar que não chega a entender minimamente a cultura européia, inclusive. 

É bem verdade que não é ameríndia tampouco.

Sofreu ambas as influências, mas é uma terceira cultura, bem distinta de uma e de outra.
Dantas, tu levou muito ao pé-da-letra o que eu escrevi. O que quis dizer é que nossa civilização atual é uma extensão daqueles europeus que vieram para cá, e não dos tupinambás. Prova disso é que ninguém agora está pelado comendo uma pessoa...

Offline Luis Dantas

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #136 Online: 26 de Novembro de 2007, 03:39:28 »
Nossa cultura não chega a ser européia.  Pode-se alegar que não chega a entender minimamente a cultura européia, inclusive. 

É bem verdade que não é ameríndia tampouco.

Sofreu ambas as influências, mas é uma terceira cultura, bem distinta de uma e de outra.
Dantas, tu levou muito ao pé-da-letra o que eu escrevi. O que quis dizer é que nossa civilização atual é uma extensão daqueles europeus que vieram para cá, e não dos tupinambás. Prova disso é que ninguém agora está pelado comendo uma pessoa...

Desculpe, mas foi você que não entendeu o que eu disse.  Ou, por falar nisso, o que é cultura tupinambá.  Com certeza não é apenas ficar pelado e praticar antropofagia.
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Offline Südenbauer

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #137 Online: 26 de Novembro de 2007, 04:02:47 »
Ah tá, entendi agora.

Offline Fabrício

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #138 Online: 26 de Novembro de 2007, 07:51:13 »
Citar
Prova disso é que ninguém agora está pelado comendo uma pessoa...

Fernando, tem certeza disto? :D :D
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Offline Andre

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #139 Online: 26 de Novembro de 2007, 09:33:47 »
Tu está dando uma de Policarpo Quaresma ao negar que a nossa cultura é européia, e não ameríndia.

Quê? Policarpo Quaresma? Nunca tive aulas de Literatura, não sei quem é esse. :twisted:
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Offline Quereu

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #140 Online: 26 de Novembro de 2007, 18:07:27 »
Policarpo Queresma é um amanuense que cisma se tornar o maior patriota do brasil. Um dia para afirmar a diferença e o valor da nossa cultura escreve um artigo sugerindo a mudança do idioma português para o tupi-guarani. Não pense que isso é tão absurdo. O Lula vive dando discursos bem nonsenses.
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Pregador

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #141 Online: 26 de Novembro de 2007, 18:12:09 »
Policarpo Queresma é um amanuense que cisma se tornar o maior patriota do brasil. Um dia para afirmar a diferença e o valor da nossa cultura escreve um artigo sugerindo a mudança do idioma português para o tupi-guarani. Não pense que isso é tão absurdo. O Lula vive dando discursos bem nonsenses.

Mas pelo menos o policarpo tinha um fortíssimo viés cívico. Isso faz falta no Brasil.
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Offline Quereu

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #142 Online: 26 de Novembro de 2007, 18:33:22 »
Policarpo Queresma é um amanuense que cisma se tornar o maior patriota do brasil. Um dia para afirmar a diferença e o valor da nossa cultura escreve um artigo sugerindo a mudança do idioma português para o tupi-guarani. Não pense que isso é tão absurdo. O Lula vive dando discursos bem nonsenses.

Mas pelo menos o policarpo tinha um fortíssimo viés cívico. Isso faz falta no Brasil.

verdade. Em contraste com as outras pessoas que não tinham nenhum. Talvez um pouquinho de tempo do aluno disperdiçado com literatura não seja tão ruim.
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Offline Luis Dantas

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #143 Online: 26 de Novembro de 2007, 21:28:12 »
Policarpo Queresma é um amanuense que cisma se tornar o maior patriota do brasil. Um dia para afirmar a diferença e o valor da nossa cultura escreve um artigo sugerindo a mudança do idioma português para o tupi-guarani. Não pense que isso é tão absurdo. O Lula vive dando discursos bem nonsenses.

Mas pelo menos o policarpo tinha um fortíssimo viés cívico. Isso faz falta no Brasil.

Que faz, faz... mas não é literatura que vai criá-lo.
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Offline Josef Babinski

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Re: Conteúdos da escola
« Resposta #144 Online: 06 de Dezembro de 2007, 23:33:25 »
Literatura Brasileira? Estuda somente alguns dos principais e deixa os outros a título de curiosidade ou "nota extra" em trabalhos talvez.

Não compreendo. O número de autores e obras que se propõe estudar é absurdamente pequeno, por que queres reduzi-lo? Faz idéia do que seja cursar letras?

História poderia ser bem mais resumido e abrangente...

Os principais tópicos fazem parte do programa, e de forma muito resumida.

Ficar estudando história da rússia?

Por que não? A rússia teve importância notável em muitos períodos da nossa história, a era Romanov, no estabelecimento das nações caucasianas, o inínio do czarismo, as guerras napoleônicas, o arbítrio na europa oriental, o berço do socialismo, a participação decisiva nas guerras mundiais, as revoluções de 1917, o stalinismo, a URSS e o bloco socialista na ordem da guerra fria, etc.

O que você propõe? Maior destaque para a revolução sandinista? A guerra civil no Zimbábue?

Pra mim é muito melhor que a rapazeada saia do 2o grau com uma quantidade razoável de conhecimento assimilado do que sair exausto de tanta matéria e esquecer de quase tudo que aprendeu (ou decorou).

A exaustão que tu sugere não é um problema da informação que está sendo passada, mas de formação.

Eu volto a dizer, o programa do ensino médio requer muita dedicação para que dele a maior parte do conteúdo seja aproveitado, ou seja, o conteúdo deve ser levado a sério desde o início do fundamental, aprofundado e finalizado nos três anos de ensino médio subseqüentes.

Tal programa, que foi instituído há muito, pressupõe rigorosas rotinas de estudo, os alunos literalmente deveriam passar o dia na escola aprendendo artes e estudando com auxílio de docentes, por exemplo. Não foi criado para quem quer passar a juventude brincando, jogando vídeo-game, e depois se dedicar um ano para passar no vestibular, não vai haver aproveitamento algum aí, e as razões disso tem raízes históricas, que remontam á época e o local onde o programa teve suas bases estabelecidas, porque o nosso modelo não é muito semelhante ao francês, e nem um pouco ao inglês, como por exemplos, apesar de ter sido influenciado diretamente por eles.







"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

 

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