Autor Tópico: Conteúdos da escola  (Lida 13007 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Re: Conteúdos da escola
« Resposta #25 Online: 19 de Novembro de 2007, 03:05:11 »
Comunistas são os que mais falam datas e nomes, e eu continuo a achar que eles falam bobagem. Não vejo onde servem como ferramentas, serve só como parte do conteúdo...
not quite, tails. datas e nomes são coisas de historiografia conservadora. comunistas, ou materialistas dialéticos, preferem ver as forças sociais e os conflitos classistas e etc ao invés de eventos isolados. preferem dar uma lógica à história, ver tudo como um movimento só, algo para qua as datas, os tratados e os nomes não são o crucial.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #26 Online: 19 de Novembro de 2007, 03:05:43 »
Ah, foxes, você às vezes é tão ingênuo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #27 Online: 19 de Novembro de 2007, 03:20:34 »
E também não penso que história sirva pra aprender com os erros. História não é misturada com filosofia nem é a História da Criação pra ter uma moral e discernir o certo do errado: é basicamente o estudo e a análise dos feitos dos homens. Pode ser aproveitada, sim, pra esses fins, mas cada um faz com ela o que BEM ENTENDER e aí que está a beleza da coisa toda. O meu barato paticular com o estudo de história não tem nada a ver com os "erros do passado", é um amor per se. Amor esse que muitos compatilham com até mais intensidade. Ninguém diria que "o motivo realmente sério para aprender biologia" é aquilo de aprender a matar bicho, ou o de física ser aquilo de aprender a fazer ponte. Pelo amor de deus. Tem que parar com essa mania de instrumentalização....
Concordo plenamente. Não sei por que se dar ao trabalho de procurar um motivo pra aprender história (ou qualquer coisa que seja) quando estudar história é por si só tão fascinante.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #28 Online: 19 de Novembro de 2007, 04:17:54 »
not quite, tails. datas e nomes são coisas de historiografia conservadora. comunistas, ou materialistas dialéticos, preferem ver as forças sociais e os conflitos classistas e etc ao invés de eventos isolados. preferem dar uma lógica à história, ver tudo como um movimento só, algo para qua as datas, os tratados e os nomes não são o crucial.
Eu disse que comunistas sabiam, não que era coisa que eles inventaram.

Continuo a não ver onde nomes e datas são cruciais.
Concordo plenamente. Não sei por que se dar ao trabalho de procurar um motivo pra aprender história (ou qualquer coisa que seja) quando estudar história é por si só tão fascinante.
Mais fascinante é jogar videogame.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #29 Online: 19 de Novembro de 2007, 07:42:09 »
Existe ainda a outra ponta da questão - o aluno. Por pior ou melhor que a escola seja, quem faz a diferença é sempre o aluno. Se ele prefere passar o ano inteiro empurrando com a barriga dificilmente vai se interessar pelo que quer que seja. Até mesmo por uma disciplina para a qual poderia ter um talento diferente.

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #30 Online: 19 de Novembro de 2007, 09:55:16 »
O que eu farei com Estequiometria se pretendo cursar Direito?

Não vai usar. E nem esquente. No final da faculdade você verá que será quase um analfabeto matemático. Recentemente prestei concurso público e caiu cinco questões de "raciocínio lógico". Nem preciso dizer que eu não conseguia resolver questões simples de geometria que antes de entrar na faculdade eu resolvia facilmente. Questões de probabilidade, arrnajos e combinações, eu não lembrava nem da fórmula nem de absolutamente nada.

A única coisa que lembro bem são operações fundamentais e noções rudimentares do resto. Vou ter que voltar a estudar isso.

Mas eu não acho que escola tem que ser "legal". Tem que estudar um apanhado geral de tudo mesmo sendo chato. A vida exige sacrifícios oras. Poderia ser excluída uma outra matéria, como educação artística e sociologia, mas o resto precisa manter. Literatura pode-se até ter, mas não vejo motivo em forçar o aluno a ler os livros dos escritores brasileiros do século XIX que eu acho horríveis.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #31 Online: 19 de Novembro de 2007, 10:06:26 »
Quanto a falta de respeito pelos professores, parece-me que isso é um reflexo da crise moral do nosso povo. O futuro é negro. Quando a questão sair do controle, como sairá, com desordem generalizada, que torne impossível o controle mínimo das pessoas, no caso em tela dos alunos, voltarão em voga teorias e regimes totalitários e ultra-repressivos. Tenho certeza que isso irá ocorrer e talvez, bem no futuro quando olharem este período do passado verão que foi necessário.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #32 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:00:53 »
2º: não aprendemos muita coisa útil. Em literatura, ficamos sabendo da história do barroco. Quer dizer, temos que decorar pelo menos até a prova. Ora, isso faz alguém escrever um bom livro?
Então, na verdade, um livro, que seria o que a literatura deveria focar pelo nome, tem mais relação com clareza, argumentação e filosofia. E escrever com clareza ou argumentação não tem nada a ver com a aula de português, onde se aprende é a classificar oração coordenada substantiva causal não-lembro-mais-o-que.

Então não souberam te ensinar Literatura. Literatura está muito relacionada à Filosofia da época. Não existe Naturalismo na Literatura sem o Determinismo na Filosofia. Gosto de ver a Literatura como a ilustração da Filosofia.

E tem sim que se aprender orações subordinadas. Pode ser que do jeito que está sendo ensinado, não esteja havendo um total aproveitamento do que é ensinado, mas um aluno tem que saber diferenciar o siginificado de:
- As lojas que estão dando prejuízo serão fechadas. E
- As lojas, que estão dando prejuízo, serão fechadas.

Outra coisa, você defende que corretores ortográficos são o suficiente. Que me diz do seu "invéz"? Eles ajudam, com certeza, mas não são tudo.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #33 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:29:36 »
Existe ainda a outra ponta da questão - o aluno. Por pior ou melhor que a escola seja, quem faz a diferença é sempre o aluno. Se ele prefere passar o ano inteiro empurrando com a barriga dificilmente vai se interessar pelo que quer que seja. Até mesmo por uma disciplina para a qual poderia ter um talento diferente.
Escolas trabalham com seres humanos e vai continuar assim. Não faz sentido apontar falha no aluno. Se existe ou não, não importa, não é essa a questão pois é inútil.
Então não souberam te ensinar
Mas é exatamente esse o ponto que eu quero colocar.
Que o que se aprende na escola tem pouco a ver com o que realmente será usado na profissão.
mas um aluno tem que saber diferenciar o siginificado de:
Eu sei diferenciar isso, mas considero inútil. Como na fala não se faz diferenciação (independente se deveria ou não, geralmente as pessoas adicionam "mas somente as que estão dando prejuízo", "e todas estão dando prejuízo" ou são mais específicos de alguma outra forma.

Outra coisa, você defende que corretores ortográficos são o suficiente. Que me diz do seu "invéz"? Eles ajudam, com certeza, mas não são tudo.
Você escreveu "sigInificado", que o corretor detectou.
Eu escreveu esse "invés" errado porque estava com pressa e não vi o corretor, o que aliás me avisou agora qual a forma correta que eu desconhecia. Pressa que também me faria ignorar uma revisão.

A língua portuguesa como conhecemos será extinta, ou melhor: sera estimta.
Estamos na era da eficiência, não do romance. O importante é comunicar, não respeitar a história e cultura da nossa língua.
Os jovens ki falaum açim, são odiados por amantes da língua portuguesa, mas seguem um padrão da humanidade: eficiência.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2007, 13:39:59 por Ilovefoxes »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #34 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:34:22 »
Escolas trabalham com seres humanos e vai continuar assim. Não faz sentido apontar falha no aluno. Se existe ou não, não importa, não é essa a questão pois é inútil.

Claro, né, a vontade de estudar e a compreensão da importância do estudo na vida futura são completamente irrelevantes...

:roll:

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #35 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:37:01 »
Então não souberam te ensinar
Mas é exatamente esse o ponto que eu quero colocar.
Que o que se aprende na escola tem pouco a ver com o que realmente será usado na profissão.
Não, eu não disse que o conteúdo está errado, eu disse que a forma está errada.

mas um aluno tem que saber diferenciar o siginificado de:
Eu sei diferenciar isso, mas considero inútil. Como na fala não se faz diferenciação (independente se deveria ou não, geralmente as pessoas adicionam "mas somente as que estão dando prejuízo" ou "e todas estão dando prejuízo" no final de qualquer forma.
Na fala é uma coisa, na escrita é outra.

Você escreveu "sigInificado", que o corretor detectou.
Eu escreveu esse "invés" errado porque estava com pressa e não vi o corretor, o que aliás me avisou agora qual a forma correta que eu desconhecia. Pressa que também me faria ignorar uma revisão.

O que só contribui para o meu ponto de vista, o corretor ortográfico não é tudo.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #36 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:40:04 »

Claro, né, a vontade de estudar e a compreensão da importância do estudo na vida futura são completamente irrelevantes...

A lei da gravidade também é importante para manter a escola no chão. Portanto, o espaço não ser um bom lugar para uma escola é uma questão relevante?

Não, é inútil. Vai continuar sendo assim.

Escolas trabalham com pessoas e vão continuar trabalhando. Se o aluno não tem interesse, a escola que deve mudar, pois deve trabalhar com pessoas.
Sabe? Basicamente você não é um bom encanador, e está dizendo que a água foi mal-feita.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #37 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:44:28 »
Fabulosa a sua comparação, Foxes. Mas você se esquece que os alunos têm uma escolha e a água, não.

Eu não estou dizendo que a escola não deva mudar; mas que por mais que a escola mude, por mais que seja excelente, sempre será o aluno a fazer a diferença - para melhor ou para pior.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #38 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:46:48 »
Não, eu não disse que o conteúdo está errado, eu disse que a forma está errada.
Para mim foi o conteúdo, pois não tinha nada a ver com o que é aprendido.
Na fala é uma coisa, na escrita é outra.
A fala influencia a escrita. Quando eu coloquei "geralmente as pessoas adicionam" era relacionado em adicionar tanto na fala como na escrita.
O que só contribui para o meu ponto de vista, o corretor ortográfico não é tudo.
O que? Quando eu coloquei que eu estava com pressa?

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #39 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:50:10 »
os alunos têm uma escolha
Você realmente acredita que um sistema que trabalha com massas existe a "escolha"?
Fantasia.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #40 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:51:25 »
Eu acredito que o indivíduo sempre vai ter escolha. Ele pode ir com as massas ou não.

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #41 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:56:01 »
Sabe, essa de "mas eles tem escolha" me parece um argumento para defender que funcionários públicos no Brasil tem o mesmo desempenho que os de empresas particulares.
É bem engraçado esse apelo ao comportamente das pessoas.

Da mesma forma que "depende do interesse do aluno", eu tenho uma idéia para acabar com o problema de criminalidade e fome ao mesmo tempo: todos os que cometem crimes voluntariamente farão jejum até a morte. Eles tem escolha, não? Ou será que é uma idéia ruim porque é uma péssima idéia mesmo?

Continuo a achar uma questão inútil, irrelevante mesmo.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #42 Online: 19 de Novembro de 2007, 13:59:59 »

Fabulosa comparação, parte II. Não é disso que eu estou falando. Gostaria que parasse de usar espantalhos. Parece crente :-P

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #43 Online: 19 de Novembro de 2007, 14:10:59 »
Espantalhos? Acho que não.
Eu acredito que o indivíduo sempre vai ter escolha. Ele pode ir com as massas ou não.
A escola não trabalha com indivíduos, e sim com massas. A comparação com a água continua a me parecer certa, você que acredita que a solução é uma mudança mágica no comportamento das pessoas.
Sério, talvez em Marte as pessoas engulam essa de "o sistema é perfeito, as pessoas é que fazem as escolhas erradas".
Simples:
Mas você se esquece que os alunos têm uma escolha e a água, não.
Eu não havia me esquecido de nada.

Continuo a só ver: O QUE OS ALUNOS FAZEM OU DEIXAM DE FAZER É IRRELEVANTE, NÃO ADICIONA NADA A DISCUSSÃO.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2007, 14:14:00 por Ilovefoxes »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #44 Online: 19 de Novembro de 2007, 14:15:40 »
Se eu tivesse o interesse que tenho por política, economia e evolução na época do colégio, não teria tanta dificuldades nessas matérias...

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
« Resposta #45 Online: 19 de Novembro de 2007, 14:27:15 »
Como seu professor ensinou Darwin na época? Ele te pedia para decorar termos como "mutação" ou aprofundou bastante nos processos?

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #46 Online: 19 de Novembro de 2007, 14:49:03 »
No trecho citado eu estava respondendo uma pergunta direta sua, meu caro.

E a escola pode trabalhar com massas - e por isso mesmo ela deve se adaptar aos seus tempos - mas o aluno é e sempre vai ser um indivíduo. Ele que vai determinar se vai pra frente ou não, se vai aproveitar a escola que tem ou não. É disso que estou falando, nada mais. Se você não consegue ver isso, paciência.

Mas quer saber? Vou aplicar meu próprio conselho e ter paciência. Você é peremptório e ofensivo demais em suas mensagens. Se até em discussões inócuas como esta você consegue ser assim, não vejo por que continuar perdendo meu tempo. Até outro dia :ok:

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #47 Online: 19 de Novembro de 2007, 15:11:18 »
Mais fascinante é jogar videogame.
::) Sabe que isso explica muita coisa?

Concordo inteiramente com o Dbohr.
E digo por quê: Vi isso em primeira mão. No colégio onde trabalhei, muitas das salas tinham recursos multimídia, data-show, computadores (com acesso à internet), e todo o tipo de parafernália tecnológica. Mesmo usando a exaustão esse tipo de recursos, apresentando filmes e usando softwares interativos, alguns dos alunos simplesmente não se interessavam.
Por outro lado, alguns deles, prestavam atenção e participavam até mesmo das aulas mais tradicionais, comigo falando em frente a lousa.
A escola ou o professor podem fazer de tudo para incentivar um aluno. Mas não há meio de forçá-lo a se interessar.
« Última modificação: 19 de Novembro de 2007, 15:13:38 por Thufir Hawat »
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #48 Online: 19 de Novembro de 2007, 15:20:44 »
Fora que se cad um quiser tirar do curriculo escolar matérias que não gosta não sobraria nenhuma.... Eu tiraria todas as exatas..... OFoxe tiraria várias humanas... Alguem tiraria biológicas....... e ai?Ai gente vai lá fazer o que?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Rhyan

• Visitante
« Resposta #49 Online: 19 de Novembro de 2007, 15:23:25 »
Como seu professor ensinou Darwin na época? Ele te pedia para decorar termos como "mutação" ou aprofundou bastante nos processos?

Sabe que nem lembro, eu detestava biologia. E pra piorar fiquei meio ano sem professor no 1º colegial. Isso me fodeu muito no 2º e 3º...

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!