Eu acho que poderiam tirar literatura e educação artística e poderiam dar uma ótima duma resumida em História, Geografia, Biologia e Química.
Matemática e Física deveriam melhorar os métodos de ensino...
Eu falo por mim...
Exatamente, fale por você.....
...
Eu aprendi muito mais sobre História, Geografia e Biologia assistindo a programinhas no Discovery, me divertindo, do que naquela chatisse de ficar lendo livros e apostilas com aquela pressão de ter que provar que realmente aprendi (ou não, porque muitas vezes só decorava pra ir bem na prova). Sem contar que minha cabeça estava em outro mundo... Eu só queria saber de jogar bola, video-game, aprontar, andar de bike, zuar etc.
Isso, aprenda nesses programinhas meiaboca do discovery.....é tão instritivo quanto a Superinteressante. Tem até programas de fantasma.
Ué... E matérias ensinadas no colegial é o que? Ou vais dizer, por exemplo, que a teoria da evolução é devidamente ensinada nas escolas?
Você aprende mesmo história fazendo aqueles trabalhos ridículos de quase cópia?
Ou então ficar lendo e relendo um assunto pelo qual você não teve qualquer motivação para querer aprender só pra mostrar pro professor que você aprendeu por alguns dias?
Pelo menos assistindo a bons documentários você pode aprender as coisas sem tanto sacrifício e ainda se interessa pela coisa.
Se não fosse esses "programinhas meiaboca do discovery" eu, por exemplo, nunca teria chegado a ter motivação para ler Richard Dawkins, Nietzche e vários assuntos de meu interesse.
E também está faltando didática e até instrução dos professores.
É muito chato pra alunos rebeldes aturar professores chatos que não sabem demonstrar que podem ensinar coisas realmente úteis aos alunos.
Aluno rebelde tem que ser disciplinado e não receber carinho.
Eu não to dizendo que aluno rebelde precisa de carinho. Não sei da onde você tirou esta conclusão. Parece até que se sentiu atacado pela minha opinião.
E disciplinar também não é a solução para tudo. Tem muito aluninho burrinho que é facilmente disciplinável simplesmente porque é fácil desencorajá-lo a questionar e a raciocinar.
E o pior é que muitos desses "aluninhos queridinhos" continuam burrinhos mesmo depois de adultos.
Não to dizendo que alunos disciplinados são burros, mas disciplina não é tudo. Para alguns disciplina rígida pode ser uma catástrofe.
Não adianta muito ficar falando sobre "estudar vai fazer você se dar bem NO FUTURO", porque o ser humano é cético por natureza e pode resistir a seguir conselhos pelo qual não seja de fato convencido. Segundo a lógica dos filhotes humanos: "O FUTURO QUE SE FODA!"
Ainda bem que tem pais que conseguem tirar essa lógica da cabeça das crianças.Mas dos que não conseguem , sempre tem emprego de lixeiro, gari.......
Você não parece entender o que falo... E seguindo o raciocínio da minha resposta anterior, existem crianças que você precisa convencer decentemente de que o conhecimento é algo realmente útil.
Como eu já disse... Tem muito aluninho burrinho que não questiona nada.
Eu sempre gostei de aprender as coisas, mas uma coisa que todo ser humano tem é a tendência a querer saber "porquê" aprender tal coisa.
Oras, é um tanto penoso você deixar de se divertir para estar numa sala de aula sem de fato saber o porquê. Mesmo que os pais e professores falem que o futuro está na educação, para muitos é necessário uma PROVA disso.
Mas não... O que eu vi muito acontecer, o que eu acho errado e retrógado, é simplesmente atribuir a diversão como algo ruim, coisa de vagabundo que não dá futuro.
A mente infantil é combativa e sugestionável ao mesmo tempo. Se você ataca um hábito prazeiroso que é brincar para lhe enfiar livros sobre assuntos "chatos" a primeira coisa que pode surgir na idéia de uma criança é que estudar é uma coisa CHATA.
É claro que deixar solto não é nada bom, porque por instinto de acomodação a criança só vai querer aprender coisas fáceis e divertidas.
Tem que tentar tornar o aprendizado menos chato.
Tem que dar demonstrações práticas e instantaneamente convincentes.
Ex1: "Ser bom em matemática pode te ajudar a vencer jogos de carta, de estratégia e xadrez". Isso daí seria um apelo à competitividade que é uma das maiores motivações para que os jovens busquem se aprimorar.
Isso é interessante....ensinar as crianças a serem jogadoras desde pequenas...Poker no primário deve ser ótimo.
Ex2: "Ser bom em matemática te ajuda a identificar as falácias femininas para te fazer de bobo". Exemplo machista, mas com certeza deve estimular alguns garotos a se preocupar seriamente com seu raciocínio. "Homens com raciocínio bom consegue sexo de melhor qualidade e blá blá blá..."
hahahahahaha........ Isso é sacanagem né?Desde quando pessoas que são melhor em matemática se saem melhor com mulheres que os que não sabem?Criança éignorante, não burra...... Quem é que cai nessa?hahahahaha
Ex3: "A biologia tem respostas coerentes para a origem da vida... Se você acredita em Adão e Eva é porque é burro!". É uma clara apologia ao ateísmo, mas a própria idéia de associar a "biologia decente" ao ateísmo pode incentivar os "diabinhos" a estudar biologia pra jogar na cara de seus parentes crentes ignorantes tudo o que sabe. Jovens muitas vezes adoram quebrar padrões, ainda mais se tratando de algo como Deus que os proíbem de fazer e falar muita coisa.
É........E vai fazer os carolas fugirem das salas de aulas, para serem catequisados em casa...... ótima idéia.... e ainda mata o estado laico.
Ex4: "Se sua mãe gasta dinheiro com tarot é porque ela não teve a chance de estudar ciência de verdade. Tarot, assim como astrologia, é enrolação pura!". Se tivessem falado isso pra mim quando eu era garoto e adorava astroNOmia (e não astroLOgia... Odiava Astrologia) provavelmente teria sido um grande incentivo para que eu preocupasse em estudar pra não ser trouxa de gastar dinheiro com charlatões.
Ofender a mãe deles com certeza vai trazer ótimos resultados.....
Estou dando exemplos absurdos mesmo, mas que para alguns tipos de alunos talvez funcionem.
O que eu quero dizer é que exemplos práticos precisam ser mostrados para que o aluno se conscientize da importância de estudar tal assunto.
Eu só ia bem em matemática porque eu gostava. Decerto por eu ser filho de engenheiros aprendi a gostar de cálculos e raciocínio.
Mas quem não tem tanta motivação em casa fica mais difícil. Por mais que se motive os filhos a estudar, só isso não é o suficiente. As crianças precisam se convencer disso.
Uma crianças as vezes precisa cair pra aprender que é doloroso a queda. Claro que não estou dizendo pra empurrar uma criança do 2 andar, mas tem que dar um pouco de liberdade pra que ela aprenda por si própria. Brincar com fogo, botar o dedo na tomada... Um choquezinho de 110 não mata, uma queimadinha com fósforo também não. A criança vai achar óbvio demais que não se deve brincar com fogo pq é "perigoso". Daí você vai ter facilidade pra ensiná-la que não se deve ficar perto do fogão, não por dedo em tomada, ter muito cuidado ao subir em árvores.
Eu sei que qualquer um é capaz de "aprender" as coisas por obrigação. Se não fosse por isso eu não teria nem entrado numa faculdade e me formado, já que tive que estudar coisas que nem me foram úteis ou coisas que só descobri a verdadeira utilidade anos depois.
Mas aprender com boas motivações é muito melhor, poupa esforços e stress.
Biologia, matemática, física são muito mais interessantes do que aquilo que é apresentado nas escolas (pelo menos no meu tempo e nos colégios que estudei).
Se eu tivesse tempo e menos preguiça mental eu estudaria mais a fundo estes assuntos com certeza. To até estudando, mas bem aos poucos mesmo, nada que eu possa considerar como "específico".
E tipo...
O que muitas vezes desmotiva a mulecada a aprender é que tem muito professor(a) com aquela cara de bunda caída! Professor tem que ser o fodao e não a vítima da esperteza dos alunos.
Tem que ter imponência, popularidade, ser inquestionavelmente o fodão da classe. A verdade é essa! Tem que conhecer as malícias da garotada e conquistar o respeito. Mas ao que parece poucos são os professores que sabem ensinar de verdade. Até mesmo na faculdade, onde o pessoal já é mais crescidinho, esses professores bundões sempre são os piores, mais desmotivadores. Assuntos ridiculamente fáceis se tornam difíceis porque tem um bundão à frente que não sabe explicar o que é simples sem complicar.
Se metade dos professores assistissem alguns episódios dakele programa da "super-babá" (não lembro mais o nome, era um que passava no P & A) certamente melhorariam em muito suas habilidades pra lidar com os diabinhos.
Não são os professores quetem que "lidar com diabinhos" , são os pais..... Diabinhos tem que ser retirados da sala e punidos.....
Professores precisam ter liderança e didática. Não precisam ser como os pais, mas o papel do professor é ensinar seu conteúdo. E será que os professores sabem fazer isso?
"Aluno problema" existe em todo lugar, e claro, professor não é mágico. Mas tem muito professor que sabe desestimular alunos.
Tem professor que dá até pena... Você sente receio de fazer uma pergunta que posso ser interpretada como uma discordância do conteúdo.
Tive alguns bons professores, e digo que eram os que mais conquistavam respeito e sabiam ensinar de verdade e, ainda por cima, gostavam do faziam (ou fingiam muito bem).
Tinha até um professor que admitia que tinha alunos que sabiam mais de computação do que ele, inclusive do próprio conteúdo que ele ministrava (sim, tem alunos que frequentam o curso de computacao apenas pra pegar o diploma pois estão no ramo há mais de décadas).
Nada melhor que a liderança aliada a um pouco de humildade.