Contudo, eu considero muito importante que grupos reprimidos precisem se afirmar na sociedade, bem aquela coisa de "100% negro", "tenho orgulho de ser gay" e tudo mais. Eles não se acham mais do que os outros, apenas dão uma mensagem à sociedade: "Eu existo e exijo que me tratem assim como tratam aos outros". Tratamento especial é que eu já acho bullshit.
E quem escrevesse um "100% branco" levava uma surra
A questão é que não há motivos para tu precisar se afirmar branco, ao menos que seja racista. Por isso que é condenável ver alguém usando uma camisa dessas. É provocativo demais, se eu fosse negro me sentiria bem ofendido. E não venha me dizer que se ofende com uma T-shirt "100% negro".
Você tá de sacanagem né? Quer dizer, é impressionante como você tem coragem de dizer que elogiar um branco é racismo e elogiar um negro é afirmação de uma grupo ou sei lá o que dessa forma tão normal...
Você está seguindo uma linha de coitadimos legítima.
Todo mundo pode elogiar (ou criticar) tanto a indivíduos brancos quanto negros, sem ser racismo. Racismo é estender a coisa ao nível racial.
Como os negros foram históricamente tidos como menos que gente, é natural que surjam essas demonstrações de orgulho, mesmo que questionáveis de um ponto de vista puramente "igualitário". Mas esse ponto de vista simplesmente ignora a história. Não dá para desconsiderar a discriminação anterior.
Não é que qualquer tipo de afirmação seja aceitável como natural, próxima de ser inofensiva. Algo como "100% negro", mais do que um orgulho racial, uma idéia de superioridade, é uma afirmação de "não-vergonha" (no bom sentido) racial. Porque não há vergonha alguma em se ser negro. Muito embora a sociedade tenha durante muito tempo dito implicitamente ou explicitamente que sim.
Já os brancos de modo geral nunca foram oprimidos por serem brancos, nunca foram um tipo de escória da sociedade, então não tem por que usar camisas ou afirmações quaisquer no sentido de que não tem nada demais em ser branco. Por que é algo meio "default". É meio evidente, ou absurdamente mais provável a ponto de ser desprezível uma hipótese diferente, que alguém que saia proferindo sobre orgulho de ser branco não acha que negros, japoneses e brancos são iguais, mas que a raça branca é superior por isso e aquilo.
Sim e não. A questão é que na nossa cultura ocidental os caucasianos nunca foram um grupo reprimido (talvez em alguns círculos em prisões¹).
Será mesmo?
Bah, pelo amor de deus! Não seja hipócrita!
Hipocrisia pelo que? Empregou mal o uso do termo heim...
Eu não vejo ninguém defendendo os não-caucasianos brancos depois do regime nazista. Não vejo ninguém defendendo orientais depois da propaganda contra nos EUA durante a segunda guerra mundial. Quantos mais brancos foram discriminados por fenótipos?
Mas do que está falando afinal??
Não é preciso defender "os brancos", porque os brancos são normalmente socialmente aceitos como sendo simplesmente "gente", e com os negros isso não é tão consensual.
Não se teve historicamente artigos científicos comparando brancos generalizadamente a intermediários entre primatas e humanos propriamente ditos, dizendo que tem crânios menores e etc. Os brancos também foram na maior parte da história os mais ricos e mais "civilizados", de onde também não houveram argumentações sobre serem na verdade, naturalmente selvagens, novamente, intermediários entre macacos e humanos "de verdade". Não houveram estudos ou sugestões de que seriam os brancos naturalmente mais violentos ou propensos ao crime. Ou que os brancos tivessem uma limitação de ascenção sócio-econômica em seus genes.
Os asiáticos e uns poucos brancos (irlandeses) estão num nível meio intermediário nesse tipo de "consenso social" sobre sua humanidade.
Já negros sentem maior necessidade de se defender, porque ainda não há esse consenso social, ou ao menos é ainda muito recente, sendo comparavelmente mais expressiva a dissidência do consenso.
Cara, na boa, nunca vi alguém dizer isso.
Com essas palavras não. Mas fica nas entrelinhas, é só ver os comentários do povo.
Quero exemplos.
Começa com o termo "dívida histórica" e termina com aquele cara que bateu no repórter Vesgo e referiu-se a brancos como "não é lugar para playboy". Quer dizer, não sei por onde começar.
Poxa, em que mundo você vive se você não vê isso? A toda hora as pessoas pedem dinheiro ou garantias por serem negras.
O noticiário da Globo, que é o que o povo vê, quando acontece um crime, é comum ouvir as referências de "esse branquelo teve todas as mordomias, merece isso...". "Eu bem que merecia esse prêmio, nasci negro..." etc...
O que não é exclusividade dos negros, afinal, teve o caso daqueles gêmeos que não conseguiram ser consensualmente negros, e estavam querendo "se passar por negros" para ter essas vantagens... e etc... "todo mundo" tenta ter suas vantagens aqui e ali, não é exclusividade dos negros. Como os negros foram historicamente discriminados, é natural que se sintam mais vítimas e queiram mais recompensas e etc. Não quer dizer que estejam corretos em todas as exigências - e é essencial lembrar que não são unânimes nem entre todos os negros, nem entre todos os brancos.
A questão é que não há motivos para tu precisar se afirmar branco, ao menos que seja racista. Por isso que é condenável ver alguém usando uma camisa dessas. É provocativo demais, se eu fosse negro me sentiria bem ofendido. E não venha me dizer que se ofende com uma T-shirt "100% negro".
talvez eu me sinta. senti-me mal quando ouvi que militantes da educafro entoaram "raça negra, raça forte".
Sim, e tu deve ter ficado com medo deles pegarem armas e saírem por aí matando brancos, né?
Você já ouviu falar em como gangues matam devido a cor? E não é algo que possa ser chamado de raro. A discriminação, que ocorre na maioria com brancos por serem considerados privilegiados (apesar de ser contraditório) não é em baixa escala.
Você está fazendo uma mistureba danada.
Eu não concordo com várias das políticas que visam buscar o que eu chamo de uma "igualdade estética", quebrando a isonomia legal, mas essas políticas não tem nada a ver com ódio racial de negros contra brancos. Ninguém defende que gangues de negros devessem sair matando brancos pelos brancos terem sido historicamente privilegiados ou terem tido maior sorte.