Autor Tópico: "como pensam os brasileiros"  (Lida 33859 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
"como pensam os brasileiros"
« Online: 20 de Novembro de 2007, 02:58:23 »
Ainda não li, mas parece interessante. Um trecho:

A corrupção, essa praga tão destruidora quanto a saúva o era nos tempos do ciclo do café, tem o beneplácito da maioria dos iletrados. Isso ficou claro quando se colocou a seguinte pergunta: "Como considerar a atitude do funcionário público que ajuda uma empresa a ganhar um contrato no governo e depois recebe dela um presente de Natal?". Para 80% dos que não sabem ler ou escrever, isso é apenas um "favor" ou um "jeitinho". Para 72% dos que concluíram a universidade, é corrupção e ponto final. Voltando à frase do segundo parágrafo desta reportagem, entre os analfabetos 40% acham que uma pessoa eleita para um cargo público deve usá-lo em benefício próprio. Dos que atravessaram todo o ensino superior, somente 3% pensam assim. O mesmo contraste é percebido quando o tema é a intervenção do estado na economia. Incríveis 90% dos analfabetos acham que o governo deve socorrer empresas em dificuldades. Entre os que têm nível superior, apenas 27% concordam inteiramente com isso e 37% aceitam a atitude em alguns casos. Ainda mais preocupante é a proporção de iletrados que apóiam a censura governamental. Para quase 60% deles, "programas de TV que fazem críticas ao governo devem ser proibidos", contra somente 8% dos que exibem nível superior. Dá para ver de onde os partidários da tentação autoritária tiram seu entusiasmo liberticida.

"como pensam os brasileiros"

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: "como pensam os brasileiros"
« Resposta #1 Online: 20 de Novembro de 2007, 07:46:42 »
Um país que QUER naufragar tem boa chance de conseguir...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #2 Online: 20 de Novembro de 2007, 07:59:12 »
Para todos aqueles que acham que a corrupção começou depois dos Militares...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 20 de Novembro de 2007, 09:12:12 »
Quantos analfabetos temos neste país será? Acho que a ampla maioria é de pessoas que concluíram o ensino fundamental apenas. Mas não creio que pensem muito diferentemente dos analfabetos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #4 Online: 20 de Novembro de 2007, 09:36:29 »
O povo brasileiro é corrupto e não tem vergonha na cara? É ignorante e puxa-saco?

Silêncio torcida. Xiu!
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #5 Online: 20 de Novembro de 2007, 10:27:55 »
Quantos analfabetos temos neste país será? Acho que a ampla maioria é de pessoas que concluíram o ensino fundamental apenas. Mas não creio que pensem muito diferentemente dos analfabetos.

Não são MESMO.

O que conheço de gente com ensino médio, graduação e pós com opiniões semelhantes às expostas lá em cima não está no gibi. Titulação não é sinônimo de inteligência...

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #6 Online: 20 de Novembro de 2007, 10:29:41 »

Não são MESMO.

O que conheço de gente com ensino médio, graduação e pós com opiniões semelhantes às expostas lá em cima não está no gibi. Titulação não é sinônimo de inteligência...

Pois é. Mas de um modo geral, supondo que toda população tivesse o ensino médio (os que tem idade óbviamente), as coisas seriam melhores, com toda certeza. Ainda haveria mazelas, mas estou certo que seria menos.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #7 Online: 20 de Novembro de 2007, 10:36:06 »
Se :-|

Infelizmente, temos uma população cada vez maior de analfabetos funcionais ao fim do Ensino Médio. E basta olhar o tópico sobre ensino para ver o quanto ainda temos que andar...

Offline n/a

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #8 Online: 20 de Novembro de 2007, 11:16:50 »

Não são MESMO.

Olha Dbohr, a pesquisa do sujeito indica justamente o contrário. Claro que existem várias pessoas com alta escolaridade e idéias "estranhas", mas em geral quanto menos educadas as pessoas mais absurdos são os seus pensamentos. Isso era de se esperar, o que surpreende na pesquisa é que os pensamentos são muito absurdos!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #9 Online: 20 de Novembro de 2007, 11:30:06 »
Oh, não se confunda. Não estou sugerindo que "é tudo igual". Lógico que uma pessoa com mais escolaridade tenderá a ser mais esclarecida. Só estou dizendo que o ser humano tem uma tendência muito forte a acreditar em dogmas - sejam eles religiosos, econômicos, políticos ou o que seja. E tenho a impressão que isso, infelizmente, independe de escolaridade.

Ou pior ainda; pessoas escolarizadas que sabem claramente que receber um agradinho do empresário é errado e ainda assim aceitariam o tal agradinho.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #10 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:38:18 »

A corrupção, essa praga tão destruidora quanto a saúva o era nos tempos do ciclo do café, tem o beneplácito da maioria dos iletrados. Isso ficou claro quando se colocou a seguinte pergunta: "Como considerar a atitude do funcionário público que ajuda uma empresa a ganhar um contrato no governo e depois recebe dela um presente de Natal?". Para 80% dos que não sabem ler ou escrever, isso é apenas um "favor" ou um "jeitinho". Para 72% dos que concluíram a universidade, é corrupção e ponto final. Voltando à frase do segundo parágrafo desta reportagem, entre os analfabetos 40% acham que uma pessoa eleita para um cargo público deve usá-lo em benefício próprio. Dos que atravessaram todo o ensino superior, somente 3% pensam assim. O mesmo contraste é percebido quando o tema é a intervenção do estado na economia. Incríveis 90% dos analfabetos acham que o governo deve socorrer empresas em dificuldades. Entre os que têm nível superior, apenas 27% concordam inteiramente com isso e 37% aceitam a atitude em alguns casos. Ainda mais preocupante é a proporção de iletrados que apóiam a censura governamental. Para quase 60% deles, "programas de TV que fazem críticas ao governo devem ser proibidos", contra somente 8% dos que exibem nível superior. Dá para ver de onde os partidários da tentação autoritária tiram seu entusiasmo liberticida.

Não concordo com isso não.
Para mim há corruptos e não corruptos independentemente do estrato social. E nos meios mais simples as vezes dão até mais valor ao bom caráter, a honestidade e ao cumprimento das leis.   :hein:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #11 Online: 20 de Novembro de 2007, 12:41:51 »
Gostaria de saber a metodologia usada na tal pesquisa.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #12 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:22:49 »
O povo brasileiro é corrupto e não tem vergonha na cara? É ignorante e puxa-saco?

Silêncio torcida. Xiu!

:P

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #13 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:34:48 »
sso ficou claro quando se colocou a seguinte pergunta: "Como considerar a atitude do funcionário público que ajuda uma empresa a ganhar um contrato no governo e depois recebe dela um presente de Natal?". Para 80% dos que não sabem ler ou escrever, isso é apenas um "favor" ou um "jeitinho". Para 72% dos que concluíram a universidade, é corrupção e ponto final. Voltando à frase do segundo parágrafo desta reportagem, entre os analfabetos 40% acham que uma pessoa eleita para um cargo público deve usá-lo em benefício próprio. Dos que atravessaram todo o ensino superior, somente 3% pensam assim.

:| Corrupção e ponto final?

Queria que perguntassem se no poder eles fariam isso também e no caso, seria corrupção ou "jeitinho".

:| Sei lá, isso me parece no mínimo hipócrita.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #14 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:37:12 »
Pois é...

Eu ia dizer que não sou corrupta, nem corruptível...

Mas daí me lembrei que eu compro joguinhos piratas  :vergonha:

[]s

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #15 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:41:29 »
Pois é...

[]s

Mas o quanto você é mais do que isso?
A Irlanda é uma porca gorda que come toda a sua cria - James Joyce em O Retrato do Artista Quando Jovem

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #16 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:42:03 »
A vários anos um político qualquer disse:

Ninguém pode atirar a primeira pedra, somos todos corruptos.

Bacana que os universitários reconheçam como corrupção, mas o importante é reconhecer ou não cometer?

Os responsáveis pela corrupção na câmara, no senado.... Possuem em maioria ensino fundamental ou ensino superior?

Suyndara

• Visitante
« Resposta #17 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:50:25 »
Pois é...

[]s

Pirataria é crime, se eu compro estou incentivando...ainda que use como desculpa o fato de não poder comprar o dvd original :wink:

Eu não sonego impostos, não pago e nem recebo propinas, não atraso nenhum pagamento e sempre me considerei honesta e íntegra :ok:

Mas ao me lembrar que ontem mesmo comprei um jogo pirata, sei que já não posso mais atirar a primeira pedra :vergonha:

[]s

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #18 Online: 20 de Novembro de 2007, 13:55:40 »
Encontrei a última cristã

Suyndara

• Visitante
« Resposta #19 Online: 20 de Novembro de 2007, 14:01:00 »
Encontrei a última cristã

:grito: Nãaaaaaaaaooooooooooo!!!

Me xinga de burra, insana, qualquer coisa...cristã não  :'(

Luz

• Visitante
« Resposta #20 Online: 20 de Novembro de 2007, 14:05:00 »
sso ficou claro quando se colocou a seguinte pergunta: "Como considerar a atitude do funcionário público que ajuda uma empresa a ganhar um contrato no governo e depois recebe dela um presente de Natal?". Para 80% dos que não sabem ler ou escrever, isso é apenas um "favor" ou um "jeitinho". Para 72% dos que concluíram a universidade, é corrupção e ponto final. Voltando à frase do segundo parágrafo desta reportagem, entre os analfabetos 40% acham que uma pessoa eleita para um cargo público deve usá-lo em benefício próprio. Dos que atravessaram todo o ensino superior, somente 3% pensam assim.

:| Corrupção e ponto final?

Queria que perguntassem se no poder eles fariam isso também e no caso, seria corrupção ou "jeitinho".

:| Sei lá, isso me parece no mínimo hipócrita.

Tirou as palavras do meu teclado, mas desisti de postar, pois pensei que todos iam achar minha especulação muito ingênua.  :(

Foi o que pensei: deviam perguntar não apenas o que as pessoas "pensam" a respeito, mas se também fariam ou concordam.  :?   Se elas são coniventes ou estão apenas "conformadas"...  :umm:

Pois é...

[]s

Pirataria é crime, se eu compro estou incentivando...ainda que use como desculpa o fato de não poder comprar o dvd original :wink:

Eu não sonego impostos, não pago e nem recebo propinas, não atraso nenhum pagamento e sempre me considerei honesta e íntegra :ok:

Mas ao me lembrar que ontem mesmo comprei um jogo pirata, sei que já não posso mais atirar a primeira pedra :vergonha:

[]s

Eu concordo - também já comprei jogos piratas e minha consciência não ficou nada satisfeita com isso.  :vergonha:

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #21 Online: 20 de Novembro de 2007, 14:09:21 »
Outra pecadora! O inferno espera todas vós.

Offline Nyx

• Nível Máximo
  • *
  • nyx
« Resposta #22 Online: 20 de Novembro de 2007, 14:11:35 »
 :P Sou réu confesso nesse caso.

:P Você não Quereu?

Offline Quereu

• Nível 26
  • *
  • Evoé Baco
« Resposta #23 Online: 20 de Novembro de 2007, 15:17:39 »
Confesso todos os meus pequenos delitos para gáudio dos grandes delinquentes fazendo iguais anões e gigantes.

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #24 Online: 21 de Novembro de 2007, 13:36:23 »
Puxar filme do eMule é pirataria?
Acho que não, é mais compartilhamento né?!  :vergonha: Afinal não estou comprando nem vendendo...

Tirando isso acho mesmo quase impossível ser 100% correto em tudo...

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!