Autor Tópico: "como pensam os brasileiros"  (Lida 33874 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: "como pensam os brasileiros"
« Resposta #375 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:04:18 »
Não sei até que ponto podemos comparar o divórcio nos anos 40, e a situação do compartilhamento de arquivos hoje em dia.

Penso na comparação em termos da "moralidade" envolvida. Hoje em dia é "moralmente errado" compartilhar arquivos via p2p, ainda que não haja troca de dinheiro. Nos anos 40, divórcio era "moralmente errado", por afrontar uma suposta união familiar.

O entendimento sobre o divórcio mudou porque a maneira de pensar e, principalmente, a prática das pessoas mudou. Se a Lei não acompanhasse essa mudança, se tornaria letra morta.

Ora, o mesmo pode se dar com tecnologias de compartilhamento de arquivos e PI. A Lei corre sério risco de se tornar letra morta a menos que mude em conformidade com o nosso tempo.

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #376 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:13:26 »
Não sei até que ponto podemos comparar o divórcio nos anos 40, e a situação do compartilhamento de arquivos hoje em dia.

Penso na comparação em termos da "moralidade" envolvida. Hoje em dia é "moralmente errado" compartilhar arquivos via p2p, ainda que não haja troca de dinheiro. Nos anos 40, divórcio era "moralmente errado", por afrontar uma suposta união familiar.

O entendimento sobre o divórcio mudou porque a maneira de pensar e, principalmente, a prática das pessoas mudou. Se a Lei não acompanhasse essa mudança, se tornaria letra morta.

Ora, o mesmo pode se dar com tecnologias de compartilhamento de arquivos e PI. A Lei corre sério risco de se tornar letra morta a menos que mude em conformidade com o nosso tempo.

Entendo seu ponto, mas ainda acho que estamos falando de coisas muito diferentes.

Um divórcio envolve dois adultos, ainda que moralmente condenável em uma época (valores religiosos, não?) é uma questão de sobrevivência até, existem casos em que condenar as duas pessoas a permanecerem casadas seria algo criminoso, é algo de primeira necessidade que as pessoas possam ser livres para seguir seus caminhos, se o casamento foi um erro, tem o divórcio e pronto, cada um segue, ao menos em tese, seu caminho.

Enquanto que compartilhar arquivos está longe de ser algo de primeira necessidade. Vamos supor, apenas para argumentar, que uma solução X qualquer eliminou toda a pirataria do mundo. Alguém ia morrer se não pudesse mais baixar arquivos compartilhados em e-mules, torrents? Acho que não.

EDIT : continuo a participar do tópico amanhã.
« Última modificação: 27 de Novembro de 2007, 15:22:09 por Ricardo B. »
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #377 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:26:50 »
Não quis fazer um julgamento de valores, mas sim do fato que a lei pode e deve mudar consoante aos costumes da época.

OK, então comparar troca de arquivos com divórcio talvez seja pegar pesado. Eu não conheço a evolução do Código Civil bem o bastante para dar um exemplo mais próximo, mas tenho certeza que deve existir algo assim.

De repente até amanhã penso num exemplo melhor, mas o espírito é esse 8-)

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #378 Online: 27 de Novembro de 2007, 15:45:49 »
Pô, mas deu para entender perfeitamente!
Até eu entendi!  :hihi:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: "como pensam os japoneses"
« Resposta #379 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:54:15 »
27/11/2007

Por Thiago Marques

Pirataria Portátil

É difícil imaginar que um país com uma indústria gamística tão forte como o Japão possa sofrer com problemas de pirataria como nós aqui no Brasil. Mas ultimamente um pequeno dispositivo de armazenamento tem tirado o sono de empresas do setor por lá, mais especificamente a Nintendo e todas as produtoras que criam jogos para o Nintendo DS. O nome desta ameaça se chama R4, um cartão de memória capaz de armazenar e rodar jogos de DS baixados ilegalmente na Internet além de músicas no formato MP3 e jogos homebrew.

O R4 já se tornou um dos itens mais procurados no distrito de Akihabara em Tokyo, famoso reduto de gamers que consideram o local um verdadeiro santuário para encontrar tudo o que procuram em matéria de consoles e jogos. Algumas lojas, tentando se esquivar de qualquer responsabilidade por vender o produto, tem colocado anúncios nas lojas que dizem "Já chegou a nova remessa de R4!! Você sabe o que ele faz! Absolutamente nenhuma pergunta será respondida em relação à este produto".

Segundo a Nintendo, ela está ciente da existência de tal produto mas devido à popularidade fica difícil de reprimir às suas venda. Segundo seu porta-voz "Estamos observando de perto estes produtos e os estudando. Mas nós não temos como destruir todos eles."

O produto em si, como os modchips usados em videogames caseiros, não é ilegal (de acordo com as leis da maioria dos países), mas os seus consumidores acabam cometendo crime de propriedade intelectual ao baixar e rodar roms pirateadas de jogos de Nintendo DS.

Acredita-se que o R4 seja fabricado na China e várias lojas online o comercializam por volta de 50 dólares.

Fonte: http://pcmag.uol.com.br/content.asp?cc=1&id=407
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Ricardo RCB.

• Nível 32
  • *
« Resposta #380 Online: 28 de Novembro de 2007, 10:59:32 »
Não quis fazer um julgamento de valores, mas sim do fato que a lei pode e deve mudar consoante aos costumes da época.

OK, então comparar troca de arquivos com divórcio talvez seja pegar pesado. Eu não conheço a evolução do Código Civil bem o bastante para dar um exemplo mais próximo, mas tenho certeza que deve existir algo assim.

De repente até amanhã penso num exemplo melhor, mas o espírito é esse 8-)

Sobre a evolução da lei eu entendi e concordo que a lei tem que mudar e evoluir de acordo com a sociedade, só achei o exemplo do divórcio inadequado como expliquei em mensagem anterior.
“The only place where success comes before work is in the dictionary.”

Donald Kendall

Offline Alegra

• Nível 40
  • *
« Resposta #381 Online: 11 de Dezembro de 2007, 10:33:30 »
Achei muito interessante a explicação do Sport (administrador geral do emule-portuguese) sobre se o eMule é pirataria ou não e resolvi postar aqui para tirar todas as dúvidas... :wink:

um outro caso que me lembrei agora, q não tem muito a ver, mais chega a ser crime
muitos vão no #eMule-Portuguese dizer que irão denunciar o canal a policia, a mãe, a tia, o pai, papagaio, piriquito, cachorro e etc por causa da Pirataria
vamos esclarecer então:

o canal de ajuda #eMule-Portuguese (e seus variantes) não fornecem qualquer conteúdo protegido por direitos autorais, nem mesmo OpenSource
A divulgação/distribuição de tais conteúdos, fica a total e completamente responsabilidade da pessoa que colocou o arquivo na rede
basta somar 1 + 1
se a culpa fosse nossa, o "dono" do eMule não deveria ser preso?
claro que não!
ele fez um programa para distribuir arquivos, quais arquivos?
aí fica a seu critério
e ainda adotamos no canal uma política anti-spam
não são adimitadas qualquer tipo de propaganda de site, programa ou afins no canal

Cordialmente,
Sport 

Seria interessante ler o tópico todo... http://emuleportuguese.110mb.com/viewtopic.php?p=4168#4168

:ok:

Já sinto sua falta. Vá em paz meu lindo!

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
Re:"como pensam os brasileiros"
« Resposta #382 Online: 24 de Abril de 2013, 20:50:14 »
82% da população acredita ser fácil desobedecer leis no Brasil

Fonte: http://www.migalhas.com.br/Quentes/17,MI176961,51045-82+da+populacao+acredita+ser+facil+desobedecer+leis+no+Brasil

O Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Direito GV avaliou o grau de percepção do brasileiro em relação ao respeito às leis e às ordens de algumas autoridades. A pesquisa foi feita por meio do IPCLBrasil, índice de percepção do cumprimento da lei, e revelou que 82% da população acredita que é fácil desobedecer leis no Brasil.

O indicador de legitimidade avaliou a opinião dos entrevistados quanto à importância de se obedecer à lei, aos policiais e aos juízes. Enquanto 82% dos brasileiros reconhecem que é fácil desobedecer às leis no Brasil, 79% concordam que, sempre que possível, o cidadão brasileiro apela para o “jeitinho”. “Esses dados parecem indicar que a obediência às leis no Brasil ainda exige uma justificativa”, explica a professora Luciana Gross Cunha, coordenadora da pesquisa.

(...)

Por outro lado, somente 54% dos entrevistados responderam que é provável ou muito provável que a compra de um CD ou DVD pirata resultará em punição. “Tais resultados revelam que há poucos incentivos para cumprir a regra de comprar apenas produtos originais”, assinala Luciana.

(...)

Judiciário

Os entrevistados que já utilizaram o Judiciário têm uma percepção menor de que as leis são cumpridas em comparação ao grupo que afirmou nunca ter participado de um processo judicial. O IPCLBrasil do primeiro grupo é de 7,1 pontos, contra 7,3 do segundo. Aqueles que nunca participaram de um processo judicial revelaram um comportamento de mais acordo com o cumprimento da lei, apresentando um subíndice de comportamento de 8,7, em contraste aos 8 pontos revelados pelos entrevistados que já utilizaram a Justiça.

Renda e Escolaridade

Em relação à renda, verifica-se que quanto maior a renda do entrevistado, menor será o IPCLBrasil. Os entrevistados que recebem até 2 salários mínimos apresentaram índice de percepção do cumprimento da lei mais elevado (7,6), do que os que recebem mais de 12 salários mínimos, com 7,2. A situação se repete no subíndice de comportamento (os entrevistados de menor renda tiveram um subíndice de 9, contra 8,5 dos de maior renda) e no de percepção (7,2 versus 6,9).

Quanto à Escolaridade, os entrevistados que possuem escolaridade baixa apresentaram o maior Índice de Percepção do Cumprimento da Lei (7,5), em contraste com os entrevistados com média e alta escolaridade (7,0 e 7,1, respectivamente).

Offline Vento Sul

• Nível 34
  • *
  • Os lábios são as primeiras barreiras
« Resposta #383 Online: 25 de Abril de 2013, 01:06:15 »
Os mais pobres são os mais honestos!

Estudo mostra: Pessoas com renda e escolaridade baixas respeitam mais as leis
http://piauieventos.com/site/?p=7799

Isto é confiável? 

« Última modificação: 25 de Abril de 2013, 01:08:25 por Vento Sul »
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!

.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #384 Online: 25 de Abril de 2013, 03:25:11 »
Meio complicada essas estatísticas, alguns tipos de atos contra a lei usados como parâmetro dependem de um certo poder aquisitivo que pode influenciar o resultado. Por exemplo, três dos atos dependem da posse de um carro, o que deixa a classe mais baixa sem respostas, como se não tivessem cometido tal ato . A carteira de meia entrada também, a mmaioria dos mais pobres não tem acesso ao tipo de entretenimento que aceita essa carteira. Dvds e CDS piratas também dependem de um fator econômico, quem tem mais dinheiro compra mais e mais frequentemente. Isso altera completamente a pesquisa, não dá pra saber quem é mais ou menos honesto por ela.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #385 Online: 25 de Abril de 2013, 15:22:33 »
Meio complicada essas estatísticas, alguns tipos de atos contra a lei usados como parâmetro dependem de um certo poder aquisitivo que pode influenciar o resultado. Por exemplo, três dos atos dependem da posse de um carro, o que deixa a classe mais baixa sem respostas, como se não tivessem cometido tal ato . A carteira de meia entrada também, a mmaioria dos mais pobres não tem acesso ao tipo de entretenimento que aceita essa carteira. Dvds e CDS piratas também dependem de um fator econômico, quem tem mais dinheiro compra mais e mais frequentemente. Isso altera completamente a pesquisa, não dá pra saber quem é mais ou menos honesto por ela.

É um índice de percepção, Barata.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #386 Online: 25 de Abril de 2013, 19:50:30 »
Isto é confiável? 

Eu vi afirmativa semelhante no Freakonomics, mas putz! Nem me recordo do contexto. Se eu tiver paciência eu procuro.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #387 Online: 25 de Abril de 2013, 20:07:19 »

É um índice de percepção, Barata.

Não, não é. Olhe o estudo e as conclusões que ele chega.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!