As situações 1,2 e 3 são não são pirataria se forem passadas na tv aberta..... Ou se a pessoa que fez o download tiverem assinatura de tv a cabo.Moralmente falando.
Suponha então a Situação 1-a:
Você não assina TV a cabo, mas um amigo seu sim. De vez em quando você assiste episódios de uma série na casa dele. Um dia você perde o episódio e seu amigo o grava e te dá uma cópia. É pirataria?
Situação 2-a:
Você, não-assinante, perde o episódio e seu amigo não grava. Mas você passa no seu site de torrentes e pega o episódio. É pirataria?
Situação 3-a:
Você não é assinante e não tem amigos assinantes. Você pega episódios na internet e não lucra financeiramente com isso. É pirataria?
----
Tecnicamente, as três situações acima são pirataria -- a primeira de forma muito mais marginal do que a terceira. Mas deveriam ser crimes? Novamente, não consigo imaginar por que sim.
------
Mas se vopcê disponibiliza na rede não é mais para uso pessoal e doméstico.
Mas continua sendo sem fins de lucro financeiro. Cada um que baixa o arquivo decide se depois vai consumir a coisa original ou não. E esse é o ponto -- não vai ser lei nenhuma que vai impedir pessoas motivadas, com os meios e a oportunidade de fazer isso. Da mesma forma, não adiantou os trabalhadores da Revolução Industrial jogarem tamancos nas engrenagens das máquinas. A Caixa de Pandora já estava aberta.
As leis têm que se adaptar às pessoas e aos costumes, e não o contrário.