Olha, nesse momento estamos dando voltas. Vou tentar sintetizar os meus argumentos da melhor forma e ver se conseguimos progredir...
a) Copiar alguma Propriedade Intelectual (PI) com intenção de lucro financeiro direto
(...)
b) Copiar alguma PI para estrito uso pessoal, sem obtenção de lucro financeiro.
(...)
c)O argumento que uma cópia feita igual à uma venda perdida
(...)
Baseado nesta mensagem sua vou colocar os meus argumentos
a)Copiar alguma Propriedade Intelectual (PI) com intenção de lucro financeiro diretoOk, é ilegal deve ter punição severa.
b) Copiar alguma PI para estrito uso pessoal, sem obtenção de lucro financeiro.Depende, se for uma cópia, por exemplo, de um livro ou outra coisa que a pessoa já tenha adquirido, não acho que deve ser considerado ilegal.
Se não tiver a posse do item, é ilegal, se o produtor original do bem não concordou em fornecer cópias para uso pessoal sem lucro financeiro.
Entra a questão de "E se um amigo meu fez uma cópia para mim do que passou na TV?" não sei se é um argumento válido, algo que foi publicamente divulgado, como um filme na Tela Quente da Globo é uma coisa, muita gente vai poder gravar, junto com as propagandas, um livro é algo que não passa na televisão, então não acho que esse argumento da cópia do amigo seja aplicável para qualquer PI.
c)O argumento que uma cópia feita igual à uma venda perdidaAcho verdadeiro em parte, existe sim gente deixa de comprar por ter disponível na internet, não no volume associado (1 cópia = 1 venda perdida), mas uma taxa diferente, tipo 10 cópias = 1 venda perdida ou 100 cópias = 1 venda talvez seja mais próximo da verdade, não sei dizer, mas mantenho que existem aqueles que não compram dvds e cds se tem na net para baixar.
Eu vejo a questão da seguinte forma, resumindo :
1 - O produtor da PI TEM o direito de determinar como as pessoas podem acessar sua PI.
2- Ele pode determinar que só quem pague tenha acesso a obra (e devolva o dinheiro dos que não gostarem).
3 - Ele pode determinar que só deve pagar se tiver uso comercial (muitos softwares são assim, gratuitos para uso não comercial).
4 - Ele pode criar outra maneira de distribuir sua Propriedade Intelectual, dentro da lei.
5 - O consumidor pode não gostar, e tem, por exemplo, todo o direito de boicotar um dvd caro, um cd caro, e por ai vai, mas não pode VIOLAR o direito do produtor da PI de determinar como ela vai ser distribuida. Pode reclamar com a distribuidora do preço, procurar um produto semelhante mais barato, se houver.
6 - Diante da situação atual, acho que com o tempo novas formas de distribuição (download direto e pago) vão ser estabelecidas em grande escala, mas o produtor da PI tem o direito de determinar como vai distribuir ela, se os consumidores não concordarem, procurem outras alternativas (legais) até que o produtor mude de opinião, protestem, incentivem outros produtores que utilizam os meios que estes consumidores preferem.
7 - Sobre a lei : Não é dogma, mas é a lei, se ela é injusta ou errada, que se pressione o congresso para que a lei mude, mas não acho que se deva desrespeitar uma lei por acha-la injusta, ainda mais uma que não envolve gêneros de primeira necessidade.