Sou contra a pena de morte, sou contra a prisão perpétua e, atualmente, sou contra a pena de prisão também.
Sou a favor de todas as opções, quem faz a justiça são os homens e não deus
Não sei o que é que deus tem a ver com isso, mas os homens são os últimos a fazerem justiça.
radicalizou, hein?
Não tem a ver com ser radical, tem a ver com ser pragmático.
Você é o quê? abolicionista?
A questão das penas de morte e de prisão perpétua já foi discutida num tópico antigo.
Minha opinião não mudou.
Com relação à pena de prisão, eis a fração infinitesimal dos motivos pelos quais me tornei contra tal pena.
1. CIFRA NEGRA: Dos milhares e milhares de crimes cometidos no Brasil todos os dias, um mínimo é denunciado (estima-se que, dos homicídios cometidos no Brasil, entre 20% e 30% chegam a ser julgados, e 5% destes julgados são condenados: por júri popular, diga-se de passagem - das pessoas presas, entre 5% e 10% são homicidas; dos estupros cometidos no Brasil, estima-se - por dados médicos - que somente 10% deles são denunciados e 2% destes são condenados - das pessoas presas, 2% são estupradores), e um mínimo do mínimo chega a julgamento e condenação. Dos furtos e roubos, 20% são denunciados, e 10% dos denunciados chegam a condenação; cerca de 70% dos presos se compõem de pessoas que praticam crimes contra o patrimônio. Assim, temos que um número perto de 97% dos homicídios cometidos está impune; 98% dos estupros está impune; 90% dos crimes contra o patrimônio está impune: 5% dos "criminosos" estão presos. (quem quiser estatísticas aprofundadas, busque no google por "cifra negra da criminalidade")
2. INOCENTES PRESOS: Entre o mínimo de criminosos presos, uma porcentagem também é ou de pessoas inocentes ou de pessoas que receberam uma pena severa demais para o crime cometido: como já relatei aqui, quando eu fazia estágio na Defensoria Pública, não tinha uma semana em que não aparecesse alguém que fora preso injustamente; também é alto o número de pessoas presas porque furtou xampu, sabonete, bombom, tijolos, telhas...
1+2 = A pena carcerária não cumpre o papel primário que se espera dela, que é o de conter a criminalidade.
3. FATOR CRIMINÓGENO DA PENA: uma vez preso, o indivíduo é obrigado a aderir ao sistema, se criminalizar dentro da prisão. Ele não tem contato com pessoas de bem para reamoldá-lo à sociedade, ele tem contato com outros de um grupo isolado; ele deve escolher entre se isolar do grupo e morrer (os isolados são os primeiros a morrer em rebeliões) ou entrar no grupo para sobreviver dentro da cadeia. Embora esta possa não ser uma condição maniqueísta, ela é a condição do ambiente: quem entra na cadeia deve escolher seu grupo, posto que o ser humano é um animal social. O indivíduo sai da cadeia com todas os macetes do crime; lá dentro ele foi formado em Assalto a Bancos e Tráfico de Drogas.
4. FATOR CRIMINÓGENO DA SOCIEDADE: aquelas excessões que optaram por não aderir aos grupos criminosos (entrando, por exemplo, para grupos religiosos, ou optando mesmo por não se criminalizar: geralmente, os que tomam esta decisão são os que foram presos injustamente) ao saírem da cadeia não encontram mais acesso ao mercado de trabalho. A própria sociedade os empurra (ou de novo, ou pela primeira vez) para a criminalidade.
1+2+3+4 = Além de não cumprir o papel de contenção da criminalidade, a pena carcerária CRIA e FOMENTA a criminalidade; se a criminalidade fosse uma roda girando, a prisão não seria um freio, seria um agente de aceleração/impulsão.
5. NÃO CONTENÇÃO DE PREJUÍZO SOCIAL: os "caras do mal" não são presos. Todo o prejuízo patrimonial causado pelos criminosos atualmente presos é possível de ser menor que o prejuízo patrimonial causado pela elite criminosa impune. Acho que se colocássemos lado a lado o dinheiro roubado pelos assaltantes atualmente presos em São Paulo, a soma dos prejuízos causados por eles não alcançaria o dinheiro que o Maluf desviou.
6. NÃO CONTENÇÃO DA CRIMINLIDADE CONTIDA: Os grandes traficantes presos encontraram abrigo nas cadeias e comandam o crime com maior tranqüilidade de lá de dentro. A bandidagem diabólica continua na ativa: Beira-Mar foi preso no presídio mais "seguro" do país, mas se casou e sua mulher está lá comandando seu império (notíca dos últimos 3 dias). O PCC promoveu aquele caos de tempos atrás e está mais forte do que nunca.
E o que você propõe Nightmare?
Penas alternativas eficazes.
Furtou galinha? Vai pagar 10 galinhas.
Pixou muro? Vai pintar os muros de um bairro carente inteiro.
Furtou carro? Vai ficar tanto tempo nos pátios de veículos da administração, cuidando deles, lavando, limpando, vigiando (sob vigilância).
Matou? Colônia Penal Agrícola.
Traficou? Vai perder todo o patrimônio que tem e junto com a PF em todas as plantações de maconha, cortar plantinha por plantinha, sempre que houver necessidade, além de, é claro, ir para colônias penais agrícolas.
É o Chico Picadinho? Tratamento ambulatorial.
É o Maluf? Vai prestar serviços sociais, e vai perder o patrimônio.