Autor Tópico: Formação dos pensamentos, algo sobrenatural ?  (Lida 26243 vezes)

Offline FxF

• Nível Máximo
  • *
  • Yohohoho!
Re: Formação dos pensamentos, algo sobrenatural ?
« Resposta #225 Online: 21 de Janeiro de 2008, 22:14:09 »
Alguem poderia te solicitar provas da chalatanisse do chico já que vc AFIRMA que ele era charlatão?
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2008, 20:28:43 por Ilovefoxes »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #226 Online: 21 de Janeiro de 2008, 22:19:02 »
Vocês conhecem a história do sobrinho de Chico Xavier, não?

Chamava-se Amauri Pena e denunciou o tio como farsante, depois de um bom tempo sendo tutelado pelo mesmo.

O próprio CX não teve outro remédio a não ser desqualificar o sobrinho, no que deixou muitos imitadores.

Típico, para ser sincero.  O Espiritismo não sabe lidar com críticas ou questionamentos e encoraja (até pela própria doutrina de comparação de "méritos evolutivos") os ataques pessoais e Ad Hominens.  SE não for calúnia pura e simples...
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2008, 22:28:10 por Luis Dantas »
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #227 Online: 21 de Janeiro de 2008, 23:44:19 »
Vocês conhecem a história do sobrinho de Chico Xavier, não?

Chamava-se Amauri Pena e denunciou o tio como farsante, depois de um bom tempo sendo tutelado pelo mesmo.

O próprio CX não teve outro remédio a não ser desqualificar o sobrinho, no que deixou muitos imitadores.

Típico, para ser sincero.  O Espiritismo não sabe lidar com críticas ou questionamentos e encoraja (até pela própria doutrina de comparação de "méritos evolutivos") os ataques pessoais e Ad Hominens.  SE não for calúnia pura e simples...

Então, vamos ao pedido: Por Marcos Arduin.

O TESTEMUNHO DO SOBRINHO

Amauri Xavier Pena, filho da irmã mais velha de Chico Xavier, Dona. Maria Xavier, foi escolhido pelo tio para seu sucessor. Vinha treinando desde os treze anos. Aos 17 anos cedeu às insistências do tio. Treinado com grande constância na "psicografia", mostrou maior facilidade do que o famoso tio para imitar os autores que lia. E assim publicou mais de cinqüenta livros "psicografados" imitando mais de cinqüenta autores, "cada qual no seu próprio e inconfundível estilo. Recebeu também uma epopéia de Camões em estilo quinhentista", Cruz e Sousa, Gonçalves Dias, Castro Alves, Augusto dos Anjos, Olavo Bilac, Luís Guimarães Jr., Casemiro Cunha, Inácio Bitencourt, Cícero Pereira, Hermes Fontes, Fabiano de Cristo (?!), Anália Franco..., e até Bocage e Rabindranath Tagore. O boletim espiritista "Síntese", de Belo Horizonte, fazia a divulgação.

Escolhido pelo Chico para ser seu sucessor? Primeiro: publicação, autoria, registro no cartório, etc, ou seja, UM DOCUMENTO DE PROVA que demonstre que Chico Xavier indicou que Amauri Pena seria o seu sucessor. Falta esse dado importantíssimo. E também não tem o menor sentido, pois se Chico estava em plena atividade, como pensar em já ser sucedido? Mas esta indicação tem que ser de CARÁTER OFICIAL, não uma simples declaração de momento entusiástico num balcão de bar ou numa entrevista tumultuada. Onde foi que Chico disse tudo aquilo citado pelo Quevedo? Ou será que foi só o sobrinho que disse?

Segundo: Nomes, editoras, cidades, anos de publicação e, principalmente, onde podem ser encontrados os 50 livros publicados pelo Sr Amauri Pena. Costumo visitar sebos e NUNCA VI UM LIVRO desse autor; também nada encontrei na Internet a respeito de publicações dele.

Ah! Antes que eu me esqueça, discuti e insisti com o L. R. Turatti sobre esses livros, onde encontrá-los, quando e onde os publicou, etc e tal. Em desespero, por saber que tais livros NÃO EXISTEM, Turatti apelou para a teoria conspiratória: os espíritas, revoltados com a traição de Amauri, teriam recolhido e destruído esses livros. E destruíram tão bem que nem mesmo os títulos hoje são conhecidos! Como Quevedo ficou sabendo deles? Esses livros não existem em lugar algum, nem mesmo no CLAP!

Terceiro: Atestados dos eminentes literários (de preferência os mesmos que “malharam” o Chico) que confirmam que os escritos de Amauri Pena refletem o estilo inconfundível dos autores por ele imitados e provas cabais dessas afirmações, caso existam. Como está acima, o parecer dá a impressão de ter saído desse tal boletim espírita. Quer dizer: quando se fala em estilo inconfundível para o Chico, é tolice e fanatismo, mas se o PARECER ESPÍRITA sobre estilo inconfundível for para o Amauri, aí então ele é válido?

Meu caro Dantas, queres mesmo que poste o resto deste texto?
Que fique claro que isso não é proselitismo algum, são apenas fatos narrados por um bom debatedor espirita.

É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #228 Online: 21 de Janeiro de 2008, 23:45:29 »
Você é quem sabe.  Não é como se eu sentisse falta.  Para ser franco, mal estou lendo o que você posta.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #229 Online: 21 de Janeiro de 2008, 23:52:06 »
Raymundo de Magalhães Júnior, acadêmico falecido: "Se Chico Xavier é um embusteiro, é um embusteiro de talento. Sua facilidade de imitar seria um dom especialíssimo, porque ele não imita apenas Antero de Quental, Olavo Bilac e Humberto de Campos, mas Alphonsus de Guimaraes, Artur Azevedo, Antônio Nobre etc." "Quem ler durante 60 dias, noite e dia, dia e noite, apenas Euclides da Cunha, escreverá no estilo de Euclides sem notável esforço, sem fazer uma ginástica mental muito dura."

Vamos em frente Dantas.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #230 Online: 21 de Janeiro de 2008, 23:53:33 »
Você é quem sabe.  Não é como se eu sentisse falta.  Para ser franco, mal estou lendo o que você posta.

Pois deveria, como um bom cético e crítico dedicado, não deveria deixar passar estas.
Leia Dantas, não foi o COITADO do videomaker que escreveu.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #231 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:02:11 »

Pois deveria, como um bom cético e crítico dedicado, não deveria deixar passar estas.

E daí?  Eu não gosto de depender de Ad Hominem de qualquer jeito... para nem lembrar que não sou eu que tenho de provar alguma coisa, Video; as alegações paranormais não são minhas, afinal de contas.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #232 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:09:19 »

E daí?  Eu não gosto de depender de Ad Hominem de qualquer jeito... para nem lembrar que não sou eu que tenho de provar alguma coisa, Video; as alegações paranormais não são minhas, afinal de contas.

Não estavamos falando do Amaury pena, Dantas? ou eu estou enganado? não foi vc quem disse que ele tinha afirmado isso e aquilo sobre o chico!
Vamos com muita calma agora, vamos ver o que acha o Marcel Souto Maior:

"Em julho de 1958, enquanto o Brasil rebolava com o bambolê, palavras escandalosas atingiam Chico Xavier em cheio. Seu sobrinho, Amauri Pena Xavier, 25 anos, que morava em Sabará, apareceu na redação do Jornal Diário de Minas para ‘desabafar’. Precisava se livrar de um peso na consciência: há muitos anos escrevia poemas, atribuía a obra ao espírito de Castro Alves e dizia ter sido escolhido pela espiritualidade para divulgar na Terra um novo Lusíadas. Pois bem: era tudo mentira.

Amauri exibiu as oitavas lusitanas aos jornalistas, renegou os espíritos, atribuiu a autoria dos versos a si mesmo e levantou novas suspeitas contra o tio. A imprensa ignorou a qualidade de seus textos e explorou ao máximo a chance de transformar Chico Xavier em escândalo

O Jornal 'O Globo' estampou em manchete, com direito a ponto de exclamação, na primeira página de sua edição de 16 de julho do mesmo ano:

"Desmascarado Chico Xavier pelo sobrinho e auxiliar!"

O texto, curto, era taxativo:

Depois de se submeter ao papel de mistificador durante anos, o jovem Amauri Pena, sobrinho de Chico Xavier resolveu, por uma questão de consciência, revelar toda a verdade! Chico Xavier era, desde muito cedo, um devorador de livros.

O Jornal 'Diário da Tarde' decidiu apurar melhor a confissão do sobrinho de Chico Xavier e mandou um repórter a Sabará para entrevistar Amauri. O rapaz estava em Belo Horizonte. O delegado Agostinho Couto recebeu o jornalista e deu a folha corrida do ‘confessor’:

Alcoólatra inveterado, ‘um desordeiro’, ele já tinha sido apanhado tentando roubar uma casa e fora expulso da cidade várias vezes pelo policial. O pai de Amauri, Jaci Pena, confirmou as acusações:

- "Meu filho é um doente da alma. Todo mundo sabe disso. É dado a bebidas. Ontem mesmo eu o apanhei caído no jardim no maior pileque. Chico conhece Amauri. As declarações dele não alteram nada”.

A polêmica acabou ali. Amauri, sempre bêbado, acabou internado em um sanatório na cidade de Pinhal em São Paulo e morreu pouco tempo depois. Seu último desejo: divulgar um documento com um pedido de desculpas ao tio. Os diretores da Federação Espírita Brasileira decidiram adiar a retratação. Os adversários podiam insinuar que o jovem havia sido forçado a se arrepender.

Amauri morreu e deixou como herança um mistério para os espíritas. Por que ele teria atacado o tio? A versão mais aceita no meio é a de que ele assumiu a autoria dos poemas e levantou suspeitas contra Chico para impressionar e agradar uma moça católica por quem estava apaixonado. Outra versão, mais apimentada, coloca dinheiro na roda : Ele teria sido subornado por um padre para desmoralizar o Espírita de Pedro Leopoldo.”

Livro : "As Vidas de Chico Xavier", Marcel Souto Maior, Rocco, Rio de Janeiro, RJ, 9ª edição, 1994, páginas 122 a 125.

A título de complementação, vou incluir também o texto de outro católico roxo, Cledson Ramos, com quem também troquei umas idéias. Ele é um grande fã do Quevedo e me recomendava ler toda a obra quevediana. Só por que ele quer! O texto dele está em azul e os meus comentários em preto.

O sobrinho de Chico Xavier

O famoso Chico Xavier tem um sobrinho chamado Amauri Pena que, aos treze anos de idade, bom leitor como o tio, já escrevia poemas e lia as obras espíritas. Mais tarde, estudou ainda literatura brasileira, portuguesa e francesa.

Eis que o sobrinho também "psicografava", e muito ! Foi considerado pela FEB como o sucessor de Chico Xavier, a mesma FEB que não aceitaria (?!) mais tarde o seu desmentido.

Uma pergunta: Quem, quando, onde e em que veículo de comunicação a FEB teria apontado Amauri Pena como sucessor do Chico? Do Chico que ainda estava em plena atividade. Muito cedo para se falar em sucessor...

Eis que em 1958, Amauri Pena procura a imprensa mineira e solta a notícia bombástica:

"Tudo o que tenho psicografado até hoje, apesar das diferenças de estilo, foi criado por minha própria imaginação, sem que precisasse da interferência de outro mundo".

(...)

"Depois de anos, resolvi por uma questão de consciência contar a verdade".

(...)

"Vi-me, então, diante de duas alternativas: mergulhar de vez na mentira e arruinar-me para sempre ou levantar-se corajosamente para penitenciar-me diante do mundo e de mim mesmo, libertando-me definitivamente. Foi o que resolvi fazer".

(...)

"Tenho uma obra idêntica (ao "Parnaso do Além Túmulo", de Chico Xavier) e, para fazê-la, não recorri a nenhuma psicografia".

A reação dos espíritas nacionalistas não demorou. O Reformador, da FEB, tentava se consolar, dizendo que Jesus também teve o seu traidor. Um dos escritores espíritas da época (Irmão Saulo) anunciava a respeito da psicografia de Amauri Pena: "é inegável e irretratável" (?!).

Que edição, ano, número, páginas deste Reformador o Cledson se refere?

Não é a toa que o Espiritismo vem decaindo em toda a Europa, e demais países. Só no Brasil, praticamente, que esta superstição consegue sobreviver. Fato um tanto constrangedor, diga-se de passagem, para a doutrina que seria "triunfante" !!!

http://www.universocatolico.com.br/option=com_content&task=view&id=667&Itemid=3

Do Universo Católico, desmentidos do Espiritismo – autoria de Cledson Ramos. Pedi a ele informações de onde teriam sido tirados esses dados e ele disse que foi do livro Espiritismo, Orientação para os católicos, - de Boaventura Kloppemburg. (nenhuma fonte original, infelizmente)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #233 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:11:10 »
Divirta-se, Video.  Eu não curto prolixidade.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #234 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:12:11 »
 Tenho mais coisas sobre o Amaury, estais interressado?

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #235 Online: 22 de Janeiro de 2008, 00:14:58 »
Divirta-se, Video.  Eu não curto prolixidade.

Sei Dantas! bom mesmo é afirmar e não ter o que responder depois.
Quando estiveres disposto, quem sabe o Arduim não aparece, e assim tenhamos um debate mais justo, quem sabe....

Offline Doc.

• Nível 01
  • *
« Resposta #236 Online: 22 de Janeiro de 2008, 23:10:39 »
O fato de CX ser charlatão ou não, não fere o espiritismo, que é independente e criado bem antes da existência do Chico.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #237 Online: 22 de Janeiro de 2008, 23:30:15 »
Isso é como dizer que a existência de padres pedófilos impunes não fere o Catolicismo, Doc.

Offline Doc.

• Nível 01
  • *
« Resposta #238 Online: 23 de Janeiro de 2008, 00:11:00 »
Lógico que não. Os Padres pedófilos não ferem os dogmas e a fé católica, que continua a existir e ser a mesma apesar dos pesares.
Eles mancham sua própria reputação e talvez maculam a de outros padres que "não têm nada a ver com o peixe".

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #239 Online: 23 de Janeiro de 2008, 00:26:13 »
Separar uma religião dos seus frutos?  Você vê sentido nisso?

Offline Doc.

• Nível 01
  • *
« Resposta #240 Online: 23 de Janeiro de 2008, 00:29:48 »
Os padres pedófilos não são frutos dos dogmas católicos, mas sim de seus desejos carnais criminosos.
Pelo que sei, não há dogmas católicos que incentivam a pedofilia.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #241 Online: 23 de Janeiro de 2008, 00:32:12 »
Os padres pedófilos não são frutos dos dogmas católicos, mas sim de seus desejos carnais criminosos.

Muitos (eu entre eles) diriam que o dogma da necessidade da castidade entre os sacerdotes incentiva a pedofilia.

De qualquer forma, dogma é uma das coisas menos importantes em qualquer religião; o que ela REALMENTE É, o que realmente faz e encoraja na prática SEMPRE vai ser mais significativo.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #242 Online: 23 de Janeiro de 2008, 00:42:34 »
o que ela REALMENTE É, o que realmente faz e encoraja na prática SEMPRE vai ser mais significativo.

Gostei muito desta parte Dantas, por isso que se diz na DE que fora da caridade não há salvação! Lembre-se que salvação para o espirita não é a mesma do protestante.

Offline Doc.

• Nível 01
  • *
« Resposta #243 Online: 23 de Janeiro de 2008, 01:07:25 »

Muitos (eu entre eles) diriam que o dogma da necessidade da castidade entre os sacerdotes incentiva a pedofilia.

De qualquer forma, dogma é uma das coisas menos importantes em qualquer religião; o que ela REALMENTE É, o que realmente faz e encoraja na prática SEMPRE vai ser mais significativo.

A castidade pode incentivar o sexo, mas não necessariamente a pedofilia.

Mesmo assim creio que haja padres que suportaram a castidade até o fim.

Se o indivíduo busca ser um sacerdote católico, creio que ele saiba das implicações . . . Se quer fornicar, que saia da instituição.

Não podemos dizer que por causa de alguns brasileiros assasinos, que transgridem a lei, todo o Brasil também transgrida.

Os charlatões e pedófilos são casos isolados, que não interferem na filosofia das religiões.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #244 Online: 23 de Janeiro de 2008, 01:22:46 »
Gostei muito desta parte Dantas, por isso que se diz na DE que fora da caridade não há salvação! Lembre-se que salvação para o espirita não é a mesma do protestante.

(Tu não me provoca... :) )

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #245 Online: 23 de Janeiro de 2008, 01:24:53 »
Os charlatões e pedófilos são casos isolados, que não interferem na filosofia das religiões.

Casos tão "isolados" que se tornaram verdadeiros escândalos inclusive pelas quantias envolvidas...

Além do que, uma filosofia que não se deixa abalar pelos fatos só pode ser considerada medíocre.  Filosofia religiosa, então, TEM de se guiar PRIMEIRO pelos fatos para ter alguma respeitabilidade.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #246 Online: 23 de Janeiro de 2008, 10:03:27 »
Para se acreditar em Chico Xavier é necessário acreditar em paranormalidade, creio eu, em primeiro lugar. Depois no CX.
A paranormalidade compõem-se de psicografia, psicometria, desdobramento,bi-locação,audiometria,radiestesia, telesinesia,telepatia,etc...
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!