Autor Tópico: Formação dos pensamentos, algo sobrenatural ?  (Lida 26241 vezes)

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
Re: Formação dos pensamentos, algo sobrenatural ?
« Resposta #175 Online: 17 de Janeiro de 2008, 00:48:51 »
Acredito em responsabilidade pessoal; que ter alguma condição de agir neste mundo e de prever as consequências dessas ações implica necessariamente na responsabilidade de fazê-lo e querer aprender a fazê-lo com sabedoria.

Mas isso é justamente o que a doutrina espirita ensina!

Nem vem.  A DE ensina que "evolução espiritual" é _certa e irreversível_ e que cada um tem seu próprio espírito pessoal.

Só por isso já desencoraja o verdadeiro pensamento solidário.  Para não falar nada das contradições.

Somos os unicos responsaveis pelo que temos, ação e reação, somos as nossas escolhas.

Aí é que está, eu não considero esse ensinamento nem válido, nem verossímil, nem construtivo.

Entenda Dantas: Deus não é alguem que esta a nos punir, ou nos dá befecios por sermos bonzinhos, foi esse o deus que "eles" te ensinaram né, pois este ser pessoal, que cuida de cada ser humano pessoalmente, NÃO EXISTE!

De novo você com esses "eles"...

Estamos sujeitos apenas as suas leis, assim como estamos sujeitos a gravidade.Não existe um botão que ativa a gravidade, nem quem o aperte.
A lei de ação e reação é assim, não existe ninguem no comando, ela é perfeita por natureza, apenas age quando se faz necessaria.

Obrigado, mas não tenho uso para esse seu dogma.  Fique você com ele.

Esqueça o Deus que te ensinaram Dantas, esqueça.

Esquecer QUEM? :)

VC: Nem vem.  A DE ensina que "evolução espiritual" é _certa e irreversível_ e que cada um tem seu próprio espírito pessoal.

Não vejo como isso pode ser ruim! pior ainda, não ser eu um ser pessoal unico e indivisivel.

VC: Aí é que está, eu não considero esse ensinamento nem válido, nem verossímil, nem construtivo.

Ser o unico responsavel pelo que tens, pelo que te acontece, é nada construtivo?
É pretensão habitual do cético ver melhor que os demais.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #176 Online: 17 de Janeiro de 2008, 06:52:05 »
Nem vem.  A DE ensina que "evolução espiritual" é _certa e irreversível_ e que cada um tem seu próprio espírito pessoal.
Não vejo como isso pode ser ruim! pior ainda, não ser eu um ser pessoal unico e indivisivel.

TALVEZ não fosse ruim ter almas e espíritos individuais (tenho minhas dúvidas).  Mas CRER tê-los e se guiar mais por essa crença do que pelos fatos é muito destrutivo, pois leva a escolhas tolas que só pensam na "evolução espiritual" em detrimento dos fatos reais e do respeito às outras pessoas.

Tanto que a idéia estereotípica de "respeito" para um espírita bem condicionado é "dar as costas para o outro e evitar contato".  O mais interessante é a soberba transbordante com que tomam essa atitude.

Aí é que está, eu não considero esse ensinamento nem válido, nem verossímil, nem construtivo.
Ser o unico responsavel pelo que tens, pelo que te acontece, é nada construtivo?

Novamente, TALVEZ FOSSE construtivo se fosse verdade, ou pelo menos se ajustasse bem à verdade. 

Como não é esse o caso, é uma crença bastante destrutiva.

Levada a sério, essa crença teria como consequência necessária a alegação de que é necessariamente injusto ter qualquer tipo de regra ou punição.  Curiosamente, eu tenho notícia de declarações de espíritas de que os manicômios estão cheios de médiuns (supostamente para motivar que se dê mais atenção a eles), mas não me lembro de nenhuma simpatia particular de espíritas por presidiários, nenhum movimento para extinguir o Código Penal e libertar os detentos.

Voltando à crença em si, de fato é francamente nociva, porque muito frequentemente leva quem a tem a pisar no pescoço dos outros e ainda se achar santo por isso (e até mesmo se gabar).  Pior ainda, muita gente faz vista grossa a essa atitude.

Conheço muitos espíritas que fazem dessa atitude uma verdadeira opção de vida, outros tantos que estão no caminho para chegar lá.  E acho asqueroso.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #177 Online: 17 de Janeiro de 2008, 10:59:52 »
Diga-me:
O que é karma segundo o espiritismo?
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #178 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:09:59 »
Perguntou a mim ou ao Video?

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #179 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:13:16 »
Ah, a quem puder me responder com mais propriedade.Ou a ambos. Cada qual pode dar sua versão.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #180 Online: 17 de Janeiro de 2008, 11:26:37 »
??????????????

Offline Mancha Negra

• Nível 16
  • *
« Resposta #181 Online: 17 de Janeiro de 2008, 13:23:41 »
Diga-me:

Só para não deixar você no vácuo...

No Espiritismo
Na visão espírita cada ser humano é um espírito imortal encarnado que herda o karma bom ou mau de suas encarnações anteriores. Embora Allan Kardec não tenha usado em momento algum a palavra "karma" ou qualquer de suas variações, esta veio a ser mais tarde incorporada ao jargão espírita por alguns espíritas, para designar o nível de evolução espiritual de cada indivíduo, ao qual se devem as circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis que venha a encontrar. A meta espírita em relação ao carma é portanto melhorar seu nível para atingir estados evolutivos mais elevados.

Note-se que este conceito de carma não corresponde ao sentido original do "Kamma/Karma" das línguas Pali e Sânscrito. Está mais próximo de significar "consequência kármica" ou "resíduo kármico", já que se refere não ao ato em si, mas a suas consequências.
Fonte: Wikipédia
Espero que esclareça.

"Quod tibi non vis, alteri ne facias."
Deísmo - Razão & Filosofia.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
« Resposta #182 Online: 17 de Janeiro de 2008, 14:19:10 »
Ok.
« Última modificação: 17 de Janeiro de 2008, 20:00:49 por Syl »

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #183 Online: 17 de Janeiro de 2008, 20:14:17 »

TALVEZ não fosse ruim ter almas e espíritos individuais (tenho minhas dúvidas).  Mas CRER tê-los e se guiar mais por essa crença do que pelos fatos é muito destrutivo, pois leva a escolhas tolas que só pensam na "evolução espiritual" em detrimento dos fatos reais e do respeito às outras pessoas.

De que fatos? os que vc ainda não me provou?

Tanto que a idéia estereotípica de "respeito" para um espírita bem condicionado é "dar as costas para o outro e evitar contato".  O mais interessante é a soberba transbordante com que tomam essa atitude.

Quem dá as contas pro outro? estais falando de solidariedade?

Novamente, TALVEZ FOSSE construtivo se fosse verdade, ou pelo menos se ajustasse bem à verdade. 

Ué, mas é verdade.

Como não é esse o caso, é uma crença bastante destrutiva.

Ainda não entendi por que.

Levada a sério, essa crença teria como consequência necessária a alegação de que é necessariamente injusto ter qualquer tipo de regra ou punição.  Curiosamente, eu tenho notícia de declarações de espíritas de que os manicômios estão cheios de médiuns (supostamente para motivar que se dê mais atenção a eles), mas não me lembro de nenhuma simpatia particular de espíritas por presidiários, nenhum movimento para extinguir o Código Penal e libertar os detentos.

Voltando à crença em si, de fato é francamente nociva, porque muito frequentemente leva quem a tem a pisar no pescoço dos outros e ainda se achar santo por isso (e até mesmo se gabar).  Pior ainda, muita gente faz vista grossa a essa atitude.

Conheço muitos espíritas que fazem dessa atitude uma verdadeira opção de vida, outros tantos que estão no caminho para chegar lá.  E acho asqueroso.

Cara, tu tá falando de que?   leva quem a tem a pisar no pescoço dos outros e ainda se achar santo por isso (e até mesmo se gabar)

Que opção de vida?
Quais espiritas?

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #184 Online: 17 de Janeiro de 2008, 22:29:00 »
Boa noite, Video.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #185 Online: 17 de Janeiro de 2008, 22:43:08 »
Boa noite, Video.

Não estou certo que sabes bem o que diz a doutrina e que seus adeptos deveriam seguir. Paira ai um confusão em sua cabeça.
 E boa noite pra vc tambeem.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #186 Online: 17 de Janeiro de 2008, 22:47:21 »
Felizmente para nós dois, você não precisa ter certeza alguma a meu respeito.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #187 Online: 17 de Janeiro de 2008, 23:01:19 »
Felizmente para nós dois, você não precisa ter certeza alguma a meu respeito.

Isso soa assim, tão....tão.... posso ser o que quiser!!!
Então seja.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #188 Online: 17 de Janeiro de 2008, 23:03:57 »
Sorte sua que eu perdi meu certificado de propriedade... a alforria é vossa, irmão!  Aleluia! :)

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #189 Online: 18 de Janeiro de 2008, 13:43:17 »
Espíritos não, mediuns que dizem estar falando por espíritos.

Mediuns que escrevem coisas que eles desconhecem, que só a personalidade que por mediação dele medium, poderia saber!
Se for enveredar pela possibilidade da fraude, não esqueça de provar e não somente dizer como ela poderia ser feita!
Eu tambêm posso excrever sobre coisas que desconheCo, e nem por isso posso considera-las verdade.

Vc desconhece onde eu morei, qual era a cor da casa, poderia subtamente falar destas coisas pra mim? a questão é esta.
è claro que eu posso. mas estaria inventando, ou falando algo óbvio.
Alright

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #190 Online: 18 de Janeiro de 2008, 14:48:06 »
Espíritos não, mediuns que dizem estar falando por espíritos.

Mediuns que escrevem coisas que eles desconhecem, que só a personalidade que por mediação dele medium, poderia saber!
Se for enveredar pela possibilidade da fraude, não esqueça de provar e não somente dizer como ela poderia ser feita!
Eu tambêm posso excrever sobre coisas que desconheCo, e nem por isso posso considera-las verdade.

Vc desconhece onde eu morei, qual era a cor da casa, poderia subtamente falar destas coisas pra mim? a questão é esta.
è claro que eu posso. mas estaria inventando, ou falando algo óbvio.

Se inventasse estaria mentindo, então saberia que eras um charlatão, certo?
Como poderia ser obvio se vc não me conhece?

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #191 Online: 18 de Janeiro de 2008, 15:26:06 »
eu poderia ser óbvio dizendo caracterisricas gerais de uma casa.

seu fosse realmente um medium charlatão (e todos sao) eu provavelmente faria muitas perguntas a voce em relaçao a sua casa, inventando algumas coisas, quando eu acidentalmente acertasse uma iria parecer verdade, as pessoas normalmente esquecem das perguntas erradas..
Alright

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #192 Online: 19 de Janeiro de 2008, 00:42:04 »
eu poderia ser óbvio dizendo caracterisricas gerais de uma casa.

seu fosse realmente um medium charlatão (e todos sao) eu provavelmente faria muitas perguntas a voce em relaçao a sua casa, inventando algumas coisas, quando eu acidentalmente acertasse uma iria parecer verdade, as pessoas normalmente esquecem das perguntas erradas..

Vamos devagar, o que eu disse é que em uma reunião mediunica, o medium não vai te fazer perguntas, logo exclua a leitura fria. Não vai te dizer coisas genericas, então como não acreditar no que o cara diz?
 Antes que diga que isso não acontece, pense antes como me provar que não.

Nigh†mare

• Visitante
« Resposta #193 Online: 19 de Janeiro de 2008, 00:56:53 »
Diga-me:
Karma é do que precisamos para não perdermos a paciência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #194 Online: 19 de Janeiro de 2008, 06:53:11 »
Vamos devagar, o que eu disse é que em uma reunião mediunica, o medium não vai te fazer perguntas, logo exclua a leitura fria. Não vai te dizer coisas genericas, então como não acreditar no que o cara diz?

Já foi observado que em muitos casos é leitura a quente mesmo; os médiuns recebem muita informação prévia a partir de contatos preliminares diretos ou indiretos com os consulentes e seus familiares e fazem deduções e suposições lógicas a partir daí.

Não duvido inclusive que alguns pensem genuinamente que essa capacidade de dedução é mediunidade.  Existem dois indícios claros nesse sentido: 1) espíritas tendem a confundir mediunidade com inteligência e 2) os médiuns de maior destaque tendem a viver em cidades pequenas e conservadores, onde as pessoas tem vidas tradicionais e todos tem muita informação uns sobre os outros.

Offline Matt Kruegger

• Nível 09
  • *
  • Oi?
« Resposta #195 Online: 19 de Janeiro de 2008, 17:45:23 »
Parece que o Dantas já respondeu por mim.

Viver em cidades pequenas facilita mesmo, não é dificil saber da vida dos outros.
Alright

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #196 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:00:52 »

Já foi observado que em muitos casos é leitura a quente mesmo; os médiuns recebem muita informação prévia a partir de contatos preliminares diretos ou indiretos com os consulentes e seus familiares e fazem deduções e suposições lógicas a partir daí.

Não duvido inclusive que alguns pensem genuinamente que essa capacidade de dedução é mediunidade.  Existem dois indícios claros nesse sentido: 1) espíritas tendem a confundir mediunidade com inteligência e 2) os médiuns de maior destaque tendem a viver em cidades pequenas e conservadores, onde as pessoas tem vidas tradicionais e todos tem muita informação uns sobre os outros.

Ok Dantas, vamos lá então:
Quem são estes mediuns em quais instituições eles estão?
Quais a cidades pequenas vcs se refere?
 E o principal quem foi que observou? foi um grupo ou foi um só pesquisador?
Apartir destas informações acho que poderemos chegar a algum lugar. Enquanto isso sua palavra não basta. e isso não é pessoal é só pelo bem dá ciência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #197 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:03:51 »
Quem são estes mediuns em quais instituições eles estão?

Um deles foi Chico Xavier.

Quais a cidades pequenas vcs se refere?

Uberaba, por exemplo.

Quanto ao "bem da ciência", pensei que estávamos falando informalmente.  Se é para ser científico, vocês que querem alçar mediunidade a fenômeno científico é que tem de oferecer algum tipo de evidência.  Em outras palavras, vá você levar o médium para o laboratório.

Offline VideoMaker

• Nível 27
  • *
« Resposta #198 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:04:39 »
Parece que o Dantas já respondeu por mim.

Viver em cidades pequenas facilita mesmo, não é dificil saber da vida dos outros.

Não! não respondeu nem por ele!
 Ele não demostrou absolutamente nada, apenas disse que isso e aquilo foi observado e blá,blá,blá....
 Quero nomes!
 E vou logo adiantando, mesmo que se tenha pego um medium fraudando não dá a certeza que todos os outros seja fraudadores.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #199 Online: 19 de Janeiro de 2008, 18:05:12 »
Por que me temes, irmão? :)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!