Nem vem. A DE ensina que "evolução espiritual" é _certa e irreversível_ e que cada um tem seu próprio espírito pessoal.
Não vejo como isso pode ser ruim! pior ainda, não ser eu um ser pessoal unico e indivisivel.
TALVEZ não fosse ruim ter almas e espíritos individuais (tenho minhas dúvidas). Mas CRER tê-los e se guiar mais por essa crença do que pelos fatos é muito destrutivo, pois leva a escolhas tolas que só pensam na "evolução espiritual" em detrimento dos fatos reais e do respeito às outras pessoas.
Tanto que a idéia estereotípica de "respeito" para um espírita bem condicionado é "dar as costas para o outro e evitar contato". O mais interessante é a soberba transbordante com que tomam essa atitude.
Aí é que está, eu não considero esse ensinamento nem válido, nem verossímil, nem construtivo.
Ser o unico responsavel pelo que tens, pelo que te acontece, é nada construtivo?
Novamente, TALVEZ FOSSE construtivo se fosse verdade, ou pelo menos se ajustasse bem à verdade.
Como não é esse o caso, é uma crença bastante destrutiva.
Levada a sério, essa crença teria como consequência necessária a alegação de que é necessariamente injusto ter qualquer tipo de regra ou punição. Curiosamente, eu tenho notícia de declarações de espíritas de que os manicômios estão cheios de médiuns (supostamente para motivar que se dê mais atenção a eles), mas não me lembro de nenhuma simpatia particular de espíritas por presidiários, nenhum movimento para extinguir o Código Penal e libertar os detentos.
Voltando à crença em si, de fato é francamente nociva, porque
muito frequentemente leva quem a tem a pisar no pescoço dos outros e ainda se achar santo por isso (e até mesmo se gabar). Pior ainda, muita gente faz vista grossa a essa atitude.
Conheço muitos espíritas que fazem dessa atitude uma verdadeira opção de vida, outros tantos que estão no caminho para chegar lá. E acho asqueroso.