Bem, o Adriano continuou a responder a meus posts, que foram direcionados a outros foristas. Por isso me sinto na obrigação de
respondê-lo.
Como algo pode transcender a evolução?
Quando esse algo foge às suas regras. É como se a mente fosse uma entidade que, após emergir de um processo evolucionário,
metaforicamente dissesse: "Danem-se as regras da evolução. Meu jogo é outro."
Esse é o principal erro de arbitrariedade do entendimento da evolução. Essa descarta o homem de seu processo, considerando a natureza somente os outros seres vivos.
Você não entendeu o que eu quis dizer. Não estou "considerando a natureza apenas os outros seres vivos". O que estou tentando dizer
é que a mente opera no mundo de forma completamente distinta da evolução. A mente utiliza sua memória e capacidade de abstração
para "testar" designs antes de realizá-los. A natureza não pode se dar a esse luxo. A mente também trabalha com
possibilidades,
imaginando ações futuras. Além disso, ela também é recursiva: a mente é capaz de modificar a si própria. Finalmente, a mente é capaz
de modelar (de forma limitada) outra mente. Esse é um recurso útil para animais sociais que vivem em grupos com uma dinâmica complexa, como nós. Em outras palavras: as regras que regem a ação no tempo de uma mente são
diferentes das regras que regem a evolução. Isso é um
fato. Você mesmo reconhece isso mais abaixo.
Nós ainda participamos do processo, e não ditamos as regras do jogo, pelo contrário, procuramos entender para poder-mos sobreviver melhor.
Você está equivocado: nós ditamos as regras do jogo quando fazemos seleção de sementes, inseminação artificial em vacas, e manipulação genética de um modo geral. Nós mudamos as regras do jogo cada vez que fazemos um projeto a partir de teorias.
Ainda estamos buscando entender o genoma humano e os processos cerebrais, para buscar melhorias. A diferença é que podemos fazer uma evolução consciente do processo evolutivo, sabendo que somos parte dele.
Exatamente isso: evolução consciente. Isso é diferente de evolução por seleção natural. Entendeu?