Enquete

Quem você quer que ganhe a eleição norte-americana?

Obama
10 (50%)
Hillary
6 (30%)
McCain
4 (20%)
Huckabee
0 (0%)
Outro (especifique)
0 (0%)

Votos Totais: 16

enquete encerrada: 12 de Março de 2008, 20:26:59

Autor Tópico: Eleições Americanas  (Lida 35120 vezes)

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
Eleições Americanas
« Online: 04 de Janeiro de 2008, 12:42:52 »
http://iht.com/articles/2008/01/04/america/iowa.php

foram ontem as primárias de iowa, das quais barack obama e mike huckabee saíram vitoriosos. a primária de iowa tem um significado especial, sendo o primeiro estado; diz-se que quem vai bem lá tem aumentadas suas chances de ganhar a nomeação final. vários reveses já ocorreram na história eleitoral norte-americana em relação a iowa, no entanto, o que recomenda que não nos precipitemos.
dos candidatos republicanos, huckabee é pior. é pior por ter duas das características republicanas de que eu menos gosto, o conservadorismo social e a religiosidade extremada. não bastasse, ainda é populista. não é tão grande surpresa que tenha ganhado em iowa, no entanto. os candidatos republicanos que mais fizeram campanha no estado foram ele e mitt romney. mccain, por quem torço, teve um resultado razoável (pouco menos de 15%) sem ter se incomodado muito em fazer campanha no estado. o giuliani teve uns 3%, mas também não deu as caras em iowa em um só dia.
se vocês acham que bush é um fanático religioso, então huckabee deve ser o papa. há muitos motivos pra ficar despreocupado em relação a ele, entretanto. o primeiro eu já disse, apesar da mística iowa não significa tudo isso, e muita água deve rolar até junho-agosto, que é quando acabam as primárias. o segundo é que, mesmo que huckabee seja o candidato republicano, o que acho improvável, ele não tem chances contra um democrata. justamente por ser o fanático populista que é, tem pouco apelo com os eleitores independentes, republicanos moderados e democratas que possam mudar de idéia.
alea jacta est.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Obama e Huckabee
« Resposta #1 Online: 04 de Janeiro de 2008, 12:43:56 »
O que vocês pensam sobre o Obama?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2 Online: 04 de Janeiro de 2008, 12:49:13 »
o grande problema do obama é a inexperiência, né? com 40 e poucos anos e só um mandato senatorial. normalmente acontece de o democrata ser um melhor candidato pro mundo do que um republicano. no caso isso é quase verdade; por um lado obama passou parte da infância na indonésia, ele é bem viajado, tem mais conhecimento do islamismo do que, diga-se, rudy giuliani. por outro lado, o povo norte-americano está começando a passar por um momento protecionista, e a única candidata democrata razoavelmente favorável ao livre comércio é a hillary. nesse sentido, como latino-americano e entusiasta do comércio mundial, torço por ela, caso o presidente tenha de ser democrata.
"Notai, vós homens de ação orgulhosos, não sois senão os instrumentos inconscientes dos homens de pensamento, que na quietude humilde traçaram freqüentemente vossos planos de ação mais definidos." heinrich heine

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #3 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:10:00 »
Pior é Huckabee... pastor evangélico...imagina ele na presidência?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #4 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:14:32 »
Giuliani andou fazendo declarações inacreditáveis sobre política externa.  Ele faz GWB parecer lúcido e consciente por contraste.  Incrível que tenha tanto apoio na opinião pública... (eis o link para pesquisas correspondetes para os canditados democratas).

Obama parece um bom candidato, mas por vários motivos não creio que seja a melhor opção por ora.  O principal é que ele não seria capaz de derrotar um candidato republicano no final do processo.  Eu votaria na Hillary.

Dos republicanos, McCain realmente não parece tão ruim...
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Alenônimo

• Nível Máximo
  • *
    • Alenônimo.com.br
« Resposta #5 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:14:40 »
Huckabee? O desgraçado é tão corrupto que parece até que nasceu no Brasil. Preferiria vê-lo morto do que vê-lo presidente.

O Obama eu não conheço muito bem, mas deve ser melhor que o Ron Paul (evangélico democrata e spammer) pelo menos. Hillary não parece ser ruim também.
“A ciência não explica tudo. A religião não explica nada.”

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #6 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:16:59 »
Pior é Huckabee... pastor evangélico...imagina ele na presidência?

O problema com ele não é ser pastor, é ser ingênuo quanto a questões sociais e militares mesmo.  Isso e defender o ensino de Criacionismo nas escolas.

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #7 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:21:27 »
Torço pela Hillary. O Obama parece ser muito inexperiente. Acho que se um fanático como o Huckabee vencer (improvável)
será uma tragédia para os americanos. Mais do que Bush foi.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #8 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:25:00 »
Torço pelo Obama.

Offline Jeanioz

• Nível 33
  • *
« Resposta #9 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:27:57 »
Um negro pseudo-cristão comunista-pacifista-ecologista-nojento contra um Mensageiro do Senhor Deus Todo-Poderoso... quem será que ganha? :umm:

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #10 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:31:23 »
Acho que o Giuliani tem boas chances de vencer... Será que teremos daí um estado policial nos EUA inteiro?
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #11 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:39:52 »
o giuliani de fato falou em usar bombas táticas nucleares contra o irã. isso e seu conselheiro de política externa usa o vocábulo "islamofascist" com relativa freqüência. o giuliani era o favorito republicano, talvez ainda seja, mas o favoritismo foi um pouco ofuscado pela acusações de corrupção que seu chefe de polícia em nova iorque sofreu.
eu aposto em mccain. enxergo como o melhor candidato, entre republicanos e democratas.

alê, o ron paul não é nem fanático religioso nem democrata; pelo contrário, é um libertário. eu chuto até que seja ateu.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #12 Online: 04 de Janeiro de 2008, 13:44:18 »
eu aposto em mccain. enxergo como o melhor candidato, entre republicanos e democratas.

Por curiosidade, em que ele seria melhor que Hillary?

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #13 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:06:43 »
além de ser republicano? hehe
é o candidato mais experiente de todos. dos seus anos como prisioneiro de guerra no vietnã até seus atuais 70, passou muito tempo nas mais diversas comissões do senado. a hillary aponta e aponta que a maior falha do obama é a inexperiência quando ela mesmo não tem muito de que falar; fora seu tempo no senado, a maior parte do que fez foi jantares ao lado de seu marido. mccain também é o candidato republicano mais compreensivo com a questão da imigração, como também em relação ao aquecimento global, o que não são vantagens em relação à hillary mas o são em relação aos outros republicanos. manteve-se firme aos princípios republicanos durante o governo bush, condenando os cortes de impostos acusando o risco de deficit (como de fato aconteceu), nunca se esquecendo do estado pequeno. e um dos motivos pelos quais não fez campanha em iowa é sua impopularidade por lá: mccain condena os subsídios ao etanol que enchem os bolsos dos fazendeiros de iowa.
fora que me parece ter um excelente caráter, que é um dos grandes problemas da hillary. não é à toa que os hillary-haters existem até no partido democrata.

ele é o que os republicanos têm de melhor, sem muitos dos piores vícios.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:07:58 »
Confesso que não entendo por que alguém votaria em um republicano... nem entendo o que há de significativo contra Hillary.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #15 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:15:58 »
Confesso que não entendo por que alguém votaria em um republicano...
Suponho que seja por que alguns preferem que a inépcia e a corrupção de seus governates estejam às vistas, em vez de escondidas atrás de uma parede de correção política e supostas boas intenções.
 :)
Mas posso estar errado.
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #16 Online: 04 de Janeiro de 2008, 14:20:28 »
veja, o partido republicano não é um monobloco. há os libertários, os conservadores fiscais, os conservadores religiosos, os neoconservadores, os hawks.. tem muito republicano que acha social-conservatism e essa religiosidade uma besteira. esta é uma das caras do partido, e não A cara.
nos últimos 40 anos os republicanos estiveram no poder na maior parte do tempo, e não foi à toa. apesar de que talvez o maior triunfo econômico de um presidente tenha sido o de roosevelt, no geral é neles que se confia quando se trata de economia e de segurança. o governo bush fez muito para destruir isso nos seus dois mandatos, mas isso não muda o fato de que há muita gente boa no partido, como o mccain. tivesse sido o mccain eleito em 2000, a rodada doha poderia ter dado certo. isso não seria verdade com nenhum dos candidatos democratas ou mesmo com a maior parte dos atuais candidatos republicanos. como eu disse, o povo americano anda flertando com o sentimento protecionista. é preciso um contrapeso a ele, pelo bem do mundo, e ajuda se for um presidente.

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #17 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:02:52 »
Faltou falar uma coisa importante, Iowa é um estado do interior, essencialmente branco e agrícola, portanto a vitória do Huckabee não é nada fora do esperado regionalmente, mas a do Obama é sim uma grande surpresa.

Vamos ver o que acontece agora em New Hampshire para ver como se desenrola a eleição, nem sempre quem ganha em Iowa é o candidato à presidência.

O que podemos tirar das primárias agora são os candidatos que tem alguma chance versus os Enéas da vida, da pra ver que no caso democrata a coisa é entre a Hilary, o Edwards e o Obama. Já os republicanos estão mais divididos, apesar da vitória do Huckabee ser mais folgada que a do Obama, ainda tem mais gente no meião para ser um segundo candidato.

Republicano
Percent
Mike Huckabee
34%
Mitt Romney
25%
Fred Thompson
13%
John McCain
13%
Ron Paul
10%
Rudy Giuliani
4%
Duncan Hunter
1%

Democrata
Percent
Barack Obama
38%
John Edwards
30%
Hillary Clinton
29%
Bill Richardson
2%
Joe Biden
1%
Christopher Dodd
0%
Mike Gravel
0%
Dennis Kucinich
0%
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #18 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:12:33 »
Mark Evanier acredita que muitos republicanos estejam apoiando Obama "provisoriamente" para tirar Hillary do caminho.  Dependendo de como tenha sido o esquema de votação em Iowa, esse pode ser um fator influenciando esses números.

Offline Diego

• Nível 40
  • *
« Resposta #19 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:19:10 »
Pq Iowa é tão importante assim????

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #20 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:21:15 »
Não é importante em sí.  É apenas o primeiro augúrio para as eleições.  Mas um augúrio muito falível.

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #21 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:28:49 »

Rudy Giuliani, posando para a foto presidencial:

« Última modificação: 04 de Janeiro de 2008, 15:41:41 por Fernando »

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #22 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:34:50 »
:lol: É um bom paralelo mesmo...
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Südenbauer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #23 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:38:09 »
O que eu acho legal nas eleições estadunidenses é que eles não têm vergonha de defender o que acreditam, enquanto aqui no Brasil as campanhas são as mais subjetivas e vagas possíveis. Tipo esse vídeo do Rudy (até no apelido ele se assemelha com o Theodore =D) que defende a idéia de país mediador de conflitos e portador da bandeira do mundo, enquanto essa mesma idéia é tida como pejorativa e é caricaturada a todo momento no mundo inteiro.

Offline Rodion

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #24 Online: 04 de Janeiro de 2008, 15:43:41 »
Pq Iowa é tão importante assim????

só porque é a primeira. acaba influenciando todas as outras; é muito bom pra pequenos candidatos. giuliani, por exemplo, não fez campanha por lá porque já tem um nome nacional. já o huckabee ou o romney contam com iowa, por ser um estado pequeno e o primeiro. podem se concentrar lá, o que demanda menos dinheiro do que uma campanha nacional, e se forem bem podem até conseguir mais financiamento.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!