Mas esse não é exatamente um elogio. Por que afinal de contas seria necessário apoiar um republicano quando os democratas são tão claramente superiores?
são?
São.
Uma retirada não é uma má opção, nem uma boa opção; é uma realidade inevitável. NÃO HÁ COMO manter a presença militar atual no Iraque. De alguma forma esse fato tem sido amplamente divulgado na blogsfera americana mas não chegou aqui direito.
não há como por quê? o orçamento está apertado?
O orçamento não está apertado, muito pelo contrário até - os cofres estão abertos e ninguém entende muito bem para que. Isso ESTÁ causando uma sangria financeira desgraçada, mas aparentemente ninguém se anima a fazer algo de concreto a respeito.
http://www.newsfromme.com/archives/2008_02_05.html#014769http://www.slate.com/id/2183592/Mas o que realmente limita as opções é que não há como conseguir tropas suficientes para manter a presença atual. Não sem alguma coisa REALMENTE drástica. E mesmo que se faça algo drástico, simplesmente não há meios de conseguir (ou manter na ativa) oficiais com a qualificação necessária para fazer uma diferença positiva no Iraque a esta altura (confira outros posts recentes no blog citado, que mencionam entre outras coisas a cartilha do General Petraeus que enfatiza a necessidade de qualificação - inclusive psicológica - em todos os escalões para uma tarefa como a do Iraque).
de alguma forma os americanos vão ter de conviver com o orçamento mais apertado. é o preço que têm de pagar por terem entrado no iraque.
Se fosse esse o problema...

Não entendo o que você quer dizer com "a merda está feita". Ainda há muito que pode melhorar no Iraque, e muito que pode piorar. Você próprio deixa implícito que a coisa pode feder mais com uma retirada súbita - coisa que aliás ninguém defende, embora essa possa ser uma questão puramente acadêmica em um futuro próximo.
quero dizer que a "merda" foi a invasão.
A invasão foi a bebedeira. A ressaca vem agora.
fosse realmente por se importarem com o povo iraquiano que os democratas se opuseram a guerra,
Raramente alguém apresenta essa postura entre os políticos americanos, mesmo entre os democratas. Político não se elege mostrando se importar com estrangeiros.
não ficariam choramingando, como vieram fazendo durante os últimos anos, pela retirada o mais cedo quanto possível. uma "retirada súbita", coisa de dias ou de semanas, ninguém defende mesmo. mas próximo disso, sim. o obama, se bem me lembro, tem um plano de pouquíssimo tempo para a retirada da maior parte das tropas, coisa de 2 ou 3 anos.
Você está mal informado, Bruno. 2 ou 3 anos é o máximo que se pode pensar em manter as tropas lá, e ainda assim SE todos os critérios de prudência forem negligenciados. Não é uma questão de vontade política, mas de condição física no duro. A questão não é se vale a pena manter as tropas por anos (isso simplesmente não pode ser feito), mas se vale a pena prolongar uma agonia inútil.
os democratas querem ver essa guerra perdida,
A guerra ESTÁ perdida, porque nunca foi possível "vencê-la". E você subestima enormemente os democratas se acha que eles são tão ingênuos e desbalanceados a ponto de gostar de perder guerras.
os republicanos querem ver ganha.
E eu quero que neve aqui em Brasília. Mas não faz diferença.
e por 'guerra ganha' entenda evitar (mais) desmoralização norte-americana nas décadas vindouras e estabilizar o iraque.
Como eu disse, nunca foi possível, pelo menos não depois da intervenção militar de GWB iniciada.
e isso porque foi há pouco tempo que perspectivas de conseguir algo próximo de uma vitória surgiram, devido à conscientização da necessidade de não fazer a guerra só com fuzis e do aumento do efetivo militar no iraque. dar pra trás agora?
Ah, você se refere às alegações de que o "troop surge" estaria funcionando?
Propaganda parcial. O surge é mera vitrine. Por um motivo se chama "surge" em vez de "commitment". O General David Petraeus tem uma boa cabeça e bons critérios, mas na medida em que tem permissão para falar, fala basicamente que é tarde demais para reparar o estrago. Não é culpa dele se o GOP e GWB querem espalhar fantasias sem substância sobre tropas que não existem nem podem ser recrutadas, muito menos treinadas, em qualquer coisa próxima de tempo hábil.
http://en.wikipedia.org/wiki/Petraeus#.22Petraeus_Report.22