Autor Tópico: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper  (Lida 84076 vezes)

Atheist

• Visitante
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper
« Resposta #150 Online: 03 de Janeiro de 2008, 21:51:32 »
Assim a fisiologia interna, neurológica, é muito mais avançada, pois é a maneira que pela qual melhor adaptação possibilita em relação ao meio.

Sistema nervoso é muito mais do que capacidade de cálculo. Como citado antes, um simples camarão é capaz de enxergar o mundo de uma forma que nem mesmo o computador mais poderoso que nossa supermente já criou (ou ainda vai criar) é capaz de simular. A capacidade de um tubarão para sentir impulso elétrico é algo que nem sonhamos em alcançar. Ok, alguém pode produzir uma máquina, mas ninguém vai sentir isso. Logo, os tubarões ou os camarões são mais evoluídos?

Offline Oceanos

• Nível Máximo
  • *
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Po
« Resposta #151 Online: 03 de Janeiro de 2008, 21:54:14 »
Os humanos (principalmente para a lua).
Existe algum indivíduo da espécie humana que pode voar com a mesma facilidade e efetividade que uma águia? Existe alguém da espécie que pode simplesmente bater os braços e sair voando como uma águia?

A tecnologia não é nenhum fator externo e sim uma manipulação da natureza, assim como muitos outras espécies fazem.
Como não é um fator externo?! Brotam turbinas dos seus braços e eu não sei?!?!

Disso se depreende que é muito melhor ter essa habilidade de manipular a natureza do que a morfologia fisiológica como atributo adaptativo ao meio.
Na sua opinião...

Atheist

• Visitante
Re: Superioridade biológica do homem na filosofia da ciência de Karl Raimund Popper
« Resposta #152 Online: 03 de Janeiro de 2008, 21:55:21 »
A questão é que se é filosoficamente falando, é necessário inventar outras definições de evolução biológica, e aí abrimos margem para que criacionistas também inventem a sua e a tenha e a espalhe como verdade.

Evolução biológica não coloca nenhuma espécie como mais evoluída ou superior à outra.

Popper não é o filósofo de ciência mais adequado para explicar ciências biológicas, pois sua visão de ciências exatas não se aplicam a muitos fatos biológicos.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #153 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:12:57 »

Não são pesos diferentes, é uma abordagem entre as espécies, as populações de indivíduos que compõe cada espécie. Essa é a unidade que estou utilizando. Sei que existe um problema quanto a isso na biologia, tenho até um ótimo texto sobre isso, mas que também chega a essa conclusão sobre a individuação.

São pesos diferentes. Para as outras espécies, você observa o conjunto, para os homens, você observa variações individuais (pessoas que voam ou fabricam aviões, constroem prédios, escrevem ou pintam obras-primas, etc). A média da população humana está longe de fazer algo assim.
Não compartilho dessa opinião de que são pesos diferentes. Somos todos animais e classificados como espécies. A análise de nós por nós mesmo não é individual, já que existem modalidades científicas específicas para nosso auto-estudo enquanto espécie, de maneira total ou individual, e até mesmo os relacionamentos com outras espécies e com o universo.

Não se esqueça que estamos na área de filosofia, esse é o contexto.  :P

Não estou falando sobre o Adriano nem sobre um organismo e sim a atuação das espécies no processo de adaptação na seleção natural e conseguente evolução.

Mas embora um indivíduo não evolua, é o fitness diferenciado deste indivíduo que leva uma espécie ou população à evolução. Se houvesse fitness diferenciado que pudesse levar os humanos como um todo a um novo patamar onde o cérebro fosse recompensado, isso já teria acontecido ou seria visível, mas não é bem assim que acontece. Ou seja, nem tentando desviar e dar pesos diferentes esta teoria é válida.
Não sei bem sobre essa conceituação de fitness, não conheço. Mas pelo que posso entender é sobre as diferenciações individuais que ocorrem em populações muito grandes. A variabilidade genética permite essa riqueza de diversidade genômica. Daí que teriamos fitness diferenciado. O que discordo é que isso é algo do indivíduo, pois considero que venha da grande proporção de indivíduos que a espécie tem.

Você é mais um indivíduo da espécie que pode ser tomado pela grande contribuição científica para a humanidade. Já tem sua produção acadêmica desenvolvida.

Mesmo assim não sou capaz dos enormes atributos que meu cérebro, como sendo um cérebro humano, supostamente é capaz. Isto significa que você também está tomando como base algo que é apenas uma possibilidade. O cérebro de chimpanzés também os possibilita a muito mais do que fazem.
Sim, e o melhor chimpanzés tem que ser comparado ao melhor homem e não a média. O melhores da espécie que mostram o seu potencial.

Importa sim, e importa muito. Uma das características da população humana é sua composição social que permite a especialização de indivíduos em áreas específicas e aproveitamento para todos os demais.

Me diga onde está o aproveitamento do milhões que passam fome na África de uma música de Bethoveen, ou de um quadro de Van Gogh?
Essas são ocorrencias internas das relações intra-espécies. Mas como num exemplo que o prório Dr. Manhattan apresentou num desses tópicos contra o capitalismo, mostrando que a qualidade de vida da espécie humana como um todo melhorou. Com o pessoal que discute política já é meio que consenso que vivemos melhor hoje, e que a pobreza é maior em termos numéricos e não em termos proporcionais. Evoluimos.

Os problemas que resolvemos não são criados por nós e sim pelo ambiente em que vivemos.

Para sobrevivermos não precisaríamos de um décimo da tecnologia que hoje possuímos. No entanto, toda esta nova tecnologia tem consequências que apenas mais tecnologia poderá suplantar. Seu exemplo abaixo é uma prova disso.
Mas devido a não aceitação da sociedade desse fato. A partir da liderança científica em mostrar a realidade encontrada, que nem é absoluta e ainda é controversa socialmente, mudou-se aos poucos a mentalidade da sociedade. E mentalidade aqui entra no contexto de cultura biológica, tudo que se refere a sobrevivência da espécie em sua relação com o meio. Creio que seja assim. Estou capturando esse termo para usar nesse contexto. Espero que não se incomode.

Além do mais, todas as espécies respondem ao ambiente em que vivem e todas elas respondem de maneira satisfatória. Vai dizer que um escorpião não é plenamente adaptado ao seu ambiente, sobrevivendo centenas de milhões de anos e mudanças ambientais?
Pelo que sei, em tese nós temos todos a mesma idade evolutiva. A diferença é entre o tempo em que estamos especiados em nossa última espécie. Temos que consideram que antes de sermos homo sapiens fomos outras espécies também, temos a mesma origem enquanto seres vivos.

Um caso recente é a nossa mobilização contra o problema do aquecimento global.

O homem tentando resolver um problema que ele mesmo criou com seu maravilhoso cérebro...
Ele resolveu o progresso econômico (qualidade de vida) e provocou esse efeito, mas foi um problema que não queríamos, nem imaginavamos. Não foi a humanidade que planejou se prejudicar intencionalmente com o clima.

Fora todo o avanço para melhorar a qualidade de vida da espécie, que é um imperativo biológico, algo instintivo, uma atitude voltada a sobrevivência atual e das futuras gerações.

E assim, usa sua melhor ferramenta: o cérebro. Não é absolutamente em nada diferente de qualquer outra espécie, que luta pela sua sobrevivência com suas melhores armas. Cada macaco no seu galho...
Sim, mas o galho do macaco humano é muito maior. A maneira como ele pula no seu galho é bem diferente e bem melhor que a dos outros macacos. Na minha opinião.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #154 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:20:49 »
Minha impressão sincera é que essa sua meta precisa ser revista, Adriano. 
Sempre revejo minhas metas. Mas o que pensa serem as minhas metas para dizer isso?

Alegar estar criando um argumento filosófico traz algumas liberdades, mas nada que justifique essa postura de que tudo são apenas opiniões.
Opiniões são argumentos. Eu exponho os que considero serem válidos. Conto com os interlocutores na busca de consensos que propiciam novos consensos, sem nunca ter fim. É assim que Popper vê o racionalismo crítico, que é uma extenção de como ele entende o funcionamento da ciência (pelo menos nessa primeira fase, falseabilidade). O texto que citei o link e as frases desenvolve bem essa questão na sua filosofia.

Fatos biológicos não deixam de ser fatos biológicos só porque você quer.
Claro que não. Fico alarmado de tirar uma conclusão dessa do que eu falo. E nem penso que seja tanto eu o problema, na transmissão da comunicação, penso que talvez esteja recebendo de maneira errada o que posto.

Opinião por opinião, a minha é que se eu fosse imparcial trancaria este tópico de uma vez.
Você tem esse poder, fique a vontade. Já estou satisfeito com o resultado e nem sempre tópicos longos são produtivos. Eu gostei desse. Agradeço a quem colaborou.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #155 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:23:07 »
Assim a fisiologia interna, neurológica, é muito mais avançada, pois é a maneira que pela qual melhor adaptação possibilita em relação ao meio.

Sistema nervoso é muito mais do que capacidade de cálculo. Como citado antes, um simples camarão é capaz de enxergar o mundo de uma forma que nem mesmo o computador mais poderoso que nossa supermente já criou (ou ainda vai criar) é capaz de simular. A capacidade de um tubarão para sentir impulso elétrico é algo que nem sonhamos em alcançar. Ok, alguém pode produzir uma máquina, mas ninguém vai sentir isso. Logo, os tubarões ou os camarões são mais evoluídos?
Não sei. Entre as demais espécies não entendo muito da hierarquia evolutiva, já que é algo bem específico da biologia, a "natureza". O contexto que quero continuar abordando é em relação ao homem, do qual tenho mais informações e é o meu objetivo nesse tópico.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #156 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:24:13 »
Sempre revejo minhas metas. Mas o que pensa serem as minhas metas para dizer isso?

Demonstrar e/ou convencer alguém de que a idéia de que o ser humano é mais evoluído que outros animais é defensável.

Alegar estar criando um argumento filosófico traz algumas liberdades, mas nada que justifique essa postura de que tudo são apenas opiniões.
Opiniões são argumentos. Eu exponho os que considero serem válidos. Conto com os interlocutores na busca de consensos que propiciam novos consensos, sem nunca ter fim. É assim que Popper vê o racionalismo crítico, que é uma extenção de como ele entende o funcionamento da ciência (pelo menos nessa primeira fase, falseabilidade). O texto que citei o link e as frases desenvolve bem essa questão na sua filosofia.

Por que você cita Popper se a própria arena (a filosofia) que escolheu exclui os critérios dele?

Claro que não. Fico alarmado de tirar uma conclusão dessa do que eu falo. E nem penso que seja tanto eu o problema, na transmissão da comunicação, penso que talvez esteja recebendo de maneira errada o que posto.

Eu e quem mais?

Opinião por opinião, a minha é que se eu fosse imparcial trancaria este tópico de uma vez.
Você tem esse poder, fique a vontade. Já estou satisfeito com o resultado e nem sempre tópicos longos são produtivos. Eu gostei desse. Agradeço a quem colaborou.

Hmm, peraí, isso não é um tanto fora da etiqueta?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #157 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:28:41 »
Os humanos (principalmente para a lua).
Existe algum indivíduo da espécie humana que pode voar com a mesma facilidade e efetividade que uma águia? Existe alguém da espécie que pode simplesmente bater os braços e sair voando como uma águia?
Isso não tem nada a ver com o contexto que estou abordando. Já disse considerar o cérebro, a fisiologia interna da espécie humana, muito superior do que a anatomia, a fisiologia externa dos animais, já que conseguimos interagir com a natureza e voar também. Não precisamos bater asas, estudamos esses comportamentos e fizemos transformações em produtos da natureza para chegar ao mesmo fim. E não considero, no contexto aqui, o indivíduo por si só, mas a humanidade, que representa a espécie homo sapiens.

A tecnologia não é nenhum fator externo e sim uma manipulação da natureza, assim como muitos outras espécies fazem.
Como não é um fator externo?! Brotam turbinas dos seus braços e eu não sei?!?!
Não é externo a natureza. O ser humano manipula a natureza para conseguir voar. Assim o homem foi a lua, sem ter asas. Ele não deixou de ir voando por isso.

Disso se depreende que é muito melhor ter essa habilidade de manipular a natureza do que a morfologia fisiológica como atributo adaptativo ao meio.
Na sua opinião...
Claro, sempre exponho a minha opinião.  :)

E aqui no contexto filosófico de Popper, é bom não esquecer.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #158 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:34:31 »
A questão é que se é filosoficamente falando, é necessário inventar outras definições de evolução biológica, e aí abrimos margem para que criacionistas também inventem a sua e a tenha e a espalhe como verdade.
Não abre não. Veja o caso de Dennett com sua proposição teórica, em que coloca o conceito filosófica de sua teoria da mente, a pespectiva intencional (conceito muito ateú por sinal) no ambito da teoria da evolução na biologia. E Popper faz algo semelhante em sua teoria, apesar de não ir tão longe.

Evolução biológica não coloca nenhuma espécie como mais evoluída ou superior à outra.
Na perspectiva intencional, a espécie humana que faz essa proposição em relação a evolução. Mas nesse conceito nós somos parte da evolução, estamos evoluindo enquanto espécie e nos adaptando ao mundo. Daí que fazemos as leituras do que pensam as outras espécies. Por isso tem um trabalho com o título Como pensam as espécies?

Popper não é o filósofo de ciência mais adequado para explicar ciências biológicas, pois sua visão de ciências exatas não se aplicam a muitos fatos biológicos.
Eu considero o Dennett mais adequado. Boa idéia, rende um outro bom tópico.  :)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #159 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:41:26 »

Demonstrar e/ou convencer alguém de que a idéia de que o ser humano é mais evoluído que outros animais é defensável.
Grande engano. Isso para mim não é algo que penso ser demonstrável, é uma realidade do conhecimento humano. Pode não ser nesse contexto, nessa comunidade virtual. Mas sem por isso quero convencer ninguém aqui disso. Isso é contra a liberdade de expressão do racionalismo crítico de Popper.

Por que você cita Popper se a própria arena (a filosofia) que escolheu exclui os critérios dele?
Não excluo os critérios dele. Se você der atenção ao texto que citei, ele expõe com detalhes os critérios de ciência de Popper. A falseabilidade e a teoria do holofote. Para ser curto e direto, sem querer ofender, penso que quem não entende os critérios é você. Na verdade uma das minhas metas com o tópico é discutir esses critérios, já que o argumento biológico é um de seus pilares.

Eu e quem mais?
Não convém fazer fofoca.  :P

Hmm, peraí, isso não é um tanto fora da etiqueta?
Talvez. Não me atentei a isso. Obrigado pelo alerta.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #160 Online: 03 de Janeiro de 2008, 22:46:09 »

Grande engano. Isso para mim não é algo que penso ser demonstrável, é uma realidade do conhecimento humano.

Então como se explica que quase todos os seus interlocutores discordam?

Pode não ser nesse contexto, nessa comunidade virtual. Mas sem por isso quero convencer ninguém aqui disso. Isso é contra a liberdade de expressão do racionalismo crítico de Popper.

Hmm....?

Não excluo os critérios dele. Se você der atenção ao texto que citei, ele expõe com detalhes os critérios de ciência de Popper. A falseabilidade e a teoria do holofote. Para ser curto e direto, sem querer ofender, penso que quem não entende os critérios é você. Na verdade uma das minhas metas com o tópico é discutir esses critérios, já que o argumento biológico é um de seus pilares.

Nesse caso, me parece que seu tópico fracassou espetacularmente.

Eu e quem mais?

E seria fofoca?
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #161 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:00:03 »

Grande engano. Isso para mim não é algo que penso ser demonstrável, é uma realidade do conhecimento humano.

Então como se explica que quase todos os seus interlocutores discordam?
Boa pergunta. Mas como disse, acontece nesse contexto do fórum. Nas minhas leituras e com outras pessoas é algo tão natural que fico mesmo espantado com essa discordância.

Pode não ser nesse contexto, nessa comunidade virtual. Mas sem por isso quero convencer ninguém aqui disso. Isso é contra a liberdade de expressão do racionalismo crítico de Popper.

Hmm....?
As idéias (argumentos, hitópeses e teorias) sobrevivem intependente dos indivíduos. A partir do momento em que uma teoria é falseada com base empírica, então ela é substituida por nova idéia. Mas isso num contexto da humanidade, em que as proposições (manifestação das idéias) são feitas através da linguagem, e a ciência se baseia na transmissão do conhecimento através desta.

Nesse caso, me parece que seu tópico fracassou espetacularmente.
Tenho uma opinião contrária. Para mim foi um sucesso. Mas é o que menos interessa, pois o que vale é o conhecimento adquirido e a troca de informações, mesmo que sem consenso. Eu absorvo muita coisa, principalmente elaborando as respostas.

Eu e quem mais?

E seria fofoca?

Sim. Devemos falar de idéias e não de pessoas.

Atheist

• Visitante
« Resposta #162 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:25:37 »
Sim, mas o galho do macaco humano é muito maior. A maneira como ele pula no seu galho é bem diferente e bem melhor que a dos outros macacos. Na minha opinião.

O que mede se um galho é maior que outro? Quem determina qual a régua a ser utilizada na medida? Por acaso é um membro da mesma espécie que se acha superior às demais??? Não está percebendo o desvio?

Atheist

• Visitante
« Resposta #163 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:29:50 »
Não abre não. Veja o caso de Dennett com sua proposição teórica, em que coloca o conceito filosófica de sua teoria da mente, a pespectiva intencional (conceito muito ateú por sinal) no ambito da teoria da evolução na biologia. E Popper faz algo semelhante em sua teoria, apesar de não ir tão longe.

E quem está querendo ir mais longe é você, então, apropriando-se de algo que Popper não tinha certeza (note que ele comenta "talvez") e que de acordo com qualquer evolucionista está completamente equivocado.

Na perspectiva intencional, a espécie humana que faz essa proposição em relação a evolução. Mas nesse conceito nós somos parte da evolução, estamos evoluindo enquanto espécie e nos adaptando ao mundo. Daí que fazemos as leituras do que pensam as outras espécies. Por isso tem um trabalho com o título Como pensam as espécies?

Ok, isso é qualquer coisa menos evolução biológica...

Talvez. Eliott Sober talvez seja ainda mais adequado, pois tem vários artigos publicados sobre a questão filosófica da biologia evolutiva.

Atheist

• Visitante
« Resposta #164 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:31:04 »

Não sei. Entre as demais espécies não entendo muito da hierarquia evolutiva, já que é algo bem específico da biologia, a "natureza". O contexto que quero continuar abordando é em relação ao homem, do qual tenho mais informações e é o meu objetivo nesse tópico.

Mas você afirma que o homem é superior, logo está fazendo uma comparação. Se está fazendo uma comparação sem conhecer os demais objetos de estudo não acha que a comparação é um tanto falha?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #165 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:33:04 »

O que mede se um galho é maior que outro?
Pelo conhecimento acomulado pela espécie.

Quem determina qual a régua a ser utilizada na medida?
Aquele que determina as noções de raciocínio matemático, para que possa atuar de forma objetiva e honesta.

Por acaso é um membro da mesma espécie que se acha superior às demais???
Sim, faço parte da humanidade.

Não está percebendo o desvio?
Que desvio? Não estou percebendo nenhum. Pode citá-lo?

Atheist

• Visitante
« Resposta #166 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:35:14 »

Aquele que determina as noções de raciocínio matemático, para que possa atuar de forma objetiva e honesta.

Ok, serei mais claro:

O que você está fazendo é o mesmo que um negro dizer que os negros são superiores pois jogam melhor basquetebol e são resistentes à malária.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #167 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:36:17 »

E quem está querendo ir mais longe é você, então, apropriando-se de algo que Popper não tinha certeza (note que ele comenta "talvez") e que de acordo com qualquer evolucionista está completamente equivocado.
Tudo bem, acato, mas não concordo.

Ok, isso é qualquer coisa menos evolução biológica...
Como queira, só expus a minha opinião.

Talvez. Eliott Sober talvez seja ainda mais adequado, pois tem vários artigos publicados sobre a questão filosófica da biologia evolutiva.
Dennett é melhor para mim por agregar a filosofia e a biologia, que entendo melhor. Biologia apenas é mais difícil. Mas vou pesquisar mais sobre. Valeu a dica.

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #168 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:38:37 »

Ok, serei mais claro:

O que você está fazendo é o mesmo que um negro dizer que os negros são superiores pois jogam melhor basquetebol e são resistentes à malária.
Respeito sua colocações por medo de punição e por consideração a nossa amizade.

Mas me entristece muito essa sua analogia com o racismo. Espécie não é raça. Inexistem raças na espécie humana e não tem nada a ver uma coisa com a outra. Acho isso um grande apelo.

Atheist

• Visitante
« Resposta #169 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:41:05 »

Respeito sua colocações por medo de punição e por consideção a nossa amizade.

Mas me entristece muito essa sua analogia com o racismo. Espécie não é raça. Inexistem raças na espécie humana e não tem nada a ver uma coisa com a outra. Acho isso um grande apelo.

É uma analogia simples, que mostra que dependendo da régua que você utilize, o degrau "superior" pertence a outra espécie. Tentei me fazer entender sem ela...

O que tentei mostrar é que:

1 - você é humano;
2 - você determina os critérios que medem a superioridade de uma espécie em relação a outra;
3 - você afirma que humanos são superiores, com base nos critérios estabelecidos no ítem 2;

Você não percebe ainda o desvio, a imparcialidade?
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2008, 23:43:31 por Atheist »

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #170 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:43:36 »

É uma analogia simples, que mostra que dependendo da régua que você utilize, o degrau "superior" pertence a outra espécie. Tentei me fazer entender sem ela...
Mas não entendi mesmo assim. Mas não perca seu tempo comigo, estou só fazendo especulações filosóficas sobre o que eu julgo ser a verdadade. Nada sério.

Atheist

• Visitante
« Resposta #171 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:44:59 »

Mas não entendi mesmo assim. Mas não perca seu tempo comigo, estou só fazendo especulações filosóficas sobre o que eu julgo ser a verdadade. Nada sério.

Releia a mensagem anterior pois editei enquanto você respondia...

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #172 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:45:28 »

O que tentei mostrar é que:

1 - você é humano;
2 - você determina os critérios que medem a superioridade de uma espécie em relação a outra;
3 - você afirma que humanos são superiores, com base nos critérios estabelecidos no ítem 2;

Você não percebe ainda o desvio, a imparcialidade?
Não vejo nem desvio nem imparcialidade, dado a melhor qualificação da espécie humana para a função de medir a vida no planeta.

Atheist

• Visitante
« Resposta #173 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:46:22 »

Não vejo nem desvio nem imparcialidade, dado a melhor qualificação da espécie humana para a função de medir a vida no planeta.

Você não está discutindo sério! E quem determina de quem é a melhor qualificação?

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #174 Online: 03 de Janeiro de 2008, 23:49:10 »

Você não está discutindo sério!
Estou muito sério. Porquê a dúvida?

E quem determina de quem é a melhor qualificação?
Somos a única espécie interessada no tema da biologia. Não temos nem escolha.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!