Eu já disse que se eventualmente vir a Luz e resolver ser cristã, eu vou pra tua igreja, não, Maycon? É muito legal. Parece ser uma sensação de plenitude impressionante.
Amon, creio que é assim NATURAL amar a Deus sobre todas as coisas e guardar os mandamentos, pra eles. Pelo que entendo, o cidadão sabe interiormente que ele foi escolhido - daí que o esforço de ser boa pessoa é o default na vida. VIVE-SE em ascese. Afinal de contas, se o cidadão foi criado desse jeito, não é ele quem vai contrariar os desígnios do Senhor, ele não tem nem meios. É diferente de ser católico, que considera que todos herdamos o pecado original e temos que viver em penitência pra alcançarmos a salvação. Presbiteriano já está LÁ, ele não tem o que fazer - daí que a prece intercessória e boas obras diversas não façam sentido.
Acho que é meio como ser ateu, em algum grau. A gente também não tem as boas obras (da fé, então, nem se fala).
O que eu acho o maior barato é que não existe PROVA de ter sido escolhido. Tem evidências, ok, tem a convicção interior, mas a pessoa não nasce carimbada na testa. A população mundial pode se declarar "escolhida" e daí que só vai se saber lá no outro mundo depois de se ter morrido, daí que não se prova nem desprova nada e é uma lógica impecável.

Pergunta. Tem pecado original, não? O escolhido então foi "poupado" de herdá-lo, tipo o dogma da imaculada conceição? Ou funciona diferente?