Então tem os escolhidos e os não-escolhidos? Isso não é meio segregacionista não?
Não. "É a vontade soberana de Deus....".
*- Imagino que você possa até estar se mijando de rir no momento. Mas estenda, estou apenas lhe respondendo de fora direta, hehhe.
Vou ver se tento resumir.
Bom, Deus já estaria meio que quebrando o galho salvando alguns, porque se Ele quisse mandar todo mundo pros quintos dos infernos, haja visto que quem quebrou a parte no acordo comendo a maçãzinha foi o homem, então já estamos no lucro tendo alguns salvos. Se olhar por esta perspectiva, se torna até algo bom, ao invés de segregacionista.
Mas o teor da nossa doutrina é: Ele salvou alguns porque quis, mandou outros para o inferno porque quis, porque Ele é Deus, e Ele escolhe e Ele pode.
Sendo bem sincero e direto, beleza?

E na escola a gente estuda que o calvinismo surgiu de maneira oportunista para ser a "religião do burguês"
Bom chapa, vamos por partes. Sinceramente eu não sei até que ponto o calvinismo foi utilizado pelos burgueses para justificar suas mesquinharias e/ou ganância, não sei mesmo. Sei que pode ser relacionado uma coisa com a outra, mas sinceramente não estudei o assunto bem.
Por isso vou falar o que estudei.
1o. Antes de mais nada, devemos lembrar que o Calvinismo não é uma religião, mas um conjunto de doutrinas que pode ser adotado por qualquer denominação cristã. Temos presbiterianos calvinistas, batistas calvinistas e por aí vai.
2o. Eu lí muita coisa do que Calvino escreveu. E o homem escreveu bastante. E lí sua obra principal, "As Institutas da Religião Cristã". Ele em nenhum momento incentiva o acúmulo de capital ou qualquer coisa do tipo. Muito pelo contrário, ele incentiva uma vida simples.
O que eu vejo que pode ser relacionado com o capitalismo, ou ter ajudado, ou sei lá, era algumas coisas que Calvino ensinava.
1. Ele dizia que devemos viver uma vida simples, não ter mais do que o necessário para sobreviver (isso abre margens para guardar mais dinheiro); 2. Ele dizia que deveríamos poupar um pouco, em obediência ao texto de Paulo que diz que: "
Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as próprias mãos o que é bom, para que tenha com que acudir ao necessitado" (Efésios 4.28). Ou seja, mais incentivo mesmo que involuntário à poupança; 3. Ele dizia que devemos nos esforçar para desenvolver todas as nossas potencialidades, pois isso é culto a Deus. Daí os calvinistas começaram a trabalhar e estudar como loucos para agradar a Deus, e como conseqüência disso veio ganho de dinheiro, e mais ganho de dinheiro é mais dinheiro guardado e etc., etc., etc.
Certo?
* - Em tempo, ainda não lí o livro do Webber.
que não condena o lucro e vai para o céu quem acumula riqueza (material). Provavelmente não é bem assim, mas como é que é então?
Bem, a Bíblia não condena ninguém por ser rico. Mas pede apenas cuidado para não se deixar dominar pela grana.
Abraços.