Autor Tópico: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era Re: Dantas)  (Lida 19704 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Bom, você acabou respondendo minha pergunta :-)

Anyway, tudo muito bom, mas discordo. Um Deus que faça isso não merece a minha adoração. Parece mesmo uma doutrina malteísta, como lembrou a Suyndara.

Uma última questão: qual é a base bíblica (aparte o Pecado Original) que sustenta a Predeterminação?

Offline calvino

• Nível 37
  • *
EDIT: relendo o tópico, percebo que ele pode causar alguma confusão.

Também achei que logo alguém iria estranhar. 

Deixem-me esclarecer que Maykon é um velho amigo virtual e goza da minha completa confiança - porque fez por merecer.

É! Eu sou truta do chefe, tá ligado mano? 

Não só meu, por sinal.  Se estamos usando algumas palavras mais informais aqui com ele (e ele conosco) é porque não há necessidade de maiores cuidados.

É

Gente fina, esse Maykon :)

É ! hehehe

abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Entao ele quer mandar agente pro inferno? :lol:

É! Viu só? Simples!

hauhahuahuahua

abraços.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Bom, minha razão para não acreditar a predestinação é simples: observamos processos estocásticos na Natureza o tempo todo. Ainda que tivéssemos computadores mágicos, capazes de realizar infinitas operações com infinita precisão em tempo zero, mesmo assim haveriam certos processos que permaneceriam indefinidos e, portanto, impossíveis de prever.

Se Deus existe, Ele fez o Universo assim :-)

Amigo. Se estamos falando de um ser fantástico, não há necessidade de uso de lógica e capacidades humanas. Não é?

Abraços.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
Deus cria o Universo de maneira a apontar para a não-existência d'Ele e ainda por cima quer nos culpar por não acreditar n'Ele?

Não, obrigado :-)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Bom, você acabou respondendo minha pergunta :-)

Anyway, tudo muito bom, mas discordo.

Um Deus que faça isso não merece a minha adoração.

E tenha absoluta certeza de que respeito sua opinião.

Parece mesmo uma doutrina malteísta, como lembrou a Suyndara.

Sim, e eu concordo que parece. Isso, se analisarmos Deus de acordo com nossas conceitos de certo e errado, de justo e injusto, subjetivos, pessoais, temporais e moldados pela cultura que temos.

Se entendermo que pelo fato de possuirmos um conceito de certo e errado desse, não podemos classificar um Deus eterno a coisa muda de figura.

Eu entendo que Deus é o padrão da moral e do certo e do errado. Sendo assim, certo é o que Ele faz, e não o que eu acho que é.

*Lembre-se, estou apenas dizendo como vejo a coisa.

Uma última questão: qual é a base bíblica (aparte o Pecado Original) que sustenta a Predeterminação?

Bom, há vários textos Bíblicos. Vou citar apenas um:

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, para louvor da glória de sua graça, que ele nos concedeu gratuitamente no Amado, no qual temos a redenção, pelo seu sangue, a remissão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça, que Deus derramou abundantemente sobre nós em toda a sabedoria e prudência, desvendando-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito que propusera em Cristo, de fazer convergir nele, na dispensação da plenitude dos tempos, todas as coisas, tanto as do céu como as da terra; nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade, a fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que de antemão esperamos em Cristo; em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória”.

Efésios 1.3-14.

Abraços.
« Última modificação: 10 de Janeiro de 2008, 10:18:21 por Seu Madruga »

Offline calvino

• Nível 37
  • *
Deus cria o Universo de maneira a apontar para a não-existência d'Ele e ainda por cima quer nos culpar por não acreditar n'Ele?

Não, obrigado :-)

Ok, e não precisa agradecer, eu não estou lhe oferecendo nada  :biglol:

Abraços.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
Maycon, o Dantas tem razão -- você é ultra-coerente e eu agradeço profundamente por ter a chance de debater contigo :lol:

É muito bom quando um crente não tenta se dobrar de costas para justificar certas coisas. Não quer dar um pulo nos tópicos de contradições da Bíblia qualquer hora?

Eu conhecia o argumento de Deus ser a fonte de toda a justiça e de toda a moral - de fato, CS Lewis e outros apologistas citam esse argumento freqüentemente - e com razão, penso eu. Tanto que faz algum tempo que desisti de tentar descrever Deus logicamente (uma tarefa que me parece mais e mais um exercício de vaidade do que outra coisa), e preferi me ater às possibilidades de existência de Deus. Examinar as pistas da Natureza, digamos.

A conclusão a que cheguei é que não há indicação nenhuma que Deus exista. Mais, sempre se pode acreditar em algum Deus, ou Deuses, quer se tenha uma definição incompleta, incoerente, ou não; de forma que a sua concepção e descrição pessoal de Universo não tenha que ser alterada.

E esse, basicamente, é o motivo pelo qual tornei-me agnóstico. Não que eu ache que talvez exista Deus (embora eu admita a possibilidade, não me importo com ela), mas que, em última instância, para mim Deus é incognoscível e, se é que existe, não deixou indicações fortes o suficiente de tal.

Supondo que sua doutrina esteja correta e que Deus nem me aniquile instantaneamente após minha morte e nem me mande direto para o Inferno, pretendo ter uma conversa bem longa e instrutiva com Ele :-)

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
Re: O que um ateu como você está fazendo na minha predestinação calvinista (era
« Resposta #58 Online: 10 de Janeiro de 2008, 10:35:36 »
Eu estou o que em quem mesmo? :)

Este tópico existe porque neste outro o Maykon fez uma observação que chamou a minha atenção e a de outros foristas.

Nada de mais, de fato.  Só uma oportunidade de trocar opiniões sobre uma idéia que à primeira vista surpreende.

EDIT: relendo o tópico, percebo que ele pode causar alguma confusão.  Deixem-me esclarecer que Maykon é um velho amigo virtual e goza da minha completa confiança - porque fez por merecer.  Não só meu, por sinal.  Se estamos usando algumas palavras mais informais aqui com ele (e ele conosco) é porque não há necessidade de maiores cuidados.

Gente fina, esse Maykon :)
Ahhhhh.... Então ta tudo na paz do senhor, irmão. Graças a deus.  :biglol:

Luz

• Visitante

Bom, a minha pergunta foi mais no sentido de entender o "sentimento" que a lógica. Também li o Weber e bem, fechei o livro com uma visão totalmente diferente do protestantismo que tinha quando abri. No meu caso, impossível não nutrir uma admiração pela coisa toda.

Pra melhor ou pra pior?

Para melhor.

Eu conhecia o argumento de Deus ser a fonte de toda a justiça e de toda a moral - de fato, CS Lewis e outros apologistas citam esse argumento freqüentemente - e com razão, penso eu. Tanto que faz algum tempo que desisti de tentar descrever Deus logicamente (uma tarefa que me parece mais e mais um exercício de vaidade do que outra coisa), e preferi me ater às possibilidades de existência de Deus. Examinar as pistas da Natureza, digamos.

Eu não conhecia até recentemente, quando li Collins. Ele cita CS Lewis e sua Lei Moral e concordo, com razão. É de fato uma visão interessante, na minha opinião, claro.  :)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
Mal comparando, é como querer debater axiomas. A vantagem dos apologistas é que eles podem declarar certas coisas sem precisar provar -- até porque seria impossível provar -- e com isso justificam muita coisa.

Uma objeção imediata é o caráter ad hoc das premissas apologéticas. Um apologista de, digamos, Zeus, poderia igualmente fazer outras premissas e construir um argumento igualmente convincente e coerente dentro delas. Donde eu deduzo que a hipótese-Deus é indefinida.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
O irônico, e inicialmente desconfortável, é constatar que de fato não importa se a Predestinação e certas outras doutrinas são verdadeiras ou não; a religião cumpre seu papel do mesmo jeito.

POR OUTRO LADO, isso não muda o fato de que há gente que abusa da doutrina.

Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
Mal comparando de novo, a Predestinação também é um processo estocástico :lol:

Deus pode saber tudo, mas nós não. Então, pelo sim, pelo não, vamos todos nos comportar. Um gênio, o Calvino :-)

Luz

• Visitante
Mal comparando, é como querer debater axiomas. A vantagem dos apologistas é que eles podem declarar certas coisas sem precisar provar -- até porque seria impossível provar -- e com isso justificam muita coisa.

Bom, como disse Einstein ou como dizem que ele disse: você não pode comprovar uma definição, tudo o que você pode é mostrar que ela faz sentido.  :)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #64 Online: 10 de Janeiro de 2008, 11:06:57 »
É como se: quanto mais você se esforça por ser uma boa pessoa, mas isso evidencia que foi escolhido por Deus?

É mais no sentido de que uma coisa leva a outra ou não pode acontecer sem a outra.

O que já dá alguma margem para que não se fique só na auto-rotulação íntima, e se permita que os fatos falem pelo menos um pouco :)

Isso é ótimo, porque o risco de cultivar dependência emocional da convicção de que "eu sou um dos Escolhidos" é nefasto.  Eu conheço doutrinas em que essa dependência é a regra, embora prefira não dar nome a elas neste momento... :)

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Então tem os escolhidos e os não-escolhidos? Isso não é meio segregacionista não?

Sem dúvida.  Mas é auto-evidente que a existência não dá oportunidades iguais para todos, portanto se Deus existe ele tem seus escolhidos.  O que Calvino fez foi construir uma teologia que respeita esse fato observável e tenta (com largo grau de sucesso) fazer uso construtivo dele.

Não acho que ele esteja "certo" no sentido literal, mas também não me incomodo.  Não enquanto os calvinistas saibam aceitar que nem todo mundo tem de concordar com eles.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
Uma coisa interessantíssima que não tinha idade nem compreensão para perceber quando acompanhava os debates do meu avô, mas que me bateu agora, é que, de certa forma, a descrição calvinista é equivalente à não-calvinista no sentido que apenas Deus sabe quem vai ou não ser salvo. Ou seja, para o fiel, é indiferente preocupar-se com isso. Ou deveria ser :-)

Ditados como "ajuda-te que o céu te ajudará"; "Deus ajuda quem trabalha" e "o Futuro a Deus pertence" subitamente fazem muito mais sentido, e tornam-se muito mais coerentes.

Quem dera que o Brasil tivesse uma fundação calvinista e não católica! :lol:

Suyndara

• Visitante
Pelo sim, pelo não.

Qdo abandonei o cristianismo perdi a capacidade de perdoar, embora nunca tenha feito mal a ninguém diretamente (meus alunos discordam disso em dias de prova :P).

Já que estou fadada ao inferno, prefiro continuar sendo malteísta e ter o meu direito de questionar as "atitudes" de um pretenso deus :lol:

Se eu, mera mortal, sou boazinha. Pq ele também não pode ser? :?

Suyndara

• Visitante
Fontes fidedígnas que disseram que o Maycon é gente fina, então tá  :ok:

Luz

• Visitante

Comigo aconteceu o contrário, tornou-se mais fácil perdoar quando deixou de ser uma obrigação para se tornar uma escolha - até porquê, guardar mágoas é como tomar veneno esperando que o outro morra.  :) Bom, mas na verdade, foi essa frase que me fez pensar a respeito.

Suyndara

• Visitante
Eu perdoava por bondade extrema mesmo, nem era por obrigação...

Mas em alguns casos, qdo o grau de fdputisse era muito grande, eu chorava por não conseguir perdoar de verdade. Hoje eu simplesmente deleto as pessoas que me me fizeram mal e pronto :ok:

Luz

• Visitante

Mas em alguns casos, qdo o grau de fdputisse era muito grande, eu chorava por não conseguir perdoar de verdade. Hoje eu simplesmente deleto as pessoas que me me fizeram mal e pronto :ok:

Ah, pois é, eu nem sempre consigo deletar... então, preciso trabalhar para perdoar... :/

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #72 Online: 11 de Janeiro de 2008, 11:46:15 »
Eu pensei que vc ia dizer "então preciso trabalhar com elas". Se não conseguisse perdoar, seria phoda ter que trabalhar com uma dessas.  :lol:

rizk

• Visitante

Ah, pois é, eu nem sempre consigo deletar... então, preciso trabalhar para perdoar... :/
Já eu sempre achei que compreender não é perdoar. Os anos me deram melhores PARÂMETROS de escolher quem perdoar e quem só compreender e mandar a puta-que-o-pariu nonetheless :D

Suyndara

• Visitante
 :histeria:

Perdoar implica na outra pessoa "merecer" o perdão  :ok:

E tem gente que não merece de fato o esforço, por isso acho que "deletar" é melhor.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!