Night o Herf já respondeu mais ou menos o que eu penso.
Admitir que um promotor ou juiz, sei lá, haja na esfera pública com suas convicções particulares, é o mesmo que dizer então que é normal e aceitável que um juiz dê a guarda de uma criança para a mãe que achou mais bonitona, sem levar em conta o que realmente deve ser levado.
Na sua esfera particular ele tem o direito de se simpatizar mais com a mãe X porque ela tem cabelos loiros, olhos azuis e dois peitões. Mas quando está falando em nome do estado, em nome da constituição e tudo mais, é através de seus meios que ele deve decidir com quem ficará a guarda de uma determinada criança, por exemplo. Isso se ele for um bom profissional, o que não vi nesse promotor. Mesmo achando que quando ele estiver falando em nome dele simplesmente, ele tem o direto de ser o quão sincero achar de que deve.
Mas mesmo no outro tópico eu já tinha meio que me retificado num edit na mensagem. E falei, se não me engano, que no fundo eu não tenho opinião formada. Teoricamente eu sou a favor da descriminalização do preconceito, pois acho mesmo que seja injusto criminalizar alguns e outros não. E também por achar que criminalizando não estaremos resolvendo de fato o problema. Mas sinceramente, se fosse me dado o direito hoje, de decidir sozinho acabar ou não com a criminalização dos preconceitos, eu não acabaria. Pois para uma coisa elas servem diminuir o sofrimento da minorias, e nem todos os pertencentes a minorias como eu, estão dispostos a lutar para acabar de fato com o preconceito, para eles basta terem a tutela para não sofrerem mais do que ja sofrem.
Quando respondi a pergunta do outro tópico, estava levando sei lá por que, mais para o lado de liberdade de expressão apenas. De poder, se eu quiser, dizer que preto nenhum presta, que nem eles nem gays são humanos... e por ai vai. Mas depois vi que o tópico levava em consideração a privação do direito de ir e vir, de trabalhar e por ai vai. Daí ACHO sou contra. Acho que todos devem poder falar ou pregar, em esfera particular, o que bem entenderem, assim como decidir quem entra ou não na sua casa. Não mais do que isso.
Bem, mas como diz minha assinatura: “Só não me peçam para eu não me contradiga”

Minha certezas e idéias não duram mais do que alguns instantes. Ainda mais quando não tenho uma opinião solidamente formada.