Autor Tópico: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.  (Lida 55883 vezes)

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
Re: Gostaria de saber a opinão dos amigos sobre o Espiritismo.
« Resposta #250 Online: 03 de Julho de 2008, 11:45:59 »
Hmm, do tipo "Indago, logo sonho", é isto?
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.
(Horace Walpole - Conde de Oxford)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #251 Online: 03 de Julho de 2008, 13:05:36 »
Acho que é mais do tipo 'sinto, logo sonho'. 'Eu sou isso e não aquilo, logo sonho'. 'Tenho preferência por buquês azuis, logo sonho'. 'Que lindo quando chove!, logo sonho'.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #252 Online: 03 de Julho de 2008, 13:21:51 »
Ah, então a vida é um sonho...

E se a vida é um sonho, então... A morte é o despertar!

Muito interessante!

:)
« Última modificação: 03 de Julho de 2008, 13:24:02 por Metatron »
“Quem não quer pensar, é um fanático; quem não pode pensar, é um idiota; quem não ousa pensar, é um covarde”.

Offline Tupac

• Nível 39
  • *
« Resposta #253 Online: 03 de Julho de 2008, 13:50:32 »
 :? :hein: |(
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #254 Online: 03 de Julho de 2008, 21:04:16 »
Pêlamor de deus.... Que papo é esse....?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #255 Online: 05 de Julho de 2008, 00:40:52 »
Ah, então a vida é um sonho...

E se a vida é um sonho, então... A morte é o despertar!

Muito interessante!

:)

1- Não estou falando do que acredito, estamos falando sobre iluminação do ponto de vista budista (ou do que entendo sobre ele)
2- Fez uma interpretação errada (vida é sonho), o resto das conclusões está errada por partir de uma premissa falsa
3- Para mim, engraçado não foi. Mas enfim, cada um é cada um.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Metatron

• Nível 26
  • *
« Resposta #256 Online: 07 de Julho de 2008, 10:34:58 »
1- Não estou falando do que acredito, estamos falando sobre iluminação do ponto de vista budista (ou do que entendo sobre ele)

Eu entendi perfeitamente que você estava apenas 'traduzindo' um comentário budista, não achei que o budista fosse você, não precisa se assustar, hehehe...

2- Fez uma interpretação errada (vida é sonho), o resto das conclusões está errada por partir de uma premissa falsa

Não acho que fiz uma interpretação errada, uma interpretação é apenas uma interpretação, não necessariamente precisa estar certa ou errada.

E a vida pode ser sim, um sonho: "Penso, logo existo".

Desculpe, não foi a intenção ser engraçado.

Na verdade esperava um comentário de um budista...

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #257 Online: 19 de Agosto de 2008, 04:19:28 »
O Espiritismo é baseado em 3 axiomas:

O mais que se pode fazer, em minha opinião, é verificar se o que ele diz tem validade factual. Por exemplo: espíritos existem mesmo? As mesas girantes aconteceram de verdade? Se aconteceram, por que não acontecem ainda hoje? Por que não é possível verificar a existência e as propriedades do Fluido Universal em laboratório? E assim por diante.

Ainda existem muitos mediuns de efeitos físicos.

Tanto na epoca de Kardec quanto na Epoca de Chico Xavier foram feitas varias pesquisas sobre isto.
Existe um livro que se for de seu interesse posso lhe indicar.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #258 Online: 20 de Agosto de 2008, 07:59:09 »

Eu entendi perfeitamente que você estava apenas 'traduzindo' um comentário budista, não achei que o budista fosse você, não precisa se assustar, hehehe...

Não acho que fiz uma interpretação errada, uma interpretação é apenas uma interpretação, não necessariamente precisa estar certa ou errada.

E a vida pode ser sim, um sonho: "Penso, logo existo".

Desculpe, não foi a intenção ser engraçado.

Na verdade esperava um comentário de um budista...

Relendo o meu post menstruadinho, eu é que devo pedir desculpas. ás vezes sou ríspido sem querer...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #259 Online: 20 de Agosto de 2008, 08:00:44 »
O Espiritismo é baseado em 3 axiomas:

O mais que se pode fazer, em minha opinião, é verificar se o que ele diz tem validade factual. Por exemplo: espíritos existem mesmo? As mesas girantes aconteceram de verdade? Se aconteceram, por que não acontecem ainda hoje? Por que não é possível verificar a existência e as propriedades do Fluido Universal em laboratório? E assim por diante.

Ainda existem muitos mediuns de efeitos físicos.

Tanto na epoca de Kardec quanto na Epoca de Chico Xavier foram feitas varias pesquisas sobre isto.
Existe um livro que se for de seu interesse posso lhe indicar.

Q, faz pouco tempo atrás tentei ir num centro espírita para prescenciar no caso uma materialização, mas não consegui (acabei perdendo o contato com quem me disse que sabia quem fazia materializações em SP).

Se tiver alguma indicação, agradeço.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 20 de Agosto de 2008, 08:05:26 »
Na maior parte dos centros espíritas tem pelo menos um que "saiba". Sempre há o(a) chefe de lá - Esse é que sabe as paradas de materializar, entrar em contato e tal. Procure o centro espírita mais próximo.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #261 Online: 20 de Agosto de 2008, 12:19:46 »

Q, faz pouco tempo atrás tentei ir num centro espírita para prescenciar no caso uma materialização, mas não consegui (acabei perdendo o contato com quem me disse que sabia quem fazia materializações em SP).

Se tiver alguma indicação, agradeço.

Estes tipos de mediunidades hj em dia são bem raras de se encontrar.
Isto foi mais comum no começo da decodificação.
HJ vc terá dificuldades em encontrar este tipo de trabalho e talvez os mediuns que se ocupem disto só irão lhe atender se vc tiver um bom motivo pois apenas para curiosidade acredito que dificilmente eles se ocuparão disto.

Na maior parte dos centros espíritas tem pelo menos um que "saiba". Sempre há o(a) chefe de lá - Esse é que sabe as paradas de materializar, entrar em contato e tal. Procure o centro espírita mais próximo.

Chefe? rs

Volto a repetir ...os Espíritos não estão à disposção dos humanos e eles dificilmente se ocuparão de materializações se não existir um bom motivo para isto.
Eles[ os espíritos ] não estão às nossas ordens.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #262 Online: 20 de Agosto de 2008, 12:47:34 »
Bom, aí é que está o problema. Sem uma confirmação externa e independente, como diferenciar as alegações espíritas das de qualquer outra religião?

Não estou exigindo que os espíritos façam todos os caprichos dos céticos -- apenas que, se a coisa é assim, que o Espiritismo não se apresente como religião "científica", como alguns de seus adeptos afirmam.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #263 Online: 20 de Agosto de 2008, 12:56:41 »
Bom, aí é que está o problema. Sem uma confirmação externa e independente, como diferenciar as alegações espíritas das de qualquer outra religião?

Não estou exigindo que os espíritos façam todos os caprichos dos céticos -- apenas que, se a coisa é assim, que o Espiritismo não se apresente como religião "científica", como alguns de seus adeptos afirmam.

Existe um erro critico ai.
O Espiritismo não é uma "RELIGIÃO", nunca foi e nunca será.
Quem afirma ser é dissidente do catolicismo ou um livre pensador que não leu as obras de Kardec.
Essas duas classes se simpatizaram com a DE e estão transformando-o em uma religião.
Ele não é.
Ele tem aspecto tríplice:

1.Cienca
2.Doutrina
3.Filosofia

A parte que mais se aproxima da religião é a parte filosófica contida principalmente em O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Quem diz que a DE é uma religião comete erro.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #264 Online: 20 de Agosto de 2008, 13:18:42 »
Não conhecendo profundamente a DE, não vou contestar você. De fato, não vejo qual o problema de se declarar uma religião, mas cada um com seu cada qual :ok:

O que eu tenho problema é com a afirmação que a DE é científica. Não é. Para ser científica, suas alegações e hipóteses teriam que ser testadas independentemente, o que simplesmente não acontece.

Offline Correio

• Nível 24
  • *
  • Gosto de saber nada de quase tudo
« Resposta #265 Online: 20 de Agosto de 2008, 13:40:39 »
Como simpatizante do Kardecismo, ou doutrina espírita, como preferem alguns espíritas que eu conheço, digo que ela exerce, sem querer querendo então, o papel de religião, porque o intuito da doutrina dos espíritos é criar uma "re"-ligação com o divino, ou como preferem, com a espiritualidade maior, onde como espíritos na matéria perdemos com a limitação do mecanismo carnal e com a brutalidade dos sentidos.
A doutrina espírita como ciência se faz por estudar, analizar e testar fenômenos que não correspondem à nossa realidade comum. Agora se a metodologia que se emprega não é reconhecida como ciência, então será assunto para mais tarde.
Quando se tem pouco, pouco se tem a perder.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #266 Online: 20 de Agosto de 2008, 15:41:44 »
Nao é reconhecida como ciência porque nao há nada de científico ali

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #267 Online: 20 de Agosto de 2008, 16:19:42 »
O espiritismo se prende ao dogma de deus e de Jesus como parte de sua doutrina, igualmente a diversas religiões cristãs. Já a questão da reencarnação não é uma teoria admitida apenas pelo espiritismo, como por exemplo a teosofia, o espiritualismo e algumas ramificações do budismo. Como proposta científica a conscienciologia é muito mais aberta que o espiritismo por não ter esse ranço teísta nem cristólatra.
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 20 de Agosto de 2008, 18:52:47 »
Chefe? rs
Sim, chefe. Nos centros espíritas sempre têm um "chefe" do "centro". No que eu fui algumas vezes, era uma senhora.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #269 Online: 20 de Agosto de 2008, 20:39:31 »
Não conhecendo profundamente a DE, não vou contestar você. De fato, não vejo qual o problema de se declarar uma religião, mas cada um com seu cada qual :ok:

O que eu tenho problema é com a afirmação que a DE é científica. Não é. Para ser científica, suas alegações e hipóteses teriam que ser testadas independentemente, o que simplesmente não acontece.

A propria maneira que ela foi concebida é evidente que foi cientificamente.
Ela foi concebida pelo metodo de observação.
Para cada efeito inteligente deve-se ter uma causa inteligente.
Até hj nenhum cientista veio à publico contestar os métodos do professor Rivail.
O que vejo por aí é embustes e na maioria das vezes por falta de provas eles nao provam que nao é ciencia.
São só comentários jogados aos ventos.
Mas em um pouco de tempo a ciencia reconhecerá seu erro.
Verdade é que designaram o termo PARANORMALIDADE para definir mediunidade.

Voltando ao assunto de religiao, a DE com efeito nao pode ser e seu sistematizador orientado pelo alto tambem diz não ser.
Antes de ser uma Religião ele é um ajudante de religiões visto que todos podem fazer uso de seus sistemas e ensinamentos.

Chefe? rs
Sim, chefe. Nos centros espíritas sempre têm um "chefe" do "centro". No que eu fui algumas vezes, era uma senhora.

Acredito que a palavra "chefe" está mal empregada.
No Espiritismo não existem nem chefes, nem clero nem nada disto.

Como simpatizante do Kardecismo, ou doutrina espírita, como preferem alguns espíritas que eu conheço, digo que ela exerce, sem querer querendo então, o papel de religião, porque o intuito da doutrina dos espíritos é criar uma "re"-ligação com o divino, ou como preferem, com a espiritualidade maior, onde como espíritos na matéria perdemos com a limitação do mecanismo carnal e com a brutalidade dos sentidos.
A doutrina espírita como ciência se faz por estudar, analizar e testar fenômenos que não correspondem à nossa realidade comum. Agora se a metodologia que se emprega não é reconhecida como ciência, então será assunto para mais tarde.

Aos que se opoem a esta linha de pensamento eu sugiro que leiam estes livros:

O Livro dos Espíritos
O Livro dos mediuns
Mecanismos da Mediunidade
Nos domínios da Mediunidade

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #270 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:00:03 »
Espiritismo é bullshit. Conscienciologia é bullshit reciclada com jargão pseudo-científico, baseada num método de investigação duvidoso que enfatiza o auto-engano na forma de auto-pesquisa. Tanto um como o outro lidam com realidades pessoais inacessíveis que são moldadas de um lado por doutrinas e por outro por aquilo que é esperado no processo de auto-pesquisa. Fantasias construídas sob fundos musicais diferentes.

O espiritismo nunca foi e nunca será levado a sério porque não existem fundamentos ou evidências para se impor como algo que mereça o mínimo de atenção dedicada. A conscienciologia vai pelo mesmo caminho, talvez com vida mais curta, pois abraçou também um modelo de negócios.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:08:49 »

Até hj nenhum cientista veio à publico contestar os métodos do professor Rivail.
O que vejo por aí é embustes e na maioria das vezes por falta de provas eles nao provam que nao é ciencia.
São só comentários jogados aos ventos.
Mas em um pouco de tempo a ciencia reconhecerá seu erro.
Verdade é que designaram o termo PARANORMALIDADE para definir mediunidade.

Voltando ao assunto de religiao, a DE com efeito nao pode ser e seu sistematizador orientado pelo alto tambem diz não ser.
Antes de ser uma Religião ele é um ajudante de religiões visto que todos podem fazer uso de seus sistemas e ensinamentos.

Chefe? rs

Acredito que a palavra "chefe" está mal empregada.
No Espiritismo não existem nem chefes, nem clero nem nada disto.

Aos que se opoem a esta linha de pensamento eu sugiro que leiam estes livros:

O Livro dos Espíritos
O Livro dos mediuns
Mecanismos da Mediunidade
Nos domínios da Mediunidade

De novo a velha ladainha...leiam os livros...os livros do prof. Rivail. Lí e só achei bobagens. Bullshit da pior qualidade. Abobrinha pura. Groselha.

Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #272 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:29:19 »

Hmmm... não :-)

A maneira científica consiste, grosso modo, em elaborar uma hipótese (ok para a DE), testar esta hipótese (ok para a DE, embora com fortes ressalvas), passar pelo crivo da revisão crítica (falha para a DE) e ser reprodutível em algum aspecto por partes independentes (falha para a DE).

Eu até concordo que seja uma filosofia e não vejo por que não seria uma religião. Mas para ser ciência tem que mudar muito. E, com franqueza, não tem problema nenhum em não ser científica. Nenhuma crença do tipo é. Isso não é demérito, por si só.

Offline Q

• Nível 23
  • *
  • Só sei que nada sei
« Resposta #273 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:31:08 »
Hmmm... não :-)
A maneira científica consiste, grosso modo, em elaborar uma hipótese (ok para a DE), testar esta hipótese (ok para a DE, embora com fortes ressalvas), passar pelo crivo da revisão crítica (falha para a DE) e ser reprodutível em algum aspecto por partes independentes (falha para a DE).
Eu até concordo que seja uma filosofia e não vejo por que não seria uma religião. Mas para ser ciência tem que mudar muito. E, com franqueza, não tem problema nenhum em não ser científica. Nenhuma crença do tipo é. Isso não é demérito, por si só.

Considero muito importante a elucidação do verdadeiro caráter do Espiritismo como ciência de observação e doutrina filosófica de consequências morais .
No Brasil , fizeram do Espiritismo "uma religião triste e depressiva" , herança do catolicismo , por isso é cheia de preconceitos com muito falso moralismo e santidade de fachada , distanciando-o de sua proposta inicial como foi na época de Kardec . É importante pessoas de mente aberta e isentas de qualquer tipo de preconceito para levar a informação correta às pessoas que queiram saber o que é o espiritismo .

"O Espiritismo é , antes de tudo , uma ciência , não cogita de questões dogmáticas . Esta ciência tem consequências morais como todas as ciências filosóficas ... Seu verdadeiro caráter é , pois , o de uma ciência e não de uma religião ... " (Allan Kardec)

Sobre a parte cientifica:

qm não considera Espiritismo uma ciência é pq não entende seu método e como ele surgiu. tanto é ciência racional e explicável que ele deu origem à todas as outras ciências psíquicas, inclusive a Física Transcendental, a Metapsíquica e a Parapsicologia.

a parapsicologia atual já estuda, mede a analisa o perispírito (existe máquina pra isso). eles chamam de "corpo bioplásmico".
e mais do que isso: já estuda a reencarnação.
existe um trabalho extenso realizado por Ian Stevenson, da Universidade de Virgínia

Espiritismo é bullshit. Conscienciologia é bullshit reciclada com jargão pseudo-científico, baseada num método de investigação duvidoso que enfatiza o auto-engano na forma de auto-pesquisa. Tanto um como o outro lidam com realidades pessoais inacessíveis que são moldadas de um lado por doutrinas e por outro por aquilo que é esperado no processo de auto-pesquisa. Fantasias construídas sob fundos musicais diferentes.

Post hoc ergo propter hoc FORTE hein ?
O espiritismo nunca foi e nunca será levado a sério porque não existem fundamentos ou evidências para se impor como algo que mereça o mínimo de atenção dedicada. A conscienciologia vai pelo mesmo caminho, talvez com vida mais curta, pois abraçou também um modelo de negócios.

Conscienciologia nao é uma definição dada por Waldo Vieira[foi medium colaborador de Chico Xavier por décadas].
Não há relação entre Espiritismo e Conscienciologia exceto o fato de seu criador ser colaborador de Chico Xavier.
Não existe relação.
Quanto ao modelo de negocios citado eu não posso falar a respeito pois não me ocupei de fato com este assunto.
Mas nao duvido que isso seja verdade visto que Waldo Vieira abandonou os trabalhos de cura para se dedicar à este outro projeto.
Mas caso seja verdade é comum.
Os homens são faliveis e obviamente querem enriquecer e o Espiritismo não está livre de charlatões tambem.
Eles existem em todos os lugares e todas as classes ...
« Última modificação: 20 de Agosto de 2008, 21:40:25 por Q »

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 20 de Agosto de 2008, 21:40:59 »
Citação de: Gigaview  em  Hoje às 21:00:03

Post hoc ergo propter hoc FORTE hein ?

Conscienciologia nao é uma definição dada por Waldo Vieira[foi medium colaborador de Chico Xavier por décadas].
Não há relação entre Espiritismo e Conscienciologia exceto o fato de seu criador ser colaborador de Chico Xavier.
Não existe relação.
Quanto ao modelo de negocios citado eu não posso falar a respeito pois não me ocupei de fato com este assunto.
Mas nao duvido que isso seja verdade visto que Waldo Vieira abandonou os trabalhos de cura para se dedicar à este outro projeto.
Mas caso seja verdade é comum.
Os homens são faliveis e obviamente querem enriquecer e o Espiritismo não está livre de charlatões tambem.
Eles existem em todos os lugares e todas as classes ...

1. Post hoc ergo propter hoc FORTÍSSIMO mas não tão forte quanto os próprios princípios da DE na expressão de Kardec.
2. A relação entre as duas é, até que se prove o contrário, a fantasia do mundo espiritual e da consciência desvinculada da fisiologia do cérebro. Estamos todos aguardando as provas.
3. O modelo de negócios é evidente. Conhece a sede deles no RJ? O esmero na comunicação de marketing? São evidências de um plano de negócios bem elaborado.
4. A propósito de Waldo Vieira, aquelas materializações de Uberaba..., aquelas psicografias cruzadas com o CX...bom...vamos deixar prá lá por enquanto.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!