Hmmm... não ![Smile :-)](../forum/Smileys/default/icon_smile.gif)
A maneira científica consiste, grosso modo, em elaborar uma hipótese (ok para a DE), testar esta hipótese (ok para a DE, embora com fortes ressalvas), passar pelo crivo da revisão crítica (falha para a DE) e ser reprodutível em algum aspecto por partes independentes (falha para a DE).
Eu até concordo que seja uma filosofia e não vejo por que não seria uma religião. Mas para ser ciência tem que mudar muito. E, com franqueza, não tem problema nenhum em não ser científica. Nenhuma crença do tipo é. Isso não é demérito, por si só.
Considero muito importante a elucidação do verdadeiro caráter do Espiritismo como ciência de observação e doutrina filosófica de consequências morais .
No Brasil , fizeram do Espiritismo "uma religião triste e depressiva" , herança do catolicismo , por isso é cheia de preconceitos com muito falso moralismo e santidade de fachada , distanciando-o de sua proposta inicial como foi na época de Kardec . É importante pessoas de mente aberta e isentas de qualquer tipo de preconceito para levar a informação correta às pessoas que queiram saber o que é o espiritismo .
"O Espiritismo é , antes de tudo , uma ciência , não cogita de questões dogmáticas . Esta ciência tem consequências morais como todas as ciências filosóficas ... Seu verdadeiro caráter é , pois , o de uma ciência e não de uma religião ... " (Allan Kardec)
Sobre a parte cientifica:
qm não considera Espiritismo uma ciência é pq não entende seu método e como ele surgiu. tanto é ciência racional e explicável que ele deu origem à todas as outras ciências psíquicas, inclusive a Física Transcendental, a Metapsíquica e a Parapsicologia.
a parapsicologia atual já estuda, mede a analisa o perispírito (existe máquina pra isso). eles chamam de "corpo bioplásmico".
e mais do que isso: já estuda a reencarnação.
existe um trabalho extenso realizado por Ian Stevenson, da Universidade de Virgínia
Espiritismo é bullshit. Conscienciologia é bullshit reciclada com jargão pseudo-científico, baseada num método de investigação duvidoso que enfatiza o auto-engano na forma de auto-pesquisa. Tanto um como o outro lidam com realidades pessoais inacessíveis que são moldadas de um lado por doutrinas e por outro por aquilo que é esperado no processo de auto-pesquisa. Fantasias construídas sob fundos musicais diferentes.
Post hoc ergo propter hoc FORTE hein ?
O espiritismo nunca foi e nunca será levado a sério porque não existem fundamentos ou evidências para se impor como algo que mereça o mínimo de atenção dedicada. A conscienciologia vai pelo mesmo caminho, talvez com vida mais curta, pois abraçou também um modelo de negócios.
Conscienciologia nao é uma definição dada por Waldo Vieira[foi medium colaborador de Chico Xavier por décadas].
Não há relação entre Espiritismo e Conscienciologia exceto o fato de seu criador ser colaborador de Chico Xavier.
Não existe relação.
Quanto ao modelo de negocios citado eu não posso falar a respeito pois não me ocupei de fato com este assunto.
Mas nao duvido que isso seja verdade visto que Waldo Vieira abandonou os trabalhos de cura para se dedicar à este outro projeto.
Mas caso seja verdade é comum.
Os homens são faliveis e obviamente querem enriquecer e o Espiritismo não está livre de charlatões tambem.
Eles existem em todos os lugares e todas as classes ...