É o que diz a questão. Kardec perguntou sobre o Principio Vital. O princípio vital não é o Espírito e nem o princípio formador do espírito, ou seja, o princípio inteligente. O Princípio Vital é o princípio orgânico, o que anima os corpos dos seres vivos, diz respeito apenas ao corpo orgânico.
Não, o princípio vital nesse sentido da pergunta é o princípio que anima o ser, ou seja o espírito que nele encarnou. E é dito com todas letras possíveis que não, as almas que hoje animam humanos não vieram sucessivamente animando "evolucionariamente" corpos de "animais" até começarem a animar corpos de hominais.
Justamente isso foi que mudou da 1ᵃ edição pras outras.
Nesse interim - quase concomitantemente acho - apareceu o Origem, os "espíritos" leram o livro claro, e as almas passaram a "evoluir" vindo animando, via encarnações claro, desde os seres "ínfimos" até humanos.
Ou seja, pour arriver, par une loi progressive, jusqu'à l'homme en parcourant les divers degrés de l'échelle organique.
Es decir: depois do Origem sim, ficou assim.
Não. É exatamente o que eu disse. A discussão anterior era sobre a metempsicose, a transmigração da alma de um corpo para o outro. Não importa qual corpo, qualquer alma poderia encarnar no corpo de qualquer animal. Então Kardec pergunta se a alma teria passado por todos os grupo taxonômico da criação, por todas as espécies. O espírito responde que não, que apenas passou pela espécie humana.
Logo depois Kardec comenta: [...] "seria um erro supor que, ex-vi duma lei progressiva, o Homem haja passado pelos diferentes graus da escala orgânica para chegar a seu estado atual. Assim, sua alma não foi inicialmente o Principio Vital de ínfimos seres vivos da Biocriação que chegou sucessivamente ao grau superior: Ao Homem."
Ou seja, o homem não passou pelos diferentes [todos] graus da criação para chegar ao seu estado atual, apenas pela linha evolutiva da espécie humana. Assim, sua alma não foi inicialmente o Princípio Vital de ínfimos seres vivos da criação (apenas dos seres que deram origem à espécie humana).
Essa interpretação está tão correta que houve a hipótese levantada por Kardec de que espíritos humanos inferiores talvez tivessem encarnado em corpos de macacos superiores. E ele diz que não houve retrocesso, como haveria como entendido pela metempsicose.
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"Hipótese sobre a origem do Corpo humano - A Gênese:
Bem pode dar-se que corpos de macaco tenham servido de vestidura aos primeiros Espíritos humanos, forçosamente pouco adiantados, que viessem encarnar na Terra, sendo essa vestidura mais apropriada às suas necessidades e mais adequadas ao exercício de suas faculdades, do que o corpo de qualquer outro animal. Em vez de se fazer para o Espírito um invólucro especial, ele teria achado um já pronto. Vestiu-se então da pele do macaco, sem deixar de ser Espírito humano, como o homem não raro se reveste da pele de certos animais, sem deixar de ser homem."
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Essa questão 127 da primeira edição foi apenas para esclarecer essa possível confusão que haveria se houvesse qualquer indício de que o homem passou por todos os reinos da criação, porque isso reforçaria a ideia da Metempsicose, que era bastante forte naquela épica. Kardec sempre gastou muitas explicação para derrubar dogmas de épocas antes de iniciar em assuntos mais profundos da doutrina.
E sobre Darwin, esse argumento é muito fraco em discussões. São apenas suposições. Aliás, Kardec deve ter tido muito mais influência de Wallace e Mendel do que de Darwin. Wallace inclusive se tornou espírita. E essa discussão é tão inútil que não há nada que desmereça a importância de uma descoberta ou de um livro se nela conter influência de outros autores. Darwin é o maior exemplo disso. Ele só publicou a origem das espécies depois de ter trocado várias cartas com Wallace. Ele apenas saiu na frente, mesmo tento tido muita posse das ideias de Wallace, Mendel e diversos autores evolucionistas da época. O mérito de Darwin também é mérito de todos esses outros estudiosos da evolução, até mesmo Aristóteles.