Autor Tópico: Quem são os religiosos aqui?  (Lida 9971 vezes)

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
Re: Quem são os religiosos aqui?
« Resposta #25 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:55:09 »
E qual a relação entre Popper e deus?
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline mig

• Nível 02
  • *
« Resposta #26 Online: 17 de Janeiro de 2008, 18:56:02 »
deixa pra lá...

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #27 Online: 17 de Janeiro de 2008, 21:36:26 »
Não sou.
Há muita gente também que se diz ser e não é. Exemplo: sou católico não praticante.
Para mim não existe isso.
Ser religioso não é apenas crer, mas sim participar de uma religião (ainda que não se crea nela), o que pressupõe um papel ativo em relação à ritualística do credo abraçado. Deve ser por isso que nunca ouvi ninguém dizer que é protestante não praticante. Eles devem ter consciência disso.         
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline mig

• Nível 02
  • *
« Resposta #28 Online: 17 de Janeiro de 2008, 22:42:32 »
o conceito "religioso" é mais lato que isso, não? não é só participação em rituais. eu posso dizer que sou religioso porque tenho essa forma de pensamento.

Offline West

• Nível 31
  • *
  • "Como um grão de poeira suspenso num raio de sol"
« Resposta #29 Online: 17 de Janeiro de 2008, 23:47:58 »
o conceito "religioso" é mais lato que isso, não? não é só participação em rituais. eu posso dizer que sou religioso porque tenho essa forma de pensamento.

Não tenho certeza. Mas se pensarmos assim, a cada forma diferente de pensar deus correspoderia uma religião. Tendo em vista que existem infinitas formas de pensar deus , dado que cada um pode ter seu próprio ponto de vista acerca do tema, teríamos infinitas religiões.

Mas é só o meu ponto de vista. Certamente devo está equivocado.
"Houve um tempo em que os anjos perambulavam na terra.
Agora não se acham nem no céu."

"Acerca dos deuses não tenho como saber nem se eles existem nem se eles não
existem, nem qual sua aparência. Muitas coisas impedem meu conhecimento.
Entres elas, o fato de que eles nunca aparecem."

Offline mig

• Nível 02
  • *
« Resposta #30 Online: 18 de Janeiro de 2008, 00:15:52 »
eu falei que ser relígioso, ou ter pensamento religioso, não força a que se siga uma religião organizada.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #31 Online: 18 de Janeiro de 2008, 00:50:01 »
Eu sou o meu deus... Eu acredito em mim ;)
Não deseje.

Offline Syl

• Nível 14
  • *
    • http://www.imageshack.us/
« Resposta #32 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:09:26 »
Não sou religiosa.Aliás, não sei se sou.Não acredito em muitas coisas. Mas acredito em um Principio Inteligente, que faria tudo automáticamente, mas que não tem forma humana...
Se isso é religião...não sei.
"A Vida é aquilo que acontece enquanto fazemos planos planos para o futuro" John Lennon

“A ciência sem a religião é manca; a religião sem a ciência é cega”. Einstein

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #33 Online: 18 de Janeiro de 2008, 10:16:54 »
Religião, não chega a ser, mas certamente parece muito com deísmo ou panteísmo.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline WeLLuZi

• Nível 09
  • *
« Resposta #34 Online: 19 de Janeiro de 2008, 15:52:24 »
Não me considero religioso, mas valorizo o lado positivo das religiões que é oferecer esperança e conforto psicológico.

Me simpatizo com o espiritismo, adoto para mim algumas crenças PESSOAIS.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #35 Online: 20 de Janeiro de 2008, 02:00:59 »
As pessoas podem encontrar esse conforto psicológico em outras coisas que não na religião.
Não deseje.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #36 Online: 20 de Janeiro de 2008, 08:39:20 »
Não sou ateu.

Só não acredito na Biblia, não acredito no Deus vingativo da Biblia, não sigo igreja ou religião alguma , não acredito  no inferno dos católicos e evangélicos cheio de pessoas  boas que só foram parar lá porque não pagavam dizimo, não acredito em Alá que me dará uma eternidade cheia de prazeres em um bordel  se eu matar alguém em nome dele...

Acredito que temos um espirito que sobrevive à morte do corpo físico e que cada um de nós terá um dia que conviver com  o que fez em vida já que se houver essa possibilidade para mim, então tb haverá para todos .

Inclusive para todos que conviveram comigo e que eu ajudei ou possa ter prejudicado de alguma forma, então acho que o "inferno" será alguém conviver com a própria conciência do que  fez de mal  a outros intencionamente sem ter como esconder isso já que se passaria a conviver novamente com o mesmo círculo de pessoas.

É claro que é só uma crença minha.
« Última modificação: 20 de Janeiro de 2008, 09:11:52 por Arcanjo Lúcifer »

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #37 Online: 20 de Janeiro de 2008, 08:43:59 »
As pessoas podem encontrar esse conforto psicológico em outras coisas que não na religião.

Podem.  Mas será que isso não faz dessas outras coisas religião pelo menos em algum sentido?  E se não, por que exatamente?

Por outro lado, "buscar conforto" é na melhor das hipóteses religião de preguiçoso...  :P religião é para ser levada mais a sério do que isso.  :ok:

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #38 Online: 20 de Janeiro de 2008, 09:58:28 »
Você acredita em algum Deus ou entidade superior, ou apenas em espíritos, Arcanjo?

Apenas curioso :-)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #39 Online: 20 de Janeiro de 2008, 10:28:39 »
Você acredita em algum Deus ou entidade superior, ou apenas em espíritos, Arcanjo?

Não acredito que exista uma entidade única capaz de criar um universo inteiro como a Biblia prega.

Mas veja  bem..tb não acho que não exista mais nada além  do que conseguimos ver ,portanto acredito em vida após morte e que todos nós temos um espirito.

É  apenas uma questão de crença e tb concordo que eu posso estar errado já que não se pode provar esse tipo de coisa  de modo algum.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #40 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:13:06 »

Não acredito que exista uma entidade única capaz de criar um universo inteiro como a Biblia prega.

Mas veja  bem..tb não acho que não exista mais nada além  do que conseguimos ver ,portanto acredito em vida após morte e que todos nós temos um espirito.

É  apenas uma questão de crença e tb concordo que eu posso estar errado já que não se pode provar esse tipo de coisa  de modo algum.

Eu penso algo parecido!
Sei que não há evidencias, mas quero acreditar que de alguma forma nossa conciencia sobreviva a morte.
Claro, posso estar redondamente errado!! Se não estiver, vou descobrir isso de qualquer forma um dia.

Mas o fato é que é uma crença pessoal e que não pode interferir com minha vida aqui, no mundo real...não espero punições ou recompensas posteriores...Tento ser etico independente de religião, só por que acredito que é a maneira correta de se proceder, nesse sentido me acho religioso...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #41 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:35:08 »
Por que a consciência?  Os efeitos dos atos não bastam (e não parecem mais prováveis) para vocês dois?

Offline Mauricio Rubio

• Nível 24
  • *
  • Beyond Good and Evil
« Resposta #42 Online: 20 de Janeiro de 2008, 12:55:58 »
Pode se dizer que eu sou.
"Para quem a agitação não existe,
e para quem ser/existir e não ser/existir
    estão superados,
ele é alguém – que está além do medo,
        feliz,
       sem angústia,
a quem os devas não podem ver"

Buda Sakyamuni

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #43 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:14:30 »
Podem.  Mas será que isso não faz dessas outras coisas religião pelo menos em algum sentido?  E se não, por que exatamente?

Não. Se a pessoa for buscar esse "conforto" (contentamento) na "razão" por exemplo, em que sentido a razão se tornaria religião ?
Não deseje.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #44 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:19:11 »

Não. Se a pessoa for buscar esse "conforto" (contentamento) na "razão" por exemplo, em que sentido a razão se tornaria religião ?

Bom, conforto é na minha opinião a mais vulgar e menos admirável meta da religião.

Ainda assim, serenidade É uma virtude, e pela minha definição sistemas de buscas de virtudes são uma e a mesma coisa que religião.

Se no seu exemplo hipotético o que você chama de "razão" atende a essa definição, então para mim se trata de uma religião. 

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #45 Online: 20 de Janeiro de 2008, 13:48:39 »
Por que a consciência?  Os efeitos dos atos não bastam (e não parecem mais prováveis) para vocês dois?

Supondo que seja mesmo real uma existencia além da morte física,imagine como  seria a existencia em outro plano de um ser que matou ou prejudicou um monte de gente por ganância apenas.Ele se encontrar em outro lugar após a morte física, descobrir que  as pessoas que prejudicou, matou   e enganou estão lá tb ...e todos terão conhecimento do que essa pessoa fez.

É isso que eu quis dizer quando me referia a conviver com a própria conciencia.

Mas como disse  acima, é uma crença apenas , não vivo minha vida esperando uma justiça divina que resolva meus problemas ou uma  hospedagem gratuita e eterna em algum paraíso.

Suyndara

• Visitante
« Resposta #46 Online: 20 de Janeiro de 2008, 23:03:27 »
As virtudes cardeais podem existir fora da religião, não?

[]s

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #47 Online: 21 de Janeiro de 2008, 00:34:00 »
As virtudes cardeais podem existir fora da religião, não?

TODA virtude pode existir fora da religião.

Offline Copelli

• Nível 21
  • *
« Resposta #48 Online: 21 de Janeiro de 2008, 02:52:13 »

Bom, conforto é na minha opinião a mais vulgar e menos admirável meta da religião.

Ainda assim, serenidade É uma virtude, e pela minha definição sistemas de buscas de virtudes são uma e a mesma coisa que religião.

Se no seu exemplo hipotético o que você chama de "razão" atende a essa definição, então para mim se trata de uma religião. 

Não sei não Dantas...

Digamos que eu busque pela “razão” minhas virtudes.

Por exemplo, saber que eu não posso ter o direito de matar alguém, querendo que nenhum outro tenha esse direito para comigo.  Se eu quero que ninguém possa me matar, também não poderei matar ninguém. Bem acabei de adquirir uma qualidade moral, uma virtude, através de um raciocínio que não precisou do metafísico. Independente de se este raciocínio está certo ou errado, é valido ou não, esse foi um raciocínio que só recorreu a minha razão. E que me deu a tal virtude.

Segundo o que você disse usar esse método para alcançar virtudes, já é uma religião. Porém, eu olho para definição do que é religião e realmente não acho que nenhuma delas se encaixe no método que usei para alcançar a tal virtude.  :?

religião

do Lat. religione
s. f.,
culto prestado à divindade;

crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais;

fé; (N)

reverência às coisas sagradas;

observância dos preceitos religiosos;

doutrina, sistema religioso;

ordem religiosa.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #49 Online: 21 de Janeiro de 2008, 04:39:03 »
Digamos que eu busque pela “razão” minhas virtudes.

Por exemplo, saber que eu não posso ter o direito de matar alguém, querendo que nenhum outro tenha esse direito para comigo.  Se eu quero que ninguém possa me matar, também não poderei matar ninguém. Bem acabei de adquirir uma qualidade moral, uma virtude, através de um raciocínio que não precisou do metafísico.

Tá meio simplificado, mas é por aí mesmo.  O Confucionismo, pelo menos, funciona bem dessa forma.

Independente de se este raciocínio está certo ou errado, é valido ou não, esse foi um raciocínio que só recorreu a minha razão. E que me deu a tal virtude.

Isso já é meio difícil de entender, mas prossigamos.

Segundo o que você disse usar esse método para alcançar virtudes, já é uma religião. Porém, eu olho para definição do que é religião e realmente não acho que nenhuma delas se encaixe no método que usei para alcançar a tal virtude.  :?

religião

do Lat. religione
s. f.,
culto prestado à divindade;

crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais;

fé; (N)

reverência às coisas sagradas;

observância dos preceitos religiosos;

doutrina, sistema religioso;

ordem religiosa.

Não é uma boa definição. Vaaaga que dói, a ponto de ter itens incrivelmente amplos ("fé") ao lado de outros excessivamente restritos ou figurados ("ordem religiosa").

Acho que o ponto de discórdia é o que você chama de "metafísica".  Não sei exatamente do que se trata, mas com certeza não é algo importante para a religião de uma forma geral.
« Última modificação: 21 de Janeiro de 2008, 04:46:44 por Luis Dantas »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!