Podem. Mas será que isso não faz dessas outras coisas religião pelo menos em algum sentido? E se não, por que exatamente?
Não. Se a pessoa for buscar esse "conforto" (contentamento) na "razão" por exemplo, em que sentido a razão se tornaria religião ?
Bom, conforto é na minha opinião a mais vulgar e menos admirável meta da religião.
Ainda assim, serenidade É uma virtude, e pela minha definição sistemas de buscas de virtudes são uma e a mesma coisa que religião.
Se no seu exemplo hipotético o que você chama de "razão" atende a essa definição, então para mim se trata de uma religião.
Não sei não Dantas...
Digamos que eu busque pela “razão” minhas virtudes.
Por exemplo, saber que eu não posso ter o direito de matar alguém, querendo que nenhum outro tenha esse direito para comigo. Se eu quero que ninguém possa me matar, também não poderei matar ninguém. Bem acabei de adquirir uma qualidade moral, uma virtude, através de um raciocínio que não precisou do metafísico. Independente de se este raciocínio está certo ou errado, é valido ou não, esse foi um raciocínio que só recorreu a minha razão. E que me deu a tal virtude.
Segundo o que você disse usar esse método para alcançar virtudes, já é uma religião. Porém, eu olho para definição do que é religião e realmente não acho que nenhuma delas se encaixe no método que usei para alcançar a tal virtude.

religião
do Lat. religione
s. f.,
culto prestado à divindade;
crença na existência de uma ou mais forças sobrenaturais;
fé; (N)
reverência às coisas sagradas;
observância dos preceitos religiosos;
doutrina, sistema religioso;
ordem religiosa.