Para mim, pensar em espíritos é pensar num 'fantasma na máquina'. Isto é, não levar em consideração que o cérebro seja capaz de raciocinar, e inclusive de 'pensar que pensa', e de construir uma personalidade, etc.
Por outro lado, como tentei mais de uma vez lhe demonstrar, a conscienciologia não é uma ciència. Seus preceitos não são demonstráveis. Os que claramente apelam para um espírito vc preferiu não se ater a estudá-los, então está cegando seu senso crítico.
Espírito é algo que achamos que temos porque nossa mente é tão poderosa que criou esse estratagema por um motivo biológico, uma adaptação mais original.
Ou existem eventos sobrenaturais, que precisamos documentar e explicar (mas se forem sobrenaturais, como explicar a parte não-natural ?) ou não existem eventos e sim crenças reforçadas por grupos de pessoas que mantém essa crença; o caso é que existe uma explicação mais simples. E essa explicação mais simples explica deuses, cultos, crenças no mundo além deste mundo, espíritos, kas, tchis, etc.
Não deixe de estudar nunca. Mas não deixe seu senso crítico de lado. A realidade é o que é, e se a ciência estuda alguma coisa é a realidade. Se ela é diferente ao que gostariamos, temos que entendê-la para realizar-nos e não o contrário.
(só editei adicionando a vírgula, que o 'para mim pensar' estava até doendo...)