Eu não sei em que sentido exato você está usando a palavra "acreditar" quando diz que está acreditando em uma forma particular de espiritismo, se no sentido de "ter fé" ou em um sentido mais fraco, do tipo "simpatizar com a idéia",
Eu usando acreditar no sentido científico, da consciênciologia, mas que acaba sendo semelhante a espiritismo, tem muita coisa em comum, por isso usei esse termo aqui.
mas de qualquer forma, o que eu acho estranho no seu discurso (em minha humilde opinião) é sua excessiva preocupação em se afastar do teísmo.
É que não aceito a posição agnóstica em relação a deus. Por isso que digo que meu ateísmo é religioso, tenho muita "fé" nisso, mas embasado por muita leitura, muita história e filosofia do ateísmo.
Parece que você tenta conciliar e justificar o tempo todo a sua crença nos espíritos com sua crença na inexistência de Deus.
O tempo todo nada, comecei agora isso. Estou fazendo essa abordagem, assim direta, em primeira mão aqui, nunca tinha relacionado tão diferetamente. Ainda é algo que me parece estranho, por isso estou trabalhando melhor a idéia.
Você ainda tem convicção de que Deus não existe?
Convicção, certeza, fé, etc. Mas mudei a minha maneira de expor isso, não tento convencer ninguém sobre isso, o que muda radicalmente a maneira como sou visto, já que não vou ficar brigando sobre esse tema. Fico mais na minha.
Poque se você se permite acreditar na existência de espíritos na esperança de que surjam provas de sua existência (ao contrário da postura cética de duvidar até que esas provas apareçam) nada o impediria de adotar a mesma posição com relação a Deus. Se você trata as duas coisas de formas diferentes deve acreditar que são mesmo coisas bem diferentes. Mas para mim parecem a mesma coisa.
Não consigo ver como sendo a mesma coisa. Deus é uma idéia de criação, a de espirito é a de continuidade da vida, de eternidade, alma, mas da gente.